iniciar carreira (tocar em bares), divulgação, marketing por onde começar?

    Autor Mensagem
    nyurig3
    Veterano
    # jul/20


    Amigos vocês tem dicas para início de carreira na noite em bares, divulgação, como chegar nos contratantes, material para mostrar na hora, redes sociais... vamos expor ideias nesse tópico para dar uma luz ai :)

    Ismah
    Veterano
    # jul/20
    · votar


    Sua pergunta é genérica, então a resposta é genérica. Cada contexto, exige coisas diferentes.

    Honestamente, o contratante precisa saber que tu existe, e ter teu contato - nem telefone. Fora isso, ele tende a não consumir nada. Vai te contratar se tu ganhar ele na conversa
    .
    Não existe uma estratégia única. Cada lugar tem suas peculiaridades. Tem lugar que contrata pelo cachê, tem lugar que contrata pelo show, e tem lugar que te contrata pela amizade.
    Antes de tudo, precisa ser ativo na vida noturna. Nem que beber um único chopp, mas marcar presença na noite. Pode parece insignificante, mas manter uma relação próxima com teus clientes - os contratantes - ajuda e muito.
    As amizades com outros músicos, bandas e artistas, muitas vezes também frutificam. Aparecem oportunidades de canja, até pontes, e vendas de show.

    Se partir pra bater na porta, de preferência vá com algum "padrinho". Aka, uma pessoa em comum com ele. Seja um músico que já toca no lugar, ou amigo pessoal - um amigo, não um que se diz amigo do dono do bar.
    Não adianta querer chegar no cara, quando a casa está fervendo, completamente lotada. Ou converse antes, ou no final do expediente. Mas garanta que não esteja caindo de bêbado, e cuspindo ao falar. Isso exige tato, e uma noite ruim da casa, não é uma noite para falar de negócios.

    Outro caminho, é ter um empresário, ou mais de um. Em geral eles trabalham sobre porcentagem de cachê. Alguns querem valores fixos, mas isso é meio que tiro no pé. O risco de calote sempre existe, a menos que faça contrato formal - coisa que pouca gente faz. Além de caro, costuma ter uma brecha.

    nyurig3
    Veterano
    # jul/20
    · votar


    Ismah
    obrigado as dicas ismah

    Lelo Mig
    Membro
    # jul/20 · Editado por: Lelo Mig
    · votar


    nyurig3

    Toquei por muitos anos na noite paulistana...

    Naquela época, os bares bons, que viviam lotados, davam projeção ao músico e pagavam melhor, tinham uma "fila" imensa de interessados, todo mundo queria tocar nestes bares, então nem adiantava bater na porta do boteco e falar com o dono.

    O caminho eram os próprios músicos. Estar na noite, nas escolas de música, fazer amizade com outros músicos, ter relacionamento com o maior número de músicos ativos possíveis.

    Isso possibilitava que, numa canja ali outra acolá, você fosse se tornando conhecido, agradando, sendo chamado para mais canjas e, também, para cobrir os artistas da casa... até que seu lugar ao sol chegava (um artista ia para uma casa melhor e a fila andava).

    Hoje, creio que a coisa complicou. Quando tocava, bem ou mal, todo bar tinha música ao vivo e muita gente boa. Dava prá viver, com alguma dignidade, só tocando nos bares da vida. Um cara ativo na noite e que tivesse algumas aulas particulares durante o dia fazia uns 2 - 3 mil reais fazendo o que amava fazer. Não era tão ruim.

    Hoje em dia...

    Buja
    Veterano
    # jul/20
    · votar


    Hoje em dia...

    Eu nunca toquei profissionalmente. Fiz shows, pequenos, casamentos, festinha, feira da escola, etc. Nada demais.
    Entoa nao tenho conhecimento de causa pra falar.

    Mas acredito que hoje em dia, quem toca na noite, ta beirando passar fome. Sem ofensas e sem generalizações.
    Hoje nao vejo tanto mais aquele negocio de musico de bar, dupla sertaneja, voz e moda de viola.
    O que vejo é dvd rolando na tv, futebol, e DJ's. Isso antes da pandemia, agora, obvio, o cenario é zero.

    Quem consegue viver de musica assim, o cara rala de domingo a domingo, 24/7 praticamente.
    To falando dos menores, novos, e nao de bandas regionais reconhecidas, que ja tocam a 10 anos ou mais.

    Nessas, o cara toca na noite, da aula de dia, faz marketing a tarde, reforma e conserta instrumentos de madrugada,
    faz canal de youtube com postagem toda quinta, instagram com 3 postagens/dia, e networking pra tudo que é canto,
    todo dia, sem eira nem beira. Mal tem tempo pra ensaios, tirar coisa nova, e descanso rsrs, é entre 6 as 10 da manha,
    um cochilo.
    Isso se o cara é ativo, porque se nao for, realmente ta vendendo o almoço pra comprar a janta, e tentando
    outros bicos que nao somente de musica.

    O que eu quero dizer, é que jamais, estaria desaminando alguem de tentar carreira na musica.
    Afinal, precisamos de musica, urgentemente.
    Mas tenho certeza que é um caminho espinhoso, árduo, injusto e severo, e pouco lucrativo.
    Mas não existe sonho facil ne!

    acabaramosnicks
    Membro Novato
    # jul/20
    · votar


    Apareça nos lugares
    Converse com as pessoas
    faça pontes
    aperte mãos por aí
    assista os shows, conheça os músicos, os contratanes, os empresários
    toque com o povo
    esteja presente, faça-se conhecer

    e o mais importante... tenha tato e jogo de cintura, Tem que saber o que falar, com quem falar e como falar. Não há fluxograma pra isso.

    Ah, e não vai achar que dá pra viver de música só como músico. Geralmente, quem vive de música hoje faz TUDO: show, ensaio, dá aula, é assistente de mixagem, roadie, eletricista, marceneiro, regulador de instrumento, fotógrafo, assistente do fotógrafo, músico de sessão (estudio), e tudo mais o que precisar.
    Claro que tu vai escolher só um punhado pequeno de habilidades pra se especializar, mas tem que ser competente em um punhado grande e ter conhecimento básico em quase todas.

    fernando tecladista
    Veterano
    # jul/20 · Editado por: fernando tecladista
    · votar


    divulgação
    divulgue sua pagina e canais pela internet, junte seguidores

    como chegar nos contratantes
    chegando.... do que já conversei com dono de bar , eles falaram que não adianta ficar mandando email, link disso e aquilo, contanto por messesger, ele não vai ler, no bar ele tem que tomar conta do bar, em casa ele não quer ouvir falar de bar

    passe e converse, vá em uma noite que tem uma bandinha que faz o som próximo ao seu e converse um pouco com o dono do lugar se sentir que ele tem tempo para você, ele vai dizer para vocÊ a melhor forma de conversarem

    material para mostrar na hora
    ainda funciona o cartão de visita, do mais hoje talvez se você se mostrar suas fotos e vídeos para ele pelo celular ou um tablet para visualizar melhor
    deixar flyer hoje só vejo que serve de rascunho para o pedido de mussarela da segunda feira

    redes sociais...
    va criando material, faça uma pagina sua no facebook ou use mesmo sua pagina pessoal, lembrando que você é músico quer mostrar sua cara de músico, tem muito perfil de músico que é so brigas de politica e uns memes mais pesados eu reveria se tivesse essa postura

    quanto a criar material em alguns lugares eu me gravaria, pedir para um amigo ir junto filmar alguma coisa, ou colocaria o celular em algum canto ou com tripé e filmaria, depois em casa dá um trato no som e pegas as melhores partes, se viu que alguem filmou de uma atenção e uma conversa com a pessoa se ela tem as manhas de te mandar o vídeo

    instagram, fotos bacaninhas

    um canal no youtube, de inicio se grave em casa, em um canto arrumado com boa iluminação e se apresente boa pinta, ninguem quer contratar um músico mulambento

    se prepare que vai tocar muito de graça em uma noite de quarta para quase ninguem e de graça, aproveite isso para pegar experiencia de palco e fazer seu material com fotos e vídeos,

    já vi varios donos de bar que falaram o básico: não tenho tempo para email, facebook e ver video é tudo montado em estudio... então uma forma de conhecer você e se você tocar de graça aqui na quarta, assim como estou aqui eu vejo você tocando re verdade, se eu gostar eu te marco em uma quinta, se agradar eu te marco na sexta

    e

    seja você
    não queira ser aqueles cantor de the voice, aquilo só é bonito na TV

    e entenda o que o bar toca
    se lá vira pop, não queira chegar tocando iron maider
    se toca sertanejo no sábado e pagode na quinta, não queira fazer pagode no sábado

    Buja
    Veterano
    # jul/20
    · votar


    Começando a ler esse tópico, to chegando a mesma conclusão que já sabia faz tempo:
    Tocar o que gosta ou tocar o que pedem?

    Realmente tocar o que gosta, é so por hobby, dentro de casa, no fone de ouvido.
    Saindo das quatro paredes, tem que tocar o que ta no mercado, o que ta no gosto
    popular, o que da dinheiro...não tem jeito.

    acabaramosnicks
    Membro Novato
    # jul/20
    · votar


    Buja
    Realmente tocar o que gosta, é so por hobby, dentro de casa, no fone de ouvido.

    O cacete! Sempre que eu vou em show underground tá lodataço!

    Saindo das quatro paredes, tem que tocar o que ta no mercado, o que ta no gosto
    popular, o que da dinheiro...não tem jeito.

    Se o objetivo é ganhar dinheiro, sim...

    nyurig3
    Veterano
    # jul/20
    · votar


    acabaramosnicks
    Buja

    E em um pub, mandar um the number of the beast ou BYOB por exmemplo e uma boa? ou so rola bon jovi e essas coisas mesmo?

    ejames
    Membro Novato
    # jul/20
    · votar


    nyurig3
    E em um pub, mandar um the number of the beast ou BYOB por exmemplo e uma boa? ou so rola bon jovi e essas coisas mesmo?

    Não leva a mal não... mas tomei a liberdade de ver teu perfil e, pelo seus tópicos, quase três anos atrás você já havia indagado a questão sobre tocar na noite. Se você não usou esse meio tempo pra levantar da cadeira e ir ver com teus próprios olhos como é a cena do teu bairro, cidade, região, não vai adiantar ninguém ficar falando muito aqui.

    Qual é o pub? Em qual dia e horário você vai tocar? Principalmente, qual arranjo você vai fazer? Não existe resposta óbvia para essa pergunta.

      Você não pode enviar mensagens, pois este tópico está fechado.
       

      Tópicos relacionados a iniciar carreira (tocar em bares), divulgação, marketing por onde começar?