Como vocês Equilibram a Motivação?

    Autor Mensagem
    ErickDutraLemos
    Veterano
    # mai/20


    Boa noite pessoal.

    Eu sempre trago tópicos ou vídeos que realmente estou vivendo. Eu sinceramente gosto de tocar mais que um instrumento e já vi ótimos multi-instrumentistas, porem não entendo como eles conseguem motivação para estudar tantas técnicas, afinal maioria dos estudos técnicos são bem cansativos.

    Vocês usam algum método para sempre se manter motivados? Eu fiz um vídeo tentando passar o que eu tento usar, Mas acho um debate valido.




    kiridu
    Membro Novato
    # mai/20 · Editado por: kiridu
    · votar


    ErickDutraLemos
    Cara, pra mim funciona você fazer outras coisas saca?
    Eu paro um pouco de tocar e vou ler um livro, assistir um filme, etc
    consumir cultura é algo que dá mais personalidade pro músico e acaba expandindo aquele mundinho de uma coisa só e acaba influenciando no seu jeito te tocar, querendo ou não.
    É quase certo que se você ficar tocando igual um condenado o dia todo você não vai ter ânimo pra aprender coisas nova no quesito música.

    ErickDutraLemos
    Veterano
    # mai/20
    · votar


    kiridu
    consumir cultura é algo que dá mais personalidade pro músico e acaba expandindo aquele mundinho de uma coisa só e acaba influenciando no seu jeito te tocar, querendo ou não.

    Ótimo ponto de vista, e acho que principalmente na questão de composição isso que tu fala acaba somando muito. Abrir os olhos para todas as possibilidades.

    acabaramosnicks
    Membro Novato
    # mai/20
    · votar


    Ainda não assisti o vídeo, mas lembro de alguém ter citado um estudo que diz que o pico de concentração de uma pessoa geralmente se dá após aproximadamente 5 minutos de estar na tarefa, e depois de 30 minutos concentrado, a tendência é que sua concentração caia de maneira a diminuir a produtividade da tarefa. Quer dizer que, em teoria, se vc em 3 horas de atividade, usar 45min para a atividade e 15min para descansar em três ciclos, será mais produtivo do que se ficasse as 3 horas só na atividade.

    Eu vou procurar a fonte disso que eu falei. O que posso dizer de minha experiência pessoal fazendo faculdade à distância é que, no meio da aula eu paro pra fazer exercício físico, e consigo me manter concentrado pelo resto da aula.

    fernando tecladista
    Veterano
    # mai/20
    · votar


    Como vocês Equilibram a Motivação?
    depende do que se precisa

    a forma que eu tento me entender com música usa uma ferramenta bem diferente da ferramenta que eu preciso focar para o trabalho

    ErickDutraLemos
    Veterano
    # mai/20
    · votar


    acabaramosnicks
    Quer dizer que, em teoria, se vc em 3 horas de atividade, usar 45min para a atividade e 15min para descansar em três ciclos, será mais produtivo do que se ficasse as 3 horas só na atividade.

    Eu já ouvi algo semelhante sobre a concentração também. Mas é uma informação extremamente útil

    ErickDutraLemos
    Veterano
    # mai/20
    · votar


    fernando tecladista
    depende do que se precisa

    Eu particularmente preciso de motivação para rotina de estudos técnicos, Sendo autodidata por muitas vezes é difícil ver os resultados e sem ver os resultados é complicado se motivar.

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # mai/20
    · votar


    ErickDutraLemos
    Então passe a tocar mais, gravando o que você toca e ouvindo, percebendo a sua evolução (ou não), no instrumento.
    E, depois que "quarentena" toda passar, monte uma banda com uns amigos e vá tocar - aprendizado maior não há.
    Abç

    ErickDutraLemos
    Veterano
    # mai/20
    · votar


    Então passe a tocar mais, gravando o que você toca e ouvindo, percebendo a sua evolução (ou não), no instrumento.
    E, depois que "quarentena" toda passar, monte uma banda com uns amigos e vá tocar - aprendizado maior não há.
    Abç


    Opa acho que faço praticamente todas suas dicas, mas igual muito obrigado de coração. Eu tenho uma banda, claro ta parada por causa da Quarentena e tenho um projeto solo onde eu me gravo e tal.

    Claro gravar musicas não é igual gravar estudos. é outra avaliação.

    Ismah
    Veterano
    # mai/20
    · votar


    Se chega ao ponto de precisar haver motivação, é sinal que em algum momento a diversão deixou de existir. E aí é caso de rever objetivos e método. Por que estou fazendo exercício X,Y e Z mesmo?

    Tem semanas que eu toco todos os dias. E tem semanas que não dá tempo de nada. Tô correndo pra lá e pra cá, desde sexta (1º). Hoje meio que ia haver uma folga, chove (finalmente), então vou tocar... Exercícios? Não, eu quero é ser feliz.

    A evolução é mais lenta? MUITO! Também não estou competindo com ninguém. Meu objetivo é tocar algumas músicas, e bem mais ligadas a harmonia que a melodias.

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # mai/20
    · votar


    ErickDutraLemos
    Claro gravar musicas não é igual gravar estudos. é outra avaliação.
    Sem dúvida! Mas ambos são métodos válidos.
    Estás no caminho "certo".
    Abç

    makumbator
    Moderador
    # mai/20
    · votar


    ErickDutraLemos

    Mais importante que meramente se gravar, é ouvir de maneira crítica a gravação para observar seu erros, manias ruins, cacoetes sonoros, etc.. e aí tentar melhorar esses aspectos (e seguir gravando e analisando para checar a evolução).

    Por exemplo, no estudo do contrabaixo acústico (e nos demais membros da família do violino) há desde o século XIX o esquema de se usar um espelho para analisar em tempo real a postura do corpo, analisar se a posição da mão está correta e também checar a movimentação correta do arco (que é algo que não dá pra fazer do ponto de vista de quem está tocando).

    Modernamente se passou a usar a gravação de si mesmo em vídeo, para se analisar essas mesmas coisas (com o bônus de poder analisar o som também).

    Acho importante você gravar de vez em quando seu estudo corriqueiro (ao menos o áudio) para depois analisar. Se fizer isso e também usar a gravação de músicas (como forma de exercitar a audição crítica), você vai ter um esquema muito bom para entender seus problemas e checar sua evolução ao longo do tempo.

    ErickDutraLemos
    Veterano
    # mai/20
    · votar


    Mauricio Luiz Bertola
    Sem dúvida! Mas ambos são métodos válidos.
    Estás no caminho "certo".


    Muito obrigado pela resposta. E sempre bom receber comentários de quem tem mais experiencia, ajuda muito.

    Abraço

    ErickDutraLemos
    Veterano
    # mai/20
    · votar


    makumbator
    Modernamente se passou a usar a gravação de si mesmo em vídeo, para se analisar essas mesmas coisas (com o bônus de poder analisar o som também).

    Acho importante você gravar de vez em quando seu estudo corriqueiro (ao menos o áudio) para depois analisar. Se fizer isso e também usar a gravação de músicas (como forma de exercitar a audição crítica), você vai ter um esquema muito bom para entender seus problemas e checar sua evolução ao longo do tempo



    Muito obrigado, com certeza farei. Eu sempre gosto de vir aqui no fórum a galera só da dica boa mesmo.

    Eu fico tão focado em compor e estudar que as vezes acabo esquecendo de tirar uma música nova, e sei que é estudo também.

    Ismah
    Veterano
    # mai/20
    · votar


    Acho que tu mesmo acaba de dar o caminho das pedras, pela sua falta de motivação... Cada um com sua concepção de arte, mas te confesso que é ótimo ouvir uma transcrição executada a beira da perfeição técnica, mas é ainda melhor ouvir uma execução espontânea, mesmo que tecnicamente limitada.

    ErickDutraLemos
    Veterano
    # mai/20
    · votar


    Ismah
    Verdade acho que eu mesmo achei um caminho. hehe

    mas é ainda melhor ouvir uma execução espontânea, mesmo que tecnicamente limitada.

    Eu concordo plenamente com isso, mas a maioria dos músicos que eu conheço parecem discordar disto.

    Ismah
    Veterano
    # mai/20
    · votar


    Isso pode ser sinal, para rever com quem você anda! rs
    Brincadeira a parte, pode ser mesmo caso de rever isso. Há quem prefira uma execução técnica de dar inveja, e nada errado nisso. Apenas a técnica, pela técnica não emociona.
    Esse é fator principal, no meu entendimento sobre mercado musical: emocionar. Costumo dizer que o leigo, é o melhor termômetro para uma produção. Ele resume a gosta ou não gosta. Ao sim ou não.

    Chick Corea Elektric Band é uma banda bastante específica, e provavelmente se mostrar para 10 pessoas comuns, elas NÃO vão gostar. Existe um alto grau técnico, mas é apenas técnica pela técnica.

    Se comparar com Toto, Allman Bro's Band, ou mesmo a banda do Phill Collins, ou do Bruce Springsteen, que são do mesmo patamar técnico, mas com a técnica a serviço da música. Numa construção musical, de cunho muito mais popular...

    ErickDutraLemos
    Veterano
    # mai/20
    · votar


    Ismah

    Concordo novamente com tudo que tu disse.
    Mas essa parte é muito relevante:
    técnica a serviço da música

    Existem também muitos vocalistas ótimos tecnicamente mas que não emocionam, acho que as vezes a galera esquece que música não é só técnica.

    Ismah
    Veterano
    # mai/20
    · votar


    Muitas vezes esquecem disso, principalmente no começo da carreira, onde se sabe tocar, mas não se tem vivência.
    Diria que é um potencial fator, para que o músico que começa muito cedo a fazer gravações, tenha uma carreira mais duradoura.
    Ao longo da carreira, ele vai se desenvolvendo mais como músico, e a evolução individual, vai se refletindo nas gravações/obras...

    ErickDutraLemos
    Veterano
    # mai/20
    · votar


    Ismah
    Diria que é um potencial fator, para que o músico que começa muito cedo a fazer gravações, tenha uma carreira mais duradoura.
    Ao longo da carreira, ele vai se desenvolvendo mais como músico, e a evolução individual, vai se refletindo nas gravações/obras...



    E desde que eu comecei a tentar gravar minhas próprias musicas autorais comecei a encontrar varias coisas para melhorar.

    Problemas que eu nem sabia que tinha.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Como vocês Equilibram a Motivação?