Ferramentas de inteligência artificial na música

    Autor Mensagem
    Wanton
    Veterano
    # 19/jun/24 16:08


    O que já dá para fazer e quais os aplicativos que fazem?

    Já testei aqueles que separam instrumentos, só que tem muito mais do que isso. O que vocês já viram, testaram ou têm usado?

    Wanton
    Veterano
    # 03/jul/24 11:21
    · votar


    https://deepmind.google/discover/blog/transforming-the-future-of-music -creation/

    HortaRates
    Membro
    # 04/jul/24 05:39
    · votar


    Essa ferramenta me deixou de queixo caído quando eu usei pela primeira vez:

    https://suno.com/

    Você escreve o que estilo de música que quer, escreve um tema e ele gera pra você diversas músicas em minutos. As músicas são obviamente genéricas, mas não deixa de ser impressionante. Tem até vocal!

    JJJ
    Veterano
    # 04/jul/24 10:30 · Editado por: JJJ
    · votar


    Wanton

    Os que separam instrumentos já existiam antes da IA aparecer com força. Acho que são só algoritmos "normais" baseados em frequências e tal, não envolvem treinamento e aprendizado (condições que parecem ser necessárias para a definição mais atual de IA).

    Só se apareceu alguma coisa nova que eu não estou sabendo.

    HortaRates
    Membro
    # 04/jul/24 11:44
    · votar


    JJJ
    Hoje como tá na moda falar "AI", provavelmente o pessoal deve ter usado algum algoritmo gerado por inteligência artifical pra criar alguns desses apps que separam os instrumentos, aí falam que é feito por AI pra tentar vender mais.

    JJJ
    Veterano
    # 05/jul/24 11:42
    · votar


    HortaRates

    É, tem muito treco "disfarçado" de IA pra entrar na hype.

    Wanton
    Veterano
    # 05/jul/24 17:39
    · votar


    HortaRates
    https://suno.com/

    Já circulou aqui no fórum. Essa é bem impressionante, mas ainda tá abaixo de algo profissional. Questão de tempo.

    JJJ
    Acho que são só algoritmos "normais" baseados em frequências e tal

    Não sei como é feito, até porque as frequências se misturam na mix. A gente não consegue isolar isso com equalizador, por exemplo.

    Wanton
    Veterano
    # 05/jul/24 17:45
    · votar


    Me impressiona muito esses que trocam as vozes das músicas. Dá para pôr o Bruce Dickinson cantando Sidney Magal, o Freddie Mercury cantando Joy Division, a Joelma cantando Evanescence etc.

    Ali no vídeo da Google, mostra a transformação de um solfejo em trompete.

    Também acho foda a ideia de pegar uma música e pôr a minha voz, ou de pegar uma música minha e pôr a voz de alguém que cante pra caralho.

    JJJ
    Veterano
    # 06/jul/24 18:48
    · votar


    Wanton
    Não sei como é feito, até porque as frequências se misturam na mix. A gente não consegue isolar isso com equalizador, por exemplo.

    Tem umas paradas matemágicas, daquelas que a gente aprende e não sabe pra quê inventaram, tipo série de Fourrier ou coisa parecida, que serve pra "desmembrar" ondas.

    Ningen
    Veterano
    # 08/jul/24 13:30
    · votar


    JJJ

    Acho que são só algoritmos "normais" baseados em frequências e tal, não envolvem treinamento e aprendizado


    O Spleeter da Deezer que inclusive é usado, entre outros, pela iZotope no desenvolvimento da própria solução paga $$$ foi desenvolvido como você disse, envolvendo "treinamento e aprendizado". Eles usam um dataset de 150 músicas, mixadas e separadas, para treinar o software. Você pode conferir aqui: https://github.com/deezer/spleeter

    JJJ
    Veterano
    # 08/jul/24 22:24
    · votar


    Ningen

    Sério? Estranho... achava que esse software tinha aparecido antes da hype com IA... Ou seria uma "nova versão" turbinada com IA?...

    shoyoninja
    Veterano
    # 09/jul/24 11:42 · Editado por: shoyoninja
    · votar


    Esses separadores já eram com IA no começo, mas os algoritmos mudaram muito, está muito melhor agora.

    Parte do problema é que muita informação é perdida numa mix, então o algoritmo não precisa apenas filtrar mas também recompor essa informação.

    Os simuladores que usam IA, Neural por exemplo com o Darkglass e aquele Soldano deles, são excelentes.

    Vinnie Rockmore
    Veterano
    # 12/jul/24 10:30
    · votar


    O que eu ouvi achei "ok" .... O que realmente iria me salvar seria gravar apenas a bateria + percussão, com base em alguma música que envio com voz e violão... o restante eu faço "na unha' kkk

    Wanton
    Veterano
    # 12/jul/24 15:13
    · votar


    Poderia ter uma IA (talvez tenha) com presets de mixagem/masterização: você escolhe a música alvo e ele tenta copiar. Quem trabalha com vídeo e imagem sabe que os programas permitem que apontemos uma referência e o troço calibra as cores/luzes automaticamente (color match).

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Ferramentas de inteligência artificial na música