Formação de acordes

    Autor Mensagem
    Brazão
    Membro
    # nov/16


    Porque em algumas musicas cifradas para teclado, determinados acordes são descritos apenas com 2 notas musicais ? Ex: F - F7+ - D7/9 - D4/7 etc. Seria erro de impressão ?

    sandroguiraldo
    Veterano
    # nov/16
    · votar


    Brazão

    Não entendi direito sua pergunta...

    mas pode ser isso o que você quer saber:

    Um acorde F já tem um F, um A e um C. Quando se escreve F7+ significa que além de F, A e C acrescenta-se um E, formando então um acorde de F com sétima maior.

    KalukaGuitar
    Membro Novato
    # nov/16 · Editado por: KalukaGuitar
    · votar


    Brazão

    É isso mesmo que o sandroguiraldo disse. Vou tentar apenas completar as palavras dele.

    Quando dizemos acorde F estamos dizendo que a tônica (a nota principal do acorde, a nota mais grave, caracteristica do acorde) é a nota F, mas não significa que a construção do acorde contenha apenas notas F. Esse acorde específico é uma tríade (procure mais sobre tríade) com as notas F, A e C. Se você toca um acorde F usando as 6 cordas, você está executando apenas essas 3 (F, A e C), porém algumas repetindo mais vezes que outras.

    Um acorde F pode ser precedido por outro acorde F. A tônica desses acordes é a mesma, contudo as outras notas/tensões/vozes do acorde podem variar criando uma mudança sonora. O compositor utiliza essas variações para "incrementar" as suas progressões harmonicas (pesquise caso não saiba sobre progressões)

    Para te ajudar ainda mais, conheça um site facil, de graça e bem explicativo sobre teoria musical

    Descomplicando a Musica

    LeandroP
    Moderador
    # nov/16
    · votar


    Aguardando uma melhor formulação da pergunta.

    Ismah
    Veterano
    # nov/16
    · votar


    Aguardando uma melhor formulação da pergunta. (3)

    Gutovysk
    Veterano
    # nov/16
    · votar


    KalukaGuitar
    Quando dizemos acorde F estamos dizendo que a tônica (a nota principal do acorde, a nota mais grave, caracteristica do acorde)

    Só uma correção caro Kaluka: não podemos dizer que a nota "principal" de um acorde é uma tônica. Esta nota dita "principal", que é a nota que dá o nome do acorde, a chamamos de Fundamental. Aliás, poderia-se usar q.q. nome, menos tônica, pois tônica tem a ver com relações sonoras escalares.

    KalukaGuitar
    Membro Novato
    # nov/16 · Editado por: KalukaGuitar
    · votar


    Gutovysk

    Isso é um fato, concordo com você. Mas ele é iniciante (ao menos parece ser) , então usei uma linguagem mais didatica para ele aprender. Aprendi a vida inteira até a oitava serie (hoje nono ano) que não existe raiz quadrada de numero negativo. Quando cheguei ao ensino médio, a primeira coisa que eu ouvi foi "Existe sim raiz quadrada de numero negativo", entao aprendi o "temido" conjunto dos numeros complexos.

    Quando ensino informatica básica (para pessoas que nunca encostaram no mouse, por exemplo), explico que quando ele posicionar o cursor do mouse em cima da barra de endereço e clicar, o texto fica em azul. Então o aluno pode apagar o texto com backspace e escrever o endereço/site que deseja entrar. Eu sei que não precisa apagar com backspace, pois só escrever já apaga, mesmo assim explico dessa forma

    Resumindo, percebo que esse é o erro de grande parte dos professores (de todas as matérias em geral): Não percebem o nível do aluno e não sabem introduzir todos os passos necessários para seu crescimento (não estou dizendo que é o seu caso, caro amigo.... mas infelizmente já foi o meu)

    Gutovysk
    Veterano
    # dez/16
    · votar


    KalukaGuitar

    Entendi seu ponto de vista. Peço desculpas se sua intenção foi outra, e se te expus erradamente.

    Eu também penso da sua maneira, e ensino também como disse. Mas, na minha opinião, acho que já poderia ter dito nota fundamental do acorde, ou nota de origem. Citei-o pois tenho visto alguns ensinamentos por aí em que o uso de palavras fora do contexto já traz um erro, ou melhor, um vício de linguagem e de fundamentação, infelizmente. Como muitos acabam lendo os posts aqui, e poderiam ter a mesma dúvida, o uso do termo errado já poderia levar um conhecimento errado e de difícil reassimilação para o entendimento correto.

    Se quiser, podemos conversar mais lá no meu site (Técnicas de Composição).

    Novamente, peço-te desculpas.

    KalukaGuitar
    Membro Novato
    # dez/16
    · votar


    Gutovysk

    Sem problemas Guto, não precisa pedir desculpas não. Eu é que vou fazer questão apartir de hoje de dizer nota fundamental kkkkk.

    E pode deixar, vou visitar seu site com certeza!

    rcorts
    Veterano
    # dez/16 · Editado por: rcorts
    · votar


    Gutovysk
    Aliás, poderia-se usar q.q. nome, menos tônica, pois tônica tem a ver com relações sonoras escalares.


    Não vejo problema da fundamental ser chamada de tônica, exceto se o baixo for invertido. Mas a colocação que você fez é muito importante, porque um acorde de Fá maior, não deixa de ser um Fá apenas por ter uma inversão do baixo.

    Brazão

    A explicação do Sandroguiraldo foi perfeita. O que você precisa entender é que basicamente a cifragem é composta de 3 elementos: Nota de referência do acorde ou Fundamental/ tensões envolvidas e sinais gráficos que dão a indicação da tipologia do acorde ou da tensão que merece destaque.

    Exemplos:

    1. Um acorde de Dó maior com sétima, sendo que a sétima é maior:

    C (indicação da fundamental)
    7 (sétima)
    + | M | ou maj | sinais gráficos para indicar que se trata de uma sétima maior

    Resultado na cifragem: C7+, C7M ou Cmaj7 (versão do espanhol, que costuma usar a indicação antes da tensão)

    2. Acorde de Dó sustenido diminuto:

    C# (fundamental)
    º | dim | (indicações para acorde diminuto)

    Resultado: C# º ou C#dim

    3. Acorde de Dó com sétima e nona aumentada:

    C (fund.)
    7 (tensão: sétima menor)
    (#9): tensão - nona aumentada

    Cifragem: C7(#9)

    4. Dó menor com sétima

    C (fund.)
    m (indicação da tipologia do acorde, menor) OBS.: os maiores dispensam indicação, usa-se somente a cifra que indica a fundamental, como nos exemplos anteriores
    7 (tensão)

    Cifragem: Cm7

    5. Dó com baixo em Mi (baixo invertido para a 3ª maior do acorde)

    C (fund.)
    /E (indicação do baixo)

    Cifragem: C/E

    Há diversos outros sinais gráficos que se usa pra indicar acordes, como add, SUS e etc... e tem duas formas que você pode aprender ler as cifras, mesmo as mais complexas: estudando formação de acordes e através de músicas cifradas. Aconselho praticar das duas formas.

    rcorts
    Veterano
    # dez/16
    · votar


    Fiquei na impressão de que nenhum de nós tirou efetivamente a dúvida do autor do tópico, mas ele já deve ter descoberto himself, porque não falou mais nada.

    Deve ter arrumado um emprego.

    KalukaGuitar
    Membro Novato
    # dez/16
    · votar


    rcorts

    Deve ter arrumado um emprego.

    Chorei litros kkkkkkkkkk. Algum desavisado pode ler e achar que vc esta chamando a propria classe (musicos) de vagais kkkkkkkkkk

    Ismah
    Veterano
    # dez/16
    · votar


    KalukaGuitar

    E já viu um trabalhador, virar músico? O cara que quer trabalhar de dia, pra comer de noite, não vira músico, nem empresário, e nem nada além de peão... É um grupo que me causa asco, só piora se for reclamão ainda por cima...

    rcorts
    Veterano
    # dez/16
    · votar


    KalukaGuitar

    Kkkkkkkk. Não a classe, mas uma boa parte que não leva a música profissionalmente, eu inclusive. Rs rs rs rs.

    PianoGlauco
    Veterano
    # dez/16
    · votar


    Deve ter arrumado um emprego.

    Rindo até 2030

    LeandroP
    Moderador
    # dez/16
    · votar


    Este tópico está fechado.

    Um exemplo de tópico repetido. Onde também se faz a pergunta, não acompanha as respostas, etc.

      Você não pode enviar mensagens, pois este tópico está fechado.
       

      Tópicos relacionados a Formação de acordes