Como criar musicas eletronicas

    Autor Mensagem
    Ramonar46
    Membro Novato
    # jan/15


    Eu estava pensando em virar um dj de eletrônica mas não sei como são feitas as musicas. Eu acho que tem que gravar varias partes e depois juntar tudo para fazer a musica, mas e os pads de dj servirão para que se a musica está pronta?

    brunohardrocker
    Veterano
    # jan/15
    · votar


    Eu estava pensando em virar um dj de eletrônica mas não sei como são feitas as musicas.

    Pronto, você já é um DJ.

    Die Kunst der Fuge
    Veterano
    # jan/15
    · votar


    Também tenho curiosidade de saber pra que servem os pads de DJ.

    Sobre criar (compor) música eletrônica, pelo que eu saiba pode ser feito do mesmo jeito que qualquer outra música. Quando eu faço, eu escrevo em partitura. O resultado poderia ser tocado em teclado controlador.

    Xeper
    Veterano
    # jan/15
    · votar


    O scrut mandou uma parada que vc programava os baruio e panz.
    Mas se vc quiser ser um DJ de sucesso o post do Black Fire resume bem o que vc tem que fazer

    sallqantay
    Veterano
    # jan/15
    · votar


    Parada simples. Tu precisa de uma vitrola e um gravador de fita. Primeiro ache uma batida básica, tipo a do led zep "when the leeve breaks" (sample). Toque ela na vitrola e grave na fita. Ai tu pega a fita e grava outra só com esse trecho, em loop. Depois basta arranjar um theremin valvulado e jogar uns sons malucos em cima.

    nao usa nada digital, nao dá feeling

    Die Kunst der Fuge

    Eles disparam samples

    Henry D. Thoreau
    Membro Novato
    # jan/15
    · votar




    cafe_com_leite
    Veterano
    # jan/15
    · votar


    Henry D. Thoreau


    Daora esse Jon Hopkins, comecei a ouvir depois que tu postou num tópico.

    _Excelion
    Veterano
    # jan/15
    · votar


    ouça os pupilos:





    ouça isso:



    One More Red Nightmare
    Veterano
    # jan/15
    · votar


    eletrônica tipo aquela piração em breathe do pink floyd?

    Casper
    Veterano
    # jan/15
    · votar


    Caro st.efferding:

    PAD é uma arte incompreendida. Se o senhor acha
    que é fácil, tente fazer isso e depois conversaremos:




    Henry D. Thoreau
    Membro Novato
    # jan/15
    · votar


    ACIDO LISERGICO

    vaporwave é de 2012. não tem como orkutizar mais.

    Pseudonimum
    Veterano
    # jan/15
    · votar


    Quem vai saber te responder isso é o Insufferable Bear.

    cafe_com_leite
    Veterano
    # jan/15
    · votar


    Chama super collider (um trem assim) que o insufferable bear mexe. O Jon Hopkins tem uma música incrível com esse nome.

    -Dan
    Veterano
    # jan/15
    · votar


    Criar música eletrônica é uma coisa.

    Ser Dj outra.

    Eu criei essa música eletrônica aqui e deu trabalho:
    https://soundcloud.com/dantonfreitas/sasqueeze.

    E não sou dj

    Headstock invertido
    Veterano
    # jan/15
    · votar


    "Como criar música de Rock?"

    Prog ou Punk?

    Depende da música eletrônica que você está disposto. Vai de batidão sampleado escroto até matrizes complexas de estourar o cérebro.

    Ramonar46
    Membro Novato
    # jan/17
    · votar


    Reabrindo o topico.
    Qual a diferença entre fazer musica eletronica e ser dj?

    Adler3x3
    Veterano
    # jan/17 · Editado por: Adler3x3
    · votar


    Ramonar46

    Escreveu:

    Qual a diferença entre fazer musica eletronica e ser dj?

    A diferença é relativa.
    Existem DJs e DJs

    No geral o DJ esta associado a aqueles aparelhos que geram as batidas, aqueles discos antigos, o deslizar e uso de certos controles para repetir um loop, e até sequenciadores.

    Mas nada impede que um DJ componha as músicas e tenha até um setup mais caprichado, tanto na parte de hardware como de software.
    Este seria mais criativo e não um simples apertador de botões.

    No geral os músicos tradicionais tem um certo preconceito contra os DJs, que não se justifica, os DJs também são músicos.

    E da mesma forma é bom ter um certo conhecimento da teoria musical, isto só vai ajudar, para criar as harmonias, melodia, ritmo etc..., tudo o que uma música tem.
    E não simplesmente disparar loops, saber qual se encaixa e por que se encaixa, tom, bpm, arpegiadores e muito mais.
    E tem que ter um bom preparo físico para poder ter um desempenho a altura, uma grande agilidade e sentido de fazer acontecer.

    E o bom DJ é aquele que saber programar os recursos que tem.
    Antes de uma apresentação tem todo um trabalho, de sequenciamento, programações, criação de loops, templates, patterns e muito mais não é só apertar e disparar os loops.

    Na questão de software existem inúmeros para DJ, entretanto seria conveniente incluir no setup um bom notebbok e utilizar DAWs como o FL Studio, Magix, Ableton e Bitwig entre outros, que foram criadas para a pura música eletrônica.

    Wuju Wu Yi
    Membro Novato
    # jan/17 · Editado por: Wuju Wu Yi
    · votar


    Fazer música eletrônica é como o nome diz, o cara que faz músicas eletrônicas.

    DJ significa Disco-Jóquei, que é o cara que seleciona e coloca pra tocar as músicas.

    Insufferable Bear
    Membro
    # jan/17
    · votar


    DJ é o improvisador, pode pensar neles como os improvisadores do jazz, que inventam sobre músicas já feitas.

    Pra fazer música eletrônica é só ver esse tutorial aqui:
    https://www.youtube.com/watch?v=yRzsOOiJ_p4&index=1&list=PLPYzvS8A_rTa NDweXe6PX4CXSGq4iEWYC

    Nada mais simples.

    Viciado em Guarana
    Veterano
    # jan/17
    · votar


    Um bom compositor de música eletrônica faz isso:
    https://www.youtube.com/watch?v=P8liuXuPcqs

    Um bom DJ já faz isso:
    https://soundcloud.com/masterbootrecordmusic/heroquest

    Ramonar46
    Membro Novato
    # jan/17
    · votar


    Existem os DJ's que criam musicas. Eu quero criar Musicas, mas também toca-las ao vivo.

    Adler3x3
    Veterano
    # jan/17 · Editado por: Adler3x3
    · votar


    Ramonar46

    Escreveu:

    Eu quero criar Musicas, mas também toca-las ao vivo.


    Vá em frente comece com o que já tem.
    Ou seja o seu computador e instale softwares gratuitos e versões demo e vá aprendendo, é tipo um home studio (estúdio caseiro).
    Baixe e experimente softwares destinados a DJs e uma DAW para a produção de música eletrônica. (FL Studio, Mixcraft, Ableton entre outros.
    Depois de certo tempo vai saber melhor o que realmente necessita tanto de hardware como software.
    Recomendo começar pelo Mixcraft que tem uma interface amigável e você pode aprender a fazer música, principalmente loops, e este software vem com mais de 7 gigabytes de loops em vários estilos, só isto já vale a pena.

    Edit:
    por exemplo, esta música produzi utilizando sintetizadores e loops, usando o Mixcraft e Magix Music Maker (Daws)
    Estilo Trance Rock

    https://soundcloud.com/pfranzen/vinda-do-anjo-ca-do-franz

    Tenho muitas outras que estou produzindo para lançar um Álbum.

    Página principal do soundcloud:

    https://soundcloud.com/pfranzen

    Esta em reformulação em breve vou retirar todas as músicas, e a medida que for lançar os Álbuns, vou colocar demos aqui, tenho mais de 800 composições.

    Lelo Mig
    Membro
    # jan/17 · Editado por: Lelo Mig
    · votar


    Ramonar46

    Vamos apenas para elucidar melhor toda a dúvida da questão, partir de um princípio básico... apenas para facilitar:

    Música Eletrônica é toda música criada, modificada, executada através de recursos (hardwares ou softwares) eletrônicos.

    Se você compõe uma obra para violino e fagote numa DAW e usa VST, tá fazendo música eletrônica.

    Realidade total ou parcial de 99.9% dos compositores daqui do FCC, da qual, obviamente me incluo.

    Mas há, também, o "gênero musical", chamado de música eletrônica, que se refere basicamente ao techno, acid, house, trance e drum 'n' bass e suas vertendes, e suas antecessoras, technopop, e movimentos eletronicos experimentais dos 50,60 e 70.

    DJ é oriundo de Disk Jockey, termo criado para retratar o locutor de rádio que tocava música através dos discos e/ou tocavam discos em bailes.

    O termo foi sendo adaptado não só para "tocar" o disco, mas também para produzir intervenções e mudanças nas músicas existentes, sejam alterando batidas, mudando mixagens, fazendo scretches e etc.

    Acho que daqui prá frente fica mais fácil entender os conceitos.

    Adler3x3
    Veterano
    # jan/17 · Editado por: Adler3x3
    · votar


    Lelo Mig

    Escreveu:
    é toda música criada, modificada, executada através de recursos (hardwares ou softwares) eletrônicos.

    Mas há, também, o "gênero musical", chamado de música eletrônica


    Disse muito bem, tem uma corrente de teóricos da música que abraça este conceito.
    E hoje em dia toda a música de um jeito ou de outro passa pelo computador.

    E entram em cena os sub-estilos, ou estilos da música eletrônica como você citou, que não para de ter novidades, pois a criatividade humana e os recursos eletrônicos estão sempre evoluindo, surgindo novas formas de tocar e com isto novas formas de compor.

    O conceito de DJ mudou com o tempo, e como já afirmei no outro post existem DJs e DJs, alguns são meros apertadores de botões, outros já usam recursos mais sofisticados e criam música também.
    E como também já foi dito se usa muito a improvisação, mas muito pode ser pré programado, uma certa variação do "One Music Band" (banda de um músico só), ou coisa parecida, as diferenças estão relacionadas ao setup de cada um, e obvio ao conhecimento musical.

    E pelo que percebo no conceito DJ, existem vários níveis, muitas variantes, começa por um tipo de kit básico, mas muito mais pode ser adicionado nos acessórios, até teclados.
    E para o DJ poder criar os seu próprios loops, pode ter que usar DAWs, sintetizadores dos mais diversos, sejam físicos ou virtuais.

    Tudo depende do conhecimento musical e dos recursos de hardware e softwares disponíveis, o que pode variar no custo, desde aos mais simples e baratos, aos mais caros que exigem milhares e milhares de dólares.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Como criar musicas eletronicas