Duvida sobre carreira solo.

Autor Mensagem
xmarhunterx
Membro Novato
# dez/17


Nós sabemos que uma banda toca junta, compõe junta, toma decisões juntas. Mas eu tenho uma dúvida: E quando o sujeito arruma de ter carreira solo, como é que ele faz pra ter alguém pra tocar com ele se ele tá começando e não tem dinheiro pra pagar sidemans? E como ele compõe? Tem que fazer um álbum inteiro sozinho?

TendTudo
Membro Novato
# dez/17
· votar


xmarhunterx
Veja o Neymar, sem o Ganso, seria nada.

xmarhunterx
Membro Novato
# dez/17
· votar


TendTudo
8 da manha no natal e você já tá desvirtuando tópicos, não fique surpreso se você não ganhar um presente do Papai Noel este ano.

TendTudo
Membro Novato
# dez/17
· votar


xmarhunterx
Natal pra quem?
Acredito no Nazareno.
Quanto ao tópico acho legal ter uma banda.
Mas existe muito egoísmo no geral e Jesus Salva.

metal_ofender
Membro Novato
# dez/17
· votar


Acho que o melhor caminho para quem está solo e sem dinheiro, atualmente, é o youtube.

Adler3x3
Veterano
# dez/17 · Editado por: Adler3x3
· votar


Bem a resposta esta na própria pergunta.

Se não tem uma banda tem que ser virar sozinho.
Se não tem uma banda não dá para tocar ao vivo.

Então tem que gravar sozinho, fazer tudo, compor e tocar instrumentos, e necessariamente usar instrumentos virtuais no sequenciamento.
E a voz depende do que você saiba cantar, se não sabe cantar vai para a música instrumental, e pode usar alguns Vsts de vozes para dar uma certa harmonia ou pequenas vozes bem sequenciadas.
Vai depender também do estilo musical que vai adotar.

E o caminho é o seu home studio.
Quanto a compor vai depender do seu conhecimento de teoria musical e principalmente da criatividade, e ter boas ferramentas. (DAW, instrumentos virtuais, plugins, teclados controladores etc...)

xmarhunterx
Membro Novato
# dez/17
· votar


Adler3x3
Se não tem uma banda tem que ser virar sozinho.
Se não tem uma banda não dá para tocar ao vivo.

Então tem que gravar sozinho, fazer tudo, compor e tocar instrumentos, e necessariamente usar instrumentos virtuais no sequenciamento.


Bem, mas se um músico não faz apresentações ao vivo não vai pra frente.
E se ele não domina um instrumento dificilmente vai conseguir compor virtualmente alguma música neste instrumento e se conseguir não vai ficar muito bom na maioria das vezes.

Lelo Mig
Membro
# dez/17 · Editado por: Lelo Mig
· votar


xmarhunterx

Cara...tudo é muito relativo, dependem de N coisas e N situações.

Vamos pegar um exemplo qualquer. Ozzy, quando saiu do Sabbath.

Arrumou um "mano" (quem pode pagar paga, quem não pode recorre a um amigo, se não tem amigo, precisa convencer alguem de embarcar em seu projeto....as vzs as todas coisas).

Ozzy não toca nada...compõe letras e melodias cantadas. Ele passa suas ideias, inclusive de solos e viradas de bateria, na base do lá lá lá. Os "parça" tiram no instrumento, e também ajudam dando ideias.

Essa é a base da coisa. Se o sujeito toca um instrumento, facilita. Se toca guitarra pode fazer um baixo meia boca até arrumar um baixista de verdade e assim vai levando.

Ainda acredito, que com ou sem dinheiro, o que define o resultado é ter amigos, relacionamento, contatos e saber vender seu peixe.

xmarhunterx
Membro Novato
# dez/17
· votar


Lelo Mig
Falou tudo.

TendTudo
Membro Novato
# dez/17
· votar


Lelo Mig
Quero morrer teu amigo

Adler3x3
Veterano
# dez/17
· votar


O Lelo foi muito feliz no seu comentário.

O ponto essencial é ter uma boa rede de contatos.
Assim como você tem outras pessoas que desejam a mesma coisa.

Mas tem um problema nos dias de hoje, muitos possíveis parceiros não tem constância e fica difícil.

metal_ofender
Membro Novato
# dez/17 · Editado por: metal_ofender
· votar


Lelo Mig

Discordo de você, isso que vc está falando seria um sonho.

Você acha que hj em dia as pessoas ainda conversam, tem sonhos de montar bandas juntos, ao exemplo de "Nirvana", em que junta 3 amigos pra fazer um som, Sem pensar em muita coisa ? São outras épocas. Talvez até tenha o sonho, mas falta coragem, e outras coisas que nem eu sei.

Falo isso não só por mim (e olha que sou bem sociável), converso com praticamente todo tipo de pessoa.

Claro que o que você falou seria o máximo, eu por exemplo, iria adorar. Mas o mundo, meu amigo, não é o mesmo. Mas acho que você não irá entender o que estou dizendo, ou talvez irá colocar a culpa em nós mesmo, em nossa geração.

xmarhunterx
Membro Novato
# dez/17
· votar


metal_ofender
Discordo de você em discordar do nosso amigo Lelo Mig. Sucesso na indústria musical, sempre foi, é, e sempre será à base de Q.I.

metal_ofender
Membro Novato
# dez/17 · Editado por: metal_ofender
· votar


xmarhunterx

Não estou falando de sucesso, estou falando de fazer barulho !

Se você quer fazer sucesso, segue o que eu falei ali em cima, Youtube ! Tem muita gente ali fazendo sucesso assim, começou gravando covers de funk só voz e violão/guitarra para divulgar, e hoje já tem músicas próprias.

Meu argumento ail foi que você falou que ta sozinho e quer arrumar uma galera para tocar, foi então que eu disse que "O trem ta feio" nesse tipo de situação, e a unica opção está sendo o Youtube, e sozinho. (Lembrando que comentei isso em um tom de tristeza, e que, o que eu mais queria é que isso fosse uma mentira).

Meu pai já foi de várias bandas, se encontrava alguém para tocar em cada esquina, no colégio era cheio de gente que curtia música.

Um Luauzinho as meninas adoravam, diz ele. Hoje em dia nem isso mais, nem é questão de estilo musical, tem um amigo meu que canta melhor que esses Jorge e Matheus da vida, nas festinha o povo não aguenta escutar ele 30min. Até nesse tipo de lugar parece que pegou o "Não é famoso não vale a pena nem ouvir".

Você juntava seus amigos para fazer um show e as pessoas iriam assistir você tocar, era uma coisa tipo : O meu vizinho "maxhunter" toca guitarra, que legal, vamos lá assistir, muito bacana !

Festival de música? O ultimo que eu fui tem tanto tempo que eu ainda era virgem.


Resumindo: Ele te disse pra você arrumar parceiros, para montarem uma banda e fazerem o som de vcs, suas composições. Sim, essa é a melhor opção, sem sombra de dúvidas ! Foi assim que surgiram a grande maioria das bandas, principalmente de Rock.

Porém, eu digo, Isso está muito difícil de fazer, e o caminho que as pessoas estão seguindo é "Sozinho+Youtube".

Prova disso é, podemos ver o tanto de músicos se virando com os Pedais de Loop da vida.

TendTudo
Membro Novato
# dez/17
· votar


metal_ofender
Metal ou fender?

xmarhunterx
Membro Novato
# dez/17
· votar


metal_ofender
Mas se você frequentar os lugares certos (casas de shows, festivais de música, conservatórios etc) vai achar membros pra uma banda - pode não ser um Zakk Wilde da vida, mas se procurar bem vai achar um músico que toca legal.

Lelo Mig
Membro
# dez/17 · Editado por: Lelo Mig
· votar


metal_ofender

Cara...não falei em sucesso não, isso é outra coisa.

To falando em juntar uns amigos, compor e arranjar umas canções, tocar num boteco, ensaiar, se divertir. Se acontecer... Aí é outra coisa.

Na boa, se isso não é possível pra vc, galera da rua, da escola, primos, da escola de musica, do clube, sei lá...da puta kipariu... Fico muito triste, de verdade...


Cara eu nao tenho conta no Face, Tweeter, Instagram, não tenho nenhum amigo virtual.... Mas tenho centenas de colegas e uma dezena de amigos reais.

TendTudo
Membro Novato
# dez/17
· votar


O Lelo é a coral da turma...tenho certeza!;&

xmarhunterx
Membro Novato
# dez/17
· votar


TendTudo
Não entendi.

TendTudo
Membro Novato
# dez/17
· votar


xmarhunterx
Forget man

xmarhunterx
Membro Novato
# dez/17
· votar


Oque me deixa curioso mesmo é como Jimi Hendrix, Janis Joplin e outros, conseguiram convencer músicos a serem banda de apoio logo no início, quando eles não tinham grana, tipo: vocês vão tocar comigo, me ajudarão a crescer, mas serão apenas a banda de apoio, eu sou o principal e o que recebe mais.
Entendem?

Lelo Mig
Membro
# dez/17
· votar


xmarhunterx

A Janis começou como vocalista do Big Brother....só que ela era muito pra banda, logo se destacou.

Hendrix foi sideman de uma pá de gente antes de criar nome.

Os caras não começaram do nada mermão, tem história antes... Comeram muito feijão.

Casper
Veterano
# dez/17
· votar


Caro xmarhunterx:

Veja o lado bom (eu diria excelente) da carreira
solo: Se o baterista está dando trabalho, coloque
um melhor no lugar. O Nando Reis, por exemplo,
saiu do Titãs e montou uma banda com músicos
excelentes, e comanda tudo com profissionalismo
e chicote na mão. Titãs devia ser o inferno,
com tantos caciques.

Ismah
Veterano
# dez/17
· votar


Lelo Mig

Ter amigos atualmente parece estar fora de moda... Só ficam os contatinhos no zap... rs

fernando tecladista
Veterano
# dez/17
· votar


E como ele compõe?
tem gente que compõe até melhor sozinho do que junto

Tem que fazer um álbum inteiro sozinho?
nem todas as músicas de um CD tem que ser do sujeito, você pode ter parceiros, amigos ou até fazer algum cover e gravar

e não tem dinheiro pra pagar sidemans?
se for de uma banda grande o cara tem empresario que inverste e um grana guardada pra isso

isso é com banda grande famosas agora se estamos falando de bandinhas de garagem de sua cidade por exemplo

que vive de música não tem uma banda fixa
hoje ele se apresenta com a banda dele
amanhã ele foi tampar buraco na banda do amigo
domingo ele marcou um violão e voz sozinho
na semana que vem ele tem um trampo só instrumental com outros amigos
no sabado ele tocou com uma banda de rock
no domingo ele tocou bolero no baile da terceira idade com outra banda...

Ismah
Veterano
# dez/17
· votar


Pra que compor? Apenas compra-se boas composições...!

CarlemSngr
Membro Novato
# dez/17 · Editado por: CarlemSngr
· votar


Se está completamente sozinho nesse mundo - o que me parece improvável rsrs - O melhor caminho é começar você com você mesmo.

Se você canta, acredite que já está na frente de muitos, pois hoje em dia o mais difícil é encontrar bons cantores. Guitarristas, baixistas, bateristas, tecladistas é fácil de encontrar. Existem plataformas que facilitam o encontro entre músicos, o próprio Estúdio Sol tinha o famoso "Forme Sua Banda". O Di Ferrero da banda NX-Zero desenvolveu uma rede social para músicos, chamada Fleeber que também promove o encontro entre músicos. Se quer algo mais abrangente, ainda existe o Kompoz, uma plataforma direcionada ao colaborações autorais entre músicos do mundo inteiro.

Entretanto, se você canta e toca algum instrumento, você é auto-suficiente e além disso tem um palco gratuito e de fácil acesso na ponta dos dedos - a internet. Por mais que seu instrumento não seja harmônico, com criatividade é possível ir longe. E na internet, o que mais chama a atenção é a criatividade.

Estar sozinho na hora de compor não é um problema, na verdade pode ser encarado como algo extremamente positivo. Você tem total liberdade criativa e francamente isso é o que o artista mais precisa. É um erro encararmos música como competição, quando na verdade se trata de expressão pura e livre. Ouça "Take Me To Church" do artista Hozier. É cru. Gravada em casa. Homemade! Ao ser lançada pelo label, passou por overdubbs, mas os vocais continuam os mesmos gravados em sua casa.

A música foi indicada até ao Grammy.


O segredo é não ir pelo caminho mais fácil como uns e outros insistem. Saber se virar com o pouco que tem é essencial, mas apenas dando o seu melhor você sairá da mediocridade.

Não foque no sucesso, foque em fazer acontecer. O sucesso é resultado de um trabalho bem feito, as vezes combinado com um pouco de sorte. Se seu objetivo é dinheiro, bem, você pode fazer isso de várias formas e não tão difícil de alcançar. Pode se tornar uma dessas prostitutas de estúdio, aquelas que não tem autonomia no próprio trabalho e só fazem o que o cafetão, perdão, produtor manda. Pode ir pra rua tocar - o que eu acho mil vezes mais digno. Conheço dois bons amigos que ganham a vida dessa forma. Um deles toca classic rock nas praças do rio de janeiro. Em um dia ruim ele faz uma média de cento e cinquenta a duzentos reais. O outro estuda música na Irlanda e faz trezentos euros em um dia sem muito esforço. A matemática é simples. Ele estuda e pratica na escola e em casa. Entre praticar em casa e na praça ganhando uma grana, ele pratica na praça. O problema é a polícia. Mas lá, alguns policiais relevam, outros são educados. Alguns dão até uns trocos.

Boa sorte, amigo!

Buja
Veterano
# dez/17
· votar


problema é a polícia. Mas lá, alguns policiais relevam

Eu nao sabia dessa que nao podia?! Tem lei la pra isso?

Ismah
Veterano
# dez/17
· votar


Em tese, a polícia pode te levar para o delegado... Já que em tese, a rua não pode ser ocupada sem autorização prévia da prefeitura, para nenhum tipo de evento...

Buja
Veterano
# dez/17
· votar


Ismah
Que estranho rsrs...ah vai entender ne....uns leis esquisitas.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Duvida sobre carreira solo.