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Mensagem |
Ismah Veterano |
# ago/17
Pressupõe-se que um violino caro, tenha melhores madeiras e melhor construção que um barato... E a variação dos dois itens, em tese, é indiscutivelmente maior num violino, que num instrumento eletro-acústico, a que estamos mais familiarizados... Tiremos as conclusões pessoais quanto a madeira vs timbre, e construção vs timbre.
https://www.youtube.com/watch?v=1HotrHNXwpE
E sim, u2b tem perdas... As mesmas perdas para todos os violinos... E sim ele pode roubar, mas vamos usar o bom senso e admitir que segundo uma lógica científica da Navalha de Occam: quanto menos coisas supormos, mais perto da verdade estamos...!
Tópico será trancado assim que eu decidir, as regras do fórum permitem isso, e o farei porque madeira é algo já exaustivamente debatido por aqui. Não estou aqui para defender nenhuma hipótese, mas para causar reflexão, e se a pessoa achar que deve, mudar sua convicção de prioridades.
Criei um tópico novo porque não tem relação direta com nenhum existente, e a maior parte está trancada por causa da confusão sequente.
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makumbator Moderador
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# ago/17
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Ismah
É que a influência da madeira (e verniz) nos instrumentos acústicos é realmente importante e perceptível, ao contrário das guitarras e baixos elétricos.
Já experimentei uma vez um contrabaixo acústico de 70 mil reais. Coisa fina! E já toquei acompanhei violinistas, violistas e cellistas com instrumentos bem caros, mas o problema é que fica difícil dizer o quanto o som é bom por causa do músico e quanto é do instrumento.
Por exemplo, já assisti ao vivo o Maxim Vengerov em recital em SP, e que usava um violino Stradivarius tão caro que ele mesmo não poderia nunca comprar (e era emprestado de maneira vitalícia a ele pela fundação dona do instrumento, que também pagava o seguro milionário ). O som era lindo (tão bonito que era transcedental). Mas o lance é que ele é um gênio tocando.
Já vi um vídeo de um colecionador milionário tocando seu violino Guarneri (que é o melhor e mais caro do mundo). E o som era apenas ok, pois o cara não era bom músico.
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Ismah Veterano |
# ago/17
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O gênio tocando um Stradivarius, perde sua genialidade tocando um pau com cordas?
Não creio que ele toque melhor (talvez mais confiante), no violino caro.
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JJJ Veterano
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# ago/17
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Considerando instrumentos em condições decentes, afinados, com cordas boas e tal, acho que o instrumentista tem uma parcela imensa de influência no resultado final.
Entretanto, acredito piamente que, quando temos um instrumento melhor em mãos, isso se traduz em maior estímulo, o que ajuda, de forma transcendental, a melhorar nossa performance.
O que nos cerca nos influencia.
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Ismah Veterano |
# ago/17
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Tópico fechado para evitar repetir a mesma discussão..
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