Autor |
Mensagem |
leticiariel.oficial Membro Novato |
# jun/19
Eu não sei se esse é o nome certo. Bem, pegando o exemplo de dó maior temos: I - Tônica II - Supertônica III - Mediante IV - Subdominante (...)
Só que isso é na escala maior. Como ficaria para a escala menor de lá, por exemplo? Da mesma maneira? Estou tentando achar a resposta no google, mas só falam sobre a escala maior.
|
Lelo Mig Membro
|
# jun/19
· votar
leticiariel.oficial
Não entendi direito sua pergunta e acho que você esta fazendo confusão no que quer dizer com "função harmonica da nota na escala".
Um acorde maior é formado pela Fundamental (tônica) a terça maior e a quinta justa. Conhecido como tríade maior.
O menor pela Fundamental, terça menor e quinta justa.
Ou seja, ambos pelas 1, 3 e 5 da escala maior ou menor.
A escala menor de Lá, é: lá, si, dó, ré, mi, fá, sol e lá. Então a tríade menor de Lá é: lá, dó, mi.
Repare que a escala de lá menor é relativa a de dó maior, só que a tríade maior de dó é dó, mi, sol.
É isso que quer saber?
|
leticiariel.oficial Membro Novato |
# jun/19
· votar
Não, eu queria saber qual a "sensação" de cada nota/grau da escala de lá menor.
|
leticiariel.oficial Membro Novato |
# jun/19
· votar
Perceba que não me refiro às funções dos acordes do campo harmônico de lá menor, mas sim às funções das notas. No final é pra apenas saber as notas evitadas.
|
LeandroP Moderador |
# jun/19
· votar
leticiariel.oficial
É a mesma coisa pra escala menor, e não se trata de função harmônica, pois a harmonia é a combinação de sons simultâneos. Seria função melódica.
|
HortaRates Membro |
# jun/19
· votar
leticiariel.oficial Você entende de inglês? É muito mais fácil achar conteúdo sobre isso em inglês. Tem um canal no YouTube que eu gosto bastante que chama "12tone", e ele tem um vídeo sobre isso. Procure por "funcional harmony minor scale" que você vai achar.
|
leticiariel.oficial Membro Novato |
# jun/19
· votar
LeandroP e não se trata de função harmônica, pois a harmonia é a combinação de sons simultâneos. Seria função melódica. obrigada, é muito difícil achar conteúdo sobre isso. E quando acho as informações ficam confusas e até contraditórias.
É a mesma coisa pra escala menor o sétimo grau que muda, não é? Por estar à um tom de distância do primeiro grau, passa a se chamar subtônica.
|
leticiariel.oficial Membro Novato |
# jun/19 · Editado por: leticiariel.oficial
· votar
HortaRates É muito mais fácil achar conteúdo sobre isso em inglês. não sei nem como não pensei nisso antes, obrigada.
E obrigada também pela recomendação do canal, ajudou bastante. \o/
|
LeandroP Moderador |
# jun/19
· votar
leticiariel.oficial obrigada, é muito difícil achar conteúdo sobre isso. E quando acho as informações ficam confusas e até contraditórias.
Sim! Não é fácil mesmo!
o sétimo grau que muda, não é? Por estar à um tom de distância do primeiro grau, passa a se chamar subtônica.
Você pode chamar de subtônica sem problema algum.
Você está afim de estudar "notas evitadas", é isso?
Pense nas notas evitadas como aquelas que formam um intervalo de segunda menor sobre qualquer grau da tríade. Por exemplo, sobre uma tríade maior, podemos encarar o intervalo de 4a justa como nota evitada, pois ele semitona com a 3a maior da tríade. O mesmo não acontece com a tríade menor, pois a 4a justa está a um tom da 3a menor.
No caso das 7as as coisas são diferentes, pois as 7as costumam entrar na formação da tétrade pelo processo de empilhamento de terças. Eu nunca me apeguei a este assunto, pois nunca vi utilidade prática nisso. Como sou autodidata, se houver utilidade prática me passou despercebido. Talvez até por isso a falta de material acerca do assunto.
O nosso colega makumbator pode ser mais certeiro neste assunto.
|
leticiariel.oficial Membro Novato |
# jun/19
· votar
LeandroP
Você está afim de estudar "notas evitadas", é isso?
Exatamente. Os poucos vídeos que falam sobre isso no Youtube da vontade até de chorar com as dúvidas que chovem. Porém obrigada mesmo, eu estou bem iniciante no assunto e você está me ajudando a esclarecer muitas dessas dúvidas.
Eu nunca me apeguei a este assunto, pois nunca vi utilidade prática nisso. Bom, a utilidade que achei é corrigir as músicas que fiz sem ter conhecimento algum de teoria, só que tudo depende do que a música pede, é complicado.
Dizem que é bom também para o improviso.
Bom, eu só quero corrigir minhas músicas.
|
acabaramosnicks Membro Novato |
# jun/19
· votar
leticiariel.oficial Eu lembro que vc tinha postado algumas composições suas por aqui há algum tempo. Que bom que vc continua persistindo, e fico feliz em saber que está indo atrás de conhecimento além de simplesmente sair tocando. Não que não se deva tocar, muito pelo contrário, mas na maior parte das vezes só tocar é pouco. Tem algumas exceções, mas como o termo sugere, são exceções, nós, meros mortais, precisamos estudar (pelo menos um pouco) pra saber o que está fazendo e fazer direito. Isso se chama competência, profissionalismo, algo que costuma faltar no brasileiro.
|
leticiariel.oficial Membro Novato |
# jun/19
· votar
acabaramosnicks
Eu lembro que vc tinha postado algumas composições suas por aqui há algum tempo. Que bom que vc continua persistindo mano não me diga uma coisa dessa, como que você se lembra dessa vergonha. Bom, pelo menos resultou na criação da minha vergonha na cara e na vontade de deixar de ser medíocre, se é que dava pra chamar aquilo de nível médio, mas ok kk obrigada pelas palavras :)
Não que não se deva tocar, muito pelo contrário, mas na maior parte das vezes só tocar é pouco. Tem algumas exceções, mas como o termo sugere, são exceções E acredito que essas exceções possuem alguém que tenha o conhecimento necessário por elas.
nós, meros mortais, precisamos estudar (pelo menos um pouco) pra saber o que está fazendo e fazer direito. Isso se chama competência, profissionalismo, algo que costuma faltar no brasileiro. Infelizmente eu demorei minha adolescência inteira para entender o quanto um pouco de esforço pode nos diferenciar da maioria. Mas fico feliz por não ter sido tarde e por ter percebido. Tem gente que nunca vai perceber isso. E ao mesmo tempo é triste pensar que eu já poderia estar muito foda no violão se tivesse estudado nas muitas horas vagas que tive. Bom, pelo menos agora eu tenho mais uma lição para cantar.
|
Ken Himura Veterano |
# jul/19
· votar
leticiariel.oficial Função harmônica é uma coisa, nome dos graus duma escala outra. Por motivos diversos que é muito comum à música e seus termos, as vezes acontece do mesmo termo significar ao mesmo tempo uma função harmônica tonal e um grau da escala, mas não acontece com todos. Não existe "função mediante" ou "função subtônica". Não existe função de nota; função é pertinente a acordes.
Como ficaria para a escala menor de lá, por exemplo? Da mesma maneira? Da mesma maneira, exceto o VII grau, que na menor natural, é uma subtônica. Por esse motivo, a menor natural não é a escala padrão do modo menor; a menor harmônica corrige o VII pra sensível e constrói assim os acordes básicos das tonalidades menores.
Mas perceba uma coisa, um modo, principalmente dentro da visão tonal, é bem mais que uma escala com notas se empilhando pra formar acordes. O campo harmônico é uma delimitação física do espaço sonoro, com fronteiras e tudo mais - como se fosse uma cidade dentro de um mapa. Dentro dessas fronteiras, temos as principais vias, mas todo e qualquer som que tenha essa mesma lógica de construção faz parte também, criando suas ruelas. No modo menor, vamos ter sons formados pelas 3 escalas menores, mas a principal continua sendo a menor harmônica.
|