Autor |
Mensagem |
Beto Guitar Player Veterano |
# jul/20 · Editado por: Beto Guitar Player
Certa vez assisti o filme "Yesterday", no qual um cantor falido sofre um acidente ao mesmo tempo em que um apagão estranho acontece no mundo todo. Após esse apagão, é como se os Beatles nunca tivessem existido. Porém, o personagem é o único que lembra da banda e das músicas. Aproveitando-se da situação, ele começa a usar as músicas como se fossem suas e vira um sucesso absoluto.
A grande pergunta que surge em minha cabeça é: Se os Beatles surgissem hoje ou se nunca tivessem existido e alguém lançasse as músicas deles, fariam tanto sucesso assim?
Não estou dizendo que as músicas não são boas o suficiente, mas o fato é que eles surgiram em uma época que praticamente não existia esse formato de banda, as músicas eram diferentes do que se ouvia na época, enfim...
O que vocês acham?
Trailer do filme:
|
JJJ Veterano
|
# jul/20
· votar
Não. Não seria a mesma coisa.
Pra cada época, uma trilha sonora. Tem que ter talento, mas ele tem que aparecer no lugar certo, na hora certa e com um tanto de sorte pra ajudar.
|
BrotherCrow Membro Novato |
# jul/20
· votar
Se os Beatles não tivessem existido, o cenário musical como um todo seria bem diferente. Claro, muitas das inovações que eles trouxeram teriam sido trazidas por outras bandas, mas também tem coisas que eles fizeram que nunca foram reproduzidas. Não dá pra imaginar que você pudesse remover da existência a banda de rock mais influente de todos os tempos e o resto continuasse igual (o filme toca isso por cima, basicamente fazendo uma piadinha com o Oasis).
Maaaas... supondo que os Beatles surgissem do nada hoje, duvido que fizessem muito sucesso. O mercado está saturado, e as músicas que eram inovadoras e revolucionárias 50/60 anos atrás seriam apenas "pop de qualidade" hoje. Os primeiros discos então, cheios de cover e rockinhos genéricos, nem se fala.
E falo isso como fã. Beatles é uma banda que eu nem coloco como a minha preferida porque está num patamar separado. Mas a música evoluiu, em grande parte construindo em cima do que os Beatles fizeram. Tem alguma música dos Beatles que fosse realmente chocar as pessoas e virar fenômeno cultural se fosse lançada hoje? Acho que não.
Achei o filme uma bosta, a propósito.
|
HortaRates Membro |
# jul/20
· votar
Beto Guitar Player Eu acho possível, mas improvável. E eu não acho que tem nada a ver com a qualidade ou conteúdo das músicas, só acho que pra fazer sucesso hoje tem que ter muita sorte. Acho também que o formato que o filme trás de artista solo seria bem mais provável de fazer sucesso hoje em dia, banda não tá com nada.
|
JJJ Veterano
|
# jul/20 · Editado por: JJJ
· votar
Sem contar que a indústria fonográfica de hoje é uma piada comparada aos impérios do passado recente.
Não existe mais "disco" ou "álbum"... só single. Então não haveria um "Revolver", um "Sgt Peppers", um "Álbum Branco", etc...
|
Mauricio Luiz Bertola Veterano
|
# jul/20
· votar
Só um lembrete de um profissional da área: "SE" não existe... O filme em questão é uma fantasia agradavelzinha, mas é só... Outra coisa: Os Beatles foram muito importantes na História da 2ª metade do século XX. Sem eles, muita coisa simplesmente não teria existido ou não teria se desenvolvido. Mas isso não passa de um mero exercício especulativo... Abçs
|
Ningen Veterano |
# jul/20
· votar
"Se minha mãe fosse homem, eu teria dois pais." #pas
|
Buja Veterano |
# jul/20
· votar
Se o se não existisse, eu não seria dev. Sou dev, então, o se existe, ou senão...
|
Lelo Mig Membro
|
# jul/20
· votar
Concordo com a opinião de meus colegas acima...
É preciso fazer um exercício imaginativo gigante para vislumbrar tal situação e ainda assim não se chega a uma conclusão sustentável.
Uma coisa é fato: Suas canções eram muito boas e quem teve filhos sabe que crianças, que nunca ouviram Beatles antes, costumam gostar. Mas, mesmo indiretamente, estas crianças foram influenciadas por Beatles.
Então num cenário destes a música pop seria muito diferente, talvez os Beatles soassem estranhos.
|
BrotherCrow Membro Novato |
# jul/20
· votar
Lelo Mig Uma coisa é fato: Suas canções eram muito boas e quem teve filhos sabe que crianças, que nunca ouviram Beatles antes, costumam gostar. Mas, mesmo indiretamente, estas crianças foram influenciadas por Beatles. Cara, eu ouvi Beatles pela primeira vez quando eu tnha uns cinco anos porque o filme Namorada de Aluguel de 1987 tinha Can't Buy Me Love na trilha sonora. Eu adorava a música, não fazia ideia que já era uma música de 20 anos atrás nessa época.
E tive que aprender a tocar Blackbird pra minha filha, porque ela viu no "Poderoso Chefinho". Então sim, você tem toda razão.
|
Del-Rei Veterano |
# jul/20
· votar
Beto Guitar Player No filme tem uma passagem em que o cara procura a banda Oasis e ela também não existe... Hahahaha. Sensacional.
Um aceno de longe!!!
|
macaco veio Veterano |
# jul/20
· votar
Depende da hora e de onde nasceu, tudo tem que estar no lugar certo e na hora certa. Se os caras dos Beatles estivessem nascido no Brasil, mesmo estando na hora certa provavelmente o John Lenon nao passaria de um Raul Seixas pobre, bêbado e esquecido e talvez o Paul tivesse se tornado um Roberto Carlos da vida. Agora imagine se tivessem nascidos na Africa. Madona nunca ouviu falar em Rita Lee mas com certeza Rita Lee sabe muito bem quem em é Madona. E ai fica a pergunta, quem é muito mais artista, Rita Lee ou Madona?
|
entamoeba Membro Novato |
# jul/20
· votar
BrotherCrow Cara, eu ouvi Beatles pela primeira vez quando eu tnha uns cinco anos porque o filme Namorada de Aluguel de 1987 tinha Can't Buy Me Love na trilha sonora.
Inusitado. Acho que boa parte das pessoas dessa geração foi apresentada aos Beatles pelo Ferris Bueller. Eu fui.
macaco veio Se os caras dos Beatles estivessem nascido no Brasil
É mais do que isso, é tudo contexto! Os Beatles não são um conjunto de organismos, mas o produto da época e lugar que eles estavam. Existem muitos gênios latentes, o que falta é contexto para o desenvolvimento.
|
Slegin Veterano |
# jul/20
· votar
Muito do som de hoje é do jeito que é por conta dos Beatles.
Os Beatles fariam o mesmo sucesso que tiveram se surgissem hoje?
SIM se você considerar um cenário em que a música de hoje só evoluiu até o Skiffle e Rock and Roll 50'. Neste cenário sim, eles teriam sucesso.
Foi nada menos do que eles fizeram: inovaram com sons novos e técnicas de estúdio num mundo onde a música estava "estagnada" e que quase nada do que temos hoje existia.
Olha esse som, ele é de 66 (SIM, 1966!):
Esse som não parece algo super moderno? Pois é.
Esse é o nível de sofisticação e experimentação que os The Beatles tiveram na época deles.
|
BrotherCrow Membro Novato |
# jul/20
· votar
Slegin Esse som não parece algo super moderno? Pois é. Acho que o furo da tua lógica é que Tomorrow Never Knows só parece moderna hoje porque gostos musicais são meio cíclicos e esse é o estilo que "voltou" uns anos atrás. Na década de 80, Tomorrow Never Knows não pareceria moderna. Um yuppie entupido de cocaína ouvindo Duran Duran na década de 80 diria que isso é música de hippie velho. Do mesmo jeito que o Master of Reality do Black Sabbath soa moderno hoje porque bandas de stoner modernas resgataram essa sonoridade.
|
Slegin Veterano |
# jul/20 · Editado por: Slegin
· votar
Na década de 80, Tomorrow Never Knows não pareceria moderna.
Mas essa música é de 1966 hahaha. Nos anos 80 ela já tinha 20 anos!
Esse som surgiu DO NADA, é bizarro como eles criaram algo assim com poucas ou nenhuma referência.
Tudo bem, eu concordo que se não houvesse um "revival" esse som soaria mais "velho", mas no mínimo seria um "velho esquisito".
Detalhe: naquela época eles eram limitadíssimos com esse negócio de canais.
"Sgt. Pepper foi gravado com o uso de um equipamento de quatro canais. Embora fitas de oito canais estivessem disponíveis nos Estados Unidos, as primeiras unidades não eram consideradas operacionais para estúdios comerciais de Londres até 1967."
O Master of Reality é de 1971.
Mas nem precisamos ser tão apelativos e exagerados assim com os exemplos, é só pegar o próprio Rubber Soul (1965) as músicas Girl e Nowhere Man:
Essa música é muito original até hoje.
Os The Beatles definiram o gênero "pop", eles praticamente inventaram muita coisa.
A diferença não foi a época, mas o tamanho da CONTRIBUIÇÃO que eles tiveram pra música: no mínimo deram um pontapé para uns 3 estilos musicais diferentes (rock n roll, psicodélico, metal).
Não haveria Hendrix, Pink Floyd e Black Sabbath sem The Beatles.
Os The Beatles (fase Sgt. Pepper's Lonely Hearts Club Band) eram a referência máxima pro Pink Floyd e Hendrix.
|
BrotherCrow Membro Novato |
# jul/20
· votar
Slegin Sim cara, não precisa me convencer, hehe... sou fã dos Beatles demais. Inclusive falei no meu comentário ali em cima: são disparado a banda mais influente de todos os tempos. Bandas tecnicamente muito superiores foram influenciadas por eles, por conta dessa criatividade descomunal. Pode botar Zappa e King Crimson na lista.
|
Slegin Veterano |
# jul/20
· votar
Sim cara, não precisa me convencer, hehe... sou fã dos Beatles demais. Inclusive falei no meu comentário ali em cima: são disparado a banda mais influente de todos os tempos. Bandas tecnicamente muito superiores foram influenciadas por eles, por conta dessa criatividade descomunal. Pode botar Zappa e King Crimson na lista.
BrotherCrow
Boa! hahaha. A contribuição dos caras para a música foi incrível.
|
Lelo Mig Membro
|
# jul/20 · Editado por: Lelo Mig
· votar
Slegin
"Esse som surgiu DO NADA, é bizarro como eles criaram algo assim com poucas ou nenhuma referência."
Definitivamente você está equivocado.
Adoro Beatles, sem dúvida foram inovadores e revolucionários em muitos aspectos, mas não criaram este som do NADA, pelo contrário, a psicodelia rolava solta nos anos 60. Os Beatles eram muito antenados à sua época.
Exemplo de bandas contemporâneas aos Beatles que também faziam um som à frente de seu tempo, alguns até superiores tecnicamente. (álbuns contemporâneos aos Beatles lançados anteriores do revolver)
|
Slegin Veterano |
# jul/20
· votar
Exemplo de bandas contemporâneas aos Beatles que também faziam um som à frente de seu tempo, alguns até superiores tecnicamente. (álbuns contemporâneos aos Beatles lançados anteriores do revolver)
Lelo Mig Que época meu amigo, que época! Gostaria muito de ter vivido os 60/70.
É a minha maior inspiração.
O grande mérito dos The Beatles foi condessar e trazer esse som psicolouco pro pop, torná-lo mais "acessível" com a obra prima Sgt. Pepper's Lonely Hearts Club Band.
Sem contar que além dessa "acessibilidade", o nível criativo dele chegou num patamar absurdo. Fora a qualidade da gravação e a brincadeira com os canais. A Day in The Life pra mim é fantástica, é minha música favorita.
Que álbum sensacional.
Não é nenhum exagero chamar ele de "obra prima" da música moderna.
Um marco.
Reza a lenda que os Beatles estavam nesse show (ou viram uma sessão) do Hendrix mandando a Sgt. Pepper's Lonely Hearts Club Band na guitarra após +- uma semana do lançamento do álbum.
Eles ficaram de queixo caído.
Ah cara, sou apaixonado demais por essa época e por todas essas bandas experimentais.
Paz, amor e liberdade.
Viva os hippies.
|
Mauricio Luiz Bertola Veterano
|
# jul/20
· votar
A influência dos Beatles transcende à musica, ela é Social e Histórica. O grande Historiador Eric Hobsbawn, um jazzista empedernido e que achava ser o Rock uma moda passageira e para ele mera sub-cultura, mais tarde, nos livros finais de sua extensa e importante obra, reconheceu que estava errado. Na História e nas Ciências Socias, o fenômeno cultural The Beatles e os anos 60 são objeto de estudo e reflexão profundos. Nada, nenhuma banda, músico ou compositor da História chega sequer aos pés deles nesse aspecto. Abçs
|
Lelo Mig Membro
|
# jul/20 · Editado por: Lelo Mig
· votar
Slegin
"O grande mérito dos The Beatles foi condessar e trazer esse som psicolouco pro pop, torná-lo mais "acessível" com a obra prima Sgt. Pepper's Lonely Hearts Club Band."
Aqui você acertou na mosca!
Veja bem, quando disse que os Beatles não criaram "nada do nada" e estavam antenados ao experimentalismo que rolava na época, de forma alguma isso é demérito... muito pelo contrário; esta coragem e ousadia em beber nas fontes do experimentalismo (que normalmente é muito indigesto) e trazer para o mundo Pop foi justamente o que fez os Beatles serem o que foram e não apenas mais uma boy band de terninho e cabelinho tijela pro resto da vida.
|
Ken Himura Veterano |
# jul/20
· votar
Slegin SIM se você considerar um cenário em que a música de hoje só evoluiu até o Skiffle e Rock and Roll 50'. Neste cenário sim, eles teriam sucesso. É muita ingenuidade cogitar um cenário em que tudo fica congelado por 50 anos. Depois que surgiu a música escrita no sistema ortocrônico (o que usamos aí normalmente), isso nunca aconteceu - e eu acredito que nunca tenha acontecido na História. 50 anos é muito tempo, do ponto de vista humano.
Esse som surgiu DO NADA, é bizarro como eles criaram algo assim com poucas ou nenhuma referência Este é um grande erro. As coisas só surgem do nada pra quem não conhece o contexto. Ou pra quem acredita que Deus criou o mundo falando e apontando. Creatio ex nihilo em qualquer contexto é um dos maiores erros de pensamento que existem.
Ex nihilo nihil fit.
Foi nada menos do que eles fizeram: inovaram com sons novos e técnicas de estúdio num mundo onde a música estava "estagnada" e que quase nada do que temos hoje existia. Também não é totalmente verdade. A música não estava estagnada (aliás, era a Época de Ouro do rádio, nunca ouve tanta orquestra e conjuntos menores em funcionamento ao mesmo tempo, com encomendas de obras originais) e dificilmente as coisas não existiriam hoje em dia - visto que era o que todas as bandas com $ da época usavam. Eles inventaram algumas coisas em termos de técnica de gravação e umas ideias estéticas, mas é novamente ingenuidade achar que ninguém teria conclusões parecidas usando os mesmos materiais, ainda mais por 50 anos. A música está estagnada agora por decisões comerciais de quem está no topo da indústria (ou alguém teve a ideia e os demais da cadeia seguiram), não por falta de inovação (talvez um pouco; os músicos, num geral, hoje são surdos). A influência maior dos Beatles não é musical, é social e histórica, cultural mesmo, como bem pontuou o Bertola. Eles transcenderam à Música e tornaram-se ícones de uma época, assim como os Ramones ou Madonna. A maioria aí dos "fãs" destes três exemplos não deve nem saber reconhecer uma música original e uma imitação barata (claro que, imitações rebuscadas são de torcer o rabo do porco; só especialistas conseguem com razoável margem de acerto).
A ideia de 15 anos para cá é transformar a música em trilha sonora da vida quotidiana, não mais em um objeto de arte a ser contemplado - apesar de ainda existirem uns resistindo a esta ideia e escrevendo música para se ouvir com atenção. Nesse contexto, só faz sentido a "música para (x)": música para dançar, para fazer exercícios, para estudar, para dormir, para jantar romântico... e a tendência é piorar mais. Os hits de hoje são todos em cima de fórmulas com precisão em milissegundos (sendo que já tem produtor trabalhando com contagem de ticks; 1 tempo/beat tem 960 ticks) - por exemplo, tem que acontecer um hook a cada 3s aproximadamente, senão o ouvinte para de ouvir por ter uma memória de curto prazo igual a de um peixe de aquário.
Não existe mais isso de ouvir por ouvir, fora raras exceções - até o público da música de concerto, geralmente mais purista, que estava acostumado a ouvir atentamente por horas uma única peça ou sequência de peças, já não funciona mais assim. Uma obra como Parsifal, com quase 5 horas de duração sem contar os intervalos, hoje é flop, dificilmente existiria e mais dificilmente seria estreada (a menos que o hipotético compositor fosse louco como o Rick Wakeman ou bem rico e custeasse a produção inteira do próprio bolso). E este panorama não deve se alterar mais. Até porque, para isso, deve haver uma reformulação total dos sistemas educacional e cultural. Mas isso não é de interesse da totalidade dos políticos e governos, então não deve acontecer.
Pode observar - quem consome arte como arte, de forma não necessariamente utilitária, já tem uma certa idade. Quando essa galera aí morrer, é game over, acabou.
Desculpem o desabafo que desvirtuou o tópico.
|
Slegin Veterano |
# jul/20 · Editado por: Slegin
· votar
Ken Himura
Amigo, tá louco? Você não desvirtuou o tópico coisa nenhuma... VOCÊ MATOU A PAU.
O mérito dos The Beatles foi justamente terem sido os protagonistas dessa época.
Sem eles seriam outros, mas aí já é falar de multiverso. E é exatamente esse o mérito deles: neste universo, eles foram esses caras.
Você disse: Eles inventaram algumas coisas em termos de técnica de gravação e umas ideias estéticas.
É isso. Só que esse "algumas coisas" é basicamente o que originou grandessíssima parte do som comercial que temos hoje.
|
Beto Guitar Player Veterano |
# jul/20
· votar
BrotherCrow Achei o filme uma bosta, a propósito.
Mauricio Luiz Bertola O filme em questão é uma fantasia agradavelzinha, mas é só...
Sabe, assisti esse filme inteiro pensando "no final, o cara vai acordar de um possível coma e perceber que tudo não passou de um sonho". Realmente eu concordo que excluir a existência dos Beatles do nosso universo conhecido é algo impensável. Existem coisas demais que surgiram por influência deles, não só a música. Mas acho que já vale o exercício de imaginação.
|
Slegin Veterano |
# jul/20
· votar
Beto Guitar Player
Nossa, esse filme é péssimo... foi mal atuado e dirigido.
Parece "filme sessão da tarde" hahaha.
Tem sua homenagem, méritos e tal...
|
Beto Guitar Player Veterano |
# jul/20
· votar
Slegin
Concordo com você. O que me chamou a atenção foi a premissa, mas talvez não tenha sido tão bem explorada.
|
HortaRates Membro |
# jul/20
· votar
Slegin Sem eles seriam outros, mas aí já é falar de multiverso. E é exatamente esse o mérito deles: neste universo, eles foram esses caras.
Eu concordo muito com essa frase. E acho que isso vale pra tudo: artes, ciências exatas e sociais. Eu acredito que o contexto histórico de uma época é o maior responsável pelos acontecimentos, e não os atores individuais. Sem eles seriam outros: Pra mim isso vale pra Beatles, Hendrix, Da Vinci, Napoleão, Hitler, Einstein, Newton, Darwin... etc.
Obviamente o mundo seria diferente sem eles. Mas acredito que seria ligeiramente diferente, ao invés de monstruosamente diferente ou "congelado no tempo" como muitos sugerem.
Essa é minha opinião baseada 100% no meu achismo e com 0% de convicção rs.
|
Wagner Salt Membro Novato |
# jul/20
· votar
Eu acho que se os Beatles tivesse surgido hoje, não. Pra fazer sucesso hoje é imprescindível não ter a menor noção de música! Precisa sacar bem menos de música que 90% da população e fazer parte de uma casta artística bem questionável. Músicos excelentes e artistas consagrados não conseguem mais emplacar nenhum sucesso, porque a hegemonia diz: menos é mais. E uma música com 5 faixas, sendo uma batida, 3 samples repetidos à exaustão e uma pessoa gritando aleatoriamente é a fórmula do sucesso!
|
BrotherCrow Membro Novato |
# jul/20
· votar
Wagner Salt Eu acho que se os Beatles tivesse surgido hoje, não. Pra fazer sucesso hoje é imprescindível não ter a menor noção de música! Precisa sacar bem menos de música que 90% da população e fazer parte de uma casta artística bem questionável. Músicos excelentes e artistas consagrados não conseguem mais emplacar nenhum sucesso, porque a hegemonia diz: menos é mais. E uma música com 5 faixas, sendo uma batida, 3 samples repetidos à exaustão e uma pessoa gritando aleatoriamente é a fórmula do sucesso! Cara, NÃO, pelamordedeus, espero que você esteja sendo sarcástico. Os músicos que fazem sucesso hoje em dia são ultra competentes. Harry Stiles é tecnicamente muito mais vocalista que a maioria dos cantores de hard rock farofa dos anos 80, por exemplo. Olha o Top 100 da Billboard hoje, tá cheio de gente talentosa. Você pode não gostar, mas não dá pra dizer que gente como Lady Gaga, Maroon 5, Blake Shelton, Ariana Grande, etc não entendem de música.
Se bobear, é o contrário: o mainstream hoje em dia exige um som tão acessível que, se o vocal e o arranjo não estiverem redondinhos, a parada não emplaca. Aí fica muito pouco espaço pro músico tecnicamente inferior, mas cheio de boas ideias (pense num Bob Dylan ou, pra ficar no tópico, John Lennon).
|