Empréstimo Modal

    Autor Mensagem
    Vini Rp7
    Veterano
    # jul/04


    Ouço falar bastante em empréstimo modal: dizem que ele se dá quando há um acorde maior ou menor, que não faz parte do campo harmônico de uma nota, na harmonia de uma música. Alguém poderia me explicar melhor, eu ainda não compreendi muito bem.

    Rodrigo Lucas
    Veterano
    # jul/04
    · votar


    A palavra modal vem de modo. Modo é a maneira de como os tons e semitons são distribuídos entre os graus da escala.

    Acordes do modo (tonalidade) menor usados no modo (tonalidade) maior paralelo e vice-versa, são denominados acordes de empréstimo modal AEM.

    É raro encontrar, na progressão harmônica de uma musica, mais de dois acordes seguidos de AEM, na maioria das vezes, se tem modulação para a tonalidade paralela.

    Os acordes de empréstimo modal, AEM podem ser derivados de qualquer outro modo (dórico, lídio, frigio, mixolidio, etc.).

    Tonalidade homônima ou paralela é quando temos tonalidades diferentes pra a mesma Tonica. Por ex, A tonalidade paralela de Dó maior é Dó menor e vice-versa.

    Exemplo de acorde de empréstimo modal AEM.

    ______AEM______________AEM______AEM__AEM
    I7M___bVII7M_I7M_IV7M_IVm7_I7M__bIII7M _bII7M
    |: C7M | Bb7M | C7M | F7M | Fm7 | C7M | Eb7M | Db7M :|

    Os acorde Bb7M (bVII7M) e Db7M (bII7M) não fazem parte dos acorde diatônicos em nenhuma das tonalidades, logo, será de empréstimo modal em ambas as tonalidades. Esses dois acordes são derivados do VIIm7(b5) e Iim7(b5), respectivamente, com a fundamental abaixada em meio tom. Pode-se dizer, também, que esses acordes são emprestados do modo dórico e frigio, respectivamente.

    Sincero
    Veterano
    # jul/04
    · votar


    Ah entendi

    Gabriel_Bp
    Veterano
    # jul/04 · Editado por: Gabriel_Bp
    · votar


    Rodrigo Lucas mas eu pensei que os acordes formados pelos modos são sempre iguais aos do modo jônio (escala maior - grau I). por que os acordes ali em questão são do modo dórico e frígio?
    o que tu tá dizendo é que eles são formados em C dórico e C frígio não é?

    Digao
    Veterano
    # jul/04
    · votar


    Vini Rp7

    Simplificando ehhe...

    Acorde de emprestimo modal... e qd ele "empresta" uma nota de uma outra escala...

    As notas mais emprestadas sao a 2ª a 6ª e a 7ª se nao me engano (partindo do jonio)...

    Um exemplo classico... e na musica meu erro dos paralamas...

    A introducao e toda em A E D... dai no final cai num Dm q e emprestimo modal... ele pegou a nota fa q eh justamente da 6(bemolizada) q eu falei ali em cima...

    tb tem outras musicas q tem essa jogada... tres lados e vou deixar do skank por exemplo... e a forma mais comum de emprestimo modal... no IV grau vc coloca um menor...

    Vini Rp7
    Veterano
    # jul/04
    · votar


    Valeu Digao!!! Muito obrigado pela ajuda, foi de grande importância.

    suny12
    Veterano
    # nov/11
    · votar


    Não entendi direito, mas tipo, eu fiz uma musica q ta em D maior, mas em um momento ela tem um E/G#, isso eh um emprestimo modal?

    suny12
    Veterano
    # nov/11
    · votar


    Alguem?

    Lucas RX20
    Veterano
    # mai/12 · Editado por: Lucas RX20
    · votar


    Boa noite, eu gostaria de saber o nome de musicas que não há nenhum empréstimo modal, pois nao estudei ainda esta parte e gostaria de praticar o campo harmonico, Sabe? Tirando ás musicas usando o C.H.
    É que se eu olhar a cifra não vai dar para mim tirar ás musicas somente de ouvido, vai ficar na minha memória dai num vai prestar Xp

    Muito obrigado e desculpe se postei no lugar errado!

    vitorb10
    Veterano
    # ago/12
    · votar


    Lucas RX20

    Pra estudar campo harmônico você pode usar um exercício chamado "progressões". Elas partem do seguinte modelo:

    IV I
    V IIIm
    IIm VIm

    (os números em romano são os graus da escala e os "m" são de "menor")

    Formam-se, então, seis trechos.

    1. |: IV V | I :|
    2. |: IV V | IIIm :|
    3. |: IV V | VIm :|
    4. |: IIm V | I :|
    5. |: IIm V | IIIm :|
    6. |: IIm V | VIm :|

    Estude cada trecho em cada tom até ficar PERFEITO! Quando passar de perfeito você começa a usar 7ª e depois 9ª, de acordo com o campo harmônico. Não se esqueça de usar as inversões dos acordes!

    vitorb10
    Veterano
    # ago/12
    · votar


    saiu errado o diagrama, mas o que importa é que inicia com IV ou IIm, passa pela V, e repousa ou na I, ou na IIIm, ou na VIm

    Lucas RX20
    Veterano
    # out/12
    · votar


    galera, quando eu estou acompanhando alguém q está cantando eu tento achar somente as notas do c.h e as q eu acerto gravo na kbç e repito
    só que eu nunca consigo sentir essas notas de AEm, como eu posso resolver isso? eu acho q por causa do meu antigo prof eu me prendi ao c.h e n acho as outras notas q estão fora do tom. Alguém pode me ajudar por favor?

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Empréstimo Modal