Descobrir a melodia de uma musica

    Autor Mensagem
    usernoname2020
    Membro Novato
    # abr/20


    Como posso descobrir a melodia da musica de um artista?, sempre que uma musica fica famosa surgem vários videos no youtube ensinando tocar ela.
    Gostaria de tocar a musica de um cantor aqui da minha região, ele é pouco conhecido.

    makumbator
    Moderador
    # abr/20
    · votar


    usernoname2020

    Basta "tirar" a melodia de ouvido, oras. Ouça a música e repita as mesmas notas, os mesmos ritmos e no mesmo andamento que a original que vai ficar igual.

    usernoname2020
    Membro Novato
    # abr/20
    · votar


    Obrigado pela resposta, poderia me explicar melhor essa parte?
    Ouça a música e repita as mesmas notas

    makumbator
    Moderador
    # abr/20
    · votar


    usernoname2020

    É difícil explicar por texto. Basicamente você escuta a melodia que quer reproduzir (não importa que seja vocal ou instrumental) e então acha no seu instrumentos essas mesmas notas, e as toca no mesmo andamento e com a mesma divisão rítmica.

    É tipo isso:

    https://www.youtube.com/watch?v=lyEG4pghO-Y

    Ismah
    Veterano
    # abr/20
    · votar


    Se servir de ajuda... O que mais me ajuda nisso, é treinar solfejo. E pra isso não precisa de muita coisa.

    Siruiz
    Membro Novato
    # abr/20
    · votar


    Eu tentaria fazer assim:
    1. Descobre a melodia

    É basicamente descobrir as notas, é um processo que depende de talento intuitivo ou prática. Se vc conseguir a melodia mas na escala errada não tem problema, vc pode ir alterando o tom até descobrir o correto ou mesmo deixar assim mesmo. Essa é a parte mais difícil de "explicar" é bem intuitivo.

    2 - faça uma harmonia, isto é descubra acordes que encaixam. Não precisa ser idêntico a da versão original, você pode tentar imitar de ouvido, ou criar nova harmonia similar, uma variante. Algumas músicas porém a harmonia é até mais marcante que a melodia, neste caso essa parte fica complicada, já que tirar uma harmonia de ouvido pode ser bem mais difícil que uma melodia.

    3 - faça um arranjo juntando esses acordes e a melodia que se pareça com a original.

    Todo esse processo pode ser dificílimo pra um iniciante, mas às vezes é imediato para um músico experiente - e cada um vai chegar em conclusões diferentes, não deixa de ser um processo criativo.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Descobrir a melodia de uma musica