A volta (mais uma vez) da Rádio Cidade FM 102,9 (RJ)

    Autor Mensagem
    Del-Rei
    Veterano
    # fev/19


    Pra quem mora no Rio... E curte rock.... Já devem ter notado que a Rádio Cidade voltou - mais uma vez.

    Essa rádio já acabou algumas vezes. Dentre elas, na última vez que esteve no ar, eu sempre tinha a impressão de que a programação era exclusivamente antiga. Durou algum tempo no ar e acabou....

    Uns meses atrás voltou novamente e parece que é a mesma "velharia" de antes.

    Essa semana que fui trabalhar ouvindo a rádio. Em aproximadamente 50min de rádio, a música mais nova que tocou devia ter uns 11 anos. Em alguns outros momentos ouvi de novo a rádio e são sempre os dinossauros do rock na programação.

    Vejam bem... Eu curto os rocks clássicos, claro, mas tem muita coisa nova acontecendo que não pode ser descartada. Então me pergunto se essa mesma programação não vai gerar o mesmo resultado: fim dá rádio em breve.

    Eu creio que boa parte da renda na emissora venha de anunciantes, mas me perguntou se a rádio mudou a estratégia pra atrair anunciantes, já que a programação musical é a mesma.

    Um aceno de longe!!!

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # fev/19
    · votar


    Del-Rei
    Estou ouvindo a rádio e a programação tem me agradado.
    Abç

    Del-Rei
    Veterano
    # fev/19
    · votar


    Mauricio Luiz Bertola
    Então... eu não disse que a programação me desagrada. Eu gosto dessas músicas antigas.

    Só ressalto a falta de atualização, e que isso talvez seja um fator que leve ao mesmo destino das outras vezes..... Porque tem muita coisas legal atual pelo mundo.

    Um aceno de longe!!!

    renatocaster
    Moderador
    # fev/19
    · votar


    Cara, eu tenho um carinho muito especial pela Rádio Cidade. Lembro que comprava várias fitas K-7 "virgem" e metia no deck do antigo aparelho de som Gradiente que tinha lá em casa e gravava a programação sempre que eu chegava em casa voltando do colégio. Marcou muito minha adolescência.

    Eu não sei na real qual é o propósito da Rádio Cidade de ficar nessas idas e vindas. Sempre que volta gera aquela expectativa inicial, mas sempre fadada ao fracasso nos meses seguintes. Eu nem acho que seja pela programação mais "batida", com repertório das bandas mais antigas, inclusive acho que isso é que de certa forma segura um pouco a audiência. Quem houve Rádio Cidade quer remeter a um período mais nostálgico.

    Talvez esteja faltando mais engajamento no cenário musical como um todo, na organização e divulgação de eventos, oferecendo promoções, etc. Coisa que ela fazia muito bem anos atrás, com o "Rock na Rua", "Rock na Praia", nos eventos de bandas alternativas do antigo "Ballroom"...Se o propósito é ficar só tocando música no dial, aí complica...uma hora fecha de novo.

    Enfim, falar de rádio hoje em dia é um negócio meio complicado. A concorrência com as outras mídias é muito desleal.

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # fev/19
    · votar


    Del-Rei
    Então... eu não disse que a programação me desagrada
    Eu não tomei por base a sua opinião. Expressei a minha.
    Se você ouvir as rádios com o mesmo perfil da Rádio Cidade (95,7 Paradiso, Antena 1, Tansamerica, etc), todas tem mais ou menos o mesmo escopo. A rádio Roquette Pinto (que eu escuto e já participei de programas) é que eventualmente toca coisas novas da MPB.
    Rádio não é mais mídia de vanguarda.
    Abç

    Del-Rei
    Veterano
    # fev/19 · Editado por: Del-Rei
    · votar


    renatocaster
    Enfim, falar de rádio hoje em dia é um negócio meio complicado. A concorrência com as outras mídias é muito desleal.

    Verdade.
    Estava falando disso com um amigo ontem.
    Percebo que a galera mais jovem pouco ouve rádio. Eu mesmo não ouço, só algumas vezes quando estou de carro, mas mesmo assim é raro. Na maior parte do tempo é Spotfy, Deezer...

    Daqui a um tempo a forma como as pessoas vão ouvir músicas, assistir filmes e séries será basicamente via serviços online por demanda. Essa é minha opinião. Esse lance de ter um horário específico do dia pra cada programação está por um fio...


    Mauricio Luiz Bertola
    Rádio não é mais mídia de vanguarda.

    Verdade.
    Me pergunto como farão pra atrair e manter os anunciantes, pois em regra o perfil dos ouvintes tem relação direta com a programação musical. Mantendo a mesma programação......................

    Um aceno de longe!!!

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # fev/19
    · votar


    Del-Rei
    Esse é um processo de médio prazo...
    A Paradiso por exemplo é patrocinada (na verdade é propriedade) pela Sul América Seguros...
    A Rádio Cidade atual está em processo de busca de audiência para depois ampliar seu portfólio de anunciantes.
    Mas esse processo não rende mais os mesmos montantes que antigamente.
    Abç

    lamas92
    Membro Novato
    # fev/19
    · votar


    As músicas marcam épocas na nossa memória.

    Passei minha adolescência ouvindo Cidade, Transamérica, a "Maldita" e outras, sempre com uma fita em ponto de bala e torcendo pro cara não falar, não cortar e nem entrar uma vinheta no meio da música. Disco era meio caro, alguns eram bem raros e arranhavam e tinha o lance da agulha certa pra cada tipo de música... As fitas de vez em quando engasgavam e daí fudeu tudo...
    Aí veio o CD com qualidade superior. E agora...?
    Tá tudo na nuvem. Acessa aí e faz o streaming pra poder ouvir o que gosta... Oi? Muderno demais pra mim.

    É preciso admitir que a rádio perdeu força. A Cidade foi online por períodos. Confesso, nunca acessei, assim como a maioria, mas estou feliz de ouvir música decente outra vez no rádio do carro.

    Sim, porque depois que a Transamérica passou a tocar funk de tarde, já era...

    Del-Rei
    Veterano
    # fev/19
    · votar


    lamas92
    Transamérica passou a tocar funk de tarde

    Putz... Sério? Eu abandonei a Transamérica quando passou a tocar axé de tarde. Ainda bem que não presenciei o funk.

    Mauricio Luiz Bertola
    Eu espero que ela consiga se manter.
    De toda forma, eu faria bem mais esforço pra ouvir se tivesse coisa mais recente tocando, até pra conhecer coisas novas.

    Um aceno de longe!!!

    renatocaster
    Moderador
    # fev/19 · Editado por: renatocaster
    · votar


    lamas92

    A Cidade foi online por períodos. Confesso, nunca acessei, assim como a maioria

    Nem eu. Na verdade, esse conceito de "rádio online" eu acho mais bizarro ainda. Partindo do pressuposto que o sujeito já está na internet, pq ele ouviria música numa "rádio online"? A não ser que seja por uma razão bem específica, não é melhor montar uma playlist no Youtube (ou similar) com as músicas que vc quer ouvir e dar play? rsrsrs. Fico até meio surpreso de vc falar que uma maioria usava esse serviço, pq pra mim a galera passava bem longe.

    Sou meio avesso a esse lance de mídias querendo penetrar em territórios diferentes. Como esse lance da Rádio Cidade ir pra internet, é um território completamente "hostil" para uma rádio.

    Assim como a questão TV x Internet, quando vc vê alguns programas de TV querendo reproduzir memes criados na internet. A TV nesse caso é uma subsidiária, ou seja, ela é uma mera fornecedora de material para a geração dos memes. Mas essa geração de memes tem que ficar à cargo da internet e tem de ser reproduzida lá, se não fica uma coisa meio forçada.

    Enfim, é apenas uma discussão filosófica da coisa, rsrsrs.

    Abraço!

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # fev/19
    · votar


    Del-Rei
    Na minha opinião a Rádio Cidade está mesclando muito bem coisas mais novas com coisas mais antigas.
    Você tem que levar em consideração que quem ouve rádio hoje em dia é o pessoal com mais de 40 anos.
    Minha filha tem 23 e JAMAIS OUVIU RÁDIO! (a não ser muito eventualmente mesmo).
    Abç

    lamas92
    Membro Novato
    # fev/19
    · votar


    renatocaster
    Talvez não tenha sido claro... Eu e a maioria das pessoas NÃO acessa online...
    Até faz algum sentido pro cara que fica trabalhando atrás de uma tela o dia inteiro, é mais uma opção.

    Eu ouço no carro, no trabalho, mas minhas filhas não ouvem rádio mais... Era a música baixada pro celular e agora a moda é o Spotfy. Eu não uso... sou teimoso e não gosto da qualidade.
    Mas a verdade é que a molecada mais jovem está ditando o futuro com suas preferências...

    A TV aberta, assim como quase todos os amigos das minhas filhas, eu também quase não vejo mais... Quando quero ver algo vou pro YouTube e NetFlix caçar o que gosto.

    Pra saber se o mundo vai acabar, o que já aconteceu e as últimas desgraças, tem a internet (costumo acessar todas as manhãs cedinho o UOL, O Globo e O Dia - os dois últimos são jornais locais aqui, pra quem não é do RJ, c/ perfis diferentes de encarar um mesmo acontecimento e é preciso dar desconto p/ o viés de cada editoria). E aí depois de ler no celular, tudo o que vc vai ver nos telejornais mais tarde já é notícia velha... Então, pra que assistir JN, "Fantástico" e outros?

    Outro ponto. Aqui não temos isso, mas nos USA os rádios dos carros mais novos recebem via satélite a rede Sirius. Não sei bem como funciona, se é por assinatura, mas a opção de dial passa a ser imensa! Como o acesso é dazantiga, não agride aos mais desconfiados.

    Abraço!

    makumbator
    Moderador
    # fev/19 · Editado por: makumbator
    · votar


    renatocaster
    Mauricio Luiz Bertola
    lamas92

    Engraçado que eu nunca gostei de rádio (tenho 42 anos). Nem em uma época que ele ainda era mais relevante eu parava para ouvir. A única coisa que escutava de rádio era jogo do Flamengo que não estava passando na TV. Fora isso, nunca dei a menor bola para essa mídia (que antes da TV reinava de maneira absoluta, e com o surgimento da internet se tornou algo ainda mais obsoleto). Os maneirismos do rádio nunca me agradaram (fazer cortes nas músicas, jogar vinhetas e falas no meio da programação musical, etc...sem contar que eu não queria alguém decidindo o que eu deveria ouvir).

    Nesse ponto eu quando criança já era moderno! Hahah!

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # fev/19
    · votar


    makumbator
    Cara, na casa do meu avô se ouvia a Super Rádio Tupi ou a Rádio Globo ou a Continental, tudo AM, com aqueles programas de auditório, horóscopo, fofocas e etc... Quando dava 18h começava a indefectível "Hora da Ave Maria" e meus avós apagavam a luz e acendiam velas, aumentando o volume daquela velha vitrola Telefunken... Eu DETESTAVA isso!!!
    Eventualmente, já nos anos 70 minha avó me deu um radinho de pilha onde eu ouvia jôgo de futebol (a tradição nos subúrbios cariocas era ligar a TV com o som desligado e ligar junto a vitrola, com a narração do rádio, do Jorge Curi - flamenguista doente - que era muito melhor que a da TV...). Eu ouvia também a "Turma da Maré Mansa", quando não tinha jôgo (era um programa humorístico), e "A Patrulha da Cidade" e o "Incrível, Fantástico e Extraordinário" (programa de contos de terror do Almirante).
    Radio FM só apareceu no Brasil nos anos 70 (Stereovale em S.José dos Campos e Eldo Pop FM - de 1973/8), e no Rio surgiu a Eldo Pop FM, depois Globo FM, que tocava Rock com o Big Boy.
    Mas a Rádio em que "trabalhei" e ouvia direto foi a Fluminense FM - A Maldita!, desde 1982!!! - Não ouve antes nem depois NADA igual À Maldita...
    Abç

    makumbator
    Moderador
    # fev/19 · Editado por: makumbator
    · votar


    Mauricio Luiz Bertola

    Quando dava 18h começava a indefectível "Hora da Ave Maria" e meus avós apagavam a luz e acendiam velas, aumentando o volume daquela velha vitrola Telefunken... Eu DETESTAVA isso!!!

    Hahaha! Assustador!!!

    a tradição nos subúrbios cariocas era ligar a TV com o som desligado e ligar junto a vitrola, com a narração do rádio,

    Sim! Fazia isso direto!!! Era hilário ver a emoção que os caras colocavam pra lances quase no meio campo, ou aqueles chutes que passam longe do gol mas no rádio parece que raspou a trave. Até cobrança de lateral no meio campo os caras vibram como se fosse lance de perigo! Escutei muito a Rádio Globo do Rio e Tupi (Luiz Penido, José Carlos Araújo, Apolinho ...) em Jogos do Flamengo (que aqui em Juiz de Fora pegava fácil)

    Na época da faculdade (fiz comunicação no início dos anos 2000) eu gostava de pegar no pé do pessoal que fazia a especialização em rádio dizendo que eles estavam no equivalente a um curso com tanto futuro quanto um ascensorista de elevador. Neguinho ficava puto! Hahaha!

    renatocaster
    Moderador
    # fev/19
    · votar


    makumbator

    A única coisa que escutava de rádio era jogo do Flamengo que não estava passando na TV.

    Uma coisa que eu NUNCA GOSTEI foi de ouvir jogo pelo rádio. Sério, dá muita agonia, hahaha!

    makumbator
    Moderador
    # fev/19
    · votar


    renatocaster
    Uma coisa que eu NUNCA GOSTEI foi de ouvir jogo pelo rádio. Sério, dá muita agonia, hahaha!

    Eles são reis do drama. Hahah!

    Del-Rei
    Veterano
    # fev/19
    · votar


    makumbator
    renatocaster
    Mauricio Luiz Bertola

    Caras... Sobre essa diferença de narração de futebol entre TV e rádio, o Marcelo Adnet fez um vídeo muito bom, rsrs



    Um aceno de longe!!!

    JJJ
    Veterano
    # fev/19
    · votar


    Só um reparo histórico.

    Essa coisa da Cidade ser uma rádio "rock" não foi sempre assim... No começo, ela puxava muito mais pra pop, dance music e tal. Um dos radialistas, Eládio Sandoval se não me falha a memória, era meio beatlemaníaco e metia uns Beatles lá, de vez em quando. Mas a rádio não era nada "roqueira"...

    renatocaster
    Moderador
    # mar/19
    · votar


    JJJ

    Essa coisa da Cidade ser uma rádio "rock" não foi sempre assim... No começo, ela puxava muito mais pra pop, dance music e tal.

    Verdade. Houve uma época em que a Cidade era na mesma linha da extinta RPC FM e da Transamérica. Esse slogan de "Cidade, a Rádio Rock" foi mais para os meados dos anos 1990. Antes disso até tocava rock na programação, mas não era uma premissa da rádio.

    A única rádio (pelo menos que eu saiba) que sempre foi genuinamente de rock era a Fluminense FM, a famosa "maldita". Inclusive a Fluminense foi uma das pioneiras a ir para a internet, quando saiu do dial. Mas fadou ao fracasso, como algumas outras.

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # mar/19
    · votar


    JJJ
    Exatamente. Na época (anos 80) uma dicotomia entre quem ouvia a "Maldita" e quem ouvia a Rádio Cidade - essa era a galerinha mais "burguesinha"...
    Del-Rei
    Kkkkkkkkkkkkkk....
    Abçs

    JJJ
    Veterano
    # mar/19
    · votar


    A única rádio (pelo menos que eu saiba) que sempre foi genuinamente de rock era a Fluminense FM

    Estamos falando do Rio, só pra deixar claro.

    Antes da Fluminense FM, havia a Eldo Pop, que, apesar do nome, tocava muito rock (até porque, na época, o rock era pop... hehehe).

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # mar/19
    · votar


    JJJ
    Exatamente.
    Em Sampa tinha uma rádio universitária que eu esquecí o nome agora...
    Abç

    renatocaster
    Moderador
    # mar/19
    · votar


    JJJ

    Estamos falando do Rio, só pra deixar claro.

    Não entendi...vc quis dizer que a Fluminense não era do RJ? Era de Niterói, né? mas pegava aqui também.

    JJJ
    Veterano
    # mar/19
    · votar


    renatocaster

    Não... estou falando que era do Estado do RJ. Alguns outros estados tinham suas rádios rock também.

    renatocaster
    Moderador
    # mar/19
    · votar


    JJJ

    Não... estou falando que era do Estado do RJ. Alguns outros estados tinham suas rádios rock também.

    Ahn, sim. Sobre rádios de outros estados eu acho que não cheguei a conhecer nenhuma que fosse só de rock. Essa Eldo Pop, por exemplo. Não sei exatamente de qual época era, mas não me familiarizo com o nome. Imagino que era uma derivação da Rádio Eldorado, ou algo do tipo.

    JJJ
    Veterano
    # mar/19
    · votar


    renatocaster

    Sim, era a FM da Eldorado. Antes da maldita, era o que tinha. Acabou pra entrar a 98FM (péssima troca).

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # mar/19
    · votar


    renatocaster
    A Eldo Pop foi ao ar entre 1973 e 1978 (ou vc não era nascido ou era criança), e depois virou 98FM (que hoje só toca breganejo, pagode e fanqui).
    Abç

    renatocaster
    Moderador
    # mar/19
    · votar


    Mauricio Luiz Bertola

    A Eldo Pop foi ao ar entre 1973 e 1978 (ou vc não era nascido ou era criança)

    Porra, tava nem nos bagos do meu pai ainda, kkkkkkkkkkk. Eu nasci em 1981.

    e depois virou 98FM (que hoje só toca breganejo, pagode e fanqui).

    Já da 98 FM eu lembro nos anos 1990. Tocava de tudo, de Guns and Roses e Bon Jovi até Xitãozinho e Chororó, kkkkk. Atualmente eu nem ouço, mas sei que o repertório é esse daí que vc citou.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a A volta (mais uma vez) da Rádio Cidade FM 102,9 (RJ)