vídeo explicando o que é Harmonia, seu significado, sua evolução e sua importância

    Autor Mensagem
    Gutovysk
    Veterano
    # ago/17 · Editado por: Gutovysk


    Pessoal,

    Alguns aqui já me conhecem, sou autor do site Técnicas de Composição Musical que é voltado para os músicos, compositores e pessoas interessadas em aprender mais sobre música.

    Fiz recentemente dois vídeos onde tento explicar, de forma mais resumidamente e breve possível, o que é Harmonia, qual o seu significado, e como se deu sua evolução ao longo dos séculos.

    Não é algo nem simples e nem trivial,

    Com tantas teorias espalhadas por aí, com tantos conceitos e com tantas divergências, é realmente difícil para o aluno conseguir entender precisamente o que é Harmonia Musical, onde ela atua, o seu significado, e sua importância.

    Importante saber também como a teoria da Harmonia surgiu e evoluiu. Hoje estudamos alguns conceitos e teorias musicais mas nos esquecemos dos porquês de certas "regras" ditadas. Por isso, a importância de termos uma visão clara e ampla da questão da evolução da nossa música, sobre o olhar da harmonia.

    Não gosto de dizer "regras". O correto seria: melhores práticas. E tais práticas, você vai perceber assistindo o vídeo, que podem mudar ao longo da história, já que nossa percepção musical vai mudando também.

    Como exemplo, um intervalo sonoro que causava impacto ou aspereza sonora.antigamente (intervalos dissonantes), talvez hoje em dia já não cause tanto impacto ou aspereza.

    Espero que tenha conseguido contribuir com todos aqui do fórum!!!

    Seguem os vídeos:







    Estou organizando também uma aula aberta sobre composição e teoria musical. Lá no meu site tem um link para quem quiser se inscrever. ok?!

    abraços a todos,
    Carlos Correia
    Técnicas de Composição Musical

    LeandroP
    Moderador
    # ago/17
    · votar


    Gutovysk
    Espero que tenha conseguido contribuir com todos aqui do fórum!!!


    Não tenha dúvidas.Só peço a gentileza de debater este o assunto no tópico. Inscritos, visualizações, curtidas, são meras consequências. Valeu pela iniciativa ;)

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a vídeo explicando o que é Harmonia, seu significado, sua evolução e sua importância