Tocar em rádio pela primeira vez dicas?

    Autor Mensagem
    EsperançaEquilibrista
    Membro Novato
    # fev/19


    Olá Pessoal,
    Vou tocar em uma rádio pela primeira vez, aqui da minha cidade, e gostaria de saber algumas dicas para conseguir uma boa sonoridade. Vai ser voz e violão, meu violão é acústico de nylon e tenho medo da sonoridade ficar muito baixa ou não dar de ouvir bem.. tem alguma dica acerca disso? Se tiverem outras dicas, também agradeço.

    Não vi nenhum tópico sobre, por isso abri esse novo.. porém, se já houver um tópico que não encontrei me enviem.. vaaaleu, galers o/

    fernando tecladista
    Veterano
    # fev/19
    · votar


    Acho que não tem muita coisa pra voce fazer, já que vai estar tocando

    Quanto a volumes deve ter alguem na técnica que fica monitorando isso

    Quanto ao balanço de volumes entre voz e o violão entendo que vão colocar jm microfone na tua frente e você soltar a franga, a referência sua será o que você mesmo ouve no som ambiente do estudio, talvez um fone

    Se tem uma mesinha, fone e microfone em casa treine com fone pra axostumar com ele

    Procure videos de apresentações em radio ao vivo
    Como esse

    fernando tecladista
    Veterano
    # fev/19
    · votar




    makumbator
    Moderador
    # fev/19 · Editado por: makumbator
    · votar


    EsperançaEquilibrista

    Já toquei em rádio ao vivo (eu fazendo o baixo, e tinha também violão, teclado flauta e 1 voz). No fim das contas você vai depender totalmente do técnico de som da rádio, pois ele vai captar e equalizar seu som, equilibrar sua voz com o violão e também em relação aos demais mics de fala da rádio, efeitos de jingles do programa, etc... (pra não ficar muito diferente quando passar pra sua apresentação).

    No meu caso o cantor levou o mic dele, usamos um mic da rádio para a flauta, e violão, baixo e teclado foi tudo em linha na mesa da rádio. No seu caso é ainda mais simples, pois é apenas voz e violão.

    EsperançaEquilibrista
    Membro Novato
    # fev/19
    · votar


    Uau, pessoal!! Super obrigada pelas dicas, vou procurar mais vídeos de apresentações assim também e treinar antes. Obrigadãaao!!

    EsperançaEquilibrista
    Membro Novato
    # fev/19
    · votar


    Essa rádio é bem simples, pelo que assisti de outras pessoas que tocaram lá vão colocar 1 mic ou 2 sem fone... se eu conseguir anexar o vídeo aqui para verem coloco.

    Ismah
    Veterano
    # fev/19
    · votar


    Não há muito o que fazer, como bem dito, fica a mercê da rádio.

    Se tiver acesso a um violão elétrico bom, é uma excelente ideia. O mesmo para teu microfone, desde que este não seja algo que ninguém conhece - e por consequência, difícil do técnico acertar.
    Pedais de voz e violão, costumam dar uma preparada no som. Usando um Voice Live, dá pra tirar som de CD, mas é preciso saber o que está fazendo e bem... É absurdamente caro... Honestamente, não vale a pena. E ainda há o fator de que mixar pra rádio e TV é muito diferente de mixar ao vivo ou em estúdio.

    Geralmente se passa som antes de entrar ao vivo, para ter certeza que tudo estará funcionando.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Tocar em rádio pela primeira vez dicas?