Gravando/mixando Knocking on heavens door (minha open track pro fórum)

    Autor Mensagem
    Ismah
    Veterano
    # jan/17


    Rearranjei a guitarra BASE, executada na maior parte do tempo, por Izzy Stradlin, PORTANTO OS SOLOS NÃO SÃO MEUS, e sim da backing track original!

    Tagima TLP100 TopFlamed
    D'Addario XL 009 em Standard E - NOVAS, especial para gravação.
    Palhetas Jim Dunlop Tortex Jazz III - BEM usada já
    Slide metálico Torelli

    Cópia MXR Phaser90 de fabricação artesanal (para o Leslie)
    BlackSnake Obssession Drive (OCD clone)
    Groovin CH700 (flanger chorus)
    Onner DD1 (digital delay) fazendo a vez de reverb - porque eu não tenho reverb

    Tudo ligado num input 1, do canal de 3 vias de eq, de um 78' Duovox 100B, com os canais jumpeados (like a Plexi) - ligados os input 2. Dali vai numa Classic Luthieria (atual Mickwolf) 2 x 12" (Route66) closed back... Detalhe que esse conjunto soa grave demais se colocado no chão, assim está sobre duas cadeiras, uma de frente para a outra.

    Microfonei com um A57, posicionado no centro do cone (como eu gosto). Então entrei num guitar link genérico, e gravei no Reaper em 16bits, 44.1KHz.

    Cortes, muitos cortes e takes, já que eu sou melhor técnico que músico, e os problemas com tempo rolaram solto. Mas para ser sincero, me saí melhor que imaginava. No geral foram detalhes que eu precisei ouvir muitas vezes a track pra pegar. Devem existir ainda algumas falhas.

    O refrão é uma dobra que se abre em pan totalmente. De um lado um som mais percussivo, e marcado, do outro mais sustentado - fui brincando com isso, mesmo chamando por nomes diferentes, eles não são via de regra.
    Um deles é mais grave que o outro, o que complementa tudo, e contribui para o efeito stereo.

    Equalização leve foi feita na pós-edição, é esperada uma lapidação. Mesmo, o que mais foi mexido, foi na Leslie, onde eu cortei e atenuei totalmente o médio-grave pra baixo.

    Usei bastante automação também, bem mais que imaginava. Mas curiosamente não usei NADA pra masterizar.

    Arquivo *.rar, com tudo que é necessário + versões finais, hospedado no GoogleDrive. Tamanho: 471MB.

    https://drive.google.com/file/d/0BwvTMHEe6rH5OEJTdmxGMWhqX2M

    Enfim, acho que pode servir de norte pra quem está começando a gravar, pois vai ver uma gravação aberta. Tenho planos de adicionar baixo e bateria (HOW?)

    O resultado final, pra quem não quer baixar o baita arquivo, pode ser conferido em média qualidade (upado em MP3 @ 320kbps) no PalcoMP3 - não aceitou os Wav originais, e o SoundCloud deletaria a faixa por direitos autorais.

    https://www.palcomp3.com/DonIsmah/knocking-on-heavens-door/

    boblau
    Veterano
    # jan/17
    · votar


    Ismah

    meu amigo, ficou muito legal mesmo. Gostei de como os timbres encaixaram na música. Muito bom.

    Se me permite uma sugestão, apesar de estar bem legal o efeito Leslie, eu achei ele muito pronunciado. Eu deixaria ele um pouco mais ameno. Só isso. Talvez uma gravação de uma guitarra com o mesmo timbre sem o efeito e mixar as duas, pode dar uma amenizada e preencher um pouco as lacunas.

    Mas no geral, muito legal.

    acabaramosnicks
    Membro Novato
    # jan/17
    · votar


    marcando pra escutar depois

    Ismah
    Veterano
    # jan/17
    · votar


    boblau

    Pode ser a falta de médios, a ideia era ser pronunciado mesmo. Só isso está mais atrelado a execução, se reparar os "orgãos" da intro e do interlúdio são totalmente outro som, pois os executo no meio do braço. Vou pensar em algo.

    Dos timbres, realmente, o OCD é o pedal com mais som de "G'n'R" que eu já vi. Posso espetar o instrumento que for, no amp que for, ele sempre lembra MUITO.

    Del-Rei
    Veterano
    # jan/17
    · votar


    Ismah
    Legal, cara.
    Ficou bem diferente do original.

    Eu confesso que ha introdução, a guitarra da direita me pareceu meio perdida, fora do tempo. Mas talvez eu que não tenha entendido a ideia mesmo. O lance com o slide ficou bacana, mas também tive a impressão de algumas partes fugirem do tempo.

    Um aceno de longe!!!

    Ismah
    Veterano
    # jan/17
    · votar


    To trabalhando nesse meu problema de tempo Del-Rei, mas algumas intenções são mesmo fora do tempo...

    Vou verificar isso da intro. Não ouvi com fones ainda e pode ser verdade isso. Agradecido!

    DoisUm
    Membro Novato
    # jan/17
    · votar


    No início, como você mesmo comentou, tem uma guitarra bem fora do tempo e isso me incomodou um bocado.

    O instrumental tá um pouco mais alto que a voz, não sei se é por isso mas tive a impressão que não harmonizaram tão bem, principalmente nas partes com o efeito que parecia tremolo

    Depois do primeiro refrão, aquela guitar com o phaser/flanger (nunca soube distunguir) tambem me pareceu bem fora do tempo e o timbre não casou muito com a base.

    Uma coisa que gostei bastante foi da guitarra com slide. É uma tecnica da qual sempre fui fã e você encaixou muito bem, tanto no timbre quanto na execução. Em certas partes até me lembrou um pouco de Led Zepellin.

    Resumindo, os pontos que me incomodaram foram: soncronia, altura dos instrumentos, e o timbre de umas guitarras complementares.

    Espero que não me leve a mal, decidi focar mais nos defeitos pra tentar dar um toque sobre coisas que às vezes podem passar despercebidas depois de se ouvir tantas vezes as mesmas faixas durante o processo de gravação, edição e mixagem.

    Bom trabalho e boa sorte!

    Ismah
    Veterano
    # jan/17
    · votar


    DoisUm

    O slide é uma técnica que eu gosto pra caramba, e tenho praticado bastante. Junte isso a gostar mui de southern (Lynyrd Skynyrd, Allman Bro's Band, Marshall Tucker Band, Molly Hatched ...) e voi la...

    Realmente, se precisa pensar diferente do que com acordes "fingered". Normalmente, soa embolado pra caramba com drive, acordes incluindo a terça, e no slide é isso que dá o peso. Ali tem umas coisas bem características, que é tocar outside notes/chords, frações de bend/reverse bend, e ligados de oitava, como também slides sem destino, tanto para cima como para baixo. No fim, se resume a prática, e claro ouvir o que caracteriza essa técnica...

    O efeito que te incomoda, é um flanged chorus (se quiser, abra o tópico sobre os tipos de chorus, que tem muito pra se explicar sobre). É um pedal que eu amo e odeio, pois no clean ele soa como chorus, e com drive soa flanger... O timbre é o mesmo da guitarra base L no refrão, apenas com o efeito em cima. Curiosamente é uma parte que rolou e eu curti deixar assim, seria no slide a ideia original... rs

    A questão de altura de instrumental vs vocal, é uma hipótese - e por isso o feedback de quem gravou é essencial - eu preferi deixar um pouco mais alto, pra escutar-se melhor as minhas partes.

    Ah e o tempo, maldito tempo que eu me perco. :( Agradecido...!

    BrotherCrow
    Membro Novato
    # jan/17
    · votar


    Ismah
    Cara, realmente, a guitarra da entrada tá bem fora do tempo.

    O slide tem bastante coisa fora do tempo também, e além disso tem umas notas bem fora. Parece que a tua mão no slide tá ao mesmo tempo muito mole (porque você não chega nos acordes com firmeza) e muito dura (porque não tem vibrato nenhum). Quando se toca slide, faz parte da técnica dar um vibrato de leve pra disfarçar a desafinação. Parece também que você não está abafando direito atrás das cordas.

    Ismah
    Veterano
    # jan/17
    · votar


    BrotherCrow

    Não estou abafando nada as cordas atrás! hehe
    Acho lega esse som mais sujo, vou testar as duas formas, foi a primeira vez que gravei algo com ele...

    A guitarra de entrada do lado R que está fora, acho que vou ter de regravar, mas pode ser também que eu arrastei o áudio sem querer, vou rever isso essa semana!

    Agradecido!

    locostras
    Membro Novato
    # jan/17
    · votar


    Ismah
    tu merece licença poética na guitarra, se na intro percebi um arrasto ou mesmo licença poética na guitarra.

    Ismah
    Veterano
    # jan/17
    · votar


    Explique-se, pois não entendi...

    locostras
    Membro Novato
    # jan/17
    · votar


    Ismah
    É que licença poética faz parte também de uma obra de arte.

    Ismah
    Veterano
    # jan/17
    · votar


    Continuo sem entender, mas agradeço a opinião.

    locostras
    Membro Novato
    # jan/17
    · votar


    Ismah
    ouvindo a intro antes do playback, percebi, agora, que tu fez uma gracinha com a guita.
    ficou bonito o trabalho!! legal fera.

    Ismah
    Veterano
    # jan/17 · Editado por: Ismah
    · votar


    Obrigado, mas tenho que melhorar bastante coisas na execução.

    locostras
    Membro Novato
    # jan/17
    · votar


    tenho que melhorar bastante coisas na execução.
    Ismah
    Todo músico pensa assim

    Ismah
    Veterano
    # jan/17
    · votar


    locostras

    Eu sou oficialmente técnico, não músico... Então acho que devo melhorar ainda mais coisas...

    viniciusjau
    Veterano
    # jan/17 · Editado por: viniciusjau
    · votar


    Ismah
    Concordo com a maioria da galera..

    O começo (antes de entrar a batera) não está legal.. chega a dar impressão que a guitar do canal esquerdo esta até desafinada.. (mas tenho certeza que voce não iria dar esse mole rsrs)

    No refrão tbm as guitars embolam..

    Enfim não está soando agradável com a guitar do canal direito, Talvez só de ajustar o volume já melhore, mas como voce disse que sua intenção era destacar isso, talvez só de atenuar isso já soe melhor...

    Uma galera falou que achou que esta fora do tempo .. uma dica que eu daria pra voce já que voce usa o Reaper (não sei se voce já fez isso) é usar o metrônomo e depois no Reaper usar o "Dynamic split items" pra verificar se está muito fora da batida...

    BrotherCrow
    Membro Novato
    # jan/17
    · votar


    viniciusjau
    Uma galera falou que achou que esta fora do tempo .. uma dica que eu daria pra voce já que voce usa o Reaper (não sei se voce já fez isso) é usar o metrônomo e depois no Reaper usar o "Dynamic split items" pra verificar se está muito fora da batida...

    Eu acho que esse tipo de coisa não devia ser corrigido na DAW. É falha de execução, então a melhor solução é gravar de novo. Acho até mais fácil regravar as partes problemáticas do que tentar corrigir na edição. Afinal, é a guitarra base de uma música simples de quatro acordes! Com um pouco de prática dá pra melhorar bem a execução, e aí vai ser muito menos trampo na DAW.

    viniciusjau
    Veterano
    # jan/17
    · votar


    BrotherCrow
    Apenas dei uma alternativa, mas concordo plenamente com voce...

    Ismah
    Veterano
    # jan/17
    · votar


    viniciusjau
    mas tenho certeza que voce não iria dar esse mole

    Não é dar mole, é de fato possível isso. E ali há um problema, só não estou com clima para mexer nisso. Mas devo fazer essas semana ainda.

    intenção era destacar isso

    Não, a intenção das coisas "out of time" era só mesmo com o slide.

    é usar o metrônomo

    Tenho feito, mas não me dou bem com ele.

    usar o "Dynamic split items" pra verificar se está muito fora da batida...

    Não sei bem o quanto isso seria viável na guitarra distorcida.

    No refrão tbm as guitars embolam

    Acho que não é isso que está acontecendo, vou verificar também, mas elas estão arranjadas e equalizadas para não embolar.

    JJJ
    Veterano
    # jan/17
    · votar


    Ismah

    Cara, tem alguns detalhes sim, mas, no geral, bom de ouvir.

    Só não entendi uma coisinha... afinal de contas: as guitarras (fora o solo, isso eu entendi) são todas suas? O que é você e o que é BT ou Izzy ou sei lá quem?

    Ismah
    Veterano
    # jan/17
    · votar


    JJJ

    Regravei as partes que seriam executadas pelo Izzy. Os solos e harmonias correspondentes ao Slash, eu não executei.
    O problema só surge com fones onde não há crossfading entre as fontes, quem ouve em monitores não percebe (por isso eu não percebi)...

    JJJ
    Veterano
    # jan/17
    · votar


    Ismah

    Acho imprescindível ouvir a mix em headphones. Mesmo que o sujeito tenha monitores top, tem que dar uma ouvida ali, direto no ouvido, porque alguns detalhes são muito mais perceptíveis desse jeito.

    Ismah
    Veterano
    # jan/17
    · votar


    Eu só precisava ter um na mão aquela hora hehe

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Gravando/mixando Knocking on heavens door (minha open track pro fórum)