A influência do preço no som do violino

    Autor Mensagem
    Ismah
    Veterano
    # ago/17


    Pressupõe-se que um violino caro, tenha melhores madeiras e melhor construção que um barato... E a variação dos dois itens, em tese, é indiscutivelmente maior num violino, que num instrumento eletro-acústico, a que estamos mais familiarizados... Tiremos as conclusões pessoais quanto a madeira vs timbre, e construção vs timbre.


    https://www.youtube.com/watch?v=1HotrHNXwpE

    E sim, u2b tem perdas... As mesmas perdas para todos os violinos... E sim ele pode roubar, mas vamos usar o bom senso e admitir que segundo uma lógica científica da Navalha de Occam: quanto menos coisas supormos, mais perto da verdade estamos...!

    Tópico será trancado assim que eu decidir, as regras do fórum permitem isso, e o farei porque madeira é algo já exaustivamente debatido por aqui. Não estou aqui para defender nenhuma hipótese, mas para causar reflexão, e se a pessoa achar que deve, mudar sua convicção de prioridades.

    Criei um tópico novo porque não tem relação direta com nenhum existente, e a maior parte está trancada por causa da confusão sequente.

    makumbator
    Moderador
    # ago/17
    · votar


    Ismah

    É que a influência da madeira (e verniz) nos instrumentos acústicos é realmente importante e perceptível, ao contrário das guitarras e baixos elétricos.

    Já experimentei uma vez um contrabaixo acústico de 70 mil reais. Coisa fina! E já toquei acompanhei violinistas, violistas e cellistas com instrumentos bem caros, mas o problema é que fica difícil dizer o quanto o som é bom por causa do músico e quanto é do instrumento.

    Por exemplo, já assisti ao vivo o Maxim Vengerov em recital em SP, e que usava um violino Stradivarius tão caro que ele mesmo não poderia nunca comprar (e era emprestado de maneira vitalícia a ele pela fundação dona do instrumento, que também pagava o seguro milionário ). O som era lindo (tão bonito que era transcedental). Mas o lance é que ele é um gênio tocando.

    Já vi um vídeo de um colecionador milionário tocando seu violino Guarneri (que é o melhor e mais caro do mundo). E o som era apenas ok, pois o cara não era bom músico.

    Ismah
    Veterano
    # ago/17
    · votar


    O gênio tocando um Stradivarius, perde sua genialidade tocando um pau com cordas?

    Não creio que ele toque melhor (talvez mais confiante), no violino caro.

    JJJ
    Veterano
    # ago/17
    · votar


    Considerando instrumentos em condições decentes, afinados, com cordas boas e tal, acho que o instrumentista tem uma parcela imensa de influência no resultado final.

    Entretanto, acredito piamente que, quando temos um instrumento melhor em mãos, isso se traduz em maior estímulo, o que ajuda, de forma transcendental, a melhorar nossa performance.

    O que nos cerca nos influencia.

    Ismah
    Veterano
    # ago/17
    · votar


    Tópico fechado para evitar repetir a mesma discussão..

      Você não pode enviar mensagens, pois este tópico está fechado.
       

      Tópicos relacionados a A influência do preço no som do violino