Sonorização ao vivo - cancelamento teclado vs contrabaixo

    Autor Mensagem
    Emanuel Teclas
    Veterano
    # dez/16


    Pessoal, boa noite!
    Não é de hoje que escuto de dois operadores de som da igreja em que toco que eu tenho o costume de tocar muito grave (logicamente, eu discordo). Então eles sempre me pedem pra tocar "mais agudo", porque quando toco do meu estilo normal eu acabo "entrando na frequência do contrabaixo e cancelando os sons, criando uma massa sonora onde é impossível discernir os instrumentos", de acordo com a fala deles.
    Basicamente, o que eles me pedem é que eu simplesmente inutilize da metade da terceira oitava do teclado para baixo (parte mais grave). Obs. É um Roland FA-08. Isso me leva a uma proposta de timbre que não me agrada de forma contínua, ou seja, só usando a "parte mais aguda" todo o tempo.
    A minha teoria é que isso é erro de equalização do PA, porque no palco isso não acontece.
    A igreja basicamente não tem tratamento acústico. É toda revertida internamente por mármore, teto com rebaixamento de isopor. Só no altar tem um protótipo de difusor de madeira que só está na parte traseira do palco.
    O site da igreja é www.calvario.com.br lá tem umas fotos pra quem quiser ver.
    Enfim, minha dúvida é a seguinte: esse cancelamento realmente acontece? Eu não toco absurdamente grave, apenas por algumas vezes costumo fazer baixo com a mão esquerda até no máximo a metade da segunda oitava no máximo (indo na direção mais grave). Geralmente uso no máximo até início da terceira oitava. Isso, na minha opinião não é tão grave ao ponto de acontecer o que eles me falam. Tocar assim é erro meu? A banda lá é completa (voz principal, backings, teclado, bateria, baixo, guita, violão).
    Enfim, preciso de ajuda que me fundamente pra argumentar com eles... ou reconhecer meus erros. Comentem o que acham, por favor.

    Lelo Mig
    Membro
    # dez/16 · Editado por: Lelo Mig
    · votar


    Emanuel Teclas

    Amigo, vamos por partes.

    Um certo "cancelamento" por conta de dois instrumentos operarem na mesma frequência até pode ocorrer, mas o determinante não é bem a frequência, e sim o timbre. Explico:

    Se o cancelamento fosse uma coisa inevitável pela coincidência de frequências, quase toda banda seria um problema, uma orquestra então, nem se fala, já que 70% dos instrumentos possuem algumas áreas na faixa de frequência equivalentes.

    É difícil saber o que ocorre aí, sem ouvir e conhecer a acústica do local, mas, à princípio arriscaria "timbres coincidentes".

    E isso pode ocorrer tanto pela equalização da mesa/PA, como pelos timbres que você usa. Terão de fazer algumas experiências na equalização e timbragem.

    Espero ter ajudado.

    acabaramosnicks
    Membro Novato
    # dez/16
    · votar


    concordo com o lelo mig

    pode ser problema de timbre, pede pro cara diminuir o bass do seu canal na mesa e vejam como fica.

    e se a acústica é ruim, o que pode estar ruim fica pior... cara, mármore reflete tuuudo, isopor não ajuda muito

    viniciusjau
    Veterano
    # dez/16
    · votar


    Concordo com o Lelo.. fica difícil dar uma opinião sem conhecer a acústica, o equipamento e as musicas... Mas no meu ponto de vista o problema é timbre que está "embolando" o som.

    isso é erro de equalização do PA, porque no palco isso não acontece
    Isso é relativo.. pode ser que no local onde voce esteja no palco voce não ouça tanto o baixo.. e o baixista não ouça tanto o teclado, mas no PA todos os sons saem juntos...

    Algumas vezes costumo fazer baixo com a mão esquerda
    Será que voce não está fazendo a mesma linha do baixo?

    Tocar assim é erro meu?
    Pode ser também... repare como outros tecladistas tocam essa mesma musica

    Fernando de almeida
    Veterano
    # dez/16
    · votar


    Emanuel Teclas
    Não é de hoje que escuto de dois operadores de som da igreja em que toco que eu tenho o costume de tocar muito grave (logicamente, eu discordo). Então eles sempre me pedem pra tocar "mais agudo", porque quando toco do meu estilo normal eu acabo "entrando na frequência do contrabaixo e cancelando os sons, criando uma massa sonora onde é impossível discernir os instrumentos", de acordo com a fala deles.
    Não posso afirmar com 100% de certeza (pois nõ ouvi pessoalmente), mas tem lógica ... Já passei por caso similar ... mas isso se resolve com uma "mixagem ao vivo" bem feita (mix geralmente é um termo usado quando se faz uma gravação, mas ela também tem que ser feita ao vivo) - para isso, todos os instrumentos devem ser tocados como se fosse a apresentação e com isso certar os timbres de cada um, graves, médios, agudos, sons (no caso do teclado, um som de um tipo de piano pode ficar melhor do que outro, por exemplo), posição das caixas, etc ...



    Basicamente, o que eles me pedem é que eu simplesmente inutilize da metade da terceira oitava do teclado para baixo (parte mais grave).
    NÃO, isso não ... mas com certeza, se o todo ajuste que citei acima for feito, vc poderá usar tudo do teclado ...
    Agora, será que a igreja aí não tem limites devido os equipamentos (mesa, caixa, etc) ou até mesmo devido a acústica??? Isso pode impor realmente alguns limites onde os operadores do som não têm muito o que fazer (a não ser algo mais drástico como pedir pra vc usar metade ds teclas, por exemplo)...


    Roland FA-08
    TOP ... 10k em teclado ...


    A minha teoria é que isso é erro de equalização do PA, porque no palco isso não acontece.
    Ou isso ou limitação na própria acústica do local ...


    A igreja basicamente não tem tratamento acústico. É toda revertida internamente por mármore, teto com rebaixamento de isopor. Só no altar tem um protótipo de difusor de madeira que só está na parte traseira do palco.
    Ainda não tinha lido essa parte ... mas confirma tudo o que eu citei acima ... Posso quase garantir que o vilão é esse mármore interno - reflete frequências indesejáveis e incontroláveis (exceto com ações drásticas).


    Enfim, minha dúvida é a seguinte: esse cancelamento realmente acontece?
    Sim, perfeitamente possível ... Não que seja o único problema ... Me parece mais um soma de diversos pequenos problemas o seu caso.



    Enfim, preciso de ajuda que me fundamente pra argumentar com eles... ou reconhecer meus erros. Comentem o que acham, por favor.

    Então fera, não necessariamente é erro seu ... e nem dos caras ... eles estão tentando, dentro das possibilidades e ferramentas que eles tem nas mãos, resolver o B.O. ...



    Espero ter ajudado.

    JoeCruzGuitar
    Veterano
    # dez/16
    · votar


    Tem outro tecla ai na igreja?

    Caso positivo, pede para ele ir num dia que voce for tocar, ai no ensaio ou passagem de som, vai voce para a mesa e ouve o cara tocando no palco.

    Provavelmente voce ouvira a mesma massa sonora embolada nos graves.

    Não sei como resolver, ja que podem ser inúmeros fatores e soh conhecendo o local para ser assertivo.

    Mas voce ouvir o que ocorre ja serão alguns passos dados, pelo menos para confirmar o que o mesario vem te falando, a partir dai tenta achar alguma solução em conjunto com ele.

    Ismah
    Veterano
    # dez/16
    · votar


    Não achei as fotos no site, se pude me indicar onde encontro estarei feliz.

    - Não é um problema de acústica o que está acontecendo, mas que esse mármore nas paredes, sem dúvida é um baita problema de acústica
    - Não é um problema do teclado a princípio
    - Pode ser um problema de equalização, talvez do baixo, como do teclado. Caberia aqui o diálogo de nas músicas que tu tocaria grave, o baixo soar menos etc...
    - Pode ser um problema de recursos: a console não dispõe de recursos suficientes. Um HPF sintonizável não é algo presente em todas as consoles.
    - Pode ser cancelamento, mas está mais pra "embolamento"
    - Se a banda for com muitos componentes, e muita coisa acontecendo ao mesmo tempo, o teclado realmente fica restrito a uma faixa pequena de duas oitavas se muito. Isso é um problema de arranjo e mixagem.

    Acho que há um ego ferido... Eu gosto muito de algumas coisas, que no contexto DE UMA BANDA, não se encaixa... Então novamente vai de arranjo, negociação, e ensaio, ensaio, ensaio...

    Por experiência, se sua função é acompanhamento em uma banda, não faz sentido tocar sequer com as duas mãos o tempo todo. Muitas vezes vale a pena marcar só a tônica do acorde, e uma escola pra aprender isso é o reggae, lá se faz uso excelente do teclado de forma minimalista.

    Se for uma linha de piano solo (por exemplo), excelente! É a hora de mostrar a que veio, usando toda a extensão do instrumento. Mas quando toda a banda está acontecendo, deixar as linhas graves para o baixo é o adequado.

    No oposto extremo, bandas de southern, como o Lynyrd Skynyrd, Allman Bro's Band, Marshall Tucker Band, Blackberry Smoke... São bandas com origens no gospel provavelmente, e com formações grandes - vai ver o que falo.

    Mas se for uma banda onde não há uma guitarra ou violão segurando a harmonia, a coisa muda de figura! Emerson, Lake e Palmer (ELP) e RPM são bons exemplos onde praticamente é o teclado sozinho, que segura toda a harmonia. RHCP e Motorhead, temos o baixo que segura a onda geralmente, e de formas diferentes...

    shoyoninja
    Veterano
    # dez/16
    · votar


    Enfim, minha dúvida é a seguinte: esse cancelamento realmente acontece? Eu não toco absurdamente grave, apenas por algumas vezes costumo fazer baixo com a mão esquerda até no máximo a metade da segunda oitava no máximo (indo na direção mais grave). Geralmente uso no máximo até início da terceira oitava. Isso, na minha opinião não é tão grave ao ponto de acontecer o que eles me falam. Tocar assim é erro meu? A banda lá é completa (voz principal, backings, teclado, bateria, baixo, guita, violão).

    Nesse ponto em específico a possibilidade de virar uma salada sonora é bem grande.

    A questão aí já não é tanto de frequência, mas de conflitos de função. O baixo tem uma função percussiva importante, e já há o contra-baixo na banda. Se você faz outra linha de baixo no teclado junto com o que o baixista está tocando, é bem provável que não soe muito bem e embole.

    Emanuel Teclas
    Veterano
    # dez/16
    · votar


    Gente, muito obrigado realmente por toda a ajuda! Agora consigo começar a entender um pouco os problemas e fica mais fácil de arrumar a casa! Rsrsrs
    Realmente, o site ainda está com poucas fotos... acredito que no Facebook fique mais fácil de identificar a igreja por dentro. https://www.facebook.com/fonsecaIbc/
    Bem, vou conversar com todos eles e ver o que é possível fazer pra melhorar isso tudo.
    Muita gente comentou dos timbres. Bem, eu sempre procurei usar timbres que não puxassem tanto a equalização pro grave, mas com mais brilho nas partes graves, justamente por isso... indo na contramão do baixista que não gosta tanto do brilho, e mesmo assim o problema persiste. Tento não usar muito pads tbm justamente pelo fato da banda já ter tantos instrumentos que preenchem bem... mas um problema recorrente no nosso meio é que ninguém quer segurar a base, todo mundo sola ao mesmo tempo (pois é, não é impossível) e a música fica sem base e eu acabo me sentindo no dever de fazê-la... aí o pessoal do som reclama comigo... mas se eu faço essa base um POUCO mais aguda, o pessoal do vocal reclama que tá sem referência. É ficar entre a cruz e a espada....
    Quanto ao baixista que geralmente toca comigo. O cara toca literalmente baixo, de quase vc não escutar ele no palco. E mesmo assim o problema persiste.
    Quanto aos equipamentos... essa é a pior parte. Pq já foram equipamentos excelentes, mas hoje já são bem antigos. São 4 PA Antera ativos (não lembro os modelos) não temos subs no chão, duas mesas 01V Yamaha para o PA, uma mesa Mackie 24.4 VLZ no retorno, quatro JBLs EON 15p para o retorno também... (que eu acho melhores que as do PA). O meu retorno é uma Roland KC 350.
    O projeto original antigo foi feito por um engenheiro acústico excelente em ESTÚDIO... pq ficou tão ruim as quatro caixas penduradas no teto que tiveram que comprar uma pancada de equipamentos pra compensar o atraso entre as caixas da frente e as de trás...
    Mais uma vez, muito obrigado! Vcs já me ajudaram muito até agora!

    makumbator
    Moderador
    # dez/16
    · votar


    Sou primariamente um baixista, e concordo principalmente com o Ismah e
    shoyoninja. Pra mim isso tem cara majoritariamente de problema de arranjo.

    Quanto mais instrumentos no grupo mais problemático pode se tornar o relacionamento e combinação entre eles (é por isso que em orquestra não se toca com todo mundo improvisando, e sim tudo predefinido. Toco em orquestra de câmara e sinfônica e sei do que estou falando).

    Esses grupos de igreja com todo mundo querendo solar ao mesmo tempo acarreta esse tipo de problema. A acústica pode estar atrapalhando, mas pra mim isso deve ser problema de arranjo.

    Ismah
    Veterano
    # dez/16
    · votar


    Emanuel Teclas

    pq ficou tão ruim as quatro caixas penduradas no teto que tiveram que comprar uma pancada de equipamentos pra compensar o atraso entre as caixas da frente e as de trás...

    Uma pancada não, um processador com recurso de delay, para criar alinhamento virtual das fases, das caixas em questão... Não há outra forma de fazer isso, salvo via matrix, recurso que as consoles em uso não dispõe.

    Agora não entendo onde está saindo o grave do baixo... Das caixas lá em cima que não é! Sugiro que o baixista toque um pouco mais alto também, pode melhorar a condição geral...

    duas mesas 01V Yamaha para o PA

    Porque duas mesas?

    um problema recorrente no nosso meio é que ninguém quer segurar a base, todo mundo sola ao mesmo tempo (pois é, não é impossível) e a música fica sem base e eu acabo me sentindo no dever de fazê-la...

    Pode parecer grosseiro de minha parte, mas tente se virar com PAD's, strings, órgão, piano etc... Menos é mais cara!

    aí o pessoal do som reclama comigo... mas se eu faço essa base um POUCO mais aguda, o pessoal do vocal reclama que tá sem referência. É ficar entre a cruz e a espada....

    Continuo achando que tu estás de ego ferido... Esqueceria da mão esquerda, e ficaria em acordes fixos... Se está grave demais, faça uma inversão daquele acorde. Pode funcionar melhor que qualquer outra coisa...

    Fernando de almeida
    Veterano
    # dez/16
    · votar


    Emanuel Teclas
    Esse vídeo pode te ajudar e pode ajudar o pessoal lá ...

    Veja:



    Fernando de almeida
    Veterano
    # dez/16
    · votar


    Emanuel Teclas
    Novidades????

    Ismah
    Veterano
    # dez/16
    · votar


    Com todo respeito Fernando, mas MATRIX em 01V não existe...

    O Flávio Goulart é bom no que faz, mas não entendi suas pretensões com o vídeo. Se puder explicar para mim já que o nosso amigo sumiu, estou grato.

    fernando tecladista
    Veterano
    # dez/16
    · votar


    Mal de tecladista é tocar por exemplo um DÓ MAIOR oitavando a esquerda dó com dó e o acorde tocando o acorde cheio ali na 3a oitava dó mi sol dó

    Então nesse exemplo tem 4 notas dó em um unico acorde, dá pra aliviar, sobe um pouco o acorde tirar algumas ds notas repetidas
    Otro mal e equalizacao do teclado tecladista adora cortar médio e entupir de grave veja se não e isso

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Sonorização ao vivo - cancelamento teclado vs contrabaixo