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# fev/04 · Editado por: maggie
Profissão: músico
Além do talento, é importante se atualizar com cursos e especializações e estar atento às oportunidades
ANELISE ZANONI
Você já pensou em fazer de um passatempo da infância uma profissão? Na adolescência, Marcelo Bruno Piraino, 39 anos, integrava uma banda com os amigos e tinha certeza de que era possível viver da música. O que parecia um sonho foi se transformando em realidade a partir de 1984, com sua aprovação no vestibular. Daquele dia em diante, ele começou a consolidar sua carreira com o curso de Música da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e provou para a família que é possível se sustentar com a arte, sim.
Antes da trajetória de acertos, Piraino pensava em fazer Agronomia. Na inscrição para o vestibular, o curso de Música surgiu como segunda opção, e a alternativa só se tornou pública para a família no momento da reprovação no concurso.
- Só metade da família me apoiou, pois eles acreditavam que o mercado de trabalho do músico era difícil. Mesmo assim, investi na graduação - afirma o músico habilitado em Sopros e Cordas.
O ingresso na UFRGS representou o início de descobertas e desafios para o profissional. Em poucos semestres, ele já conciliava a faculdade com aulas na Escola da Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (Ospa), onde teve despertada sua paixão pelo saxofone e pelo clarinete.
- Na escola, estudei teoria musical e tive boas noções de como tocar clarinete - conta o músico, também especialista em flauta transversa.
Os anos de estudo foram compensados em 1988, com a aprovação no concurso que selecionava profissionais para atuarem na Ospa. Até hoje, a segunda orquestra mais antiga do país em atividade ininterrupta é o ambiente de trabalho de Piraino.
Atuando diariamente com cerca de 80 colegas, o clarinetista enfrenta uma rotina pesada. Todas as manhãs e uma noite ele se reúne com a orquestra para ensaiar. Nas terças-feiras à noite, é dia de concerto, e nas quartas-feiras, o descanso merecido.
- A orquestra exige concentração e responsabilidade. Além da rotina na Ospa, ainda ensaio em casa e dou aulas - revela Piraino, que também encontra tempo para tocar na Orquestra de Sopro Eintracht e lecionar na Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (Uergs).
Com programação semanal de concertos, a Ospa, uma das melhores orquestras do país, já proporcionou experiências inesquecíveis ao músico. Junto aos colegas, ele dividiu o palco com celebridades como o cantor Roberto Carlos e o tenor italiano Luciano Pavarotti. Além de se apresentar pelo interior do Estado e pelo Brasil, o músico passou uma temporada de um ano na Holanda se especializando no Conservatório de Rotterdã.
- É importante se atualizar com cursos e especializações. Além de ter talento, o profissional também deve estar atento às oportunidades que surgem - avalia.
Música
O curso
Na maioria das instituições, é feita uma prova de aptidão antes do vestibular, em que são avaliadas as capacidades técnicas e as habilidades. Disciplinas como história da música, percepção, teoria musical e harmonia fazem parte dos currículos. Os bacharelados apresentam habilitações de instrumento, canto, regência coral e composição. Nas licenciaturas, há estágio obrigatório. No bacharelado, o aluno prepara um recital de conclusão do curso. A duração do curso varia entre quatro e seis anos.
O que faz
Compõe, dirige ou interpreta peças musicais. O músico atua como solista ou em grupos musicais compondo, adaptando, dirigindo e interpretando. As melhores alternativas são os grupos, as orquestras sinfônicas e o trabalho como professor.
Onde estudar
UFRGS, Uergs*, UFSM, UFPel, Urcamp, UPF
* Habilitação de Pedagogia da Arte
Mercado
Com o crescimento da indústria fonográfica e do cinema, abre-se espaço nos estúdios de gravação para arranjadores e criadores de trilhas sonoras. Outra possibilidade é abrir o próprio estúdio para criação de jingles para comerciais, além de arranjos e trilhas sonoras em teatro e cinema. Também é comum encontrar músicos em bares e casas noturnas. As remunerações recomendadas pelo Sindicato dos Músicos são: R$ 50 (músicos diaristas), R$ 150 por noite (músicos para bailes, shows e festas) e R$ 1,5 mil (músicos mensalistas).
As dicas do músico
Não basta ter um bom instrumento e saber tocá-lo para ingressar em uma orquestra. Segundo o clarinetista da Ospa Marcelo Bruno Piraino, é preciso ter outras qualidades.
Confira:
- Responsabilidade
- Paciência
- Saber trabalhar sob pressão
- Estar preparado para lidar com situações de estresse
- Bom relacionamento com o grupo
- Disposição para trabalhar nos finais de semana
Ospa seleciona talentos
Depois de 13 anos sem receber uma grande leva de músicos novos, a Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (Ospa) seleciona novos talentos. As inscrições para preencher as 35 vagas disponíveis estão abertas até 18 de fevereiro. O concurso público será realizado de 13 a 16 de março, na Capital, e destina-se a todos os naipes da orquestra. As inscrições podem ser feitas pelo site www.fdrh.rs.gov.br. Informações:
(51) 3222-7387 e (51) 3222-6479
Currículo ufrgs - Habilitação Cordas ou Sopros
- 1º Semestre
Música medieval e renascentista
Contraponto I
Teoria e percepção musical I
Disciplinas alternativas*:
Canto coral I
Prática de orquestra I
- 2º Semestre
Música barroca e clássica
Contraponto II
Teoria e percepção musical II
Disciplinas alternativas*:
Canto coral II
Prática de Orquestra II
- 3º Semestre
Música do século 19
Teoria e percepção musical III
Harmonia I
Disciplinas alternativas*:
Canto coral III
Prática de orquestra III
- 4º Semestre
Música do século 20
Teoria e percepção musical IV
Forma e análise musical I
Harmonia II
Disciplinas alternativas*:
Canto coral IV
Prática de orquestra IV
- 5º Semestre
Forma e análise musical II
Técnica e interpretação musical câmara I
Harmonia III
Filosofia da arte I
Disciplinas alternativas*:
Cordas - violoncelo V
Cordas - viola V
Cordas - violino V
Cordas - contrabaixo V
Cordas - violão V
Sopros - flauta V
Sopros - flauta doce V
Sopros - clarinete V
Sopros - saxofone V
- 6º Semestre
Música brasileira I
Forma e análise musical III
Técnica e interpretação musical câmara II
Harmonia IV
Disciplinas alternativas*:
Cordas - violoncelo VI
Cordas - viola VI
Cordas - violino VI
Cordas - contrabaixo VI
Cordas - violão VI
Sopros - flauta VI
Sopros - flauta doce VI
Sopros - clarinete VI
Sopros - saxofone VI
- 7° Semestre
Música brasileira II
Forma e análise musical IV
Técnica e interpretação musical câmara III
Disciplinas alternativas*:
Cordas - violoncelo VII
Cordas - viola VII
Cordas - violino VII
Cordas - contrabaixo VII
Cordas - violão VII
Sopros - flauta VII
Sopros - flauta doce VII
Sopros - clarinete VII
Sopros - saxofone VII
-8º Semestre
Disciplinas alternativas*:
Sopros - flauta doce VIII
Sopros - clarinete VIII
Sopros - saxofone VIII
Sopros - flauta VIII
Cordas - violão VIII
Cordas - contrabaixo VIII
Cordas - violoncelo VIII
Cordas - viola VIII
Cordas - violino VIII
* Em cada semestre, o estudante opta por uma disciplina alternativa de acordo com a habilitação escolhida no vestibular
fonte: www.zerohora.com.br
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