Fim do desenvolvimento do software Finale (edição de partituras)

    Autor Mensagem
    makumbator
    Moderador
    # 27/ago/24 20:36 · Editado por: makumbator


    Apesar de eu ser um usuário antigo de Sibelius e Dorico (Sibelius desde a versão 2 e Dorico desde o lançamento inicial), o Finale sempre foi um software importante na editoração eletrônica de partituras. Trabalho profissionalmente com isso há muitos anos, e é triste ver um programa com décadas e décadas de desenvolvimento ser fechado de maneira abrupta.

    Para quem não sabe, a make music (fabricante do programa e de muitos outros) avisou que o mesmo não terá mais nenhum desenvolvimento, não será mais vendido e seu suporte termina 1 ano após a finalização. Os usuários atuais continuaram podendo usar, baixar e ativar sua licença indefinidamente, mas é claro que em algum momento ele ficará velho demais para rodar nos sistemas operacionais (o que já aconteceu com o Encore, que por ser apenas 32 bits, não funciona no Mac a partir do MacOS Catalina).

    Felizmente eles criaram um acordo de transição com a Steinberg, fornecendo um desconto massivo para quem tiver licença de Finale e desejar migrar para o Dorico (que é um programa fantástico).

    Aqui o comunicado oficial:

    https://www.finalemusic.com/blog/end-of-finale-new-journey-dorico-lett er-from-president/

    Há um abaixo assinado para pedir para a empresa liberar o código fonte no github, de forma que ele poderia ser mantido por voluntários (nos moldes de qualquer FOSS). Duvido muito que isso aconteça (e mesmo que a empresa possa legalmente liberar o código devido a possíveis tecnologias patenteadas de terceiros que eventualmente usem). Mas segue o link pra quem quiser colaborar:

    https://www.change.org/p/release-finale-music-notation-software-to-the -open-source-community

    sobrevivente
    Veterano
    # 29/ago/24 12:17
    · votar


    Achei curioso a galera comentando ali no abaixo assinado o investimento de tempo na utilização do programa. Não deve ser fácil receber uma notícia dessas sendo usuário de tanto tempo. O fato de estar acostumado com o programa, seus atalhos e manhas...

    Pelo menos a empresa está viabilizando a transição para o Dorico, inclusive com treinamentos em vídeo. Não tem jeito, o pessoal vai ter que aprender outro software. E também acho que não vai rolar tornar o Finale como open source. Veremos...

    makumbator
    Moderador
    # 29/ago/24 13:44
    · votar


    sobrevivente

    É, depois de décadas trocar (ainda mais forçadamente) nunca é fácil.

    Eu ainda uso o Sibelius ao lado do Dorico, mas foi difícil aprender a "pensar" do jeito do Dorico quando comecei nele após mais de 20 anos com o Sibelius. Mas no meu caso foi de minha própria iniciativa.

    No momento estou aprendendo o Logic Pro após décadas usando o Cubase. Estou rodando a demo de 90 dias do Logic e devo manter ele junto ao Cubase como minhas DAWs.

    Buja
    Veterano
    # 29/ago/24 15:56
    · votar


    A ultima vez que usei um programa do tipo foi o Sibelius, e foi apenas por curiosidade. Mas é muito chato quando um sfotware que já habituamos a anos, sai do mercado.

    Eu sou desenvolvedor e a pelo menos 19 anos trabalho com a linguagem PHP.
    Ja tentaram dizer que ela ta morrendo, e nao tem mais mercado, mas por sorte minha ainda está forte.

    Porem por causa disso, fui obrigado a migrar pra outras linguagens, o que foi bom pra um lado, mas foi muito sofrível por outro.

    Com o tempo a gente acaba "aprendendo a aprender coisas novas", pega o macete das coisas, mas é chato pra caramba ter que fazer isso (mudar de daw, de editor, de pedaleira, etc)

    makumbator
    Moderador
    # 29/ago/24 16:11
    · votar


    Buja

    Só mudar de mulher que é sempre bom. Concorda?

    JJJ
    Veterano
    # 30/ago/24 16:21
    · votar


    Quase nunca usei software de notação. Mas essa coisa do software "acabar" eu passei com o Sonar/Cakewalk.

    No fim, ele foi ressuscitado pela Bandlab (e, de quebra, virou 0800). Agora, parece que vai virar pago de novo. Enfim... cheguei à conclusão que foda-se. Dificilmente o bagulho vai parar de funcionar tão cedo. Até chegar alguma incompatibilidade braba com o SO ou algum bug muito doido, eu penso numa outra solução definitiva.

    No meu caso, enquanto o futuro do Sonar era incerto, cheguei a testar várias DAWs (Studio One, Mixcraft, Reaper, Samplitube, etc).

    Deve ter alguma alternativa boa pro Finale. Só não aguento mais trocadalhos (o finale do finale...).

    makumbator
    Moderador
    # 30/ago/24 20:16
    · votar


    JJJ

    As únicas alternativas são o Sibelius, Dorico e Musescore. O antigo Encore (que ainda tenho uma licença) está prometendo lançar uma nova versão (a primeira 64 bits) há muito tempo e o cronograma já está atrasado mais de um ano.

    O mercado pra esses softwares de partitura é muito pequeno.

    JJJ
    Veterano
    # 31/ago/24 09:35
    · votar


    makumbator

    Tu sabe que algumas DAWs fazem a notação, né? Claro que não tão bem quanto um programa dedicado, mas eu usei o Cakewalk mesmo, quando precisei, pra registrar algumas músicas...

    makumbator
    Moderador
    # 31/ago/24 14:26
    · votar


    JJJ

    Nem chega perto de um programa de edição de partituras. Não dá nem pra saída. Todas fazem isso de maneira muito básica. Além do Cakewalk, o Cubase também tem partitura, assim como o Logic.

    JJJ
    Veterano
    # 31/ago/24 15:05
    · votar


    makumbator

    É, eu imaginava. Como minhas necessidades eram bem básicas, deu pro gasto...

    Buja
    Veterano
    # 02/set/24 10:10
    · votar


    Só mudar de mulher que é sempre bom. Concorda?


    Eu fiz isso, uma pancada de vezes kkkkk

    sobrevivente
    Veterano
    # 06/set/24 07:20
    · votar


    JJJ
    Mas essa coisa do software "acabar" eu passei com o Sonar/Cakewalk. No fim, ele foi ressuscitado pela Bandlab (e, de quebra, virou 0800). Agora, parece que vai virar pago de novo.

    Fui usuário de muito tempo do Sonar, desde a versão 3. Curtia demais, e estava muito habituado a tudo. Até ano passado eu usava o Bandlab como DAW principal, mas esse ano me rendi ao Reaper. Não tem jeito, o Reaper é muito leve, funcional e prático. Pro meu uso tá rolando bem legal.

    JJJ
    Veterano
    # 06/set/24 12:07
    · votar


    sobrevivente

    O Reaper foi uma das minhas opções preferenciais quando o Sonar perigou sumir do mapa. Inclusive tem uma "skin" que ficava basicamente igual... kkkkk

    A adaptação foi muito rápida, realmente.

    Já outras DAWs que testei, putz... parecia que eu estava voltando ao jardim de infância e tinha que aprender o be-a-bá todo...

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Fim do desenvolvimento do software Finale (edição de partituras)