Autor |
Mensagem |
Wanton Veterano |
# 19/jun/24 16:08
O que já dá para fazer e quais os aplicativos que fazem?
Já testei aqueles que separam instrumentos, só que tem muito mais do que isso. O que vocês já viram, testaram ou têm usado?
|
Wanton Veterano |
# 03/jul/24 11:21
· votar
https://deepmind.google/discover/blog/transforming-the-future-of-music -creation/
|
HortaRates Membro |
# 04/jul/24 05:39
· votar
Essa ferramenta me deixou de queixo caído quando eu usei pela primeira vez:
https://suno.com/
Você escreve o que estilo de música que quer, escreve um tema e ele gera pra você diversas músicas em minutos. As músicas são obviamente genéricas, mas não deixa de ser impressionante. Tem até vocal!
|
JJJ Veterano
![Melhor Collab](/img/trofeu-fcc-2014.gif) |
# 04/jul/24 10:30 · Editado por: JJJ
· votar
Wanton
Os que separam instrumentos já existiam antes da IA aparecer com força. Acho que são só algoritmos "normais" baseados em frequências e tal, não envolvem treinamento e aprendizado (condições que parecem ser necessárias para a definição mais atual de IA).
Só se apareceu alguma coisa nova que eu não estou sabendo.
|
HortaRates Membro |
# 04/jul/24 11:44
· votar
JJJ Hoje como tá na moda falar "AI", provavelmente o pessoal deve ter usado algum algoritmo gerado por inteligência artifical pra criar alguns desses apps que separam os instrumentos, aí falam que é feito por AI pra tentar vender mais.
|
JJJ Veterano
# 05/jul/24 11:42
· votar
HortaRates
É, tem muito treco "disfarçado" de IA pra entrar na hype.
|
Wanton Veterano |
# 05/jul/24 17:39
· votar
HortaRates https://suno.com/
Já circulou aqui no fórum. Essa é bem impressionante, mas ainda tá abaixo de algo profissional. Questão de tempo.
JJJ Acho que são só algoritmos "normais" baseados em frequências e tal
Não sei como é feito, até porque as frequências se misturam na mix. A gente não consegue isolar isso com equalizador, por exemplo.
|
Wanton Veterano |
# 05/jul/24 17:45
· votar
Me impressiona muito esses que trocam as vozes das músicas. Dá para pôr o Bruce Dickinson cantando Sidney Magal, o Freddie Mercury cantando Joy Division, a Joelma cantando Evanescence etc.
Ali no vídeo da Google, mostra a transformação de um solfejo em trompete.
Também acho foda a ideia de pegar uma música e pôr a minha voz, ou de pegar uma música minha e pôr a voz de alguém que cante pra caralho.
|
JJJ Veterano
# 06/jul/24 18:48
· votar
Wanton Não sei como é feito, até porque as frequências se misturam na mix. A gente não consegue isolar isso com equalizador, por exemplo.
Tem umas paradas matemágicas, daquelas que a gente aprende e não sabe pra quê inventaram, tipo série de Fourrier ou coisa parecida, que serve pra "desmembrar" ondas.
|
Ningen Veterano |
# 08/jul/24 13:30
· votar
JJJ
Acho que são só algoritmos "normais" baseados em frequências e tal, não envolvem treinamento e aprendizado
O Spleeter da Deezer que inclusive é usado, entre outros, pela iZotope no desenvolvimento da própria solução paga $$$ foi desenvolvido como você disse, envolvendo "treinamento e aprendizado". Eles usam um dataset de 150 músicas, mixadas e separadas, para treinar o software. Você pode conferir aqui: https://github.com/deezer/spleeter
|
JJJ Veterano
# 08/jul/24 22:24
· votar
Ningen
Sério? Estranho... achava que esse software tinha aparecido antes da hype com IA... Ou seria uma "nova versão" turbinada com IA?...
|
shoyoninja Veterano |
# 09/jul/24 11:42 · Editado por: shoyoninja
· votar
Esses separadores já eram com IA no começo, mas os algoritmos mudaram muito, está muito melhor agora.
Parte do problema é que muita informação é perdida numa mix, então o algoritmo não precisa apenas filtrar mas também recompor essa informação.
Os simuladores que usam IA, Neural por exemplo com o Darkglass e aquele Soldano deles, são excelentes.
|
Vinnie Rockmore Veterano |
# 12/jul/24 10:30
· votar
O que eu ouvi achei "ok" .... O que realmente iria me salvar seria gravar apenas a bateria + percussão, com base em alguma música que envio com voz e violão... o restante eu faço "na unha' kkk
|
Wanton Veterano |
# 12/jul/24 15:13
· votar
Poderia ter uma IA (talvez tenha) com presets de mixagem/masterização: você escolhe a música alvo e ele tenta copiar. Quem trabalha com vídeo e imagem sabe que os programas permitem que apontemos uma referência e o troço calibra as cores/luzes automaticamente (color match).
|