Criação de baixo, bateria e percussão digitalmente

    Autor Mensagem
    EdBritt
    Membro Novato
    # 25/jul/22 02:44


    Olá pessoal, sou novo no fórum, qualquer erro me desculpem.

    Então, a música sempre foi meu hobbie predileto e desde meus 17 anos eu toco guitarra. Eu sempre curti muito nu-metal mas nunca encontrei pessoas ou amigos interessados em formar uma espécie de banda que fizesse músicas do gênero. Os caras não tinham tempo ou só queriam formar uma banda de thrash, death ou black. Por isso eu dei uma parada de tocar guitarra durante uns anos. Mas há uns meses o desejo de criar música ascendeu em mim de novo após eu voltar a ouvir o Korn, System e outras bandas de nu. Peguei minha velha Ibanez branca, levei a um luthier e ela está como nova. Comprei um novo amplificador, espumas acústicas, um microfone e um headphone para gravação e alguns pedais. Fiquei três meses direto reaprendendo a tocar e estou muito melhor do que antes, conseguindo fazer covers muito próximos de músicas do Korn. Depois disso treinei meu vocal com algumas aulas de canto online por um mês e pelo que ouvi, minha voz está ótima para a proposta de música que quero fazer.

    Bem, até aí okay, mas novamente esbarrei na dificuldade de encontrar alguém que quer formar uma banda desse gênero com a minha proposta. Fiquei uma semana procurando pessoas pela internet mas não encontrei ninguém. Pedi para amigos meus falarem para outras pessoas da minha proposta mas o máximo que consegui foi encontrar um cara que tocava guitarra muito mal. Bem, desisti de encontrar pessoas para formar uma banda e resolvi que eu ia gravar às músicas inteiramente sozinho. Eu sei fazer o vocal e tocar guitarra, mas preciso do baixo, da percussão e da bateria. Eu cogitei a possibilidade de comprar os instrumentos necessários, mas o preço seria exorbitante, fora o espaço em minha casa que eu não tenho para guardar uma bateria e o incômodo que é ter uma. Assim, pesquisando a existência de alternativas, encontrei softwares que simulam o baixo, bateria e percussão. Eles funcionam apartir de um teclado MIDI, algo muito mais barato que os instrumentos que preciso. Pelo que eu vi, os resultados são agradáveis para oque eu quero, mas posso estar enganado. Assim, minha principal dúvida é se esses softwares/plugins são bons para gravar músicas e lançar álbuns ou só servem para quebrar galho? Podem dar algumas dicas de como funciona?

    Agradeço.

    Ningen
    Veterano
    # 25/jul/22 03:28 · Editado por: Ningen
    · votar


    EdBritt

    Bota a mão em programas tipo o RipX (meu preferido), Izotope RX ou Spleeter. Que são programas muito bons que conseguem separar músicas em (voz, baixo, bateria e restante). Isso se você estiver interessado em fazer covers. Você também pode pesquisar por Multitracks online, há muitas músicas disponibilizadas na internet com as pistas separadas.

    No caso de produzir suas próprias músicas a melhor coisa que você faz é contratar os profissionais (músicos, produtor e etc). O problema disso é que se todo mundo for bom e a música sair ruim você pode chegar à conclusão que o problema é você rsrs. Contudo, com isso, você vai poder estudar e tentar melhorar seus pontos fracos. Mas você pode querer ser do tipo de músico que tem tesão em se esconder nas próprias deficiências também.. "Ouça isso nos fones de ouvido, não sei mixar". "Não repara não que é uma demo ainda".. e etc... Fica a seu critério.

    Os instrumentos virtuais abrem um mundo de possibilidade mas ao mesmo tempo tiram seu foco. E você não vai conseguir tocar bem tão cedo. A menos que você realmente queira aprender todos esses instrumentos, não compensa.

    Foque no que realmente quer fazer. Esquece essa de querer tocar tudo, se gravar, produzir e etc. Isso é mó roubada rsrs.

    EdBritt
    Membro Novato
    # 25/jul/22 04:03
    · votar


    Bota a mão em programas tipo o RipX (meu preferido), Izotope RX ou Spleeter. Que são programas muito bons que conseguem separar músicas em (voz, baixo, bateria e restante). Isso se você estiver interessado em fazer covers. Você também pode pesquisar por Multitracks online, há muitas músicas disponibilizadas na internet com as pistas separadas.

    No caso de produzir suas próprias músicas a melhor coisa que você faz é contratar os profissionais (músicos, produtor e etc).

    Os instrumentos virtuais abrem um mundo de possibilidade mas ao mesmo tempo tiram seu foco. E você não vai conseguir tocar bem tão cedo. A menos que você realmente queira aprender todos esses instrumentos, não compensa.

    Foque no que realmente quer fazer. Esquece essa de querer tocar tudo, s


    No caso de covers eu só toco a guitarra ou faço o vocal. Gosto muito de pegar riffs/solos/licks já traduzidos na internet e depois eu dou um aprimoramento ouvindo toda a música em detalhes para assim tentar chegar a algo próximo. Eu toco e canto acompanhando o guitarrista ou o vocalista, e o resultado é bem satisfatório e eu me divirto bastante. Nunca senti a necessidade de "dissecar" a músicas em pedaços usando esses programas.

    Sobre produzir a própria música, o tempo é um dos menores problemas. Eu posso facilmente me dedicar a aprender a tocar esses instrumentos digitalmente, se a qualidade possível for satisfatória. Eu me divirto muito aprendendo algo novo, e tocar instrumentos digitalmente seria algo muito mais divertido.

    Se eu tivesse uma grana em caixa, contrataria facilmente um produtor ou músico pois facilitaria muito meu trabalho. Eu tenho noção do quanto é difícil tocar tudo sozinho e da possível frustração que eu vou ter, mas não tenho verba necessária pra contratar alguém que toque os instrumentos necessários para mim. E como eu disse, gosto de aprender.

    Já que estou determinado a aprender esses instrumentos virtuais, minha principal preocupação é se esses instrumentos são próximos aos reais.

    JJJ
    Veterano
    # 25/jul/22 08:19
    · votar


    minha principal dúvida é se esses softwares/plugins são bons para gravar músicas e lançar álbuns ou só servem para quebrar galho?

    Esses softwares estão absurdamente bons hoje em dia.

    Se bem usados, podem dar resultados excelentes. Em alguns casos, praticamente indistinguíveis de um ser humano tocando.

    Mas leva um bom tempo pra aprender a usar direito, timbrar, saber mixar, masterizar, etc, até tudo soar de forma natural e profissional.

    BrotherCrow
    Membro Novato
    # 25/jul/22 11:18
    · votar


    EdBritt
    Hoje o que mais tem é software pra essas coisas. Mas como o JJJ falou, demora pra aprender a usar direito. Além de tudo que ele disse sobre timbrar, mixar, masterizar, etc, ainda tem a questão de que, se você for criar os acompanhamentos nota por nota em vez de usar alguma geração automática, tem que conhecer o instrumento que você quer simular.

    Por exemplo, é muito fácil perceber quando um guitarrista toca baixo "como se fosse guitarra", ou quando um tecladista programa uma guitarra num GuitarPro da vida como se fosse teclado. Acho que uma das coisas mais difíceis é criar instrumentos de sopro convincentes, por melhor que seja o VST.

    Eu acabei me "encontrando" no GarageBand. Ele cria baterias automaticamente com diversos parâmetros pra ajustar, e junta num lugar só todos os plugins que eu usaria. Claro que a qualidade não é tão boa quanto se eu estivesse usando uma DAW dedicada no meu computador e comprando instrumentos virtuais separadamente, mas a facilidade de uso pra mim acabou pesando bem mais. Se por acaso você tiver um iPhone ou iPad (pode ser versão antiga), vale a pena tentar porque é de graça.

    JJJ
    Veterano
    # 25/jul/22 11:32
    · votar


    BrotherCrow

    Eu diria que, em termos de facilidade de uso, comparado ao que pode entregar, o GarageBand num iPad é imbatível.

    Sim, uma DAW "de verdade" com trocentos Giga de VSTi pode entregar mais. Mas a um custo muito maior de tempo e dinheiro.

    BrotherCrow
    Membro Novato
    # 25/jul/22 11:42
    · votar


    Só pra exemplificar: essa é uma música minha de umas semanas atrás que foi gravada apenas com uma guitarra ligada no iPad. As simulações de amp, a bateria, o baixo, os teclados, delay, reverb, TUDO é direto do GarageBand. E eu acho perfeitamente apresentável.



    JJJ
    Veterano
    # 25/jul/22 12:20
    · votar


    BrotherCrow

    Legal.

    Lelo Mig
    Membro
    # 25/jul/22 15:17
    · votar


    EdBritt

    É plenamente possível sim e hoje em dia dá prá chegar próximo a perfeição.

    Só não pode se iludir... os Softs e etc., não trabalham sozinhos é preciso tempo, estudo e dedicação como qualquer outro instrumento exige.

    A principal vantagem que eu vejo é não precisar de músicos à disposição e você pode criar compor a hora que quiser. Outra vantagem é não precisar saber tocar um instrumento na prática. Por exemplo, eu adoro bateria, crio baterias incríveis e complexas, mas não possuo técnica/destreza para tocar uma real. No virtual crio bateras muito boas.

    Como eu "não toco mais", nem covers, nem autoral, nem ao vivo e meu foco atual e principal é apenas composição/criação, então eu não gosto e nem uso muito estes softwares arranjadores, prefiro compor nota à nota sem "sugestões" de I.As. Mas é um recurso muito bom para quem quer criar bases para tocar ou fazer algumas coisas rápidas.

    Se tivesse que dar um conselho seria apenas um: Não compre nada sem antes ler e assistir vídeos de tudo sobre o assunto.

    Esgote, dentro do possível, todas as dúvidas teóricas antes de partir prá prática.

    EdBritt
    Membro Novato
    # 25/jul/22 15:37
    · votar


    Tô mais motivado pelas suas respostas galera. Pensava que VST servia apenas para quebrar galho, mas às possibilidades são insanas. A música do BrotherCrow me impressionou por ser feita em condições simples mas ter ficado muito boa. Realmente os VSTs são uma mão na roda na mão de nós que queremos fazer música ou covers, mas ainda estou com algumas dúvidas, e se vocês responderem ficarei grato.

    Como quero tocar Nu-metal, o baixo precisa ser grave e preciso utilizar algumas técnicas como as que o Arvizu utiliza no Korn. Então, é possível um VST deixar o som grave bem realista e depois utilizar técnicas como tapping, slap e outras, depois conseguir reproduzir um slide ou conseguir o mesmo som como se eu estivesse tocando de palheta? Se eu quiser tocar algo mais leve, como funk e jazz, as notas mais leves soariam legal e as técnicas funcionariam?

    Lelo Mig
    Membro
    # 25/jul/22 19:47
    · votar


    EdBritt

    "Então, é possível um VST..."

    Sim, em teoria é possível... só não pense que é fácil. Tenha em mente que é como um instrumento real, requer dedicação, tentativa e erro, conhecer a ferramenta para "saber o caminho a seguir" e, óbvio, um VST free (têm coisas boas) mas não se compara aos tops de linha.

    Em termos de rock, peso, metal... acho que este vídeo irá tirar algumas de suas dúvidas. (Só têm instrumentos virtuais):



    EdBritt
    Membro Novato
    # 26/jul/22 00:00 · Editado por: EdBritt
    · votar


    Sim, em teoria é possível... só não pense que é fácil. Tenha em mente que é como um instrumento real, requer dedicação, tentativa e erro, conhecer a ferramenta para "saber o caminho a seguir" e, óbvio, um VST free (têm coisas boas) mas não se compara aos tops de linha.

    Em termos de rock, peso, metal... acho que este vídeo irá tirar algumas de suas dúvidas. (Só têm instrumentos virtuais):


    Acabei de ver o vídeo e fiquei completamente assustado com essa parada. Achava que era praticamente impossível emular uma guitarra digitalmente, mas mordi a língua. Bem, se é possível emular uma guitarra digitalmente com uma qualidade muito próxima a uma de verdade, um baixo e uma bateria devem ficar quase idênticos.

    Mas bem, eu irei usar o VST de baixo até ter grana para comprar um baixo real (daqui um ano), porque mesmo o som sendo muito fiel e praticamente exato, sinto mais prazer em tocar o instrumento fisicamente ao invés de digitalmente. Mas para compor e lançar músicas ele mais do que cumpre o papel. Já o VST de bateria eu vou manter, já que é um instrumento extremamente caro, custoso e incômodo para se ter, além de que eu acho bem mais fácil de se tocar digitalmente e em alguns casos o som deve ficar melhor do que uma bateria original por ser captado direto pelo computador ao invés da captação de microfones de uma bateria real. Bem, obrigado pela resposta, e bora fazer música!

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Criação de baixo, bateria e percussão digitalmente