Musica atual = Entretenimento Musical?

    Autor Mensagem
    Andras
    Veterano
    # mai/18




    Concordam?

    Ningen
    Veterano
    # mai/18
    · votar


    Andras

    Não consegui discordar rsrs

    entamoeba
    Membro Novato
    # mai/18
    · votar


    Pessoal x Impessoal? Acho que isso não diz nada. E a parte da sinestesia? Deveria ser uma crítica?

    A música boa está morrendo junto com o nosso processo de formação, isso sim. Não é algo isolado, como o vídeo dá a entender. A formação é o produto das vivências, é tudo o que constitui o ser humano.

    A conquista da liberdade sexual não é a banalização do sexo que se vê nas micaretas, onde as pessoas se despersonalizam e agem como animais. Agir como animal não dá liberdade, agir como animal faz de ti parte de um rebanho.

    O mesmo vale para o pop romântico, que é a banalização do amor; o pop religioso, que é a banalização da fé; o pop sertanejo, que é a banalização do bucolismo rural; o pop rock, que é a banalização da inquietude.

    A boa música não é a música erudita (ou "impessoal"). A boa música é a que fala diretamente com você, é a que fala às vísceras, é a que te toca de verdade.

    Se as pessoas têm sido tocadas por coisas de baixo nível, é porque a formação delas é de baixo nível. Elas não desenvolveram sensibilidade, não desenvolveram o senso de humor, não desenvolveram o juízo estético. Isso também significa que elas serão pouco capazes de contribuir na constituição de um mundo mais civilizado, mais humano, com mais respeito às verdadeiras liberdades individuais (que nada tem a ver com um hedonismo fugaz) e ao produto da coletividade.

    Lelo Mig
    Membro
    # mai/18 · Editado por: Lelo Mig
    · votar


    Andras


    O que o cara fala no video até procede, mas o buraco é mais embaixo, e concordo com nosso amigo entamoeba.

    Essa tendencia de isolar opinião, de formular teorias com critério reducionista é tao pobre quanto a musica que se crítica.

    A cultura esta pobre, e dada as devidas proporções, no mundo todo.

    Ninguém lê, ninguém vai a teatro, ninguém vai ao cinema (somente pra ver filme de entretenimento e sem conteúdo), ninguém vai a museus, a exposições, a concertos, a palestras... Ninguém estuda e quem vai a escola vai pensando em ter um diploma que garanta um trabalho e mais nada.

    Até "filósofo" de hoje é "filósofo" de youtube. 90% dos "formadores de opinião virtuais" são completos imbecis.

    Com a ultima geração com algum grau de cultura e preocupação social morrendo (os jovens nos anos 80)...quem vai fazer música de qualidade? E, mais raro ainda, pra que ouvinte?

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # mai/18
    · votar


    entamoeba
    Se as pessoas têm sido tocadas por coisas de baixo nível, é porque a formação delas é de baixo nível.
    Perfeito. Tenho dito isso aqui e alhures há anos.
    Acrescento que, para a indústria cultural, cujo único objetivo é lucro, pouco importa o que coloca no mercado...
    Lelo Mig
    O Heitor Castro (que conheço pessoalmente pois estudou no mesmo colégio de 2º grau que eu nos anos 80 em Jacarepaguá - mas é mais jovem), acertou em sua análise, mas a circunscreveu, limitou. Daí a perfeita colocação do entamoeba.
    Abçs

    xmarhunterx
    Membro Novato
    # mai/18
    · votar


    Bom, eu deixei a música um pouco de lado pra encarar o dasafios da vida adulta há alguns meses, então acho que voltei ao meu estado de ignorância musical natural.
    Na minha opinião, esse negócio de música boa ou música ruim é bem relativo, isso vai mesmo de gosto. Muitos eruditos torcem o nariz pro rock'n'roll.
    E eu discordo que a música está uma merda, merda é o que esse pessoal está fazendo com ela.
    E essa época em que vivemos é a melhor para os apreciadores de boa música, enquanto tem uns escutando MC loma, eu posso muito bem ir no spotify e botar um Led zeppelin IV pra tocar.

    renatocaster
    Moderador
    # mai/18
    · votar


    entamoeba

    A boa música não é a música erudita (ou "impessoal"). A boa música é a que fala diretamente com você, é a que fala às vísceras, é a que te toca de verdade.

    Pois é. Eu achei que o cara tava indo bem com análise dele, mas acabou cometendo esse "pecado" de sugerir que "musica boa" é somente aquela que supostamente demanda um conhecimento musical mais apurado do ouvinte.

    Julia Hardy
    Veterano
    # mai/18
    · votar


    Algo que eu tenho notado é o seguinte: no período pré-internet, nos anos 90, não havia endeusamento de determinados artistas. Ninguém aqui via ou ouvia alguém dizendo: "Cumpadi Washington é genial" ou "Lady Lu representa as mulheres empoderadas" ou qualquer merda do tipo. Se fosse hoje, eles seriam tratados exatamente assim. Como artistas relevantes pra cultura do país e exemplo de lacração. Isso é o pior de tudo.

    De forma alguma consigo concordar que essa é a melhor época para os apreciadores de boa música. É a pior época pra quem aprecia música e fim de papo.

    Pleonasmo
    Membro Novato
    # mai/18
    · votar


    O entamoeba definiu bem o problema.

    Don Investments
    Membro Novato
    # set/19 · Editado por: Don Investments
    · votar


    Gostaria que os amigos que apreciam hip hop conferissem o trabalho de uma gravadora da qual sou investidor.

    Esse foi o último lançamento e em breve outras novidades.
    https://www.youtube.com/watch?v=5xBDKFs0D-U

    Obrigado

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Musica atual = Entretenimento Musical?