Como saber os acordes de uma acapella?

    Autor Mensagem
    Ralfhi
    Membro Novato
    # ago/17


    Entendo pouco sobre teoria musical, comprei uma acapella sei que o tom dela é G, posso formar qualquer acorde dentro da escala de G? ou precisa ser de acordo com a voz?

    JJJ
    Veterano
    # ago/17
    · votar


    Você comprou uma coleção de "acapellas", um cd, um dvd, uma canção isolada?

    Enfim... seja como for, peguemos uma música muito conhecida cantada a cappella: Mercedes Benz, com a grande Janis Joplin:



    Eu faço de orelhada (pra mim é bem mais rápido que fazer no método "teórico", que vou descrever depois). Eu costumo ouvir a melodia do vocal e entender a intenção básica (maior ou menor) e depois tentar achar o tom. A partir disso, caso a melodia do vocal "demonstre" que houve uma mudança, tento achar os acordes subsequentes. Pra mim, é algo bem intuitivo e faço rápido.

    Mas... se isso não funcionar, o método mais teórico seria tirar a melodia, escrever a sequencia de notas (partitura, tablatura ou só as notas mesmo), ver em qual escala se encaixam e daí achar o tom e os acordes correspondentes dentro do campo harmônico. O problema é que nem sempre as músicas respeitam o campo harmônico dentro de um tom (porque isso não é lei... rs).

    Ismah
    Veterano
    # ago/17
    · votar


    Se for só uma melodia vocal, dá para " tirar " pelo Melodyne.

    Se for algo mais complexo, vou ficar devendo o nome por hora, que cria um gráfico de magnitude, alinhado com um teclado de piano. Tirei música por lá já.

    Lelo Mig
    Membro
    # ago/17 · Editado por: Lelo Mig
    · votar


    Ralfhi

    Faço como nosso mestre e guru das quebrada, JJJ, ou seja "Orelhada"...

    Para exemplificar, peguei a canção que ele postou (Mercedez Bens - Janis Joplin). Com o violão numa mão e orelha na outra, tirei a harmonia básica: Ré, Sol, Ré, Lá, Ré, Sol, Ré (não sei como esta a relação Afinação de meu violão x Youtube, é apenas para exemplificar).

    Com a harmonia "em mãos", tiro a linha melódica "nota a nota".........

    Oh Lord, won't you buy me
    Fá#>>Lá/Lá Lá Si Fá# Mi Ré


    Com isso em mãos, posso fazer uma tablatura (se alguém pedir, porque eu mesmo não uso, não gosto de tabla)...e poderia colocar as notas numa pauta de partitura, só que neste caso, eu teria problemas com os tempos, porque, de partitura, a única coisa que sei é onde estão as notas... ou seja, analfabeto.

    Como só "escrevo" prá mim, tenho um método particular que desenvolvi há algumas décadas, porque sou autodidata, também conhecido como ignorante........e limitado ao orelhão.

    metal_ofender
    Membro Novato
    # ago/17 · Editado por: metal_ofender
    · votar


    Lelo Mig

    Quais passos vc teve que seguir para adquirir essa habilidade do ouvido?

    As vezes me sinto um robô, sei tocar bastante coisa, tenho uma habilidade até boa com o instrumento, mas na hora de pegar uma melodia vocal e passar pro violão eu não consigo, por mais que eu saiba o campo harmonico que a música está, e onde estão todas as notas no braço do violão, eu simplesmente não consigo.
    Acho que esse é o mal de ficar aprendendo pelo youtube.

    JJJ
    Veterano
    # ago/17 · Editado por: JJJ
    · votar


    metal_ofender

    Cara, você perguntou pro Lelo, mas acho que ele pensa igual a mim nesse caso: não tem receita de bolo. Isso é experiência.

    Só vem com o tempo, a prática, o estudo, ouvindo, tocando, ouvindo, tocando, tirando música...

    É uma coisa que não tem "atalho" (e das poucas coisas que melhoram com a idade - porque a maioria das coisas piora... rs).

    Lelo Mig
    Membro
    # ago/17 · Editado por: Lelo Mig
    · votar


    metal_ofender

    Cara é exatamente como o JJJ disse, não têm método.

    Eu, toquei muito em boteco, na noite, acompanhando cantores. Neguinho subia no palco, dizia "Lá Menor"....e saia mandando um Djavan, um Tom Jobim, um Tim Maia.

    Prá quem têm estudo, aplica-se as metodologias clássicas de campo harmônico, escalas e etc......Prum Zé Ruela, que não sabia nem a escala de Dó Maior, feito eu, ou tu saca na orelha ou toma pé na bunda.

    Têm limitações, não tenho orgulho de ser semi analfa musical, mas dá bagagem... você começa a sacar que existem alguma "coisas" que acontecem com certa frequência, que algumas sequências se repetem, e começa a perceber que existem algumas regras... percebe, por intuição, que num determinado sentido melódico, após aquele Mi Maior, pode ir para o Lá com Sétima Menor que vai dar certo.

    Depois, por conta, estudei um pouco de harmonia, e pude entender algumas coisas que eu faço, mas, deveria estudar mais, muito mais.

    Se você estuda, não deixe de estudar, não faça o processo inverso, como eu fiz, porque fica muito complicado, mais do que vício, vem a preguiça, porque aprender o "que você já sabe na prática"... é um tédio, é difícil e desanimador.

    Na verdade o que você precisa fazer é treinar seu ouvido... "ouvir" o que você estuda. Para treinar seu ouvido, é simples:

    Pegue umas canção simples e tire na mizinha da guitarra, que nem criança. Não se preocupe com técnica, escalas, campo harmônico, nada disso... você esta treinando o ouvido.

    Por exemplo, "Parabéns a você" na Mizinha: (começando na segunda casa F#) toca aí:

    F# / F# / G# / F# / B / A# / F# / F# / G# / F# / C# / B

    Esta é a linha melódica da canção. Lembre-se que linha melódica não têm tom, o tom é o que se adequa ao instrumento ou voz e pode ser transposto para o tom que quiser (O tom "original" de Parabéns à você, se não me engano é Dó).

    Resumindo: Você começa a treinar seu ouvido para tirar "nota à nota", perceber cada nota e variação numa linha melódica, ou não.

    Isso não é "estudo" formal...é treino. Lembre-se que um cara como eu, que não lia partitura, não sabia escalas, nada disso, para tocar em bandas cover, precisava tirar desse jeito "nota à nota"......... eu tirava Jimi Hendrix, Blackmore, etc, desse jeito...kkkk (que vergonha).

    No começo é difícil, depois sua percepção vai se apurando.... Hoje, se eu tocar uma nota no braço da guitarra, eu sei onde a próxima que eu quero está.....nem preciso "procurar" mais.

    "na hora de pegar uma melodia vocal e passar pro violão eu não consigo, por mais que eu saiba o campo harmonico que a música está, e onde estão todas as notas no braço do violão, eu simplesmente não consigo."

    Cara, esqueça "Campo Harmônico, Escalas e Regras quando treinar ouvido...... Treino de ouvido não é "teoria" é exercício de desenvolvimento, é como "malhar os músculos".

    E, comece com coisas fáceis, não tenha "vergonha".......sózinho no teu quarto, mano? Ninguém tá vendo?... Cai Cai Balão, Parabéns à Você... sem vergonha de ser feliz!

    JJJ
    Veterano
    # ago/17 · Editado por: JJJ
    · votar


    Lelo Mig
    eu tirava Jimi Hendrix, Blackmore, etc, desse jeito...kkkk (que vergonha).

    Vergonha? E tu acha que esses dois sabiam alguma porra de teoria???

    Lelo Mig
    Membro
    # ago/17 · Editado por: Lelo Mig
    · votar


    JJJ

    "E tu acha que esses dois sabiam alguma porra de teoria???"

    Eu juro de pé junto que eles não sabiam poha nenhuma (O Blackmore até sabe um pouco, mas Jimi Hendrix não).

    Mas, a galera "estudiosa" defende de pé junto que eles sabiam....kkkkkk

    Buja
    Veterano
    # ago/17
    · votar


    Esses dois e mais pelo menos umas tres centenas nao sabem porcaria nenhuma de teoria.
    É so ver que as melhores musicas de todos os tempos disparado nao foram compostas por quem comia modos gregos.

    Jabijirous
    Veterano
    # ago/17
    · votar


    Ralfhi
    Espero que esse conteúdo te ajude!

    http://michaelmachado.com.br/drop-mais-que-uma-visao-do-bloco/

    Ismah
    Veterano
    # ago/17
    · votar


    metal_ofender

    Solfejo pode te ajudar!

    JJJ
    Lelo Mig
    Buja

    Há bastante controvérsias...
    Parem pra pensar quem era guitarrista referência na época, para se dizer o que é saber tocar...
    O " nada " de quem começou no auge do EVH era uma coisa BEM DIFERENTE, do " nada ", de quem começou no auge do Nirvana...

    EVH ao lado de caras do country, é um slow hand!

    Buja
    Veterano
    # ago/17
    · votar


    Ismah
    EVH ao lado de caras do country, é um slow hand!

    E continua sendo rsrsrs

    Ismah
    Veterano
    # ago/17
    · votar


    Earl Scruggs pra quem duvidar...

    Lelo Mig
    Membro
    # ago/17 · Editado por: Lelo Mig
    · votar


    Ismah

    "EVH ao lado de caras do country, é um slow hand!"

    Sim correto, mas não falávamos em técnica e sim em conhecimento musical mesmo. EHV, por exemplo, sabe música, não só a "prática". Estudou violino e piano. (mas já declarou que não sabe ler música).

    Outro "problema" de EHV, é que ele não gosta de ouvir música, não ouve mais desde a juventude, ele disse uma vez que a única música, cover, que ele ainda sabe tocar é Crazy Train.

    Mas, saber o que se esta fazendo é diferente de saber tocar... e a grande maioria destes heróis do passado, apenas tocavam, não sabiam nada do que estavam fazendo, ainda que fizessem bem.

    Têm "guitar hero" dos 60 e 70, (incluindo os speed hands do Country) que não sabem nem nome de acorde.

    Ismah
    Veterano
    # ago/17
    · votar


    Tem guitar hero dos anos 2000 que não sabe nem afinar...

    https://whiplash.net/materias/biografias/268402-avengedsevenfold.html

    Por incrível que pareça, achei ele bastante sincero e honesto, por ele citar que o "Syn" escreve as músicas...
    ______________________

    Eu não citei o EVH por técnica, nem o Earl Scruggs, mas sim porque ambos tem visões diferentes. O que Scruggs faz, o EVH parece bem simples... O cara tocando Jingle Bells, bate tudo que eu sei...

    O Scruggs não sei se estudou ou não, mas era um dos grandes nomes dos anos 50/60, e foi esse contexto que vários nomes dos anos 70 cresceram... Era isso que eu quis apontar. :)

    Jabijirous
    Veterano
    # ago/17
    · votar


    Ralfhi



    JJJ
    Veterano
    # ago/17
    · votar


    Lelo Mig
    O Blackmore até sabe um pouco

    Acho que veio a saber depois... na época de ouro, duvido muito...

    Têm "guitar hero" dos 60 e 70, (incluindo os speed hands do Country) que não sabem nem nome de acorde.

    O Pepeu (pra citar um brazuca) acho que era dessa turma, nos velhos tempos...

    O negócio é o seguinte: depois que estudar ficou meio obrigatório é que esses caras (alguns, pelo menos) começaram a se interessar pelos parangolés. Eles (e nós...) fizemos o caminho contrário ao que se prega atualmente. Nós começamos dando cabeçada e só depois pegamos um pouco de teoria. Hoje deve ter alguns métodos onde o cérebro do aluno é inundado de teoria e ele só vai tirar o "parabéns pra você" lá pelo sexto mês de aula... não é à toa que volta e meia vem um aqui reclamar que não está aprendendo nada...

    -Saved
    Membro Novato
    # ago/17 · Editado por: -Saved
    · votar


    Edit

    fernando tecladista
    Veterano
    # ago/17
    · votar


    Ralfhi
    Ralfhi
    Cadê você meu filo...!!!!!

    metal_ofender
    Membro Novato
    # ago/17
    · votar


    JJJ, Lelo Mig e Ismah


    Irei treinar, valeu mesmo pela ajuda ! Chega de ficar vendo video aula e aprendendo música atrás de música.

    Lelo Mig
    Membro
    # ago/17 · Editado por: Lelo Mig
    · votar


    metal_ofender

    Pense numa coisa que lhe será bastante útil:

    Nós de "nossa época" éramos cegos! Não haviam videos, rock não aparecia na TV, não "víamos" as mãos do sujeito.... muitas coisas não tínhamos a mínima ideia de como estava sendo feita.

    Tablatura ainda não era difundida e books de partituras eram caros e não fariam diferença, nós não líamos partitura mesmo... Colocávamos o Vinil na vitrola e tirávamos "nota à nota". Eu toquei, por anos, covers que tirei "igualzinha" e quando pude ver o original o cara não tocava como eu tirei, não era como eu imaginara.

    Se por um lado, eu compliquei algumas coisas simples, por outro ajudou a moldar minha "personalidade musical" e meu entendimento sobre ela.

    A técnica é muito importante... mas o conceito de técnica que, a maioria, passa hoje em dia, é equivocado. É preciso saber o porque da técnica, prá que tê-la, porque treiná-la.

    Vou te explicar algo pessoal que resume muito bem "técnica". Eu. toquei muito tempo de ouvido... se você ver a forma como eu fazia alguns acordes, você iria rir... quando aprendi a maneira correta de montar, eram muito mais simples, muito mais fáceis, mais confortáveis....era o óbvio que eu não enxergava.

    Com técnica estes acordes ficaram mais fáceis, maior fluides, melhores. Contudo o acorde antigo é o mesmo acorde... e aos ouvidos não há diferença.

    Se a técnica não te favorece, não te facilita ou não lhe serve... Ela é inútil. É assim que penso!

    metal_ofender
    Membro Novato
    # ago/17
    · votar


    Lelo Mig

    Sim estou treinando isso, realmente o mais dificil é perder a vergonha, tem 3 semanas que comecei a aprender a dedilhar, e demorei 5 anos pra fazer isso pois sempre tem a "vergonha".

    Como assim vergonha ? Bem, o cara já toca as músicas do Guns, Legião, Charlie Brown, Led Zeppelin, Alguns solos do Pink Floyd e a porra toda sempre com palheta, ai vai começar a aprender a dedilhar e não sai absolutamente nada ? isso mata, pois é como vc estivesse voltando do 0, mas agora estou sem medo.

    Meu objetivo principal não é nem tirar coisas de ouvido por "prazer", e sim conseguir transportar tudo que ta na minha cabeça, ou no vocal de alguém pro violão/guitarra, acho isso magnifico, porque além de vc se sentir muito mais seguro como instrumento, também abre um leque na hora de vc improvisar um solo em cima de uma música popular, vc pode fazer pequenas frases, ou até um solo inteiro de acordo com a melodia vocal da música, deixando o solo muito mais "a ver" com a música. Um exemplo disso é o solo de Smells Like Teen Spirit

    Valeu

    Ralfhi
    Membro Novato
    # ago/17
    · votar


    Valeu galera muito obrigado pelas respostas, bom ver também que tem mais gente com essa duvida, fiquei com medo que fosse uma pergunta idiota, obrigado mesmo estou conseguindo

    Ralfhi
    Membro Novato
    # ago/17 · Editado por: Ralfhi
    · votar


    No melodyne ficou assim porem ainda continuo confuso Imagem anexada

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Como saber os acordes de uma acapella?