Decorar notas escala croma tica de cabeça é possível?

    Autor Mensagem
    Peter_MusicoIniciante
    Membro Novato
    # nov/15


    Eu peguei um teclado e tô tentando decorar de cabeça consegui decorar o C, D, G, A e B, só estou tentando decorar a escala de C, depois vou para cromática. Eu travo no E e F confundo uma com a outra, é quase igual.

    Eu fico pensando mas são 12 notas, acho que consigo decorar.

    kiki
    Moderador
    # nov/15
    · votar


    Peter_MusicoIniciante
    não sei se eu entendi o que você quer dizer com decorar.
    você quer saber qual é a nota dó só de ouvir, sem precisar ver no instrumento ou algo assim?
    se for isso, você está querendo atingir um "ouvido absoluto", que não é algo que se desenvolve com o treino, é uma aptidão da pessoa. pesquise sobre o assunto.

    boa parte dos musicos (acho que a maioria) não tem ouvido absoluto, apenas o ouvido relativo. significa que não sabe encontrar uma nota específica de cabeça, mas se der uma nota em um instrumento a pessoa encontra as outras por saltos de intervalo.

    JJJ
    Veterano
    # nov/15
    · votar


    Não entendi nada. Decorar o quê? Cromática??? É de tecla em tecla... não tem o quê decorar...

    fernando tecladista
    Veterano
    # nov/15
    · votar


    JJJ
    É de tecla em tecla... não tem o quê decorar...
    escala cromática tem uns conceitos de grafia considerando o tom da música então começa aparecer ## e bb na escrita quando a armadura de clave já é meio cheia de # ou b , mas pela pergunta do cidadão dúvido que seja isso

    Peter_MusicoIniciante
    Membro Novato
    # nov/15
    · votar


    Só o Kiki entendeu a minha pergunta.

    Eu digo conseguir decorar na memoria, eu escutar a nota e saber qual é, de tanto treinar, ou apenas nasce assim tendo ouvido absoluto?

    Queria opiniões de outros músicos.

    Obrigado por responderem.

    Ismah
    Veterano
    # nov/15
    · votar


    Peter_MusicoIniciante
    apenas nasce assim tendo ouvido absoluto?

    Sim, vc só nasce assim com ouvido absoluto. rsrs

    Brincadeiras a parte, vc consegue o ouvido relativo, que é ouvir duas notas e saber se estão afinadas entre si ou não. Com o ouvido absoluto vc seria capaz de dizer a nota de uma freada de carro.

    fernando tecladista
    Veterano
    # nov/15
    · votar


    Ismah
    vc seria capaz de dizer a nota de uma freada de carro
    Nem tanto, esse exemplo em si é um ruido, um conjunto de frequências bagunçadas e aleatorias.... mas da pra identificar buzinas, sirenes, campainhas...

    Ismah
    Veterano
    # nov/15
    · votar


    fernando tecladista

    Pior que conseguem... Eu pus esse teste pra um amigo que tem o bendito do ouvido absoluto...

    Lelo Mig
    Membro
    # nov/15 · Editado por: Lelo Mig
    · votar


    Peter_MusicoIniciante

    Amigo, o que você quer é possível sim!

    Eu identifico notas de um piano ou de um violão, bem como a maioria dos acordes, só de ouvido, com uma precisão bastante boa. Mas é treino, não têm nada a ver com ouvido absoluto.

    Esse assunto de "ouvido absoluto" é polêmico e muito mal compreendido, inclusive pelos próprios músicos.

    Ouvido absoluto existe, mas é raro. 80% dos que afirmam ter ouvido absoluto (músicos adoram...hehehe), não possuem poha nenhuma. Somente 1 a cada 700 pessoas possuem esta capacidade.

    Ouvido absoluto não é um "ouvido especial", não é uma "orelha privilegiada". É uma capacidade cerebral, é cognitivo.

    Chopin distinguia uma nota num piano afinado em A 440 Hz de um em A 441 Hz, sem comparativo, sem referência sonora alguma, ou seja se você tocasse qualquer nota ele sabia se o piano estava em 440 ou 441 Hz. Isso é ouvido absoluto. Hermeto Paschoal têm esta capacidade, Jimi Hendrix tinha e mais alguns gatos pingados.

    O resto é conversa prá alimentar vaidade...

    Ismah
    Veterano
    # nov/15
    · votar


    Se entendi certo, você compara um som memorizado com o escutado, é assim que faço também.

    Soultunes
    Membro
    # nov/15
    · votar


    Eu uso um afinador no pé e outro no headstock, bingo.

    Ismah
    Veterano
    # nov/15
    · votar


    ???

    Peter_MusicoIniciante
    Membro Novato
    # nov/15
    · votar


    Amigos obrigado por responderem.


    Lelo Mig Estou treinando fazer isso,vou ver se consigo rs

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Decorar notas escala croma tica de cabeça é possível?