Que estilo de música é esse?

    Autor Mensagem
    Internauta17
    Membro Novato
    # nov/20


    Tirando o fato de o autor(?) ter estilizado em rap/hip-hop, quero saber o estilo ou gênero de música que costuma utilizar este ritimo e instrumentos, mais ou menos na parte 0:45 pode escutar do que falo. https://youtu.be/rLHqnOq4wEQ?list=RDrLHqnOq4wEQ

    entamoeba
    Membro Novato
    # nov/20
    · votar


    Cê tava se masturbando vendo isso?

    É uma bossa nova lounge, se é que dá para chamar assim.

    Internauta17
    Membro Novato
    # nov/20
    · votar



    Cê tava se masturbando vendo isso?


    Não! Foi coincidência o clip ser assim!

    Lelo Mig
    Membro
    # nov/20 · Editado por: Lelo Mig
    · votar


    Internauta17

    "este ritimo e instrumentos, mais ou menos na parte 0:45"


    Esse ritmo é bossa nova (samba + jazz). Só que no caso do vídeo, instrumentos eletrônicos simulando mais ou menos violão e piano. Japonesada pira em bossa.



    Manera na bronha aí hein guri?

    ejames
    Membro Novato
    # nov/20
    · votar


    Não quero bancar o chato e talvez eu esteja me precipitando em te julgar só pelos seus posts, mas cara... você tá ouvindo um artista underground de origem oriental, ou seja, algo BEM específico e "obscuro", porém ao mesmo tempo não reconheceu um dos ritmos populares brasileiros mais famosos e mais importantes historicamente. Questiono isso pois o padrão dos seus posts parece ser meio que dentro duma "bolha" oriental pop que tem fortes influências da música ocidental. No final isso resulta numa mistureba cultural onde não se absorve direito nem um, nem outro.

    Nada de errado em curtir a cultura oriental, ela é muito rica e tem coisa legal. Nem muito menos é para você deixar de ouvir o que curte, pelo contrário. Mas a internet oferece um potencial gigante para conhecer de tudo em poucos clicks, então abre um pouco essa percepção. Como você quer ser compositor, pelo que disse no outro tópico, é muito importante ter a mente aberta e não ficar preso num nicho só.

    Internauta17
    Membro Novato
    # nov/20
    · votar


    Nada de errado em curtir a cultura oriental, ela é muito rica e tem coisa legal. Nem muito menos é para você deixar de ouvir o que curte, pelo contrário. Mas a internet oferece um potencial gigante para conhecer de tudo em poucos clicks, então abre um pouco essa percepção. Como você quer ser compositor, pelo que disse no outro tópico, é muito importante ter a mente aberta e não ficar preso num nicho só.

    Eu realmente quero me tornar um compositor. Mas aos poucos percebo que não são apenas músicas no estilo clássico que gosto. Pouco a pouco estou me envolvendo em um mundo de artistas "underground", onde a trilha sonora é diferente e surpreendente (em minha opinião), como Susumu Hirasawa (adoro o estilo desse cara). E realmente, a maioria das musicas que escuto são do oriente. Eu sei que deveria ser mais aberto a outros estilos, mas eu não curto o ritimo da maioria dos estilos ocidentais. Jazz, blues, folk indie... alguns eu curto, mais musicas pop, sertanejo, o "funk", entre outros, eu não consigo ouvir. Preciso mesmo ouvir estes estilos para me tornar um compositor?

    acabaramosnicks
    Membro Novato
    # nov/20
    · votar


    Internauta17
    Preciso mesmo ouvir estes estilos para me tornar um compositor?

    Claro que não. Apenas leve em consideração que o estilo de música ocidental e mais pro´ximo do padrão mais aceito pela maior parte das pessoas, então presume-se que escutando mais vc será mais influenciado por eles e aumenta sua chance de se mais conhecido (mas isso pode também ser pouco relevante pra vc).
    Na verdade, eu considero que um dos maiores erros do compositor é deixar de escutar músicas fora da zona de conforto, e muitas vezes a musica oriental está contida nisso. Isso é só uma opinião pessoal.

    Mas causa estranheza que vc não tenha identificado as características de bossa nova alí, porque elas são escancaradas, e presume-se que todo brasileiro já tenha escutado pelo menos um pouco de bossa N.

    Aliás, já começou suas composições?

    Internauta17
    Membro Novato
    # nov/20
    · votar


    Mas causa estranheza que vc não tenha identificado as características de bossa nova alí, porque elas são escancaradas, e presume-se que todo brasileiro já tenha escutado pelo menos um pouco de bossa N.

    Por mais estranho que parece, minha família não está envolvida na cultura brasileira o suficiente para conhecer Bossa Nova. Eu já havia escutado antes o ritimo, mas nunca soube qual era o gênero/estilo.

    Aliás, já começou suas composições?

    Não. Ainda estou para tentar a aprender a escrever as notas. Infelizmente meu tempo está curto.

    Lelo Mig
    Membro
    # nov/20 · Editado por: Lelo Mig
    · votar


    Internauta17

    "a maioria das musicas que escuto são do oriente."
    "eu não curto o RITMO da maioria dos estilos ocidentais. Jazz, blues, folk indie... "


    Amigo, você está cometendo um erro primário. Ouvir/gostar de músicas cantadas em japonês não significa que você aprecie musica oriental, em verdade, isso que você ouve muito pouco têm de oriental além do idioma.

    Então, mesmo que você pretenda compor em japonês, se quer fazer uma música com a mesma linguagem que estes seus ídolos nipônicos você têm que beber na fonte que eles bebem, que é a música Pop Americana, Modern Euro Music e Latin Music, ou seja, você não esta ouvindo RITMO oriental.

    Ou seja, os caras cantam em japonês, mas é música Pop, com elementos daqui e dali, assim como o Sertanejo atual no Brasil.

    Música japonesa "real" é diferente, outra linguagem musical, e continua sendo feita nos tempos atuais por artistas modernos, por gente jovem. Eu ouço música do mundo todo, incluindo japonesa (esquece o idioma cantado, isso não significa nada) o que determina o DNA musical de uma nação é a linguagem sonora e não a língua falada.

    Isso é música japonesa real feita nos tempos atuais:







    ejames
    Membro Novato
    # nov/20 · Editado por: ejames
    · votar


    Eu realmente quero me tornar um compositor. Mas aos poucos percebo que não são apenas músicas no estilo clássico que gosto. Pouco a pouco estou me envolvendo em um mundo de artistas "underground", onde a trilha sonora é diferente e surpreendente (em minha opinião), como Susumu Hirasawa (adoro o estilo desse cara). E realmente, a maioria das musicas que escuto são do oriente. Eu sei que deveria ser mais aberto a outros estilos, mas eu não curto o ritimo da maioria dos estilos ocidentais.

    O Lelo Mig já sintetizou perfeitamente a questão que eu quis levantar. Essas coisas que você ouve não são música oriental, cara! Podem ser cantadas em língua oriental, podem ter elementos de estética musical oriental aqui e acolá e terem uns instrumentos orientais, mas toda a estrutura harmônica, melódica e rítmica são de música ocidental. Susumu Hirasawa faz música eletrônica com elementos de pop, progressivo e experimental, e adivinha? Tudo isso é ocidental!

    Jazz, blues, folk indie... alguns eu curto, mais musicas pop, sertanejo, o "funk", entre outros, eu não consigo ouvir. Preciso mesmo ouvir estes estilos para me tornar um compositor?

    O fato de que quando se fala em "outros estilos" só te vem na cabeça pop, sertanejo e funk mostra o quanto que é necessário que você saia dessa bolha e abra a cabeça para coisas novas. Você gosta mais da estética musical oriental do que da música oriental em si. E legal, até aí nenhum problema... o problema começa quando você se prende a ouvir e conhecer apenas o que é, em suma, a imitação da música ocidental. Com isso você não conhece direito nenhuma das duas, nem no contexto histórico, nem técnico, nem estético.

    Por mais estranho que parece, minha família não está envolvida na cultura brasileira o suficiente para conhecer Bossa Nova. Eu já havia escutado antes o ritimo, mas nunca soube qual era o gênero/estilo.

    Bossa Nova é reconhecida internacionalmente, cara. Arrisco dizer que é inclusive mais valorizada lá fora do que aqui no Brasil. Liga a TV, rádio, procura na internet sobre a história da música, assista documentários, leia livros - tanto da cultura oriental quanto ocidental, tanto brasileira quanto internacional e sai dessa bolha... Não dá para seguir carreira como compositor ficando preso em anime.

    Internauta17
    Membro Novato
    # nov/20
    · votar


    Certo. Me decidi! Vou aprender a ler e escrever partituras e daqui a um ou dois meses vou tentar compor alguma música. Quando conseguir isso, eu vou voltar aqui. Ou não. Acabei de ver que levam cerca de 10 anos para aprender a compor uma simfonia.

    acabaramosnicks
    Membro Novato
    # nov/20
    · votar


    Cara, na faculdade de engenharia vc faz o cálculo e depois vai pro laboratório pra testar.
    De maneira semelhante, leva-se 10 anos pra poder escrever uma boa sinfonia, mas nesse processo de aprendizado você precisa compor coisas pra ir treinando. Volte sim, e apresente-nos seus trabalhos.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Que estilo de música é esse?