Pros compositores

    Autor Mensagem
    Nicolaslanzone
    Membro Novato
    # ago/20


    Galera, criei um site com uma proposta um pouco diferente, aqui você pode "anunciar" a sua composição de forma gratuita. Pode ser uma letra, um poema, uma base instrumental, qualquer composição!

    Gostaria que o pessoal usufruisse e se possível me passasse um feedback

    Segue o link do site:
    Http://querocompor.com

    GabrielFerreiraBlues
    Membro Novato
    # ago/20
    · votar


    achei interessante a proposta, mas e a questao dos direitos?

    Nicolaslanzone
    Membro Novato
    # ago/20
    · votar


    Então, o ideal é que você já tenha registrado ela, mas hoje, ter documentos que comprovem a data da criação já conta, e você colocar ela no site com seu nome e com a data, em tese já seria uma prova que foi você quem criou.

    gustavo.woltmann
    Membro Novato
    # out/20
    · votar


    Muito legal a proposta mas acho bem complicada essa questão dos direitos. De qualquer forma espero que dê certo. Sucesso aí!
    Abraços,
    Gustavo Woltmann

    Beto Guitar Player
    Veterano
    # out/20
    · votar


    acho bem complicada essa questão dos direitos

    Na verdade, não há nada complicado nessa questão. A plataforma do cara é basicamente um meio de divulgar suas composições, assim como Youtube, por exemplo. Se quer receber direitos autorais, então deverá tentar streamers como Spotify, ou tentar vender mídia física.

    Lelo Mig
    Membro
    # out/20 · Editado por: Lelo Mig
    · votar


    Beto Guitar Player

    "Na verdade, não há nada complicado nessa questão...."

    Concordo.

    Além de que, nunca foi complicado registrar músicas. Minhas músicas todas têm registro na Biblioteca Nacional, na época feita por correio. Hoje com a internet é a maior moleza registrar online e têm um monte de plataformas que viabilizam isso.

    Só não registra quem não quer.

    Siruiz
    Membro Novato
    # nov/20
    · votar


    Hoje com a internet é a maior moleza registrar online e têm um monte de plataformas que viabilizam isso.

    Pensava que o único jeito confiável de registrar era na Biblioteca Nacional, e a última vez que verifiquei tive a impressão que continua sendo só por correios.
    Quais seriam estas plataformas? Elas são confiáveis?

    Lelo Mig
    Membro
    # nov/20
    · votar


    Siruiz

    "Quais seriam estas plataformas? Elas são confiáveis?"

    Que eu saiba são confiáveis sim. Mas não poderei indicar nenhuma porque eu nunca fiz registro pela internet, porém, users como o makumbator, que manjam bastante dessas questões documentais já disseram que há plataformas bastante sérias e confiáveis.

    Qualquer hora ele aparece aqui e dá seu parecer... vamos aguardar.

    Siruiz
    Membro Novato
    # nov/20 · Editado por: Siruiz
    · votar


    Obrigado, LeloMig
    Aguardando ele aparecer :)

    makumbator
    Moderador
    # nov/20
    · votar


    Siruiz

    Além da Biblioteca nacional, há também a escola de música da UFRJ (ambas podem receber registro via correios ou pessoalmente).

    Esses são os dois lugares garantidos de maneira oficial. Obviamente há ofertas de sites usando certificados digitais, blockchain e afins. Também são uma opção, mas realmente não sei se já são aceitos de maneira plena judicialmente (ou seja, se já tem jurisprudência de registros deles sendo usados e aceitos em processos).

    JJJ
    Veterano
    # nov/20
    · votar


    há também a escola de música da UFRJ

    As minhas eu registrei lá.

    makumbator
    Moderador
    # nov/20
    · votar


    JJJ

    Pois é, na UFRJ é mais barato que na Biblioteca nacional. Muita gente prefere por conta disso. Até onde sei, as gravadoras aqui no Brasil semore registraram por lá pela economia do preço.

    tito lemos
    Veterano
    # nov/20
    · votar


    Na Escola de Música da UFRJ, também tem aquele lance de registrar várias músicas no mesmo "livro" de registro, e você pagar um único registro? Acho (me corrijam se eu estiver errado) que na Biblioteca Nacional pode fazer isso.

    tito lemos
    Veterano
    # nov/20
    · votar


    A dificuldade que o pessoal vê é mais o lance da preguiça mesmo. Eu não estou julgando, falo por mim mesmo, nunca registrei minhas músicas, pela dificuldade (pura preguiça).

    makumbator
    Moderador
    # nov/20
    · votar


    tito lemos

    Também acho. Nem é difícil. O que acontece com algumas pessoas é não saber escrever música e com isso não fazerem o registro (aí sim é uma dificuldade compreensível). Mas nada que não se possa pagar alguém para fazer.

    Nesse ponto o registro no congresso americano é muito melhor, pois eles permitem tanto o registro de partitura como do arquivo do fonograma propriamente dito. E dá pra fazer tudo online (sem uso de correios se a pessoa desejar). É importante frisar que é perfeitamente possível para um brasileiro registrar músicas lá sem problema algum, e a validade é a mesma da feita aqui (é válido em todos os países que assinaram tratados de reciprocidade de reconhecimento de propriedade intelectual).

    jprpfera
    Veterano
    # nov/20
    · votar


    makumbator
    Sempre quis postar minhas músicas, mas não sei escrever partitura. Como que funciona esse registro lá nos Eua? Queria só mandar o arquivo de áudio, seria bem mais fácil pra mim.

    makumbator
    Moderador
    # nov/20
    · votar


    jprpfera
    Como que funciona esse registro lá nos Eua? Queria só mandar o arquivo de áudio, seria bem mais fácil pra mim.

    Lá é possível enviar o arquivo de áudio ou a partitura ou ambos.

    https://www.copyright.gov/registration/performing-arts/

    https://www.copyright.gov/eco/faq.html

    Atualmente custa 45 dólares por cada registro online (pagável com cartão de crédito), ou 85 dólares se for em um grupo (que no caso de música está limitada em até 10 músicas de mesmo autor ou mesmos autores).

    https://stream-media.loc.gov/copyright/gruw.mp4

    tito lemos
    Veterano
    # nov/20
    · votar


    makumbator

    Quando eu for registrar minhas músicas, peço a você pra transcrever em partitura pra mim, na amizade, free, 0800, tá certo?

    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    makumbator
    Moderador
    # nov/20
    · votar


    tito lemos

    Você sabe que existem outras formas de pagamento além do dinheiro...hehehe!

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Pros compositores