Organização de repertório de banda

    Autor Mensagem
    dudu795
    Membro Novato
    # jul/15


    Fala galera, tudo bom!!!

    Havia alguns meses que estava ensaiando com uma banda, nunca tinha tocado com uma banda antes, apenas algumas brincadeiras com amigos, até eu e outro guitarrista fazendo um som para o pessoal onde trabalho, mas nada de sério/organizado. Ontem um dos integrantes falou para que eu me desligasse da banda, por não conseguir se adaptar com eles.

    Bem, tínhamos um set list para treinar, e treinava em casa de uma maneira, e no ensaio o pessoal costumava fazer algumas alterações na hora, tipo, modificar o tom da música, comumente era passado o nome de uma música para treinar, e um escutava uma versão da música e outro outra versão, na hora, alguém tinha que se adaptar a uma versão que não havia treinado, não tinha nada de documentação das músicas, por exemplo, alguma partitura, ou cifra, eu não tendo experiência, achei um tanto quanto desorganizado, visto que tínhamos só uma vez por semana para ensaiar, não poderíamos nos dar o luxo de ficar lapidando uma música um final de semana inteiro, devido ao pouco tempo de ensaio. Então queira saber, como o pessoal mais experiente, geralmente é assim mesmo, tem que ter a capacidade de se virar na hora, ou houve falha de organização para com as músicas a serem tocadas, e termos de documentação das músicas?

    Se eu fosse organizar isso, teria definido, no mínimo, uma cifra comum a todos, e uma versão da música em formato de áudio a qual todos deveriam seguir a mesma, acredito que alterar a velocidade da música, por exemplo, de 150 bpm para 180 bpm não seja problema, pois é só a velocidade que se toca. E se claro, mudasse tom, ou alguma nota ou trecho modificado, teria isto avisado e publicado de forma comum a todos.

    Fernando
    Veterano
    # jul/15
    · votar


    Sim, a banda deveria ter definido uma versão única para todos, seja em áudio ou vídeo do YouTube, por exemplo. Aí cada um se vira: tira de ouvido, com cifra, o que for, mas tem que seguir a versão X.

    Desorganização pura.

    Jm7
    Veterano
    # jul/15
    · votar


    A banda é iniciante, e como esta tem um monte, ou seja, provavelmente nunca vai despontar! No mais, quando os músicos são experientes isso até acontece (mesmo porque alguns ficam tão autoconfiantes que não estudam mais), mas organização e comunicação são fundamentais em qualquer projeto, inclusive em uma banda.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Organização de repertório de banda