Protetor Auricular x Retorno Auricular ?

    Autor Mensagem
    ErickDutraLemos
    Veterano
    # set/14


    Boa noite galera.

    Estou passando por uma faze de mudanças, resolvi cuidar dos meus ouvidos por que começou um chiado no meu ouvido esquerdo e o medo pegou por que todos nós forçamos o ouvido.

    Eu queria opiniões de vocês principalmente os vocalistas.

    Qual a saída mais razoável ?

    ErickDutraLemos
    Veterano
    # set/14
    · votar


    Up

    makumbator
    Moderador
    # set/14 · Editado por: makumbator
    · votar


    ErickDutraLemos

    Uso as duas coisas, dependendo do caso.

    Em ensaios eu costumo usar protetor auricular específico para músicos (no meu caso são da Alpine).

    http://www.alpinehearingprotection.com/earplugs/musicsafe-pro/

    Em shows maiores (em que o abuso de volume no palco é comum) eu uso headphone com proteção auricular integrada (no meu caso é um Shure SE125). Obviamente que não adianta nada ter a proteção bloqueando os sons externos e abusar do volume no fone. O ideal é poder reduzir o volume interno justamente pelo fato dos sons externos estarem sendo bloqueados.

    http://www.shure.com/americas/products/earphones-headphones/se-earphon es/se215-sound-isolating-earphones

    Mas nem todo mundo se adapta a esses sistemas (muita gente não gosta).

    Infelizmente nem sempre é possível usar headphone com proteção, pois depende do show ter a disposição retorno em fones para os músicos (mas isso é bem comum em apresentações maiores). Quando não é possível usar o Shure no show, eu utilizo a proteção normal da Alpine.

    Há também os protetores da Eytmotic (já tive um par). São tão bos quanto os da Alpine:

    http://www.etymotic.com/hp/er20.html

    ErickDutraLemos
    Veterano
    # set/14
    · votar


    Muito boa a resposta Makumbator era bem o que eu precisava saber.. Por que eu preciso mesmo usar.

    ErickDutraLemos
    Veterano
    # set/14
    · votar


    Muito boa a resposta Makumbator era bem o que eu precisava saber.. Por que eu preciso mesmo usar.

    fernando tecladista
    Veterano
    # set/14
    · votar


    Uso as duas coisas, dependendo do caso.
    mas lembre que os seus amigos de banda também não querem ficar surdos
    se usar algum protetor tem que ter em mente que o que você ouve é diferente, não vai sentir aquela porrada do timbre, até falta de alguma região de frequencias
    um amigo meu começou a usar, daqueles que você compra em loja de material de segurança no trabalho, e por tabela começou a tocar mais alto e o timbre da guitarra dele também ficou super agudo, ardidão de encher o saco

    eu não gosto de usar, mas tem lugar que não tem como, já que não vai ter retorno de chão,
    tenho meu fone próprio, um da koss desse modelo:
    http://www.casasbahia-imagens.com.br/Control/ArquivoExibir.aspx?IdArqu ivo=12395527
    gosto desse porque dá uma segurada basica na pressão sonora exterior, quando o som no palco tá bacana e tranquilo, uso a "2/3 de orelha" pra ouvir a banda em palco

    e um power click basico desse aqui só pra ter um controle do volume, porque da metade do show pra frente o povo começa a aumentar tudo:
    http://www.eletronicacentralpe.com.br/admin/fotos/17_7_10434_power%20c lick%202.jpg
    uso esse acima porque ligo ele no meu meu mixer e consigo rotear a retorno que vem do mixer principal pra ir só por fone
    mas se eu não usasse mixer usaria um desse,
    http://www.powerclick.com.br/imagens/db05s.jpg
    pra não ter que ficar toda pedindo mais ou menos teclado pra balancear com a banda

    outra coisa que tive que aprender e saber pedir o que vem pro fone
    uma coisa é tocar sem e ouvir e ver o colega que esta longe e o som longe, mas com fone fica todo mundo sua cabeça, espacialmente de cara você fica perdido
    então no fone acabo pedindo pra mandar só voz principal, e uma casca de baixo e bumbo, teclado eu mesmo mando pelo meu mixer, já que tecladista fica sempre do lado do palco, se estou ouvindo muito a parte de traz do PA nem precisa de baixo e bumbo, guitarra nem peço porque é um treco que fala no palco todo
    em outras gigs com banda maior com percussão também não peço

    makumbator
    Moderador
    # set/14 · Editado por: makumbator
    · votar


    fernando tecladista
    um amigo meu começou a usar, daqueles que você compra em loja de material de segurança no trabalho, e por tabela começou a tocar mais alto e o timbre da guitarra dele também ficou super agudo, ardidão de encher o saco

    Mas esses alteram muito o timbre. Não são indicados para músicos. Aí ocorre justamente o que você descreveu.

    É importante timbrar sem o protetor (mesmo que ele seja indicado para músicos) e logo depois colocá-los após estabelecer o timbre e o volume. É assim que procedo.

    mas lembre que os seus amigos de banda também não querem ficar surdos

    Não mesmo! Heheh! Eu nunca abuso do volume. Na verdade eu mais me protejo do abuso alheio do que afeto a audição de terceiros! Sempre prefiro ensaiar com menos volume do que a maioria das pessoas. Nunca vejo a necessidade de volumes absurdos que muita gente quer fazer em ensaios.

    outra coisa que tive que aprender e saber pedir o que vem pro fone

    Esse é um ponto ruim dos fones, pois a gente fica muito mais dependente do pessoal de som. Principalmente quem usa fone que isola o áudio externo quase que totalmente (como eu). Se o cara do som quiser te ferrar é fácil! E tem uns operadores que ficam mudando a sua mix toda hora sem você pedir...muito chato!

    ErickDutraLemos

    Beleza!

    ErickDutraLemos
    Veterano
    # out/15
    · votar


    Complicada essa situação até o momento eu to usando protetores até nos shows, uns amarelos da planet waves mesmo até por que to conseguindo ouvir bem mesmo com os protetores no show.

    Obviamente algumas frequências somem porem não ouço aquele zumbido no ouvido pós show/ensaio.

    Muito obrigado pelas dicas galera um dia ainda compro um desses fones de retorno que isolam.

    ErickDutraLemos
    Veterano
    # out/15
    · votar


    Complicada essa situação até o momento eu to usando protetores até nos shows, uns amarelos da planet waves mesmo até por que to conseguindo ouvir bem mesmo com os protetores no show.

    Obviamente algumas frequências somem porem não ouço aquele zumbido no ouvido pós show/ensaio.

    Muito obrigado pelas dicas galera um dia ainda compro um desses fones de retorno que isolam.

    Ismah
    Veterano
    # out/15
    · votar


    makumbator
    E tem uns operadores que ficam mudando a sua mix toda hora sem você pedir...muito chato!

    Às vezes não é nem isso, mas sim as equalizações compartilhadas. Eu tenho esse problema numa das casas que tocamos... Se eu colocar a voz do jeito que fica bom no PA, o monitor gera feedback... Aí tenho que duplicar canal, e tal...

    makumbator
    Moderador
    # out/15 · Editado por: makumbator
    · votar


    Ismah
    Às vezes não é nem isso, mas sim as equalizações compartilhadas. Eu tenho esse problema numa das casas que tocamos... Se eu colocar a voz do jeito que fica bom no PA, o monitor gera feedback... Aí tenho que duplicar canal, e tal...

    Sim, mas tem cara que muta ou abaixa muito os instrumentos na mix do phone, aumenta absurdamente outros, tudo do nada e muito aleatório (e as barbeiragens são diferentes dependendo do phone de cada músico). Tem uns doidos que fazem de propósito ou são bem incompetentes (e olha que não tem músico mais simpático e que não enche o saco de técnico do que eu). Não são todos (felizmente), mas tem uns caras que não dá pra aguentar...

    gpeddino
    Veterano
    # out/15 · Editado por: gpeddino
    · votar


    Minha voz é meio frágil, então sempre uso retorno in-ear pra não forçar a voz e acabar com ela antes do show acabar. Acho muito mais prático que usar monitor no chão.

    Comprei um wireless da Shure na gringa e custou uma bela grana, mas não vivo sem ele hoje.

    Ismah
    Veterano
    # out/15
    · votar


    makumbator

    Como estamos pra contratar um técnico de som? Se existe material de apoio, o próximo passo é a força humana para operá-lo...

    ErickDutraLemos
    Veterano
    # out/15
    · votar


    Essa confusão entre técnico de mesa e musico nunca tem fim heuaiheuiae

    Ismah
    Veterano
    # out/15
    · votar


    ErickDutraLemos

    Tem sim. Na banda que estou hoje, o técnico de som está a 10 anos com a banda.

    Mas geralmente falta confiança. Músico tem que tocar e calar a boca. Técnico (espera-se) que sabe o que está fazendo no PA. Da mesma forma o caminho oposto, o técnico tem que cuidar da mesa, e não ficar dando palpite, de que tal guitarra soa grave, soa aguda, o baixo soa magro etc. mas é diferente de expor um problema, que está comprometendo o som da banda, como por exemplo um baterista que tem as peles tudo acabadas, ou os pratos quebrados...

    makumbator
    Moderador
    # out/15
    · votar


    Ismah
    Como estamos pra contratar um técnico de som? Se existe material de apoio, o próximo passo é a força humana para operá-lo...


    Em alguns esquemas que toco até tem técnico fixo (o que é bem melhor), mas eu faço freelancers em muitos projetos que usam apenas os técnicos de som da casa/local da apresentação (e nem posso exigir que tenha um cara fixo, pois o controle disso nem é da minha alçada), e aí é que o bicho pega. Mas não são todos, é claro. Tem muito cara legal por aí.

    Mas quando tem problemas sempre penso em como é bom tocar em orquestra, em que via de regra tirando apresentações ao ar livre (que é longe do ideal) não tem que se lidar com equipamento de som, chiados, mau contatos, hum, etc... é tudo acústico e o retorno é só seu instrumento mesmo.

    Ismah
    Veterano
    # out/15
    · votar


    Um dia perguntei para um maestro, porque não usava-se retorno em orquestra. Ele vira para mim indignado, "Retorno? Retorno pra que se tem a partitura na sua frente para te guiar? Além disso, vc toca para as pessoas, então não precisa se ouvir completamente."

    Por mais puto que estivesse, tive de concordar.

    entamoeba
    Membro Novato
    # out/15
    · votar


    Só uma curiosidade: O vocalista que utilizar um protetor de ouvido não terá o problema de ouvir a voz "por dentro" da cabeça?

    A gente sabe que o timbre é completamente diferente, o que explica porque a maioria das pessoas detesta ouvir sua voz gravada. Imagino que, para um cantor, se ouvir dessa maneira deva ser prejudicial.

    Ismah
    Veterano
    # out/15
    · votar


    Nem tanto... Tem quem se acostume/adapte, como o José Rico cantando com a mão no ouvido.

    Rednef2
    Veterano
    # out/15
    · votar


    O melhor protetor auricular que usei é esse:

    http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-691069435-protetor-auricular-al pine-de-ouvido-ouvidos-frete-gratis-_JM

    Feito especialmente para musicos, e o melhor: não perde a qualidade do som.
    Na verdade, em alguns casos, o timbre que voce ouve fica até melhor. Pelo menos pra mim.

    Eu recomendo!

    makumbator
    Moderador
    # out/15
    · votar


    Rednef2

    É, eu também uso um desses da Alpine (principalmente em ensaios). Só não o utilizo quando preciso ter retorno in ear em shows (nesse caso tenho headphones Shure com isolamento acústico).

    Os Alpine e Eytmotic são igualmente bons.

    Rednef2
    Veterano
    # out/15
    · votar


    makumbator
    Ainda não toquei em palcos grandes.
    Os da alpine servem para essas ocasioes, ou é mais recomendado usar o headphone com protetor auricular?

    makumbator
    Moderador
    # out/15
    · votar


    Rednef2
    Os da alpine servem para essas ocasioes,

    Servem também, caso o palco não tenha monitoração por fone (e sim por monitores de chão normais). Nesses casos gosto de timbrar e ajustar o volume com os ouvidos abertos (e faço isso no menor tempo possível, para reduzir a exposição sonora) e depois que estou satisfeito coloco o Alpine e fico com eles direto. Em ensaios sempre uso eles (e escolho o filtro de acordo com o volume do ensaio).

    A vantagem do headphone com proteção acústica é ter o som direto pra você sem barreiras e com menos volume (uma vez que o isolamento torna possível ouvir mais por eles sem precisar subir tanto o volume, pois a competição com o som externo é menor). Claro que só são úteis ao ter monitoração in-ear disponível no local.

    iDudlei
    Membro Novato
    # out/15 · Editado por: iDudlei
    · votar


    Ótimo tópico.

    Sempre cantei, mas só agora vou ter de cantar de verdade.

    Temos uma banda toda acústica (2 violões, baixolão e cajon) e vamos começar a fazer shows no começo do ano.

    Nos ensaios utilizo um fone Awei ES900i, mas de um lado só, senão acabo não ouvindo nada...

    Gostei da dica desse Alpine, apenas do valor. Ainda tenho que comprar o kit de gaitas, microfone, pedestais, etc...

    Vou acompanhar o tópico e usá-lo para as futuras dúvidas.

    Gostei muito das dicas do makumbator. Já vou até começar a pesquisar sobre o "timbrar" hahaha

    Valeeu

    Edit: Pesquisando, achei os da Fender, série Musician, que são bem mais em conta.

    Pergunta: Pra começar, compro esse da Fender pra ver como vai ser a adaptação ou já gasto o dobro do valor e pego o Alpine de uma vez?

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Protetor Auricular x Retorno Auricular ?