Autor |
Mensagem |
Wanton Veterano |
# 19/jun/24 16:08
O que já dá para fazer e quais os aplicativos que fazem?
Já testei aqueles que separam instrumentos, só que tem muito mais do que isso. O que vocês já viram, testaram ou têm usado?
|
Wanton Veterano |
# 03/jul/24 11:21
· votar
https://deepmind.google/discover/blog/transforming-the-future-of-music -creation/
|
HortaRates Membro |
# 04/jul/24 05:39
· votar
Essa ferramenta me deixou de queixo caído quando eu usei pela primeira vez:
https://suno.com/
Você escreve o que estilo de música que quer, escreve um tema e ele gera pra você diversas músicas em minutos. As músicas são obviamente genéricas, mas não deixa de ser impressionante. Tem até vocal!
|
JJJ Veterano
 |
# 04/jul/24 10:30 · Editado por: JJJ
· votar
Wanton
Os que separam instrumentos já existiam antes da IA aparecer com força. Acho que são só algoritmos "normais" baseados em frequências e tal, não envolvem treinamento e aprendizado (condições que parecem ser necessárias para a definição mais atual de IA).
Só se apareceu alguma coisa nova que eu não estou sabendo.
|
HortaRates Membro |
# 04/jul/24 11:44
· votar
JJJ Hoje como tá na moda falar "AI", provavelmente o pessoal deve ter usado algum algoritmo gerado por inteligência artifical pra criar alguns desses apps que separam os instrumentos, aí falam que é feito por AI pra tentar vender mais.
|
JJJ Veterano
 |
# 05/jul/24 11:42
· votar
HortaRates
É, tem muito treco "disfarçado" de IA pra entrar na hype.
|
Wanton Veterano |
# 05/jul/24 17:39
· votar
HortaRates https://suno.com/
Já circulou aqui no fórum. Essa é bem impressionante, mas ainda tá abaixo de algo profissional. Questão de tempo.
JJJ Acho que são só algoritmos "normais" baseados em frequências e tal
Não sei como é feito, até porque as frequências se misturam na mix. A gente não consegue isolar isso com equalizador, por exemplo.
|
Wanton Veterano |
# 05/jul/24 17:45
· votar
Me impressiona muito esses que trocam as vozes das músicas. Dá para pôr o Bruce Dickinson cantando Sidney Magal, o Freddie Mercury cantando Joy Division, a Joelma cantando Evanescence etc.
Ali no vídeo da Google, mostra a transformação de um solfejo em trompete.
Também acho foda a ideia de pegar uma música e pôr a minha voz, ou de pegar uma música minha e pôr a voz de alguém que cante pra caralho.
|
JJJ Veterano
 |
# 06/jul/24 18:48
· votar
Wanton Não sei como é feito, até porque as frequências se misturam na mix. A gente não consegue isolar isso com equalizador, por exemplo.
Tem umas paradas matemágicas, daquelas que a gente aprende e não sabe pra quê inventaram, tipo série de Fourrier ou coisa parecida, que serve pra "desmembrar" ondas.
|
Ningen Veterano |
# 08/jul/24 13:30
· votar
JJJ
Acho que são só algoritmos "normais" baseados em frequências e tal, não envolvem treinamento e aprendizado
O Spleeter da Deezer que inclusive é usado, entre outros, pela iZotope no desenvolvimento da própria solução paga $$$ foi desenvolvido como você disse, envolvendo "treinamento e aprendizado". Eles usam um dataset de 150 músicas, mixadas e separadas, para treinar o software. Você pode conferir aqui: https://github.com/deezer/spleeter
|
JJJ Veterano
 |
# 08/jul/24 22:24
· votar
Ningen
Sério? Estranho... achava que esse software tinha aparecido antes da hype com IA... Ou seria uma "nova versão" turbinada com IA?...
|
shoyoninja Veterano |
# 09/jul/24 11:42 · Editado por: shoyoninja
· votar
Esses separadores já eram com IA no começo, mas os algoritmos mudaram muito, está muito melhor agora.
Parte do problema é que muita informação é perdida numa mix, então o algoritmo não precisa apenas filtrar mas também recompor essa informação.
Os simuladores que usam IA, Neural por exemplo com o Darkglass e aquele Soldano deles, são excelentes.
|
Vinnie Rockmore Veterano |
# 12/jul/24 10:30
· votar
O que eu ouvi achei "ok" .... O que realmente iria me salvar seria gravar apenas a bateria + percussão, com base em alguma música que envio com voz e violão... o restante eu faço "na unha' kkk
|
Wanton Veterano |
# 12/jul/24 15:13
· votar
Poderia ter uma IA (talvez tenha) com presets de mixagem/masterização: você escolhe a música alvo e ele tenta copiar. Quem trabalha com vídeo e imagem sabe que os programas permitem que apontemos uma referência e o troço calibra as cores/luzes automaticamente (color match).
|
JJJ Veterano
 |
# 29/set/25 09:57 · Editado por: JJJ
· votar
Aproveitando o pótico...
Além da separação, temos a criação de instrumentos.
Isso já existe há décadas, mesmo antes da IA entrar na parada (Band in a Box, Jammer, pedal Trio da Digitech, etc). Mas agora, com a IA, o negócio tá ficando foda... Já tem uns anos que algumas IAs fazem música, mas, definitivamente, chegamos num outro patamar.
Eu tinha só a base aqui (guitarra e voz). Pedi pra IA fazer o resto. Levei uma meia hora pra gerar tudo, exportar pra DAW e acertar umas arestas. Se quiserem conferir:
|
Buja Veterano |
# 30/set/25 09:34
· votar
Sobre IA na musica.
Eu vejo como excelente pra quem cria conteudo qualquer, ter sempre um fundo musical proprio livre de copyright. Vejo videos em canais de mecânica e lanternagem, pintura, etc......e tem alguma musica tipo "Oficina Pintoo certoooo.....quero ver quem pinta como eu pintooo ....."
Ja outra aplicação, e ai me gusta muito, é detecção de acordes, tablaturas e tom da musica. Ainda nao sou bom pra ouvir musica e dizer: está em F#m. Uso site pra isso, e o proprio songsterr faz isso muito bem, transcrever a tab de uma musica que voce envia.
O terceiro legal que eu vi é o que o Digitech Trio faz. Criar as vozes em cima de uma progressão que voce toca. Mas sendo sincero, isso uso quase nunca. So pra brincar mesmo.
Mas ainda não vi o que realmente importa pra mim:
Autotune de verdade baseada em IA. Acredito que seria mais organica e menos robotica.
Mais bons separadores de instrumentos, no estilo Moises.ai Queria poder jogar qualquer musica e extrair todas as faixas. Mudar os efeitos nelas. Brincar. Mixar de novo.
E um terceiro que eu gostaria seria algo do tipo "auto-fx" Um plugin em daw, que le a track e aplica compressor, limiter, eq, de forma mais inteligente, pra ficar mais brilhante, ou mais seco, ou mais distorcido, sem clipar.
|
Buja Veterano |
# 30/set/25 09:37
· votar
JJJ
"...mas nunca tive paciencia de reabrir o projeto e gravar o baixo, batera, teclado..."
Faça isso!
|
JJJ Veterano
 |
# 30/set/25 11:47
· votar
Buja
Deixei o Seu Moises fazer por mim... kkkkkkkkk
|
JJJ Veterano
 |
# 30/set/25 11:52
· votar
Existe um ponto positivo nisso da IA fazer alguma parte instrumental (no meu caso, fez 3 partes...). Dá uma "sensação" de banda, de que não é só você tocando.
Claro que o melhor é ter uma banda real, mas nem sempre isso é possível. Cada vez menos gente se interessa por tocar e outras intempéries da vida atrapalham pra muitos manter uma banda ativa. No meu caso, ter uma banda nessa altura seria bem difícil.
E você tocar "tudo" (coisa que, de forma precária, eu faço, eventualmente) é muito previsível. Não dá aquele feeling de banda, de ter outros fazendo coisas que você nem pensaria em fazer.
|
Buja Veterano |
# 30/set/25 15:00
· votar
Cada vez menos gente se interessa por tocar
Tenho tentado formar uma bandinha aqui ja faz alguns anos até, e sempre é frustrado.
As coisas que noto são: 1 - As pessoas mais velhas (os mais novos não acham graça tocar instrumento) até tocam sim, e gostam, mas não querem compromisso. Querem tocar uma vez ou outra esporadicamente (espaço de tempo que chega a levar meses) e qualquer outro compromisso besta é prioridade (tipo, hoje tem jogo, não dá).
2 - As pessoas tocam, mas nunca se reunem de verdade. Trabalho, familia, filhos, estudo, lazer, etc....fazem com que nunca consigam se reunir pra tocar.
3 - As pessoas tocam, mas tocam tão de vez em quando, que não é seu hobby principal. Logo, tocam mal, e se interessam mais por outros rolês (churrasco, pelada, clube, barzinho) Tocar é so se não tiver nada melhor pra fazer.
4 - As pessoas até tocam, mas moram longe uns dos outros. É um planejamento grande pra se reunir, ja que as vezes precisa viajar, levar equipos, dormir fora, e ai...receita pra dar errado.
5 - As pessoas até tocam, mas quando chega na hora do ensaio, é bater papo, comer tira gosto, beber muito, tocar mal....e virou bagunça. É somente uma festa com violões no colo. E em se falando de violões...
6 - As pessoas até tocam, mas é 10 violeiro pra cada 1 tecladista, e 100 violeiros para cada 1 vocalista. Batera é raça inexistente. Baixista desnecessário, afinal, já viu voz e violão com baixista?
E eu poderia elencar mais uns 10 motivos aqui...
Mas é sempre assim, montar uma bandazinha que treina pelo menos 2 meses no mes com foco....esquece.
|
Buja Veterano |
# 30/set/25 15:03
· votar
Mas é engraçado que, sempre que faço um videozinho de baixo e posto num reel ou algo assim, aparecem 10 dizendo "poxa que legal, bora marcar de tocar"
E ai já sei o final da historia....
Bora marcar um dia em 2034?
Bora marcar, depois do aniversario de 18 anos do meu futuro neto?
Bora marcar, vai ter um churrasquinho na casa de nao sei quem...chega la...3 violoes encostados num canto, e algum palerma arranhando algum pais e filhos...
Nunca na verdade sai nada que presta desses "bora marcar"
|
Buja Veterano |
# 30/set/25 15:08
· votar
E eu não sou musico gospel, nem curto na verdade musica religiosa.
Mas tenho que tirar o chapeu pra essa galera, porque eles realmente tocam, realmente ensaiam, realmente levam a serio. É um compromisso pra Jesus. E o lider da igreja cobra tambem.
Eles investem em equipamento, movimentam as lojas de musica da cidade. Estudam o equipo, tocam, gravam, mixam. Fazem rolos entre si, mantem um set ativo.
Na hora de apresentar ao vivo, não fazem feio, a banda anda afinada, toca certo, levam a apresentação/show a serio de verdade. E se fazem uma brincadeira, (como tocar chaves ou top gear) fica muito bem feito.
Nesse quesito, o musico hobbysta, como eu, que so quer formar uma bandinha por lazer que eventualmente vai tocar umas 4 vezes/ano em casamentos.....fica so no sonho.
|
JJJ Veterano
 |
# 30/set/25 15:51 · Editado por: JJJ
· votar
Buja Mas tenho que tirar o chapeu pra essa galera (gospel)
Também não curto. Meu negócio com Deus é quieto, sem barulho, sem falação, sem pregação alta. E sem música envolvida. No máximo, uma coisinha beeeeeem baixinha, instrumental, um belo órgão de tubo discreto, um canto gregoriano lá no fundo...
Mas, de fato, se não fosse o pessoal que toca em igrejas, acho que a música já seria uma arte extinta! E sempre houve essa relação, desde a Idade Média com as composições em estilo clássico e os corais, passando pelos blues spirituals que criaram as bases pro Rock, até hoje.
|