os melhores álbuns da história por Under!!!

Autor Mensagem
fernando canuto
Veterano
# jan/04


os melhores álbuns da história por Under!!!

fernando canuto
Veterano
# jan/04
· votar


Os 10 melhores álbuns de rock
Postada em 16/01/2002
por Márcio, o Holanda




Odeio fazer listas. Essa coisa de enumerar os melhores "qualquer coisa" é uma tarefa muito árdua pra mim. Talvez pelo fato de eu gostar muito de muitas coisas. Assim, fica difícil deixar alguém de fora. Mas essa lista eu sempre quis fazer. Não sei se consegui um resultado satisfatório, portanto vou logo avisando: essa lista, além de ser a minha visão pessoal da coisa, é perfeitamente mutável. Alguns álbuns podem sair, dando lugar a outros mas, de uma forma geral, essa é a minha visão sobre o assunto. Portanto, e por favor, que ninguém se ofenda se o seu álbum predileto não estiver aqui. Os álbuns abaixo estão listados em ordem alfabética (das bandas) para evitar maiores complicações.


BEACH BOYS - PET SOUNDS
Uma das maiores omissões que cometi na vida foi deixar de lado esse álbum. Desde sempre esse disco encabeça listas de melhores pelo mundo afora. E eu nunca tinha escutado, exceto uma canção. Ocorre que um amigo chegou de BH com ele e não resisti. No fim da 1ª audição a constatação óbvia para todo mundo: é uma OBRA-PRIMA. O disco mais genial feito pelo gênio Brian Wilson subiu instantaneamente para o meu Top 10. O álbum foi produzido em um período de dois meses no ano de 1966, dois anos depois de Brian sofrer um colapso nervoso. O disco é pontuado por belas linhas e harmonizações vocais, orquestra de metais e cordas. Destaque para Wouldn't It Be Nice, God Only Knows e Let's Go Away for Awhile, essa última, segundo o próprio Brian, sua mais bela peça musical. Nas palavras de George Martin, produtor do Beatles: "Se existiu Sgt. Pepper's, foi porque, antes dele, existiu Pet Sounds".


BEATLES - THE BEATLES
Esse é o momento de mais difícil escolha: qualquer disco do quarteto entraria nessa lista. Como o Álbum Branco é duplo (sim, em se tratando de Beatles, quantidade quer dizer qualidade), mandei ele pra cá. Esse é um disco histórico, no qual as idéias dos integrantes encontram-se bem separadas, mais do que em qualquer outro momento anterior da banda. Poderia passar o ano inteiro elogiando suas canções e tudo o mais. Perfeito como qualquer outro álbum da banda (pra mim, a melhor de todos os tempos), só tem clássico: While my Guitar Gently Weeps, com Clapton na guitarra, Blackbird, Helter Skelter, e por aí afora.


DEREK AND THE DOMINOS - LAYLA AND OTHER ASSORTED LOVE SONGS
Até já falei aqui: Clapton is God. O mestre estava na maior dor-de-cotovelo da história do rock - era perdidamente apaixonado pela mulher de seu melhor amigo, Patty Boyd, esposa de George Harrison (Clapton depois casou com Patty e continuou o melhor amigo de Harrison, mas isso é outra história). O fato é que Clapton criou um codinome (Derek), deu o nome de Layla para a esposa do amigo (para não ficar tão descarado) e fez o seu melhor álbum. São 14 canções onde todas as dores são cantadas e postas pra fora com toda aquela dor de homem na fossa. Tem os clássicos Nobody Knows When You're Down and Out, Have You Ever Loved a Woman, Little Wing, Bell Bottom Blues, Thorn Tree in The Garden e Layla. Sobre essa última, Clapton falou: "toda vez que toco Layla e George está na platéia, fico o tempo inteiro tentando imaginar o que se passa na cabeça dele".


FAITH NO MORE - THE REAL THING
Esse álbum, pra mim, é a cara dos anos 90. O Faith no More foi a banda que veio aqui e aconteceu mesmo. Muita gente hoje se diz influenciada por eles mas não chega nem à sola do sapato do Mike Patton. Na minha humilde opinião, The Real Thing se tornou insuperável até mesmo para a própria banda - o único que poderia chegar perto, mas que pra mim não chega, é Angel Dust. Baixo distorcido, tecladinho bonitinho, bateria super-pancada e guitarra porrada, tudo isso aliado ao vocal melódico e poderoso do futuro maluco Patton. Vale tudo aqui: Epic, From Out of Nowhere, Falling to Pieces, Surprise, You're Dead e a versão pro clássico do Black Sabbath, War Pigs.


LED ZEPPELIN - IV
Eu, particularmente, não gosto muito do Jimmy Page. Reconheço que ele fez um grande trabalho (apesar de roubar muita coisa do blues), mas não faz muito a minha praia, não. Mas esse álbum é fantástico. A bateria matadora de John Boham me deixa empolgado toda vez que escuto esse disco. Só por conter Black Dog, Rock'N'Roll e aquela amada por fãs, odiada pela crítica Stairway to Heaven, IV já poderia deixar sua marca na história do rock. Diversas inserções de backward masking (aquela história de mensagens ditas ao inverso) no disco só vem alimentar a aura dessa verdadeira obra-prima.


MARILLION - MISPLACED CHILDHOOD
Como já foi dito aqui, esse álbum é muito mais do que uma simples tentativa de ser um pouco Genesis. É uma incrível sucessão de camadas, texturas e canções que se tornam melhores a cada audição. É daqueles pra ouvir sem parar, sem sequer um intervalo pra pegar folêgo. Eleito pela maioria dos fãs como o melhor da banda, possui os clássicos Pseudo Silk Kimono, Kayleigh e Lavender, além da perfeita Childhoods End?. Pra ouvir e chorar de emoção.


NIRVANA - NEVERMIND
Quem me conhece pode até ficar horrorizado, mas acho justo o Nevermind aqui. Esse foi um álbum que mostrou pra garotada por aí afora que não precisa ser um músico excepcional pra montar uma banda e sair por aí proferindo suas lamúrias. Ouvi muito, toquei muita coisa daqui, mas minha carreira como fã do Nirvana encerra-se no próprio Nevermind. Não precisa dizer, mas tem Smells Like Teen Spirit, Polly, e outras pérolas do gênero. Só uma reclamação: foi por causa desse álbum que o mundo teve que aguentar muita baboseira. Mas é a vida.


PEARL JAM - TEN
Pérola-mor do movimento grunge, álbum praticamente esquecido nos atuais shows da banda, Ten veio como uma estréia daquelas que fazem barulho, desmontam tudo que estava sendo preparado, voltando todas as atenções para si. Composto em poucos meses, é um álbum nunca superado em hits pelo próprio Pearl Jam, que parece ter enjoado de suas canções.
Alive, Even Flow, Black,Jeremy, Oceans e Garden são algumas das maravilhas apresentadas pelo quinteto.


PINK FLOYD - THE WALL
Esse álbum é uma verdadeira brutalidade. Dois discos, 26 canções (Roger Waters fez quase tudo sozinho). É impressionante o nível alcançado aqui pela banda. Pelo menos pra mim, The Wall não possui nenhum momento fraco, nenhum solo de guitarra em lugar errado, nenhum problema de arranjo, absolutamente nada. As canções foram dispostas num crescendo (vide a trilogia Another Brick In The Wall), culminando com a derrubada do muro. É pra ouvir inteiro, sem interrupção nenhuma. Destaque para Mother, Young Lust, Hey You e Comfortably Numb.


QUEEN - A NIGHT AT THE OPERA
O Queen tinha uma imensa vantagem sobre os demais grupos de rock: Freddie Mercury, o melhor de todos os vocalistas do gênero. Somando-se ao fato de que os outros três integrantes cantavam de forma também magnífica, além de grandes músicos que eram, o Queen era imbatível, tanto em disco como em show. A Night at the Opera possui a indescritível Bohemian Rapsody, You're My Best Friend, além da perfeição chamada Love of my Life, aqui com
um arranjo com orquestra, bem diferente daquela eternizada no Rock in Rio I, com voz e violão.


Não, Rolling Stones aqui, não.

fernando canuto
Veterano
# jan/04
· votar


Gostei das críticas que ele fez sobre o Nivermind! Foram até certo ponto impaciais e vejo que depois desse álbum que é o melhor do grunge muita babozeira veio com outros grupos!

bocao
Veterano
# jan/04
· votar


O Queen tinha uma imensa vantagem sobre os demais grupos de rock: Freddie Mercury, o melhor de todos os vocalistas do gênero.

Legal essa frase. Só que Brian May tbm e seu timbre único de guitarra faziam a diferença no Queen.

Sgt_Peppers
Veterano
# jan/04
· votar


bocao

com certeza... por isso q é dificil definir o estilo do queen... eles são únicos, originais! Queen rox!

ServeTheServants
Melhor arranjo
Prêmio FCC violão 2008
# jan/04
· votar


Essa dai é uma lista boa até ... e até que nem é tão nova.

yield
Veterano
# jan/04
· votar


fernando canuto

muito boa a tua lista e os argumentos q tu boto pra esses albuns entrarem nesse top tbm, soh discordo q o Nevermind seja o unico album bom do nirvana, eu tbm trocaria o the wall pelo darkside of the moon.

fernando canuto
Veterano
# jan/04
· votar


yield

Essa lista eu nãi fiz, foi de um site q peguei aqui na net!

o site era, se eu não me engano: www.underweb.com.br

ServeTheServants
Melhor arranjo
Prêmio FCC violão 2008
# jan/04
· votar


Não, Rolling Stones aqui, não.
Rolling Stones nunca vai ter um album por ai. É que eles são insistentes demais mesmo por estarem ai tantos anos, mas não fizeram nunca uma obra prima..
O mesmo eu digo de Elvis ... só se me mostrarem um cd MUITO FODA dele para eu mudar minha opinião.

E olha aí, veja você, proclamam o Elvis o rei do rock :P

niredsystalaringologista
Veterano
# jan/04
· votar


ate razoavel a lista. legal as justificativas do cara. e dificil eu goistar de uma critica. essa foi boa

fernando canuto
Veterano
# jan/04
· votar


niredsystalaringologista


Muito boas as críticas!

fernando canuto
Veterano
# mar/04
· votar


Criticas bem legais, apesar de não concordar que a historia do Nirvana se resume a Nevermind!!!

maggie
Veterana
# mar/04
· votar


Só os "crássicos"..

Harvey
Veterano
# mar/04
· votar


Não, Rolling Stones aqui, não.

=(

Sou fã dos Stones... mas reconheço que eles nunca tiveram um álbum incrível. tinham apenas uma ou duas faixas incríveis em cada álbum... o único álbum, na minha opinião, que chegou perto de ser brilhante é Sticky Fingers, que tem Wild Horses, Brown Sugar, Dead Flowers, Bitch, Sister Morphine que estão entre as melhores músicas do stones.

srvaughan
Veterano
# mar/04
· votar


fernando canuto

Só não concordo com o The Wall, eu colocaria em seu lugar o Dark Side Of The Moon que foi um álbum revolucionário, assim como o Pet Sounds.

Akan
Veterano
# jun/04
· votar


esse tópico é um dos que mais gostei.

Comanche
Veterano
# jun/04
· votar


Pelo menos o cara não fez uma lista de 10 à 1 ... dos melhores álbuns.
Sabe, lista com ordem.
Deixou espalhado por aí os álbuns, e fez valer mais o discernimento crítico do leitor.

negresc0
Veterano
# jun/04
· votar


mto boa a lista

Irmao_Caminhoneiro_Shell
Veterano
# jun/04
· votar


fernando canuto
FAITH NO MORE - THE REAL THING
podicrê

Diamond Dog
Veterano
# jun/04
· votar


ServeTheServants
Na época do Elvis era basicamente lançado singles, ñ álbuns, e qndo se tinha álbuns, era uma coletânea d músicas soltas. Por isso nunca terá um disco dele em seleção, a ñ ser por um erro colocarem uma coletânea. Mas se ouvir uma coletânea, só do começinho da carreira, perceberá q era o cantor com maior potencial da época, daí vem o rei do rock.

Akan
Veterano
# jun/04
· votar


Diamond Dog

A voz mais bonita da epoca dele. Paul e Lenon nem chegava perto.

Akan KSA
Veterano
# dez/04
· votar


esse site que tiver o link passe pra mim, por favor. Valeu.

derf
Veterano
# dez/04
· votar


Harvey
o tatoo you eh mt bom tb............ tem akele december´s children q eles tao novinho q eh bem bacana, um disco mais ingenuo, e p/ mim deveria constar ai na lista o incrivel gimme shelter, um ao vivo sensacional deles

rockandrollmachine
Veterano
# dez/04
· votar


Melhores e piores é sempre complicado.

Acho que o interessante é categorizar, ai vc tem vários álbuns marcantes, em várias décadas, agora, é muitissimo complicado, só tem rock and roll nesta listai, e se vc for considerar apenas rock and roll, acredito que o PARANOID do SABBATH e o MACHINE HEAD do DEEP PURPLE não podem faltar, e, ao invés do LED IV, o LED I, porra, NADA, nenhuma música do LED supera DAZED AND CONFUSED.... além de HOW MANY MORE TIMES, a lindíssima BABY I GONNA LEAVE YOU, etc, etc, etc....

Agora, é um pecado colocar um álbum do MARILION e não colocar o FRIGILE do YES ou o NURSERY CRIME do GENESIS, ou mesmo o AQUALUNG do J-TULL, depende muito do estilo....

De qualquer forma, acho uma boa lista, apesar de discordar um pouco, hehehhe, acho que, ao invés de entitula-la "os 10 melhores álbuns por Under", deveria ser "10 álbuns marcantes por Under".... mais coerente.... hehehe

Qualquer dia eu faço a minha lsita e posto aqui, com meus argumentos! Hehehehhehe!!!

De qualquer forma, um tópico muito bem legal de se discutir!!!

Akan KSA
Veterano
# dez/04
· votar


rockandrollmachine


Esse é um topico q marcou mesmo, so falta alguem sem argumento algum fechar o topico, ou um tal passar por aqui e ficar fazendo colagem de paginas de jornais que não dizem respeito a musica so pra zoar o topico e o forum.

Akan KSA
Veterano
# dez/04
· votar


rockandrollmachine

Gostei quando o ferinha disse não gostar de nirvana, mas deixou claro a imparcialidade. Muito coerente nesse sentido.

Lucas de Almeida Pereira
Veterano
# dez/04
· votar


Achei errado dizer que o FNM não conseguiu superar o The real Thing. O mais legal deles é que eles se superaram a cada álbum. Acho que o ápice dos caras foi no no King for a day fool for a lifetime mas mesmo assim o album of the year tambem é muito bom.

faith_girl
Veterano
# dez/04 · Editado por: faith_girl
· votar


post

Akan KSA STRATUS
Veterano
# jan/05
· votar


aqui vai pra os novos membros.

Akan KSA 3000
Veterano
# fev/05
· votar


aqui tambem.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a os melhores álbuns da história por Under!!!