emprestimo modal , como usar ?

    Autor Mensagem
    bilico
    Veterano
    # abr/15


    ola

    qual o jeito certo de usar acordes com notas fora da escala ?

    valeu

    rcorts
    Veterano
    # abr/15
    · votar


    Acredito que seu tópico será fechado. Qualquer coisa me mande recado que eu te ajudo. Mas uma forma bem prática de começar a entender é pegar por exemplo, por tons homônimos como Dó maior e Dó menor:

    Vejamos:

    Campo Harmônico de Dó Maior:

    I IIm IIIm IV V VIm VIIº
    C Dm Em F G Am Bº

    Campo Harmônico de Dó menor:

    Im IIº III IVm Vm VI VII
    Cm Dº Eb Fm Gm Ab Bb

    Progressão comum em Dó maior:

    I VIm V IV
    C Am G F

    A mesma progressão com o acorde de empréstimo modal:

    C Am G F Fm

    Observe: Fá menor não pertence ao CH de Dó maior, mas sim ao de Dó menor. Neste caso ele entra como empréstimo modal. Há diversas outras situações possíveis, no entanto.

    Abç.

    bilico
    Veterano
    # abr/15
    · votar


    ouvi falar que existe dois tipos : por ornamento e por modulação

    eu acho que o que voce disse é por modulação

    e o por ornamento seria usar um ornamento na tonica do acorde que pegasse uma nota fora da escala e faria um acorde sobre esta

    mas qual acorde seria ? voce sabe ?

    rcorts
    Veterano
    # abr/15 · Editado por: rcorts
    · votar


    bilico

    Desculpe, não conheço os AEM desta forma.

    Se por ornamento for por exemplo você utilizar notas fora da escala sobre um acorde da tonalidade, isso acontece frequentemente em Bossa Nova por exemplo.

    Até me vem à mente agora tem um bom exemplo em progressões do tipo: Bm Bm7+ Bm7 Bm6. No exemplo acima, sobre o mesmo acorde é feito um cromatismo ascendente utilizando as tensões 8ªv - 7+ - 7 - 6 sobre o acorde de Bm.

    Se esse Bm estiver na progressão como o VIm do tom de Ré (relativo menor) por exemplo, as tensões de 8ª e 7ª seriam do tom, pois pertencem às notas da escala, enquanto a sétima maior e a sexta maior pertencem a outras tonalidades. Talvez seja isso, mas não tenho certeza.

    Abç.

      Você não pode enviar mensagens, pois este tópico está fechado.
       

      Tópicos relacionados a emprestimo modal , como usar ?