Autor |
Mensagem |
TendTudo Membro Novato |
# jul/20
· votar
Pink Floyd eram aversos a Beatles
|
fernando tecladista Veterano |
# jul/20
· votar
filosofando um pouco Os Beatles fariam o mesmo sucesso que tiveram se surgissem hoje?
depende do cenário, do fim, do inicio, do meio ...
eu vejo música com 3 pilares
Pitágoras, Bach e Beatles Pitágoras começou lá brincar e estudar uma corda esticada e com isso temos as notas musicais, talvez estaríamos somente batucando em tronco hoje
Bach elevou o que tinha na época dele, desenvolveu a ideia do temperamento, tonalidade, aperfeiçoou harmonia, vozes contra canto, a fuga, a técnica aplicada em instrumentos de teclado vem dele, não se usava polegar para tocar, etc...
beatles popularizou abraçaram as criações em estudio, em gravadores de fita, evidenciaram o conceito de bandinha,...de juntar 4 desmiolados e sair pelo nundo tocando sem ele estaríamos ainda indo em baile para tocar bolero e tango
entonces a pergunta ....
Os Beatles fariam o mesmo sucesso que tiveram se surgissem hoje?
surgindo no cenário onde a música estaria parada nas criações de bach e ainda todo mundo tocando bolero no baile... e aparecendo algo inusitado como foi bealtes... bem provável que sim
em um outro cenário se já tivéssemos algo pop como é hoje beatles seria somente uma bandinha pop emo pé no sac* com letras de luan santanna
mas nem sempre música depende só de música para evoluir (ou decair) tem sempre junto o cenário histórico, a imprensa, os gostos, outras artes, a rebeldia, nem sempre é só música (teriamos pink floyd sem muro?)
|
Ken Himura Veterano |
# jul/20
· votar
Slegin é basicamente o que originou grandessíssima parte do som comercial que temos hoje. Não necessariamente. Outras bandas faziam uso também e inventaram coisas que cristalizaram. Stones, Led Zeppelin, Mothers, pessoal do country e do blues, Hendrix, o recém finado Little Richard etc. Os anos 50 e 60 foram de muita experimentação no campo da gravação (era uma tecnologia nova e cara, não se esqueça), porém boa parte dos procedimentos de gravação e processamento de sons em rolos de fitas já tinha sido inventada nos anos 40 pelos músicos da musique concrète, como Pierre Schaffer, e pelos pioneiros da elektronische musik no início dos anos 50, como Pierre Boulez e Karlheinz Stockhausen. As duas correntes estavam ativas e fortes nessa época, por sinal, criando coisas que hoje são nossos padrões - como as técnicas básicas de síntese sonora.
Nosso ferramental de hoje é uma criança de vários pais, um claro exemplo de resultado maior que a soma das partes.
|
Ismah Veterano |
# jul/20
· votar
Nosso colega Slegin está com nítida dificuldade em separar o que os Beatles são para ele, do que realmente são. Isso é bem nítido, dado os desejos que ele manifestou ao longo dos posts.
São extremamente relevantes, mas não são únicos. The Beach Boys, esteve parelho com eles, mas foram esquecidos. Poderia ter sido os Beagles os esquecidos. Isso é normal, e acontece em todas as épocas, de maneira aleatória. Sinatra e Elvis, são outros dois exemplos.
Ninguém foi único a seu tempo. Nem poderia. Como diz a canção do Trio Parada Dura: uma andorinha, voando sozinha, não faz verão.
|
Mauricio Luiz Bertola Veterano
|
# jul/20
· votar
Ismah Se você perguntar para minha mãe quem foram os Beatles, ela vai saber (aliás, em 1969 me levou aoi cinema para ver Yellow Submarine...). Se perguntar quem são os Beach Boys... vai achar que foram esses aqui: https://www.youtube.com/watch?v=XZX6CfVoMOo Entendeu a diferença? Abç
|
Lelo Mig Membro
|
# jul/20 · Editado por: Lelo Mig
· votar
Ismah
Você esta certo, mas muita gente aqui esta muito distante dos anos 60 para saber como tudo aconteceu, pensam que houve um "Big Bang" chamado Beatles e daí tudo se criou... e não foi assim.
Os 60 foram imensamente criativos, um turbilhão de coisas acontecendo, foi uma revolução jovem ocorrendo como nunca antes nem depois na história.
Os Beatles não eram nem foram o centro deste turbilhão, eles estavam no furacão, assim como um monte de gente boa contemporânea deles.
Rolling Stones, Beach Boys, Bob Dylan, The Kinks, Jimi Hendrix, Velvet Underground, The Band, The Doors, Creedence, The Who, Love, The Zombies, Greatefull Dead, Janis Joplin, enfim, poderia citar umas 100... nenhum destes artistas é cria do Beatles, são todos contemporâneos.
Os Beatles começaram como uma bandinha boy band comum de Ie Ie Ie, e foi justamente o fato deles estarem antenados com o que rolava ao seu redor e terem coragem de incorporar estas idéias e tornarem mais palatáveis que fez eles atingirem outro patamar.
Mas, o sucesso, veio antes... como bandinha do ultimo momento, uma espécie de "Justin Bibier" da época. Se eles não tivessem embarcado no "barco da arte" e terem amadurecidos (sem medo de perder a fama)... seriam tão relevantes quanto o insignificante The Monkees.
Para quem não conhece:
|
Mauricio Luiz Bertola Veterano
|
# jul/20
· votar
Lelo Mig Os próprios anos 60 foram uma espécie de "big bang"... Bastante contraditórios... mas foram... Se alguém comparar os anos 50 com os 30... em certos aspectos não haverá muita diferença. Mas se vc comparas os 50 com os 70... As mudanças são mais evidentes que as permanências... Abç
|
Ismah Veterano |
# jul/20
· votar
Mauricio Luiz Bertola Entendeu a diferença?
Sim, Beatles por algum motivo transcendeu gerações. Só que para eles acontecerem, havia um contexto, onde existiam Beach Boys, e as dezenas de contemporâneos já citados. Ligeiramente diferentes, mas com coisas em comum.
Lelo Mig
Vários fatores sobre a banda, são que eles por mero acaso tinham o perfil completo do que era digamos "desejável", para o artista pop da época.
|
T-Rodman Veterano |
# jul/20
· votar
lol. se os Beatles tivessem nascido nas décadas posteriores, eles seriam o Oasis, lol
|
JJJ Veterano
|
# jul/20
· votar
T-Rodman se os Beatles tivessem nascido nas décadas posteriores, eles seriam o Oasis, lol
Isso seria uma espécie de loop temporal. O Universo explodiria.
|
Lelo Mig Membro
|
# jul/20
· votar
T-Rodman
Sem os Beatles os irmãos Gallagher nem artistas seriam, seriam apenas mais dois hooligans bêbados, anônimos, em meio a torcida do Manchester.
|
Casper Veterano
|
# jul/20
· votar
Caro Mauricio Luiz Bertola e Ismah:
Vocês são a prova vida do perigo que a generalização causa.Eu pessoalmente considero a obra dos Beach Boys mais relevante que os Beatles, e eu não sou o único. O próprio menino Paul já disse que a música preferida dele é God Only Knows. e que O Sargento Pimenta foi inspirado fortemente pelo Pet Sounds.
https://rollingstone.uol.com.br/noticia/qual-foi-o-disco-dos-beach-boy s-que-inspirou-paul-mccartney-fazer-sgt-peppers/
Respondendo o tópico:
Os Beatles fariam o mesmo sucesso que tiveram se surgissem hoje?
Não fariam. Se eles não existissem também não seria o fim do mundo, na época deles muitas bandas faziam músicas parecidas e o "buraco" seria naturalmente preenchido.
|
Mauricio Luiz Bertola Veterano
|
# jul/20 · Editado por: Mauricio Luiz Bertola
· votar
Casper Vocês são a prova vida do perigo que a generalização causa. Vocês porque? Não se trata de questões pessoais. Jovem, NINGUÉM, exceto as pessoas desse fórum e aficcionados do Rock (mesmo assim não todos), conhece Beach Boys. Agora pergunta a uma gama de pessoas que nada tem à ver com Rock se eles sabem quem são os Beatles... Até o porteiro do meu prédio sabe, já ouviu falar... Eu pessoalmente considero a obra dos Beach Boys mais relevante que os Beatles, e eu não sou o único. Eu não é critério para nada. Quando citei os Beatles aqui, foi porque isso é consenso, inclusive dentro do meio acadêmico, das Ciências Sociais e da Musicologia. O impactos dos Beach Boys, social e historicamente falando, é pequeno. O dos Beatles, enorme... Simples assim. O próprio menino Paul já disse que a música preferida dele é God Only Knows. e que O Sargento Pimenta foi inspirado fortemente pelo Pet Sounds. E daí? Novamente uma questão pessoal, que não explica nada... Eu inclusive poderia usar o argumento de que John Lennon inspirou-se em Ravi Shankar e no Maharishi para compor "Tomorrow Never Knows" (música importantíssima dos Beatles)...
Não fariam. Se eles não existissem também não seria o fim do mundo, na época deles muitas bandas faziam músicas parecidas e o "buraco" seria naturalmente preenchido. Novamente, SE, não existe - Isso não passa de mero exercício retórico... Abç
|
Mauricio Luiz Bertola Veterano
|
# jul/20
· votar
Ismah Sim, Beatles por algum motivo transcendeu gerações Exatamente... Os amigos de minha filha adoram, meu chefe na Universidade é "beatlemaníaco" assumido, Até meu pai, com mais de 80 anos, sabe muito bem quem eles são e por aí vai... As razões são muitas, e não apenas musicais.
Só que para eles acontecerem, havia um contexto Isso é uma redundância. NADA existe sem contexto, NADA existe isoladamente, nem sequer pode ser analisado como tal. Mas certas coisas, personagens, etc, tem uma importância histórica e sociológica tão grande, como catalisadores de mudanças, ou de uma época, que parecem para o leigo, algo "fora da História"; isso não existe. Os Beatles foram os catalisadores de uma época específica, muito particular - os anos 60 - e foram tão importantes, quanto (e guardadas as devidas proporções) Julio César ou Napoleão, por exemplo. Tudo o que aconteceu nesses períodos não ocorreu POR CAUSA SOMENTE deles, mas, sem eles... não pode ser explicado corretamente. Abç
|
Lelo Mig Membro
|
# jul/20
· votar
Mauricio Luiz Bertola
"não ocorreu POR CAUSA SOMENTE deles, mas, sem eles... não pode ser explicado corretamente"
Concordo 100%.
Por isso eu disse acima que o fato deles não se acomodarem ao sucesso obtido como "mais uma bandinha de Ie Ie Ie da época" (porque eles obtiveram o sucesso dessa forma e, teoricamente, não precisariam de mais nada), fez toda a diferença e é o grande mérito deles.
Esse mérito, ninguém pode tirar deles, e é justamente onde podemos coloca-los na elite dos "geniais".
Não adianta galera, é como Pelé, elocubrações do tipo: E se Pelé jogasse hoje? Seria melhor que o Messi?... Isso não existe, estes caras foram o que foram de forma ímpar e não há como depreciar (mesmo quem não gosta), têm que tirar o chapéu e pronto.
|
Mauricio Luiz Bertola Veterano
|
# jul/20
· votar
Lelo Mig Exatamente Lelo... E essa coisa de "colocar no mesmo saco" épocas distintas é bem anti-científico... Os Beatles começaram sim como uma espécie de "boy band" da época (em que esse conceito ainda nem existia); o que aliás é bem discutível, pois as "boy bands" de hoje são meros "produtos fabricados", e os Beatles também tiveram isso, mas DEPOIS que já haviam "ralado" em Liverpool e Hamburgo, portanto, eles eram uma BANDA, e não um grupo de apenas 4 moleques bem apessoados patrocinados (e totalmente explorados) por um produtor. Depois, tiveram uma evolução qualitativa impressionante - como nenhuma banda teve antes ou depois. Abç
|
makumbator Moderador
|
# jul/20
· votar
Mauricio Luiz Bertola Julio César
Verdade Bertola. Se o Júlio César não defendesse aquela bola no final do jogo do Chile, não haveria o icônico 7 X 1, e a história seria bem diferente.
Resumindo, a culpa é toda dele. Ainda bem que o Brutus esfaqueou o cara.
|
TendTudo Membro Novato |
# jul/20
· votar
Era só tirar o Fred e atrasar o Bernard pra lateral.
|
Mauricio Luiz Bertola Veterano
|
# jul/20
· votar
makumbator AHAHAHAHAHAHAH........... Abç
|
Ismah Veterano |
# jul/20 · Editado por: Ismah
· votar
Mauricio Luiz Bertola Isso é uma redundância. NADA existe sem contexto, NADA existe isoladamente, nem sequer pode ser analisado como tal.
Nós sabemos, mas como respondia ao Slegin, que apesar de muita importância dos Beatles, eles não foram únicos. Como bem escreve, sem eles não poderia ser explicado corretamente, por terem sido catalisadores e usarem de sua visibilidade para ações que transcenderam a música.
Como escrevi na época, achei o gesto do Waters na época, o gesto mais rock'n'roll dos últimos tempos. Indiferente a minha posição pessoal. O vovô precisou aparecer, pra chutar umas bundas pra longe da sua zona de conforto. Os Beatles tiveram diversos gestos do tipo, seja lançando músicas, agindo sobre o palco ou TV.
|
Mauricio Luiz Bertola Veterano
|
# jul/20
· votar
Ismah Concordo. Abç
|
TendTudo Membro Novato |
# jul/20
· votar
Os Beatles só fizeram sucesso por abusar da cultura oral. É evidente, existe o mito do Adorno, da escola de Frankfurt, na minha opinião o Paul gostava mais de maconha que George ou John. A única chance que tenho em usar um latim sem errar, é que usaram muita droga. Pra usar uma ironia: já chegou o disco voador! Hampa é o nome.
|
Lelo Mig Membro
|
# jul/20
· votar
TendTudo
"na minha opinião o Paul gostava mais de maconha que George ou John."
É porque o Paul é vegetariano há muito tempo.
|
TendTudo Membro Novato |
# jul/20 · Editado por: TendTudo
· votar
I heard the news today oh boy about a man who luck the grade. N all The news is also sad. he cross the light I just had to laught.
|
TendTudo Membro Novato |
# jul/20
· votar
Então vem o Jonh I wake up I wake up E faz uma piada Peguei o bonde errado
|
TendTudo Membro Novato |
# jul/20
· votar
O John com cerveja era servegetariano
|
TendTudo Membro Novato |
# jul/20
· votar
Eles abusavam sim da Eva que nasce da terra When I wake early in the morning Piada sem graça imensa oralidade Its been a hard day night N Ill be working like a dog Cultura nenhuma tudo vagabundo
|
TendTudo Membro Novato |
# jul/20
· votar
O que fudeu com eles foi o White Álbum
|
BrotherCrow Membro Novato |
# jul/20
· votar
Sabe quem teria o mesmo sucesso se surgisse hoje? Yoko Ono.
|
Mauricio Luiz Bertola Veterano
|
# jul/20
· votar
BrotherCrow Anitta
|