Cenario Musical Atual

Autor Mensagem
leo6strings
Veterano
# jan/04


Esse post é um desabafo contra criticos metidos a cabeça, musicos xiitas e ouvintes metidos a cultos. Falta criatividade no mundo.
Em primeiro lugar quero meter pau (sem formalidades pra que todos entendam) nesses criticos idiotas que adoram aclamar bandas underground , geralmente uma merda, como a nova cara do rock, ou até mesmo a salvaçao do rock. O que me conforta é que nunca estao certos pois ja disseram que o 4non blondes (lembra?) ia salvar o rock, o smashing pumpkins, o nirvana, os strokes, o queens of the stone age etc.. etc.. (ressaltando, nao sao todas ruins, mas é questao de gosto). A regra é a seguinte, pegue uma banda legalzinha, formada por caras legaizinhos mas que seja bem underground e diga que é a melhor coisa dos ultimos 20 anos, pronto tá la a nova sensaçao da musica. Esses caras talvez achem bonito gostar de bandas underground só pra ser do contra, e quem gosta de radio, nao é "cool". Resolveram também aclamar Roberto Carlos e artistas que nao deram muito certo no passado ou até breguices como o Sidney Magal e Peninha (depois do caetano regravar a braguissima "sozinho). Qual a razao? É isso que me intriga. Que me frustra, nao saber o motivo dessa babaquice toda. Talvez seja pq a oposiçao virou moda. É, começou qdo o lula foi eleito, qdo os antigamente reprimidos ganharam a voz. Lembro que muitos "reprimidos" eram indecentes e imorais (nao é papo de velho, tem a ver com a banalizacao de tudo), por isso eram reprimidos. Entao no Brasil do PT virou moda gostar do que antigamente nao era bom, e nao era bom pq a sociedade era "estragada" ou conservadora. Os antigos intelectuais como Caetano e Gil, onde estao? Caetano aderiu à moda banquinho+violao+musicas com letras melosas e bobinhas ou covers, facil né? Gil ganhou um cargo no governo. Legal, a intencao dele pode ser das melhores.
Mudando um pouco de assunto, ja notaram que nao existe mais nada original no mundo? Nem que seja uma cançao pop bem feita, autentica. Tudo soa igual ou metido a cabeça. P*** a ultima banda que veio pra ficar foi o Oasis (sem discutir qualidade por favor). No Brasil é pior ainda, a ultima foi o charlie brown jr. e antes deles... bem, antes deles...zezé di camargo e luciano (sem discutir qualidade, eles vieram e ficaram isso que estou contando)
Sacaram? Tudo é descartavel no mundo de hj, desde os aparelhos de barbear até as bandas.
E voltando aos criticos e salvadores do rock, me expliquem por favor, qual o problema de um banda ser comercial? QUAL? Nao somos livres? pq tanta critica, ninguem os critica por nao gostarem desse som, a critica é por serem chatos, tentando impor o gosto deles pra todos. pq nao da pra analisar uma musica da wanessa camargo por exemplo, esquecendo que ela é "produzida" ? analisem as letras, a harmonia, os arranjos etc. Podem nao ser originais( e quem é? eu? voce? acho que nao hein..) mas é bem feito. Esses caras vivem afirmando que respeitam a opiniao dos outros mas sempre vem com uma tiradinha "genial". Puta hipocrisia. O fato é que tem gente que se acha superior às massas pq conhece um pouquinho mais (assistiu glauber rocha, ouve jazz ou velvet underground) e esquece que aprendemos em todos os cantos do dia e da vida. Po , tudo que eu queria era que o jota quest nao fosse taxado, nem o faiska, nem a maria rita, nem os strokes. Queria que acabasse essa palhaçada. Que musicos que gostam de virtuoses nao me enchessem o saco pq eu gosto de POP de simplicidade e humildade. Que os criticos nao estragassem os strokes elogiando eles. Que cada um fosse o que é e todos respeitassem isso. Deixa a wanesssa camargo ser ela mesma e nao critica, pq se ela ta la, ela deve ter feito algo. Deixa o faiska tocar com ela, vai que ele gosta de wanessa camargo, decepçao pra muitos, surpresa pra outros tantos.
QUanto aos ouvites metidos a cultos, so queria repetindo uma frase que o Clodovil (sem piadinhas, o cara sabe o que fala alem de ser intelingente)citou: "A elite brasileira acha que tem cultura mas engole qualquer coisa que a midia empurra pra eles". Tá na hora de parar pra pensar antes de consumir e defender a unhas e dentes.
Acabei, escrevi um texto imenso, sem conteudo algum e que nao faz sentido. Que se contradiz e atira em quem passa na frente. Se tiverem o que comentar sobre isso, so peço respeito à minha mae.
Obrigado

Funkyman
Veterano
# jan/04
· votar


já fez ruim de criticar

smashing pumpkins, o nirvana, os strokes, o queens of the stone age etc.. etc.. (ressaltando, nao sao todas ruins, mas é questao de gosto)

=P

caiohleal
Veterano
# jan/04
· votar


o guitarrista da wanessa camargo é o Mello Jr.

e eu ñ curti muito seu texto ñ (é verdade as vezes pode ser dura!!!)

VeddeR
Veterano
# jan/04
· votar


ateh q foi interessante le isso tudo . eu so um q mete o pau nessas bandas pre-produzidas q naum tem nada a dizer , pq elas impedem q mais pessoas tenham acesso a musica de verdade, com letras e composicoes de verdade e naum feitas sobre encomenda para fazer sucesso com um bando de imbecis q eh a maioria do povo,q naum tem culpa de se, mais sao imbecis em materia de musica. eh dificil encontra alguem q naum tenha acesso a internet ou tv a cabo que goste de sonic youth, pearl jam , oasis, strokes e ateh NIRVANA(q na minha opniao eh a melhor banda de todos os tempos)pq a globo, sbt e as otras soh tocam klb, wanessa camargo, rouge entre muitas outras porcarias, e com isso passam a vida ouvindo merda, por isso sempre q eu puder vo continua metendo o pau nessa cambada , q curte rock, mais faz musica estupida soh pra aparece mais tem vergonha do q faz. o foda eh q naum adianta quase nada fala , eu fico escutando musica boa e os otros q naum querem escuta wanessa camargo q escutem , mais irrita.

caiohleal
Veterano
# jan/04
· votar


pq elas impedem q mais pessoas tenham acesso a musica de verdade, com letras e composicoes de verdade e naum feitas sobre encomenda para fazer sucesso com um bando de imbecis q eh a maioria do povo

isso é verdade

Digao
Veterano
# jan/04
· votar


...contra criticos metidos a cabeça

Os criticos servem pra formar opiniao oras... é o trabalho deles... entao eles q se virem... se vc nao gosta do trabalho de determinada pessoa (critico) va la e faca melhor ou deixe de lado... e so uma opiniao... e a questao do "hype" q eles fazem em cima de algumas bandas e apenas um artificio pra sempre ter mais assunto... assim como as eternas listas dos 10+ etc...

. Os antigos intelectuais como Caetano e Gil, onde estao? Caetano aderiu à moda banquinho+violao+musicas com letras melosas e bobinhas ou covers, facil né? Gil ganhou um cargo no governo. Legal, a intencao dele pode ser das melhores.

Esses caras (e muitos outros) sofreram um monte pra q hj vc possa falar a merda q quiser e fazer disso uma musica... sem medo de morrer por isso... entao aproveite bem o q eles lutaram pra conseguir...
E pra quem tem ja os seus 60 anos nao e muito vantajoso repetir um proibido proibir da vida... eles ja conquistaram o espaco deles... agora e a vez de outros...


Mudando um pouco de assunto, ja notaram que nao existe mais nada original no mundo? Nem que seja uma cançao pop bem feita, autentica. Tudo soa igual ou metido a cabeça. P*** a ultima banda que veio pra ficar foi o Oasis (sem discutir qualidade por favor). No Brasil é pior ainda, a ultima foi o charlie brown jr. e antes deles... bem, antes deles...zezé di camargo e luciano (sem discutir qualidade, eles vieram e ficaram isso que estou contando)

Pra que ficar discutindo se e original ou nao??? Acho q vc se incomoda tanto com os criticos pq nao consegue ter seguranca qt ao seu proprio gosto...

Olhe pras coisas bonitas e q se foda o resto...

leo6strings
Veterano
# jan/04
· votar


Eu tenho certeza do que gosto, agora, nao é culpa das bandas pre produzidas elas serem empurradas pra populacao, nao deu pra ler ali em cima? É a populacao que nao pensa mais.
Quanto ao caetano e gil, poderiam fazer o que o smashing pumpkins fez, parar. pq agora é a vez dos outros. O que eu quis dizer qto ao caetano e ao gil é que eles criticaram na epoca deles, só que agora parece que nao precisa que ninguem critique pq ta tudo legal, mas nao ta legal. A gente ouve musicas de amor e nao tem mais aquelas "parque industrial" e "proibido proibir" como se o mundo tivesse ficado bom. Ninguem vê que nosso dinheiro vale menos a cada ano que passa? Que ninguem mais le encarte de cd pq cd pirata nao tem encarte? Que ninguem mais le a porra de um livro, ou ao menos ngm usa a internet pra aprender? Nós desse forum somos minoria. Essa minoria que poderia mudar, afinal creio que todos desse forum sejam pelo menos de classe media baixa pra cima, pois temos acesso a internet, coisa que um a baixissima porcentagem da populacao tem. E nós que podemos mudar ficamos sem fazer nada.
Alguem ali em cima citou sobre musicas de verdade com compisiçoes de verdade. Qual a diferença entre "sozinho" e o single do br'oz? pq uma foi regravada pelo caetano e outra pelo br'oz é isso? Musicalmente, é melhor viver na jamaica que no brasil. Até o caetano virou um artista pre produzido que grava por $, só que ele é caetano ai nao pode falar mal. Cadê o Chico Buarque (o melhor letrista dessa geraçao)? Ele ta na tv que nem o caetano? Ele tavez tenha pensado como um colega ai falou, é a vez de outros. E sumiu, grava um disquinho aqui, outro ali, nao é mais um sucesso de vendas, mas sempre tem qualidade. Caetano veloso na minha opiniao, pode ser professor de portugues, pra nossa geracao, pq somos burros e achamos que nao, pq ele nao faz ao menos uma musica decente, regrava lulu santos, PENINHA!! ele precisa disso? ele se acomodou. Só que ainda eh idolatrado, ai entra o papo da classe media nao pensar.
OUtro falou ali em cima, que o povao só ouve KLB e wanessa camargo, pq eles sao ruim? Pq a gente nao gosta, nao é musica de mentira só pq a gente nao gosta. E' composta por um musico, por um letrista e por um arranjador. A elis regina tb nao tinha composiçoes proprias, alguem questiona a qualidade? pq nao? pq ela nao foi lançada pela globo. Nao to defendendo wanessa camargo sei q o KLB é uma armaçao, mas o que fazer? pq qdo o jota quest vai no faustao eles sao taxados de vendidos? é a musica deles, feita e tocada por eles, musica de verdade pra todo mundo ver...

leo6strings
Veterano
# jan/04
· votar


musicos xiitas sao aqueles musicos radicais que acham que sao deuses que conhecem a obra do jeff beck ou do vai e aprenderam a pentatonica e os modos e acham que só o que eles ouvem é musica de verdade

rfag
Veterano
# jan/04
· votar


caiohleal
é o faiska sim... o mello jr toca sózinho.. ou com outros musicos solo.. como max robert meurício leite....

Tripa Seca
Veterano
# jan/04
· votar


tipo a minha opinião eh a seguinte

Eu não to nem ai pro que o povo escuta, se nego gosta de pagode, vanessa camargo, klb, eh problema de cada um. Fala -se muito de que as pessoas não escutam boa musica por não conhecer, pode até ser em alguns casos, mas eu acho que a maioria do pessoas gostam de LIXO mesmo, vai dizer que teu vizinho nunca ouviu deep purple, dire straits, Vivaldi, Mozart, Beethoven?

Dificilmente... a não ser que o cara viva no meio de uma tribo indigena na floresta amazonica.

Tripa Seca
Veterano
# jan/04
· votar


leo6strings

vc fala de musicos xiitas...

mas aposto que se ao inves de 5%( to chutando) de musicos xiitas, se fossemos 95% esse lixo todo não existiria..

Harvey
Veterano
# jan/04
· votar


cada ano que passa, começo a entender melhor uma frase do mick jagger. ele disse que depois de velho, ele soube que música não passa de diversão.

às vezes a gente dá muita importância ao que os outros estão ouvindo. mas é só música. ela só serve pra descontrair. se os caras se descontraem com música de "pouca qualidade", foda-se... a música bem ou mal, cumpriu seu dever: alegrou uma pessoa.

é claro que eu acho que algumas letras, como desses funks deve ser evitada. mas isso pq o conteúdo não é apropriado ao público, normalmente crianças e pré-adolescentes... algumas danças que incitam ao sexo tb acho que devem ser evitadas em função do público menor... fora isso, é apenas música. original, de bom gosto, com bela harmonia,... não interessa... é música e ta aí pra divertir alguém...

uma vez não pensava assim, mas hoje eu penso: curto blues, rock, jazz porque esse tipo de música me deixa feliz. se o cara curte ouvir o bonde tigrão, ou sandy e jr. foda-se... é problema dele.

quanto à mídia, ela segue o que dá dinheiro. no fim das contas é uma empresa e precisa de lucro. assim, ele coloca o que as pessoas gostam de ouvir e ver. infelizmente (ou felizmente!) nossos gostos não batem com os do restante da população, por isso a mídia não nos satisfaz. isso não é porque a mídia cria o gosto do público. aposto que se a globo passasse um show de jazz ninguém iria assistir... se colocassem blues no faustão ninguém iria ver, mesmo a globo sendo "ditadora" de moda, como dizem.

é assim, a mídia apenas refleta o que as expectativas das pessoas. pra mudar o que tá passando na tv e nas rádios, temos de mudar a população e isso só consegue através de educação e não se resolve da noite para o dia. leva muitos anos. por isso não me estresso mais com a mídia.. o única prejudicado vou ser eu, pois vou ter uma úlcera. se não gosto, não assisto. só isso...

Independente
Veterano
# jan/04
· votar


leo6strings
Cara, esse espaço é pra isso mesmo. É para contradizer, colocar seu ponto de vista, expor idéias... Gostei do seu texto!!!
Esse espaço serve para pessoas inteligentes como todos que aqui frequentam discutirem sobre o que gostam e o que não gostam, sempre respeitando a opinião dos outros...
Curta o que vc quiser cara, esqueça da mídia, dos críticos cabeças...curta o seu som, acredite no que vc acha que deva acreditar.
Se vc quer ouvir a Vanessa, que ouça. Como vc disse gostar das coisas simples e humildes, beleza! É isso aí cara...

Maninhu
Veterano
# jan/04
· votar


Bom texto.. acho que é isso mesmo.. cada um apresenta seu ponto de vista.. e tipo.. como diz meu pai "critico, é um profissional que não deu certo e inventou essa profissao pra malhar aqueles que sao superior a eles propios" mas ta certo o que vale é o ponto de vista de cada um!!!

leo6strings
Veterano
# jan/04
· votar


Harvey Cara, vc disse tudo o que eu tentei dizer com esse texto enorme.


Independente Valeu pela força, nao quis dizer que dou bola pros criticos, quis dizer que eles influenciam nas pessoas.

another_moon_in_the_dark
Veterano
# jan/04
· votar


achei esse topico muito bom, mais eu naum acho q falta criatividade naum, pow todo o dia aparece muita coisa nova, tanta q ninguem consegue ouvi tudo de bom q tah sendo feito, toda a decada tem pelo menos umas 5 bandas q ficam marcadas na historia, realmente tem uns criticos meio estressados, pq irrita ouvi limp bizkit, jota quest, wanessa camargo, klb, eu parei de ter ulcera com isso depois de ve uma entrevista da rita lee, q ela dizia q depois de ouvir ateh mesmo zezé de camargo, ela respirava fundo , e falava tudo bem, eh valido , naum eh culpa dele, achei brilhante. O mundo tah cheio de musica boa pra todos os gostos eh soh procurar, o brasil eh q ta meio fraco, ultimamente naum tenho escutado nada nacional, soh shaman ,mais eles cantam em ingles.

king_arthur
Veterano
# jan/04
· votar


another_moon_in_the_dark
eh verdade... os empresarios muitas vezes nao deixam uma banda (ou um artista solo) ser como ela quer ser em busca do money facil, eles querem pop, eles querem a eguinha pocoto, eles querem a lacraia (esses ultimos, fizeram $$$$$$$$$$ em um ano e depois foram pro beleleu)....

Arghinimigo
Veterano
# jan/04
· votar


cada um com seus problemas, e com suas reclamações, he. sabe, na minha opinião sincera o importante mesmo é sempre manter a mente livre de preconceitos, mantenha sua mente bem aberta, escute a tudo que puder, crie sua própria identidade musical, eu estou nessa jornada e até agora não conheço nem um milésimo do que existe por aí, e até o fim da vida acho que não vou conhecer muito mais que isso, porque esse mundo é GRANDE e tem muuuuita coisa pra conhecer! quanto aos críticos, acho que você não deveria prestar atenção ao que dizem. como eu disse, identidade musical, significa que é você quem decide o que você acha ruim ou bom. é isso.

Jordan Rudess
Veterano
# jan/04
· votar


é isso ae. o importante é vc ter a sua opinião. antes eu tb criticava um pouco quando assistia faustao e coisas do tipo. acho q com o tempo vc percebe q isso é mt chato cara. vc mesmo se sente mal criticando outras coisas. concordo com harvey.

caíto
Veterano
# jan/04
· votar


Harvey
caralho, falou tudo, rapá.

Harvey
Veterano
# jan/04
· votar


leo6strings
Cara, vc disse tudo o que eu tentei dizer com esse texto enorme.

hehehe.... me empolguei como o tema. desabafei tb.

caíto
caralho, falou tudo, rapá.

valeu!! =)

leo6strings
Veterano
# jan/04
· votar


Muitos ai completaram meu texto, é chato ficar criticando, mas é chato aguentar esses chatos que acham que só o gosto deles é bom... eu por exemplo odeio malmsteen pq é um saco, nao aguento ouvir aquele pentelho tocando 40 milhoes de notas por segundo, alem da cara de tia que ele tem. mas quem gosta que compre.
quanto ao genio que falou que se todos fossem musicos xiitas eu peço que nao poste mais até pegar o espirito do post. eu acredito que existam 2 tipos de musicos, os xiitas e os bem sucedidos e realizados.

Fencer
Veterano
# jan/04
· votar


leo6strings

Cara... não sei se concordo com tudo o que disse.

Mas na verdade o que eu não entendo é por que as pessoas tem tanta dificuldade em cuidar do seu próprio rabo apenas. Por que todos estão querendo o tempo todo salvar o mundo, extirpar os cânceres do cenário cultural brasileiro, tomando para si a tarefa de serem os guardiães da boa música, da boa literatura, do bom cinema.

Em que me afeta o fato de a Lacraia estar rebolando sua bunda inexistente na televisão? Que mal me causa o Belo desfiando suas lamúrias de marido traído em um programa de auditório entre uma compra de fuzil e outra? Por que eu deveria me ofender com o esquema de marketing que coloca o KLB com suas versões mal-feitas no topo das paradas?

Enquanto eu possuir o poder supremo de ouvir somente o que me agrada - seja Symphony X, seja Vicente Celestino com o seu Ébrio, seja uma orquestra de gaitas de fole de Edimburgo - da porta do meu apartamento para dentro, acho mesmo que todos os críticos, paladinos da moral e da cultura, apresentadores de programas de auditório, pseudo-intelectuais e entidades afins podem continuar apregoando suas grandes verdades o quanto quiserem.

Se alguma das minhas convicções for abalada por retórica floreada de terceiros é um indício de que ela não era tão sólida assim e realmente merecia vir abaixo.

Keep rocking!

Jordan Rudess
Veterano
# jan/04
· votar


concordo kara.
a gente tem q tenta tirar o maximo de proveito das coisas q gostamos. sem criticar sem mexer com ninguem. cada um no seu canto com seu gosto.
é uma questão de conciencia vei.......
e respeito.....

yield
Veterano
# jan/04
· votar


Puta q pariu eu naum aguento mais le essas discussoes sobre midia, felipe dylon, modinhas, bandas pre-fabricadas, sucesso facil, porra vao para de critica e escuta o q vcs gostam e deixa quem q escuta britney spears ou cpm22 q escute, se os cara gostam das musica, q escutem, q sacoo, vao cuida da vida de vcs, para de quere banca o foda, soh pq curte led e pink floyd, esses desabafos eu tbm acho um saco, eu naum divia te falado isso nesse topico, mais agora jah escrevi mesmo naum vo apaga.[/i][i]

leo6strings

Eu tinha escrito isso ae em otro topico, acho q eh a mesma ideia q a tua soh q menos elaborada.

felipe_Dylon
Veterano
# jan/04
· votar


tem eu

The Black Moon
Veterano
# jan/04
· votar


e a velha história se repete...
sempre os mesmos posts, sempre os mesmos textos...

Dave Murray
Veterano
# jan/04
· votar


The Black Moon
q por sinal sao enormes...

The Black Moon
Veterano
# jan/04
· votar


Dave Murray
auahuahuahuahuha são mesmo, eu nem leio +
uahua :)

leo6strings
Veterano
# jan/04
· votar


Fencer vcs tao me ajudando a concluir o que eu nao consegui na hora.
Por que todos estão querendo o tempo todo salvar o mundo, extirpar os cânceres do cenário cultural brasileiro, tomando para si a tarefa de serem os guardiães da boa música, da boa literatura, do bom cinema.
Aqui nesse forum ta cheio deles, e esse post é contra eles, só que eles nao se deram conta ainda, ai ficam dizendo que é topico repetido,que eu sou um babaca etc...

[i][/i]The Black Moon
Dave Murray
yield
sao exemplos...

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Cenario Musical Atual