Maicão da Gaita Membro Novato |
# jun/16 · Editado por: Maicão da Gaita
Comecei a aprender bossa nova e samba por assim dizer...se amarrei nesse estilo.
Já faz um tempinho coisa de meses q toco esse estilo e já meio q estou bem.
Recebi o convite de fazer um sonzinho num churrasco de um conhecido do serviço. Era pra tocar um pagode. Bom pensei...pagode é um samba mais repicado e se baseia mais na harmonia e bossa nova tbm vem do samba, bossa eu ja tóco e a levada é parecida.
Aceitei e fui. Tirei umas musiquinhas para se familizar mais levei uma "colinha"...a boa e velha cifra.
Cara fui tocar mais com o c* na mão (já "tavo" pensando pq aceitei ).
Toquei umas q tirei, só q jovem...roda de samba é uma musica atras da outra. Ae ouvindo eles cantar pô...axo q essa levada é em dó.
Ae peguei aquele padrao de ( C, Am, F, G ) coloquei uma sétima pra soar mais "samba" e cara...levei todas as musicas só com isso. Acabei nem usando as cifras, foi só no ouvido, coisa q axei q ainda ñ conseguia. As vezes só usava umas variaçao tipo m7, 7+, 7/9. Cara eu estudei quase nada de harmonia. Só decorei umas cadencias e usei trechos de outras musicas q eu sabia.
Minha maior surpresa foi essa, eu ñ tenho um ouvido treinado mas com o pouco q sei, até q cobsegui e to felizao.
Há, detalhe, só tinha eu no violao, ñ tinha nem se quer alguem no cavaco, só eu e a percussão. ( isso me deixou ainda mais com o c* na mão)
Ficou longo o texto e vou finalizar com uma pergunta.
Fui medíocre em levar as musicas assim?
Há, conta como foi sua primeira experiência com algo parecido ou igual ha esse tipo de acontecimento.
|
Maicão da Gaita Membro Novato |
# jun/16 · Editado por: Maicão da Gaita
· votar
[/b]GuitarNOOb[b]
Fiz ritmo de samba só q mais swingado, mas realmente presei mais o ritmo pois era minha primeira vez, ñ quiz fazer feio. Outras que eu conhecia, fazia melodia junto com base, como de costume em bossa nova.
No mais, vc só tem q tocar na cadência, seja ela lenta ou rapida. Sem segredo, roda de samba é a mesma levada. (Nas roda de improviso)
|