Teclados substituem bandas?

Autor Mensagem
Ismah
Veterano
# jan/18
· votar


Mas se o cara sabe que é brochante voz e violão, porque não contratar um "Dj"?

Basicamente para poder fazer o marketing da música ao vivo

Buja
O fato é que Dj toca em festas. O voz e violao toca até em velorio se mandar

Dj também toca... Tenho contatos com gringos que só mechem com metal, Tem um cara bom aqui no sul, que só falta pegar firme, ele é um ex-batera de rock, e como produtor tem remixes irados de techno-rock...

Luiz_RibeiroSP

Existe um porém para estes sets... Um Rhodes, tinha som de Rhodes. Um Moog som de Moog (e não tinha preset). Um B3 som de B3... E assim vai... O que quero dizer é que apesar de todos serem "teclados", cada um tinha seu timbre, e se usava vários timbres... Reprogramar um Moog pra ter um som diferente, é meio complicado - se o cara usava drogas então...! E instrumento de teclas é grande. Não tem o que fazer.

Basicamente, isso que fazia os sets crescerem... Hoje tudo que o Emerson usava, eu tenho reunido num Nord... Tudo que Jean Michel Jarre usava está dentro de um Fantom G (e esse já é um teclado "ultrapassado")...

Alguns nomes com sets bem dotados, caso queira pesquisar...

John Lord (Deep Purple), EVH, Steve Porcaro (Toto), Richard Wright (Pink Floyd), Emerson (ELP), Toni Banks (Journey), Rick Wakeman (Yes)...

gpeddino
Veterano
# jan/18 · Editado por: gpeddino
· votar


Minha teoria...

Até o final dos anos 90, existia uma aura de exclusividade na música. Como era preciso ter o objeto físico (o vinil, a fita cassete ou o CD) pra se ter acesso ao mundo musical extra-rádio, existia interesse. A música tinha valor, algo de místico. E isso dava margem a toda uma cultura de pessoas que iam em shows e bares pra ouvir a música.

Quando apareceu o MP3 (e depois o streaming), a música deixou de existir como forma física. O CD sumiu. O vinil é pra poucos saudosos. A gente abre o celular e pode ouvir essencialmente qualquer coisa usando o Spotify ou o YouTube. Quando você tem acesso a tudo, não há exclusividade possível, e o valor acaba. O que me importa a banda tocando Led Zeppelin se eu posso ouvir essa mesma música a qualquer momento? (mesmo que eu de fato não ouça, o que importa é o alcance). Hoje em dia, no geral quem liga pra uma banda tocando num bar são outros músicos, ou então pessoas mais velhas.

Pra mim esse é o mal do mundo do entretenimento "sob demanda". Acesso imediato a tudo pode ser muito problemático culturalmente.

Casper
Veterano
# jan/18
· votar


Caro gpeddino:

Concordo com sua teoria. A facilidade
de acesso banaliza.

Adler3x3
Veterano
# jan/18 · Editado por: Adler3x3
· votar


Casper/gpeddino

É a facilidade de acesso tem o lado bom.
Mas por outro lado, como o acesso é fácil, muitas pessoas não compram mais músicas, isto vai gerar um desequilíbrio.

E também tem um outro lado, como as músicas são classificadas e rotuladas por estilo e gênero.

E de um jeito ou de outro a mídia global das empresas poderosas continuam a manipular, ou querer influenciar no que as pessoas devem ouvir.
E como somos um país de terceiro mundo, as nossas músicas não ficam em destaque.

E este lado cultural muito bem colocado pelo gpeddino esta a empobrecer o que as pessoas ouvem, além da qualidade de áudio não ser boa.

Fernando de almeida
Veterano
# jan/18
· votar


xmarhunterx
Teclados substituem bandas?
ETA discussão porreta ... esse tema dá pano pra manga ... dá até briga ...

Mas quem for minimamente sensato, pode chegar a conclusão que, mesmo não sendo o melhor cenário e talvez não a melhor apresentação, SIM, PODE SUBSTITUIR ...
Substituir o som dos instrumentos, SIM ... Substituir a vibe de ter uma banda completa, NUNCA ...

Mas os contratantes só olham o preço ... cachê pra UM que pode fazer o som de TODOS ???? E ainda não é só um DJ (apertador de play/stop), é um som feito ao vivo???? Tá contratado ...

Beto Guitar Player
Veterano
# jan/18
· votar


E ainda não é só um DJ (apertador de play/stop)

Fernando de almeida

Virgiii... prevejo umas tretas vindas aí...

Buja
Veterano
# jan/18
· votar


É por isso ta da cheio de "Jusé e seus teclados" por ai

Fernando de almeida
Veterano
# jan/18
· votar


undefinedBeto Guitar Player
E ainda não é só um DJ (apertador de play/stop)

Fernando de almeida

Virgiii... prevejo umas tretas vindas aí...

kkkkkkkkkk

O pior que a maioria é apertador de play/stop ...

Poucos são os DJs de verdade no mercado, que dominam controladores, synths, Squash, Scratch, mixers, samplers, wave and rhythm generator, PADs, multiplayers e trocentos outros equipos, todos interligados e operam tudo ao mesmo tempo e fazem um som muito loko ...

99% das festas e baladas que vou, que dizem que tem DJ, é só apertador de play/stop ... Quando uma música está acabando ele abaixa o volume de uma e aumenta o volume da próxima música que vai começar ( fade-in / fade-out) ... e só ...

Buja
Veterano
# jan/18
· votar


Fernando de almeida
Fui numa festinha de formatura outro dia desses e tinha um DiJey la que a unica coisa que ele tinha era um notebook + duas caixas PA, e um fone de ouvido philips de 100 conto.

Ele so dava play-stop nas musicas, e ficava dançando e pulando como se fosse um DJ de verdade.
Teve uma hora que o pc deu uma travadinha, a musica garrou...e se escutou um som de alerta do windows, tipo "PÃÃÃÃ!!"....eu ri demais!!

xmarhunterx
Membro Novato
# jan/18
· votar


Mas oque fode mesmo, é o fato de que a maioria dos teclados emula os instrumentos de forma porca (nunca cheguei perto de um sintetizador que custa um rim). E se o cara ficar lá fuçando no notebook fica meio fake.

Fernando de almeida
Veterano
# jan/18 · Editado por: Fernando de almeida
· votar


Buja
Ele so dava play-stop nas musicas, e ficava dançando e pulando como se fosse um DJ de verdade.
Tô falando ...

O melhorzinho que vi, o cara tinha 2 mp3 com várias músicas em cada e ligados em uma mesa com PA ... quando ia acabar a music de um mp3, ele baixava o volume do canal na mesa e subia o volume do canal do outro mp3 ...

Rodou bem a festa toda ...

Tem um professor, que dava aula na mesma faculdade que eu, que estava deixando várias aulas pra ser DJ ... mesmo esquema ... Notebook ou tablet ou mp3/ipod ligados numa mesa de som com PA ... O cara não sabe nada de música, instrumentos e nem de equipamentos de som ... comprou os equipos, o vendedor da loja ensinou ele a ligar tudo e tava fazendo uma grana (cerca de 100reais a hora + taxa de deslocamento - ele levanta de R$500,00 a R$1200,00 por trampo) com festinhas (aniversário, casamento, bodas, formatura, etc) ... Se quisessem ele levava a iluminação (laser, globos e piscas de balada) ... + 200 reais ... Faz festa desde na garagem da casa do contratante até em salões (nesse ele usa uns PAs maiores) ...

Agora, qual DJ dos bom que está fazendo, HOJE, de R$500,00 a R$1200,00 por trampo e tem cerca de 1 à 4 trampos por semana????
Mensal, o meu camarada já fez de R$2000,00 (vaca magra) à R$18000,00 (vaca gorda) ... Em média, após fazer uma quantidade boa de clientela e divulgar bem na região dele, ele levanta mensal cerca de R$5000,00 trampando de 4 à 6 horas por trampo e nem trampa todos os dias (mais as quintas, sextas, sábados e feriados - vez ou outra no domingo)... de segunda e terça ele ainda dá aula na faculdade, só a noite...

Fernando de almeida
Veterano
# jan/18 · Editado por: Fernando de almeida
· votar


xmarhunterx
Mas oque fode mesmo, é o fato de que a maioria dos teclados emula os instrumentos de forma porca (nunca cheguei perto de um sintetizador que custa um rim). E se o cara ficar lá fuçando no notebook fica meio fake.

A maioria dos contratantes não sabe nada de nada também ... vai esse mais barato mesmo ... depois do 3º ou 4º copo de cerveja não importa mais nada ...

A minoria dos contratantes se importam com a qualidade dessa forma.

Beto Guitar Player
Veterano
# jan/18
· votar


Teve uma hora que o pc deu uma travadinha, a musica garrou...e se escutou um som de alerta do windows, tipo "PÃÃÃÃ!!"....eu ri demais!!

Buja

kkkkkkkkkkkkk, que dahora...
Eu tenho um amigo rapper e ele compõe as musicas dele usando vários tipos de sons diferentes...
Um dia ele estava mostrando uma música que ele fez e usou aquela mensagem do Avast "Uma ameaça foi detectada". O interessante na música dele é que essa mensagem fazia parte do contexto da música, mas imaginem esses "apertadores de play/stop" tocando as músicas lá e tal e de repente surge "Uma ameaça foi detectada"...

Buja
Veterano
# jan/18 · Editado por: Buja
· votar


Beto Guitar Player
"apertadores de play/stop" tocando as músicas lá e tal e de repente surge "Uma ameaça foi detectada"...



kkkk eu riria mais alto ainda kkkkkkkkkkk

O problema é que o Fernando de almeida ta certo:
depois do 3º ou 4º copo de cerveja não importa mais nada ...


Nessa festa ai que eu fui, teve desde funk proibidao, até ciranda cirandinha.
Ninguem tava nem ai. Musica de corno, funk vou socar o P, pagode, samba, capital inicial, anos 70...tinha tudo.

Parece até que eu cara pegou uma playlist assim e deu play:
https://www.youtube.com/playlist?list=PLFFHiLMojVDWVUZNxRDNRKEAg5S6CXz Sw


Uma playlist mistureba de farofa com banana funciona muito bem com a galera toda regada a vokda azul com gelo seco.

Fernando de almeida
Veterano
# jan/18
· votar


Buja
Uma playlist mistureba de farofa com banana funciona muito bem com a galera toda regada a vokda azul com gelo seco.
Opa ... com o povo tudo bêbado você pode "dar" sorvete de jabá com mel que aceitam ...

xmarhunterx
Membro Novato
# jan/18
· votar


O cara não sabe nada de música, instrumentos e nem de equipamentos de som ... comprou os equipos, o vendedor da loja ensinou ele a ligar tudo e tava fazendo uma grana (cerca de 100reais a hora + taxa de deslocamento - ele levanta de R$500,00 a R$1200,00 por trampo) com festinhas (aniversário, casamento, bodas, formatura, etc) ... Se quisessem ele levava a iluminação (laser, globos e piscas de balada) ... + 200 reais ... Faz festa desde na garagem da casa do contratante até em salões (nesse ele usa uns PAs maiores) ...

http://geradormemes.com/media/created/xgp5h4.png

Fernando de almeida
Veterano
# jan/18 · Editado por: Fernando de almeida
· votar


xmarhunterx
http://geradormemes.com/media/created/xgp5h4.png

KKKKKKKKK

Se você tiver a lábia pra vender o trampo é um ótimo negócio ...
Se conhecer um pouco de música será um diferencial ... mas não é obrigatório ... hehehehehe

xmarhunterx
Membro Novato
# jan/18
· votar


Fernando de almeida
Vou dizer que conheço pentatonica e vou botar a música 32x mais rápido kkkkkk.

Fernando de almeida
Veterano
# jan/18
· votar


xmarhunterx
Vou dizer que conheço pentatonica e vou botar a música 32x mais rápido kkkkkk.
Mensal, o meu camarada já fez de R$2000,00 (vaca magra) à R$18000,00 (vaca gorda) ... Em média, após fazer uma quantidade boa de clientela e divulgar bem na região dele, ele levanta mensal cerca de R$5000,00 trampando de 4 à 6 horas por trampo e nem trampa todos os dias (mais as quintas, sextas, sábados e feriados - vez ou outra no domingo)...
E isso ???? Pra um cara que não sabe nada de nada de música ... aventureiro com boa lábia pra vender o trampo e só ...

Buja
Veterano
# jan/18
· votar


A uns tempos recentes venho discobrindo que o melhor vendedor geralmente nao sabe nem o nome do produto.

Ismah
Veterano
# jan/18 · Editado por: Ismah
· votar


Fernando de almeida
fade-in / fade-out) ... e só ...

Sinceramente, o conceito inicial de Dj é mais ou menos esse, até porque a rebeldia era na música, e não em "estragar" a reprodução dela...
Não se usa fade geralmente, normalmente se tira volume da track que tá tocando, . Aí numa virada de compasso se vira os graves, agudos e pra fechar os médios. É assim desde a era do vinil.

Só dá pra brincar do jeito que tu propôs com música eletrônica, rap, alguma coisa de reggae, etc, onde cada parte tem 16 compassos de 4 tempos iguais. E geralmente a música tem 4 partes (intro, verso, refrão, ponte), que são executadas 4 vezes - , mas não necessariamente são iguais em cada execução... Simetria que vem do progressivo!

Se partir pra rock, sertanejo, etc já ferrou tudo... Não faz parte da música, e descontextualiza o gênero executado... Dá pra dar umas brincadas, alguma coisa de mash up, intro de A e passa pra B... Mas no geral, não é bem aceito.

E sim, eu tenho as cartas pra ser Dj, só falta tomar gosto pela coisa e ter grana pra um equipo bom.

xmarhunterx
nunca cheguei perto de um sintetizador que custa um rim

Não precisa disso! Mas teclado não é guitarra que com milão se compra um instrumento bastante bom já...

PSR S670, que sai por 3 mil...

https://youtu.be/pIeBwJQp9kE?t=93
https://www.youtube.com/watch?v=LSgPE2YQ0ek
https://youtu.be/uJxE_K958XY?t=40
https://www.youtube.com/watch?v=aIt6seAqnvw (a parte da guitarra até eu me surpreendi)

Acho que é o S970, mas os timbres sampleados e ritmos se conversam entre a série toda.
https://www.youtube.com/watch?v=blKLxz5Vg4U

Antes que tu reclame, os gêneros são tocados assim, nada de bends, nada de penta, nada de ligados, é bem quadrado MESMO...

Roland GW8 2,5 mil...

https://www.youtube.com/watch?v=_rc8ikXj4-M
https://www.youtube.com/watch?v=5eQR8qdKaR4

Mas claro, repara a diferença que o programador faz, pois o anterior e esse aqui não parecem o mesmo instrumento...

https://www.youtube.com/watch?v=bXAffbeQ93Q

Adler3x3
Veterano
# jan/18 · Editado por: Adler3x3
· votar


Pelo que percebi a opção de ser um músico DJ é boa, me parece mais valorizada nos dias atuais.

Então se transforme num músico DJ, enquanto é tempo, esqueça esta de banda.
Conforme o negócio progredir pode até ter mais um músico junto, mas desde que tenha a mesma vontade e mesmos objetivos.

E se o músico fizer bem feito com um setup razoável vai fazer sucesso.
Com uns 5 ou 6 eventos por mês vai ganhar para se sustentar.
E no tempo que estiver sem evento, estudar, praticar e compor.
Mas depois que embalar, vai dar mais resultado ainda.

Como já disse não é uma atividade de somente apertar botões.

Montar um bom repertório para diversas situações e até fazer musica autoral.

E o negócio é cobrar bem, ser careiro e se valorizar, e esquecer esta de bar e outros locais de baixo nível, e se especializar em eventos, aqui o nível é outro.

O que tem de eventos por aí, feiras etc..., não esta no gibi, um outro nível.

Estes eventos são uma máquina de fazer dinheiro, é um trabalho super profissional, com ética, dedicação e boa vontade, fazendo boas músicas, é só ter criatividade, e também acompanhar o que rola de verdade, obter conhecimento do que se toca nestes eventos, mas criar o seu próprio estilo.
O pessoal viaja longe para participar, e aqui a grana não é problema.

Pois quem faz besteira se queima rapidinho, e os maus profissionais logo saem do mercado, longe de drogas e bebidas.

Tem que pensar grande, ter auto estima e enfrentar.
E ter disciplina e estar com o corpo sarado.

E se tiver paixão pela música, e for cuidadoso nos detalhes vai se dar bem, não precisa ser virtuoso, pode tocar respeitando os seus limites, tanto no teclado como no violão ou guitarra, tem que sim ser caprichoso nos arranjos, e escolher a dedo as músicas.

Dá para caprichar aqui, desde misturas de clássicos até rock mesmo, pode ser um techno rock, pode ser música de cinema, pode ser romântica, pode ser espiritual com longos pads, pode ser o que você quiser, basta fazer bons arranjos e transposições.
Pop/Techno, Trance/Rock , progressivo, ambiente, tudo depende da sua criatividade.

Nada de bateria quadrada, aqui dá para fazem bem, nem precisa ser um super sequenciador, mas sim usar os recursos tanto de software como de hardware.
E estudar e saber humanizar todo o processo.

Saber escolher bem um nome artístico, saber usar roupas adequadas, ter um estilo de se bem vestir, ter um bom preparo físico que é necessário, pois não é fácil se desdobrar.
Ter site e blog na internet, e aos poucos ir compondo músicas próprias e vender o material on-line, mesmo que no início não dê muito dinheiro, mas esta a mostra, e no blog vai ter mais informação, e com o tempo vai conquistar o seu espaço.

E estar sempre inovando e cada vez mais melhorando o seu setup: teclados bons, controladores, notebook bom, pedais para ter mais controles, módulos, pads e muito mais, até efeitos visuais, que é o que a galera gosta, aquele som legal com a luzes piscando no ritmo, com uma batida forte, que pode se conseguida, sabendo usar os recursos, daw, teclado, loops etc...
Até dá para tocar guitarra, basta em certas partes deixar a guitarra plugada no teclado e usar os efeitos DSP dele, e investir em caixas para um bom PA.

E nestes locais de eventos existe segurança e pagam bem, assim vale a pena levar todo o equipamento.

Tai uma boa forma de se profissionalizar em vez de ter outros sonhos que nunca se realizarão, e ficar parado sem se esforçar perdendo tempo com picuinhas.

Praticar, praticar e praticar de forma obsessiva, vai dar resultado.

Adler3x3
Veterano
# jan/18
· votar


Ismah

Esta linha de PSRs tem muitas articulações para a guitarra, não é tudo quadrado não, tenho um PSR S 910, que tem muitas articulações de vários instrumentos, que já vem com uma certa humanização, e se caprichar nos complementos fica melhor ainda.

Lelo Mig
Membro
# jan/18 · Editado por: Lelo Mig
· votar


Adler3x3

É isso aí. Descreveu muito bem.

Resumindo, tem neguinho bom, competente, fazendo bem feito e vendendo seu trabalho muito bem.

O que dá grana é o que ta na moda. Um DJ que vender bem seu peixe no mundo do funk, por exemplo, tem muita chance de se dar bem com um artista do naipe da Anita, por exemplo.

Quem não quer isso (meu caso) tem mais é que se conscientizar que tem de trabalhar com outra coisa e levar a música como hobbie.

Ou então ficar chorando e reclamando no forum.

Adler3x3
Veterano
# jan/18 · Editado por: Adler3x3
· votar


Não é só teclados é toda uma parafernália eletrônica.

Eu gosto do som deste rapaz.





Reparem na quantidade de views, ele usa o FL Studio como DAW, que Pro Tools nada, Fl Studio é a DAW mais vendida no mundo.
Notem a qualidade de som.
Reparem os arranjos que ele faz de músicas pop até bem conhecidas, para poder fazer convenhamos tem que entender de música.
Notem a quantidade de tracks na DAW.

Vejam a participação do público em eventos ao vivo.

metal_ofender
Membro Novato
# jan/18 · Editado por: metal_ofender
· votar


Adler3x3

Acho que vc ta confundindo as coisas rs.

Acho esse tipo de som "do futuro" uma bosta (gosto pessoal, não leve a mal, mas sou o típico Rockeiro que dificilmente escuta coisa tecnológica assim, até esses Metal de Plástico não me desce), mas a maioria aqui sabe o tanto que é trabalhoso, e sim, tem que ter muito conhecimento, e sim, é de boa qualidade pra quem gosta, é bem feito.

O que a maioria ta criticando aqui não é esse tipo de cara, e sim os famosos seres apertadores de botões Pan, Volume e Mute.

E também criticando aqueles que levam uma banda toda em um computador para um ambiente que, convém para a maioria, um trovoador solitário com um som mais natural possível.

Se eu sento num bar numa cidade do interior, e tem um cara com um teclado, eu quero ouvir o cara tocando o teclado e cantando, e se ele não quiser dividir cache, use no máximo uma bateria eletronica, pelo amor, não me venha com trio de violão no fundo, 3 baixistas e até violino junto.

Adler3x3
Veterano
# jan/18 · Editado por: Adler3x3
· votar


Bem o meu propósito não foi ofender ninguém.
Não estou confundindo as coisas.

Apenas quero indicar que se pode fazer música mesmo sozinho com qualidade.

Prefiro pensar assim do que ficar na mediocridade, procurando defeito nos outros.
Claro existem músicos e músicos, cada um com o seu palco merecido.

E viver com preconceitos não leva a nada.

Eu gosto de rock, amo o rock, mas... os tempos são outros.

E dá para fazer rock também.

Agora discordo de chamar de bosta uma música bem feita, não importa o estilo, sou eclético.

Quem não gosta, não gosta e pronto.

Aceito isto, mas sem baixar o nível.

A minha escrita foi no sentido de apresentar uma proposta viável de viver de música, não é o meu caso, pois não tenho mais idade para isto, e mesmo que tenta-se e já tentei não tenho preparo físico para fazer isto, somente em estúdio gravando por etapas.

Mas os jovens podem chegar lá, a começar libertando-se dos preconceitos.

metal_ofender
Membro Novato
# jan/18 · Editado por: metal_ofender
· votar


Adler3x3

Eu entendi sua colocação, só estava te mostrando também que ninguém estava ofendendo ou rebaixando as pessoas que trabalham pra valer nesse estilo.

Sobre viver disso, realmente quem quiser ganhar dinheiro com música tem que investir dai pra mais.

Não sei se vc chegou a ver o tópico do Algoritmo que fez um Albúm de Metal praticamente sozinho...Enfim, posso estar errado, mas acho que daqui 20 anos quem vai ta fazendo música vão ser as máquinas, sem nenhum controle do ser humano, um assustador "Black Mirror / Matrix".

Sobre chamar de bosta uma música bem feita/produzida, acho que geralmente a pessoa ta falando mais do Artista em sí do que da música.

Adler3x3
Veterano
# jan/18
· votar


Só lembro um ponto fundamental.

Rock é acima de tudo liberdade.

Adler3x3
Veterano
# jan/18 · Editado por: Adler3x3
· votar


oops, erro post duplo

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Teclados substituem bandas?