Problemas no aprendizado e ensino de música

    Autor Mensagem
    Thiago P
    Membro Novato
    # 14/mar/23 17:40


    Somos desenvolvedores e estamos buscando resolver problemas relacionados com o mundo da música. Quais dificuldades vocês sentiram quando estavam aprendendo música? Por exemplo em relação a leitura de partituras, tablaturas, etc.
    Estamos abertos a outras sugestões, obrigado.

    Wanton
    Veterano
    # 14/mar/23 18:18
    · votar


    São desenvolvedores, né? Então, não entendem nada sobre ensino ou aprendizagem. Que tal começar procurando por pessoas que entendam do assunto?

    Thiago P
    Membro Novato
    # 14/mar/23 18:25
    · votar


    São desenvolvedores, né? Então, não entendem nada sobre ensino ou aprendizagem. Que tal começar procurando por pessoas que entendam do assunto?
    Estamos procurando problemas envolvendo tecnologia e música, depois procuraremos os profissionais relacionados ao ensino para procurar melhores soluções e achamos que aqui seria o melhor lugar para se perguntar sobre música

    makumbator
    Moderador
    # 14/mar/23 18:44
    · votar


    Thiago P

    Difícil falar de problemas que tecnologia poderia resolver no aprendizado de música. Tem muitos apps (maioria absoluta no IOS) que trabalham um pouco dessas questões.

    Por exemplo, eu uso com alunos apps para gerar linhas melódicas (e também ás vezes apenas rítmicas) para o estudante praticar em tempo real leitura. É uma coisa eu eu fazia na mão (escrevendo notas e figuras rítmicas em caderno pautado). Tem muitos apps que fazem isso.

    Outro problema que tinha (mas foi resolvido com apps e hardware de afinação com transposição) era praticar com alunos exercícios de afinação com contrabaixo acústico em afinação solo com arco. Nessa afinação o instrumento fica 1 tom acima do normal, mas obviamente a leitura e o nome das notas continua o mesmo (o ré no papel soa mi, por exemplo. Mas continuamos a chamar de ré). Os afinadores muito antigo não tinham função de transposição (então o aluno ficava confuso em querer tocar um fá# e calibrar a afinação vendo um sol# no visor).

    Já tem outros que auxiliam no entendimento de harmonia.

    Lelo Mig
    Membro
    # 14/mar/23 19:18 · Editado por: Lelo Mig
    · votar


    Thiago P

    Acho que a questão deveria ser inversa.

    O que professores de música precisam para facilitar/auxiliar sua didática?

    Christhian
    Moderador
    Prêmio FCC 2007
    # 14/mar/23 19:43
    · votar


    Já existe bastante aplicativo e até sites que auxiliam no aprendizado e no estudo da música, alguns são bem completos. Eu uso muito o teoria.com com meus alunos, para estudo de intervalos, solfejos rítmicos, etc.

    Ningen
    Veterano
    # 15/mar/23 11:55
    · votar


    Thiago P

    Façam como os chineses. Lá o tiktok passa vídeos educativos. A galera fica viciada em aprender. Talvez juntem vício com aprendizado?

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Problemas no aprendizado e ensino de música