Usar nota evitada

    Autor Mensagem
    DJ Timbu
    Veterano
    # out/20


    Olá, criei uma música no tom de Lá menor. A harmonia é:

    Am7 Fm7 Dm7 Em7

    Dois compassos pra cada acorde. Só que no último compasso do Em7 eu já resolvo a melodia na nota dó, sem esperar entrar no Am7. Como a nota não está no Em7, eu pensei em incluí-lo no acorde, virando um Em7b13. Só que o dó é uma nota evitada nesse caso, pois descaracterizaria a função harmônica do acorde (passaria de dominante pra tônica). Até porque seria uma inversão do C7M(9).

    A pergunta é se eu posso usar essa nota evitada no acorde NESSE CONTEXTO. Como eu resolvi a melodia, talvez estaria pedindo um acorde dominante pra resolver também.

    LeandroP
    Moderador
    # out/20
    · votar


    DJ Timbu

    Diz pra evitar, não diz pra não usar. Você pode tocar esta, e qualquer outra nota. Tudo depende da sua intenção. A "nota evitada" deve criar uma tensão, desconforto, semitonar com algum grau do acorde. Se a sua intenção é essa, toque. Se não, evite! Geralmente essas tensões são usadas apenas como nota de passagem na melodia. E as notas de passagem não precisam ter necessariamente origem na escala da tonalidade.

    Uma coisa importante é observar o acorde do momento. É sobre eles que as notas são classificadas como "nota evitada" bem como "nota alvo", esta última geralmente é algum grau do acorde (tônica, terça, quinta ou sétima).

    Schelb
    Veterano
    # out/20
    · votar


    O Leandro já falou muito bem, mas eu queria acrescentar que, se a nota aparece na melodia, principalmente se ela se mantém por um período é praticamente a mesma coisa doq usar no acorde, já que quem escuta, escuta o conjunto todo, melodia + harmonia. Agora, não sei como é realmente na sua música, mas muitas vezes a melodia cria um movimento na harmonia (e vice versa), as vezes você toca um acorde estático e a melodia faz ele soar com tensão em um momento e como resolução em outro.
    Conclusão, se você toca esse dó durante todo o acorde de Em, pode por ele na formação do acorde pq na vdd ele já ta lá .. ; agora, caso a nota apareça só um tempo depois do Em já estar soando, la pelo segundo compasso, por exemplo, daí se vc colocar ela no acorde desde o início você pode acabar antecipando demais a nota e sua função na harmonia. Na real, a questão é testar e ver oq rola.
    Só pra constar, a 6m costuma dar problema por estar a 1/2 tom da quinta do acorde, mas se vc tocar ela em outra oitava, ou omitir a quinta do acorde, então acaba evitando essa dissonância. Agora, isso se você não quiser a dissonância né.. já que tem vários exemplos onde essa dissonância cai muito bem.

    fernando tecladista
    Veterano
    # out/20 · Editado por: fernando tecladista
    · votar


    A pergunta é se eu posso usar essa nota evitada no acorde

    se casou com a proposta do som que você quer ouvir, se combinou com o que você tem em mente... pode usar qualquer coisa

    musica sempre trabalha com tensão e relaxamento
    com nota de repouso e nota de passagem

    geralmente as notas de repouso são os relaxamentos, se você repousar causando tensão, dá impressão de uma nota fora do contexto, desafinada, que você errou...

    DJ Timbu
    Veterano
    # out/20
    · votar


    O Leandro já falou muito bem, mas eu queria acrescentar que, se a nota aparece na melodia, principalmente se ela se mantém por um período é praticamente a mesma coisa doq usar no acorde, já que quem escuta, escuta o conjunto todo, melodia + harmonia. Agora, não sei como é realmente na sua música, mas muitas vezes a melodia cria um movimento na harmonia (e vice versa), as vezes você toca um acorde estático e a melodia faz ele soar com tensão em um momento e como resolução em outro.
    Conclusão, se você toca esse dó durante todo o acorde de Em, pode por ele na formação do acorde pq na vdd ele já ta lá .. ; agora, caso a nota apareça só um tempo depois do Em já estar soando, la pelo segundo compasso, por exemplo, daí se vc colocar ela no acorde desde o início você pode acabar antecipando demais a nota e sua função na harmonia. Na real, a questão é testar e ver oq rola.
    Só pra constar, a 6m costuma dar problema por estar a 1/2 tom da quinta do acorde, mas se vc tocar ela em outra oitava, ou omitir a quinta do acorde, então acaba evitando essa dissonância. Agora, isso se você não quiser a dissonância né.. já que tem vários exemplos onde essa dissonância cai muito bem.


    Eu toco o dó assim que o Em entra... E sim, eu tirei a quinta pra colocar a 6m (até porque foi feito no violão e não dá pra tocar tudo ao mesmo tempo). Pra quem quiser ver a melodia:

    PDF: https://www.4shared.com/office/5F0qbNHrea/melodia_3.html?

    MP3: https://soundcloud.com/mctimbu/melodia-3/s-PYHW8TaFWMC

    LeandroP
    Moderador
    # out/20
    · votar


    DJ Timbu

    Experimente tocar um CMaj7 no lugar desse Em7(b13).
    Se for o caso, por conta do baixo, escreva CMaj7/B.

    DJ Timbu
    Veterano
    # out/20 · Editado por: DJ Timbu
    · votar


    Mas na primeira vez que aparece o Em7(b13) (7º compasso) eu toco um ré na melodia. Usando o CMaj7 ia precisar incluir a nona nele.

    Só que o CMaj7(9) é uma inversão do Em7(b13). Qual a diferença entre tocar os dois?

    DJ Timbu
    Veterano
    # out/20
    · votar


    Up

    LeandroP
    Moderador
    # out/20 · Editado por: LeandroP
    · votar


    DJ Timbu

    Não precisa mudar a nota da melodia. Inclusive a sua harmonia não tem necessidade de incluir um intervalo tão tenso (b13) sobre um acorde menor, só porque esta nota passa pela melodia. Observe os tempos fortes do compasso. As notas alvo geralmente são destacadas nos tempos mais fortes do compasso, enquanto que as notas evitadas no contratempo. Na realidade esta nota que faz o intervalo de b13 sobre o Mi menor é a própria tônica do acorde C7M que eu sugeri. Pode colocar uma 9a maior no acorde Dó maior? Sim, pode! Será grafado como um C7M(9). Agora, veja como você vai acrescentar essa 9a, porque este intervalo pode substituir a tônica do acorde (nota Dó), como pode suspender a terça do acorde (nota Mi), entrando a 9a em seu lugar. Podendo ser, respectivamente, um C7M(add9) ou C7M(sus9).

    LeandroP
    Moderador
    # out/20
    · votar


    Só que o CMaj7(9) é uma inversão do Em7(b13). Qual a diferença entre tocar os dois?


    Perspectiva! Um é inversão do outro! As mesmas notas em ordem diferente.

    DJ Timbu
    Veterano
    # out/20
    · votar


    Mas será que fica tão ruim usar esse intervalo tenso? É mais um acorde de passagem pra sair do V pro I

    LeandroP
    Moderador
    # out/20
    · votar


    DJ Timbu

    Acho que não tem melhor conselheiro do que o seu próprio ouvido.

    DJ Timbu
    Veterano
    # nov/20
    · votar


    Verdade kkkk

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Usar nota evitada