Censura Musical

    Autor Mensagem
    mari_pseudo_queen
    Veterano
    # abr/04


    Como mta gnt deve saber na época da ditadura, mtos artistas brasileiros sofreram a censura do exército q passou a mandar no governo..O principal deles foi Chico Buarque q teve várias d suas músicas censuradas por serem d caráter comunista e talz..Mas ditadura tbm era burra e deixava passar músicas como "Apesar de Você", "Meu Caro amigo" etc.Outros artistas foram Gilberto Gil e Caetano Veloso...gil compôs a "Aquele Abraço" após ser preso pelo governo...A q o Caetano fez eu não lembro...Queria saber se alguém tem informações d outros artistas q sofreram com a ditadura...tbm isso aqui vai servir pro meu trabalho d geografia política....

    picolé de agua do esgoto
    Veterano
    # abr/04
    · votar


    até o reginaldo rossi sofreu censuras

    bocao
    Veterano
    # abr/04
    · votar


    Pelo que eu sei o Raul Seixas foi exilado, e foi pros EUA. Voltou dizendo que tinha trocado altas idéias com John Lennon. Mentira, obviamente.

    Lizard King
    Veterano
    # abr/04
    · votar


    Raul Seixas voltou falando sobre conversar com John Lennon, possiveis composições com Jerry Lee Lewis e tal. Creio que seja verdade. Pelo que me lembro, a mulher dele, que morava nos EUA, confirmou tais acontecimentos, enclusive a hospedia em um beco de Nova Yorke, comendo com um Palhaço. Coisas de Raul Seixas.

    Al Majíd
    Veterano
    # abr/04
    · votar


    Lizard King

    Raul Seixas voltou falando sobre conversar com John Lennon, possiveis composições com Jerry Lee Lewis e tal. Creio que seja verdade. Pelo que me lembro, a mulher dele, que morava nos EUA, confirmou tais acontecimentos, enclusive a hospedia em um beco de Nova Yorke, comendo com um Palhaço. Coisas de Raul Seixas.

    Exato!!!

    maggie
    Veterana
    # abr/04
    · votar


    Até aquela "Pare de tomar a pílula" foi censurada.

    baz
    Veterano
    # abr/04
    · votar


    Raul Seixas tem um ao vivo gravado que começa +/- assim:
    "O célebre, o célebre... vocês sabem que existe o dicionário da censura...um dicionário dessa grossura... todo artista tem que receber um e nesse dicionário estão as palavras proíbidas. Povo, estudante, universidade e agora colocaram a palavra aranha... eu fui o percussor da aranha, depois de Deus é claro. Não é que, subi no muro do quintal..."

    Rey
    Veterano
    # abr/04
    · votar


    Já no fim do govero militar, em 1984, o Chico veio com essa letra maravilhosa, um resumo da história do Brasil:

    Vai Passar:

    Vai passar
    Nessa avenida um samba
    popular
    Cada paralelepípedo
    Da velha cidade
    Essa noite vai
    Se arrepiar
    Ao lembrar
    Que aqui passaram
    sambas imortais
    Que aqui sangraram pelos
    nossos pés
    Que aqui sambaram
    nossos ancestrais

    Num tempo
    Página infeliz da nossa
    história
    Passagem desbotada na
    memória
    Das nossas novas
    gerações
    Dormia
    A nossa pátria mãe tão
    distraída
    Sem perceber que era
    subtraída
    Em tenebrosas
    transações

    Seus filhos
    Erravam cegos pelo
    continente
    Levavam pedras feito
    penitentes
    Erguendo estranhas
    catedrais
    E um dia, afinal
    Tinham direito a uma
    alegria fugaz
    Uma ofegante epidemia
    Que se chamava carnaval
    O carnaval, o carnaval
    (Vai passar)

    Palmas pra ala dos
    barões famintos
    O bloco dos napoleões
    retintos
    E os pigmeus do bulevar
    Meu Deus, vem olhar
    Vem ver de perto uma
    cidade a cantar
    A evolução da liberdade
    Até o dia clarear

    Ai, que vida boa, olerê
    Ai, que vida boa, olará
    O estandarte do sanatório
    geral vai passar
    Ai, que vida boa, olerê
    Ai, que vida boa, olará
    O estandarte do sanatório
    geral
    Vai passar


    Fencer
    Veterano
    # abr/04
    · votar


    Talvez te ajude, mas London London foi composta pelo Caetano na época do exílio... Veio à tona novamente na versão do RPM dos áureos tempos...

    While my eyes go looking for flying saucers in the sky...

    Lizard King
    Veterano
    # abr/04
    · votar


    "Há muito tempo atraz, na velha bahia, eu imitava Little Richards e me contorcia. As pessoas se afastavem pensando que estava tendo ataque de epilepsiaaaa. No teatro vilha velha, velho conceito de moral, bosta nova pra universitario, gente fina, intelectual. E lá dentro do camarin, o maior abafamento, a mulherada se chegando, autos pratos suculentos, e do meu lado um hippie punk me chamando de traidor do movimento, vê se eu aguento! E uma decada depois, nego dizia que indecencia, era o mesmo feijão com arroz, e eu nao podia aparecer na televisão pois minha banda era nome de palavrão! Já dizia o Eclesiastes, a 2000 anos atraz, de baixo do sol nao há nada novo, não seja bobo meu rapaz. Mas nunca vi Bethoven fazer aquilo que Chuck Berry faz"

    Lizard King
    Veterano
    # abr/04
    · votar


    texto de Raul Seixas!! ahahahahhaha
    Raul Seixas é meu segundo pai!

    mari_pseudo_queen
    Veterano
    # abr/04
    · votar


    Rey
    Mto boa essa música mesmo...

    Tinha esuqecido da tropicáilia...td aquele pessoal era contra os capitalistas...cara q época horrível...ateh meu pai foi torturado..

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Censura Musical