Autor |
Mensagem |
vitento Membro Novato |
# set/14
quero fazer uma pergunta ao pergunte o professor do cifra club mas nao sei aonde enviar
|
vitento Membro Novato |
# set/14
· votar
gente por favor me respondam
|
entamoeba Membro Novato |
# set/14
· votar
Acredito que boa parte dos usuários desse fórum nem frequenta o site do Cifra Club. Para te responder eu teria que entrar lá e procurar, ou seja, fazer o mesma coisa que você pode fazer.
Contudo, talvez sua dúvida possa ser sanada por algum dos membros do fórum. Basta você criar um tópico expondo-a. Mas lembre-se de seguir as regras do fórum. Use a busca e veja se existe algum tópico sobre o assunto. Caso exista, mas ele não responda sua pergunta, poste sua dúvida nele mesmo. Caso não exista, crie um.
|
JJJ Veterano
|
# set/14
· votar
Pergunta logo... Se alguém souber, já responde... :)
|
renatocaster Moderador
|
# set/14 · Editado por: renatocaster
· votar
vitento
Para sanar esse problema/dúvida com relação ao "Pergunte ao professor", vc tem que entrar em contato direto com o suporte do Cifraclub, e não aqui no Fórum.
http://www.cifraclub.com.br/contato.php
Agora, já que postou aqui, faça como os amigos entamoeba e JJJ sugeriram. Poste a sua dúvida aqui, pois também temos vários usuários capacitados que podem te ajudar.
|
vitento Membro Novato |
# set/14
· votar
ok minha duvida e simples como faço para saber qual tom deve ser tocado em uma musica quero tocar uma musica mas nao sei qual tom devo tocar eae alguem sabe me responder
|
# set/14
· votar
vitento, Peraí. Deixe-me ver se entendi. Você quer tocar uma música cujas cifras se encontram disponíveis no site do Cifra Club, né?
Geralmente a gente toca no tom original, a menos que a voz do(a) cantor(a) se encaixe melhor em outro tom. Vale lembrar que mudar muito o tom da música pode descaracterizá-la.
Você não está sabendo identificar o tom da música original? É isso? De que música você está falando? Quanto mais detalhada for a sua explicação, mais fácil será te ajudar.
|
Slash_1989 Veterano |
# set/14
· votar
vitento Você sabe o que é tom?
|
vitento Membro Novato |
# out/14
· votar
entamoeba essa musica nao tem no cifra club
|
vitento Membro Novato |
# out/14
· votar
slash_1989
sim eu sei o que e um tom
|
# out/14
· votar
vitento, Você pode descobrir o tom da música analisando os acordes e a melodia.
|
JJJ Veterano
|
# out/14 · Editado por: JJJ
· votar
vitento
Na maioria das músicas harmonicamente simples, o acorde final e/ou o inicial tem enorme chance de indicarem o tom da música. Se forem iguais, a chance vai a quase 100%...
Em músicas um pouco mais complexas, há que se estudar o campo harmônico utilizado.
Em músicas mais complexas ainda, o tom pode mudar durante a música. Se bem que há músicas bem simples onde o tom muda também.
|
renatocaster Moderador
|
# out/14 · Editado por: renatocaster
· votar
vitento
Sugiro dar uma lida nesse artigo: http://www.mateusstarling.com.br/pt/blog/140-como-saber-o-tom-da-music a
Mas, como vc vai notar, tem que ter uma noção básica e teórica de campo harmônico, funções de acordes, etc. Não tem como fugir disso, aí só na base da orelhada mesmo.
|
vitento Membro Novato |
# out/14
· votar
eu tbm queria saber como faço para saber a sequencia das notas
|
JJJ Veterano
|
# out/14
· votar
vitento eu tbm queria saber como faço para saber a sequencia das notas
Como assim? As escalas?
|
renatocaster Moderador
|
# out/14
· votar
vitento
eu tbm queria saber como faço para saber a sequencia das notas
Pois é, vc não deixou muito clara a sua pergunta.
Quando vc diz sequencia de notas, está se referindo a notas tocadas numa determinada escala, ou vc na verdade está se referindo a sequencia de acordes, que seria na verdade uma progressão de acordes?
Porque às vezes as pessoas falam "notas" mas estão se referindo a "acordes".
|
Filippo14 Veterano |
# out/14
· votar
vitento
Cara, acho que você sabe e ao mesmo tempo não sabe o que é um tom. Procura sobre tríades, tétrades e campo harmônico. Esses assuntos irão sanar as suas dúvidas.
|
# out/14
· votar
Gente, o menino tem 11 ANOS!
|
vitento Membro Novato |
# out/14
· votar
renatocaster eu estava me referindo a sequencia de acordes
|
JJJ Veterano
|
# out/14 · Editado por: JJJ
· votar
entamoeba Gente, o menino tem 11 ANOS!
Pois é, vamos com calma.
vitento
Seguinte... então, você quer saber a sequência de acordes de uma determinada música, certo?
Pois bem... existem várias formas de saber isso.
1) você pode pegar as cifras da música aqui no Cifra Club ou em outros sites da web que oferecem cifras. Não sei o quanto você sabe sobre isso, mas cifras são notações simbólicas que indicam um acorde: A=lá maior, B7=si com sétima, D/C=ré com baixo em dó, são alguns exemplos simples.
2) você pode pegar a partitura de uma música. A notação de uma partitura é muito mais complexa do que só pegar as cifras, porque inclui melodia, compassos e muitas outras notações. Acho que você não sabe ler partitura, acertei? Tranquilo... Você tem muito tempo ainda pra isso!
3) você pode "tirar" de ouvido - ouça a música e, aos poucos, tente descobrir quais são os acordes que formam a harmonia. Isso pode ser fácil ou difícil - depende da música e do seu "ouvido".
Ficou mais claro?
|
renatocaster Moderador
|
# out/14
· votar
vitento
Cara, qual é a música que vc quer tocar? É uma música específica, ou vc quer tirar essa dúvida sobre descobrir o tom de maneira geral?
|
vitento Membro Novato |
# out/14
· votar
eu quero descubrir de maneira geral
|