Botão do Violino

    Autor Mensagem
    Mrna
    Membro Novato
    # mai/16


    Comprei um violino a aproximadamente 6 meses e hoje percebi que o botão dele está levemente "inclinado", como se o rabicho estivesse puxando com muita pressão, é normal que tenha essa inclinação ou ele tem que estar extremamente reto?

    Lelo Mig
    Membro
    # mai/16 · Editado por: Lelo Mig
    · votar


    Mrna

    Vamos lá... eu não toco violino, mas vou tentar ajudá-lo com o pouco que sei sobre o instrumento. E, também, movimento o tópico até os especialistas aparecerem. (O user Ken Himura eu sei que toca violino. Nosso amigo makumbator toca contrabaixo acústico e com certeza manja mais que eu do assunto, e o DeRoss deve conhecer um pouco, pois foi seu instrumento de origem).

    Bom, vamos lá, o que se chama "botão" no violino é o pino situado na base inferior do corpo que serve para fixar/sustentar o estandarte, certo?

    Que eu saiba, esta peça é em ângulo reto (de 90o), ou seja, não é inclinada, nem em direção ao fundo, nem em direção ao tampo do instrumento.

    Aconselho procurar um luthier.

    strinbergshredder
    Veterano
    # mai/16
    · votar


    Mrna
    Lelo Mig
    Também olhei algumas imagens aqui, e o que parece normal é que o botão esteja bem retinho, 90º mesmo... Tanto que o botão tem uma "cavidade" pro encaixe e aperto do rabicho...

    Se ele está com folga, pode ter algum problema aí na jogada...

    Conforme palavras do mestre Lelo, "Aconselho procurar um luthier."

    Abraços!

    Adler3x3
    Veterano
    # mai/16 · Editado por: Adler3x3
    · votar


    Mrna
    Se você não tem intimidade em desmontar e montar novamente o violino o melhor a fazer como foi dito levar num luthier.
    E depois pesquisar e aprender como montar e desmontar, o violino é um instrumento muito frágil, qualquer erro vai causar danos.
    A minha filha teve algumas aulas de violino, como a professora era boa, ela mesma desmontou e montou novamente o violino, mas para isto tem que ter prática.
    Assim pergunto, o violino esta soando bem? esta como a afinação boa?
    Mas por vias das dúvidas de tempos em tempos os instrumentos acústicos tem que ser levados a um bom luthier, que sabe fazer todas as regulagens necessárias, se o botão esta torto, acho que não é um bom sinal, pode ser que esteja na hora de trocar o botão, e fazer uma revisão geral.

    Ken Himura
    Veterano
    # jul/16
    · votar


    Mrna
    Não é normal não. Leve num luthier pra dar uma olhada nisso aí.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Botão do Violino