Iniciante em Gravações

    Autor Mensagem
    Bruxo JS
    Membro Novato
    # dez/17


    Pessoal, eu toco guitarra e nunca gravei nada, com nenhuma interface. Gostaria de começar a gravar algumas coisas pra brincar e tenho algumas dúvidas. Eu tenho um Amp Blackstar HT5 Combo e um Notebook.

    - De que outros equipamentos eu preciso pra gravar um som razoável? Interface de áudio (funciona também como placa de áudio?), considerando que não pretendo gravar com microfone, somente plugado mesmo.

    - Quando eu gravo algo plugado, o retorno sai normalmente no amp ou eu ouço o som no PC (ou fones de ouvido na interface, no caso)

    - É possível gravar com a guitarra ligada diretamente na interface, e com algum software que simule amp/pedais? O som fica melhor ou pior que utilizado o próprio amp?

    - Eu gostaria de tentar fazer alguns arranjos de MIDI (bateria, teclado), baixei um software que controla MIDI pelo teclado do PC. Acham que é viável? Me parece ter um pequeno delay entre apertar e o som sair...

    - Que sofware indicariam para um iniciante?Cubase, Reaper?

    Obrigado!

    Adler3x3
    Veterano
    # dez/17 · Editado por: Adler3x3
    · votar


    Bem você tem um longa jornada para aprender.

    No começo vá com o que tem, e vá experimentando.
    Normalmente a interface de áudio interna de um notebook não é a ideal, mais para a frente vai ter que pesquisar e adquirir uma boa interface.

    http://forum.cifraclub.com.br/forum/16/332557/

    entamoeba
    Membro Novato
    # dez/17
    · votar


    Bruxo JS
    Interface de áudio funciona também como placa de áudio?

    Sim.

    Quando eu gravo algo plugado, o retorno sai normalmente no amp ou eu ouço o som no PC (ou fones de ouvido na interface, no caso)?

    Dá para fazer da maneira que você preferir, dependendo do equipamento.

    É possível gravar com a guitarra ligada diretamente na interface, e com algum software que simule amp/pedais? O som fica melhor ou pior que utilizado o próprio amp?

    É possível e, na minha opinião, é o indicado para quem está começando.

    Eu gostaria de tentar fazer alguns arranjos de MIDI (bateria, teclado), baixei um software que controla MIDI pelo teclado do PC. Acham que é viável? Me parece ter um pequeno delay entre apertar e o som sair

    Para gravar, você vai precisar de uma DAW. Provavelmente, ela terá algum dispositivo MIDI nativo. O problema do delay deve desaparecer com o uso da interface.

    Que sofware indicariam para um iniciante?Cubase, Reaper?

    Veja no link que o Adler3x3 citou.

    soruji
    Veterano
    # dez/17
    · votar


    Pessoal, eu toco guitarra e nunca gravei nada, com nenhuma interface. Gostaria de começar a gravar algumas coisas pra brincar e tenho algumas dúvidas. Eu tenho um Amp Blackstar HT5 Combo e um Notebook.
    Bacana, e qual seria sua interface de áudio? Qual a configuração do seu note? (Quanto de memória, HD).

    De que outros equipamentos eu preciso pra gravar um som razoável? Interface de áudio (funciona também como placa de áudio?), considerando que não pretendo gravar com microfone, somente plugado mesmo.

    Sim, interface de áudio e placa de áudio tem a mesma funçaõ. A diferença muitas vezes se dá porque quando dizemos "placa" é a que já está instalada no seu note/pc, e "interface" seria uma placa externa ao computador.
    Todos os computadores vem com placa de áudio embutida, mas para gravações muitas vezes elas não são suficientes, visto que sempre há um delay em relação aquilo que você tá tocando e aquilo que você ouvir. Exemplificando: você toca uma corda e ouve o som 1 segundo depois, entende? Por isso que existem as interfaces de áudio, para corrigir esse delay, que chamamos, comumente de latência.
    Diria que o essencial para você gravar bem seria um notebook de 6GB de memória pra mais, e uma interface de áudio de 2 canais.


    Quando eu gravo algo plugado, o retorno sai normalmente no amp ou eu ouço o som no PC (ou fones de ouvido na interface, no caso)

    O processo é o seguinte, amigo:
    Você conecta a guitarra na interface de áudio (input);
    Depois conecta um cabo na saída da placa (output), para a entrada do amplificador;
    A entrada USB da interface, você conecta na USB do Notebook;
    Geralmente, essas interfaces tem entrada pra fone também. Se você quiser ouvir o que for tocar, diretamente no fone, não precisa conecar um cabo na placa e ligar no amp. Basta apenas colocar um fone de ouvido na entrada do fone. Lembrando que o aconselhável sempre é ouvir em monitores ou amplificadores pra ter uma ideia melhor de como tá o som.



    É possível gravar com a guitarra ligada diretamente na interface, e com algum software que simule amp/pedais? O som fica melhor ou pior que utilizado o próprio amp?

    Sim, é possível, e inclusive é assim que é feito. =)
    Referente a esses softwares que simule pedais, amps, acredito que você deva estar falando em plugins, mas com relação a isso, eu vou deixar que alguém indique, pois meu instrumento é teclado. rsrs
    Com relação ao som ficar bom, ou não, acredito que a função da interface de áudio seja melhorar o som também.


    Eu gostaria de tentar fazer alguns arranjos de MIDI (bateria, teclado), baixei um software que controla MIDI pelo teclado do PC. Acham que é viável? Me parece ter um pequeno delay entre apertar e o som sair...

    Geralmente se usa teclados controladores, ao invés de usar do próprio pc, mas dá pra fazer algumas coisas, pelo menos no quesito bateria.
    Esse atraso deve acontecer justamente por você não ter a interface de áudio (placa externa) e estar usando a placa que tá dentro do computador, que como dito, não é suficiente pra trabalhar com gravação, é a famosa latência.


    Que sofware indicariam para um iniciante?Cubase, Reaper?

    Reaper, sem dúvidas.
    Gratuito, mais intuitivo, tem trocentos tutoriais na internet, curva de aprendizado baixíssima. Eu utilizo ele.

      Você não pode enviar mensagens, pois este tópico está fechado.
       

      Tópicos relacionados a Iniciante em Gravações