Tropa de Elite: tribunal dá vitória a José Padilha em disputa com o Tihuana pela marca

Autor Mensagem
    renatocaster
    Moderador
    # jan/18 · Editado por: renatocaster

Rapaz, nem sabia que tava rolando essa disputa na justiça. Não tenho uma opinião formada, mas é correto afirmar que depois do filme a música do Tihuana deu uma guinada absurda.

https://g1.globo.com/pop-arte/noticia/produtora-de-jose-padilha-ganha- disputa-por-marca-tropa-de-elite-contra-banda-tihuana.ghtml

Inclusive, eu me lembro que na época de lançamento desse disco, as músicas "Pula!" e "Que Ves" bombaram mais do que a própria Tropa de Elite.

Ismah
    Veterano
    # jan/18
    · votar

Não ficou claro o que é "a marca" que é de direito do José Padilha e não do Tihuana.
    A música continua sendo composição de quem registrou primeiro, a execução de quem foi citado, etc... Então, realmente não entendi.

renatocaster
    Moderador
    # jan/18
    · votar

Ismah

"Tropa de Elite" seria a marca. Esse link da reportagem abaixo está mais esclarecedor. Vou até trocá-lo pelo link do post inicial.

https://g1.globo.com/pop-arte/noticia/produtora-de-jose-padilha-ganha- disputa-por-marca-tropa-de-elite-contra-banda-tihuana.ghtml

Felipe Stathopoulos
    Membro Novato
    # jan/18
    · votar

"Tropa de Elite" é um termo militar que aparece em várias canções de caserna, cansei de cantar isso no Exército, e normalmente se refere à Brigada de Operações Especiais e ao Batalhão de Comandos, elite do Exército Brasileiro. E a música do Tihuana é uma cópia escarrada da cançoneta militar.

Lelo Mig
    Membro
    # jan/18
    · votar

O filme trouxe o Tihuana, que já estava morto, a vida novamente.

O filme bombou, com ele a música. Os caras devem ter vendido alguns discos a mais e feito mais alguns shows. Lembro de ler entrevistas, na epoca, que eles estavam contentes com a repercussão.

Mas sabe o que rola?

De repente vem um, buzina na orelha dos caras que eles são otarios, que podiam meter a mão numa grana, ser donos da "marca".... E, como sempre onde existe a possibilidade de levar uma grana, o que deveria ser gratidão da lugar a ambição.

renatocaster
    Moderador
    # jan/18 · Editado por: renatocaster
    · votar

Felipe Stathopoulos

"Tropa de Elite" é um termo militar que aparece em várias canções de caserna, cansei de cantar isso no Exército, e normalmente se refere à Brigada de Operações Especiais e ao Batalhão de Comandos, elite do Exército Brasileiro. E a música do Tihuana é uma cópia escarrada da cançoneta militar.

Sim, o trecho da música "Tropa de Elite, osso duro de roer! Pega um, pega geral, também vai pegar você!" vem direto desses cânticos do Exército. Também cantei muito isso, mesmo não fazendo parte do BFEsp, hahaha.

Sobre a questão jurídica envolvendo o filme e a banda, pelo que entendi, a produtora transformou "Tropa de Elite" em uma marca registrada. E o registro da marca permite a exploração comercial do nome em produtos como DVDs, camisetas e outros.

Então, mal comparando, ficou uma parada tipo "Star Wars", "Star Trek", "Harry Potter", etc...

Lelo Mig

O filme trouxe o Tihuana, que já estava morto, a vida novamente.

O filme bombou, com ele a música. Os caras devem ter vendido alguns discos a mais e feito mais alguns shows. Lembro de ler entrevistas, na epoca, que eles estavam contentes com a repercussão.

Sim, ganharam até um disco de ouro. E esse prêmio só foi alcançado depois da repercussão do filme. Como falei no primeiro post, eu lembro muito bem do lançamento deste disco do Tihuana.

Na época, 1999-2000, foi amplamente divulgado pela Rádio Cidade, que era a única rádio do RJ que promovia e tocava rock and roll no dial carioca. A rádio organizava uns shows gratuitos, e o Tihuana era presença garantida, assim como Raimundos, Charile Brown Jr, Tianastácia, O Surto, entre outros.

E desse disco do Tihuana, Ilegal, as músicas mais pedidas eram "Que Ves", "Pula!" e "Praia Nudista", tanto na programação da rádio quanto nos shows. "Tropa de Elite" era bem cotada também, mas vinha um pouco atrás dessas outras. Depois veio o filme, e o resto é história...

Julia Hardy
    Veterano
    # fev/18 · Editado por: Julia Hardy
    · votar

Na verdade, o Tihuana tinha emplacado um hit um pouco antes do filme: Renata. Pesquisando aqui, mais ou menos na mesma época que saiu o filme, eles tinham lançado um CD novo. Se por um lado, o sucesso do filme foi bom, por outro, matou o trabalho novo que eles tinham lançado.

O que é esquisito é que eles demoraram pra lançar outro trabalho. Só em 2013 que eles fizeram isso. Deviam ter aproveitado o sucesso do filme e lançar um trabalho novo logo.

Mais uma coisa : o vocalista deles, atualmente, canta numa banda cover do Legião Urbana.

Lelo Mig
    Membro
    # fev/18
    · votar

Julia Hardy

"atualmente, canta numa banda cover do Legião Urbana."

Não ta facil pra ninguém.

Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # fev/18
    · votar

Musica mais legal do Tihuana:
    https://www.youtube.com/watch?v=CTYA1DoC7iY

Julia Hardy
    Veterano
    # fev/18
    · votar

Lelo Mig

[url=https://m.facebook.com/urbanalegion/]

Ismah
    Veterano
    # fev/18 · Editado por: Ismah
    · votar

renatocaster
    a produtora transformou "Tropa de Elite" em uma marca registrada

Tu seria louco de lançar uma coisa no mercado sem registrar a marca?
    Aí vem outro, registra a marca, e cobra royalities atrasados "pelo uso indevido"... Até nome de disco vale a pena registrar...

E o registro da marca permite a exploração comercial do nome em produtos como DVDs, camisetas e outros.

Acho que faz todo sentido - mesmo que eu esteja lutando contra "os meus", ao dizer isso. O que mais vi da banda, é camisetas com a grafia do filme, as vezes até a capa, e o nome da banda junto...
    Claro que a associação é inevitável, mas... Todo esse trabalho é do Padilha, não te parece justo ele receber pelo que " ELE " criou?
    Penso que seria o mesmo que ele exigir os direitos autorais sobre a música...

Julia Hardy

Mas o Urbana Legion tá mais para um super grupo, tipo o Hollywood Vampires, mas com tributo a uma banda extinta...

Até onde lembro é o Egypcio e o PG do Tihuana, o Marcão e a Lena d'A Bula e d'A Banca...

Julia Hardy
    Veterano
    # fev/18
    · votar

Ismah

Mas, o Tihuana parou, não?

Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # fev/18
    · votar

Julia Hardy
    Sim, a banda não mais existe.
    Abç

Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # fev/18
    · votar

Julia Hardy
    Sim, a banda não mais existe.
    Abç

Wade
    Membro Novato
    # fev/18
    · votar

Meio esquisito isso aí porque são áreas diferentes. Um é um produto audiovisual (filme) e o outro uma música.

Você pode registrar um nome para a sua empresa que já está registrado para outra, desde que a área de atuação das duas não seja a mesma.

Qual a porra do sentido em o dono de uma música processar o dono de um filme porque tem o mesmo nome? LOL

Ismah
    Veterano
    # fev/18
    · votar

Acho que tu não compreendeu... O processo é pela marca (que deve englobar a logo, o nome, e produtos associados), e não só pelo nome igual...

Julia Hardy
    Mauricio Luiz Bertola

Não sabia que tinham parado... :(

Wade
    Membro Novato
    # fev/18
    · votar

Hahaha. Nome é uma marca.

E nesse caso o que tá sendo contestado é somente o nome, já que não tem (e nem pode ter) qualquer outra semelhança entre a música e o filme.

Novamente, são áreas diferentes. O mesmo nome pode ser registrado pra duas partes diferentes, desde que estas não atuem na mesma área e, portanto, não sejam concorrentes diretos ou indiretos.

Não há problema legal algum em Tropa de Elite (filme) e Tropa de Elite (música) coexistirem. O Tihuana recebe pela música e tudo que a envolve e o Padilha pelo filme e tudo que o envolve. Simples assim.

Não me surpreende terem perdido o caso rsrsrs. Tão locão? Eu, hein.

Ismah
    Veterano
    # fev/18
    · votar

Mas justamente é o que está decidido...

Ao que compreendo, eles queriam receber royalties sobre o nome / logomarca Tropa de Elite...

Wade
    Membro Novato
    # fev/18
    · votar

Ao que compreendo, eles queriam receber royalties sobre o nome / logomarca Tropa de Elite...

Eles participaram da produção do filme? Não. Qual a porra do sentido de quererem receber por ele?

Não faz sentido. Eles podem deter os direitos sobre MÚSICAS chamadas "Tropa de Elite", mas não tem cabimento algum receberem por qualquer outro tipo de produto com esse nome, já que a suposta patente deles está na área da música.

Vou compor e registrar uma música com o título "Vingadores" e processar a Marvel pra receber royalites do filme e ficar rico rsrsrs

Ismah
    Veterano
    # fev/18
    · votar

Se fosse gringo, capaz de ganhar... Mas... Lá fora o assunto patente é sério, não duvido que tenham patenteado até nome de gente...

Julia Hardy
    Veterano
    # fev/18
    · votar

Isso aconteceu nos EUA. Se eu não tô muito enganada, o Red Hot processou a produção daquele seriado Californication por causa do nome. Parecido com o Tihuana.

Wade
    Membro Novato
    # fev/18 · Editado por: Wade
    · votar

EUA e Brasil estão sob a common law, que basicamente dita que ninguém pode registrar como sua uma palavra ou termo comum do idioma.

Californication é um termo genérico do inglês pra descrever o esteriótipo da costa oeste dos EUA no cinema. O Red Hot não inventou a palavra e não pode ser dono dela. Duvido que tenham ganhado.
    Eles podem registrar um logo específico que represente a música, a letra da música ou a melodia da música, mas o TÍTULO não. Qualquer outra banda pode criar uma música e registrar com o título de Californication sem problema algum, desde que não seja um plágio da música do Red Hot.

A mesma coisa com Tropa de Elite. É um termo geral pra descrever um batalhão de operações especiais.

O Kiss, por exemplo, que é uma das maiores marcas de merchandise da história, não tem a patente sobre o NOME Kiss, pois é uma palavra comum do idioma. Nos registros de patente, a banda está registrada com algum complemento que torne o nome único.

Aconteceu também com o Ghost. Em países sob a common law, eles foram obrigados a se registrar e se apresentar sob o nome Ghost B.C. pela lei, porque não podem reivindicar a palavra ghost para eles. Depois conseguiram uma liminar pra poder se apresentar como Ghost, mas nos registros continua sempre Ghost B.C.

Ismah
    Veterano
    # fev/18
    · votar

Não sei bem as regras, mas sei que existem marcas registradas como Minuano (detergente), Guaraná Jesus, Ypê (talvez por isso o Y), Threzópolis (talvez por isso o H e Z, cerveja), Imaculada (cerveja)...

Todo modo, o que quis dizer é que lá na terra do tio Sam, o assunto patente rende processos milionários volta e meia...

renatocaster
    Moderador
    # fev/18
    · votar

Ismah

Tu seria louco de lançar uma coisa no mercado sem registrar a marca?

Claro que a associação é inevitável, mas... Todo esse trabalho é do Padilha, não te parece justo ele receber pelo que " ELE " criou?

Ué, mas eu disse alguma coisa que sugerisse o contrário? Eu nem dei a minha opinião, apenas trouxe o tema para debate.

Ismah
    Veterano
    # fev/18
    · votar

Eu apenas questionei...

Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original

Tópicos relacionados a Tropa de Elite: tribunal dá vitória a José Padilha em disputa com o Tihuana pela marca