sou um fracassado!

    Autor Mensagem
    gordim
    Membro Novato
    # 20/jun/24 15:08


    um cara que nunca teve talento com nada, pode aprender musica?
    comprei um violão e uma harmonica, mas sou ruim em ambos, e isso me desanima.
    alguém tem algum conselho?

    Christhian
    Moderador
    Prêmio FCC 2007
    # 20/jun/24 15:26
    · votar


    gordim
    Estudar direito, de maneira sistemática, com paciência e, de preferência, com um bom professor. A maior parte das pessoas se frustra por não saber estudar sozinha, mas se compara com alguém que aprendeu assim - e se acha incompetente. Cada um tem seu tempo e seu jeito, e a melhor maneira de explorar isso, é com acompanhamento.

    De qualquer maneira, envolve dedicação, disciplina e persistência. Se a motivação para aprender não estiver muito clara para você, é bem difícil conseguir encontrar qualquer uma destas coisas.

    Lelo Mig
    Membro
    # 20/jun/24 16:48 · Editado por: Lelo Mig
    · votar


    gordim

    Mano, a base de tudo, de todos, é uma combinação de genes, que a galera costuma confundir e chamar de "dom", "talento", "dom de deus" e outras merdas...

    Na real, o que você precisa entender, é que independente de esforço, disciplina, método, mérito e oscarái... alguns possuem mais facilidade.

    Entendendo isso, você faz à sua parte sem se espelhar em ninguém, porque se você curte e te dá prazer, você, principalmente se bem orientado por um professor, vai acabar fazendo direito. Poderá não ser um "gênio", mas vai fazer à contento. E mesmo que não faça, se continua te dando prazer, foda-se os outros.

    Agora, se não curte, acha chato, não consegue superar, a parte ruim é maior do que a boa, repense: É isso mesmo que tu quer? Com base no quê?

    Se perceber que "não nasceu prá coisa" vai fazer outra. Há milhares de coisas bacanas no mundo e tocar um instrumento é apenas uma delas.

    Essa conversa de que "todo mundo consegue basta querer" é o papo mais pau no cu que eu conheço.

    gabrissk
    Veterano
    # 21/jun/24 11:05
    · votar


    Pra mim é uma mistura de dom e esforço.

    Na minha opinião, quando parece ser difícil demais (a não ser os primeiros, sei lá, 3 meses), é porque a parte do dom tá pegando mesmo e a pessoa realmente não leva jeito.

    Mas tocar, nem que seja mal, creio que todo mundo com plenas capacidades motoras consegue.

    Wanton
    Veterano
    # 21/jun/24 16:55
    · votar


    gordim
    comprei um violão e uma harmonica, mas sou ruim em ambos, e isso me desanima.

    Comprou quando?

    gordim
    Membro Novato
    # 22/jun/24 19:44
    · votar


    @Wanton, comprei já tem um tempo, mas, eu fiquei parado de praticar a muito mais tempo ainda, eu não tenho professor, e quando não consigo avançar, eu me desanimo e paro de tentar.

    Lelo Mig
    Membro
    # 22/jun/24 20:14
    · votar


    gordim

    "eu me desanimo e paro de tentar."

    Você mesmo já têm a resposta... O conselho é: Insista!

    Mas sem professor, meu amigo, a vida é bem mais dura.

    Wanton
    Veterano
    # 23/jun/24 00:46
    · votar


    gordim
    eu fiquei parado de praticar a muito mais tempo ainda

    Toco guitarra há quase 30 anos e sou péssimo. Falta talento? Não vejo assim. Falta tempo de dedicação, falta estudo sistematizado, faltam metas para medir a evolução. Sair da estagnação é chato, envolve repetições, envolve se expor ao desconforto de realizar algum movimento novo, ou de tentar ser mais preciso, ou mais rápido.

    Acho que o que empaca as pessoas é o aborrecimento.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original