Quis ser diferente e escolhi um instrumento exótico para estudar, mas agora penso em desistir. Prec

Autor Mensagem
El Seyd
Membro Novato
# jun/14


Criei perfil aqui no CifraClub quase que especificamente para pedir ajuda para esta situação.

Sou DJ e há 2 anos decidi estudar um instrumento musical para me tornar mais "músico" e menos DJ. Como gosto de fugir do lugar comum, escolhi um instrumento oriental muito exótico e raro, que tinha a ver com a música eletrônica que toco, que é psicodélica.

Nunca tinha estudado música antes e somando isso às dificuldades naturais da música indiana, persisto neste instrumento até hoje, aos trancos e barrancos.

Foi um investimento muito pesado que eu fiz, somando o valor do instrumento (que não foi barato) e os altos custos das aulas com o único professor deste instrumento no Brasil. Calculo que eu já tenha gastado com ele mais de 10 mil reais nestes dois anos, sem falar no tempo de prática e estudo.

O problema é que ando pensando em desistir dele. Estou hesitante quanto a isso há meses, pois me conheço e sei que eu costumo parar meus projetos na metade, por isso ando me policiando para fazer diferente com esse instrumento e não abandoná-lo.

Só que não consigo "ama-lo". Gosto dele mais por ter sido uma conquista e por ser um instrumento raríssimo no Brasil do que pelo som e pelo prazer de tocá-lo. Não consigo sentir prazer em tocá-lo, em estudar. Fico adiando a hora de praticar. Estou há duas semanas sem encostar nele, por preguiça.

O maior problema que tenho com ele é que devido à sua tecitura, às suas limitações melódicas e físicas, ele não permite a reprodução dos tipos de melodia que mais me agradam. Gosto de músicas mais obscuras, melancólicas, mas ele produz um som muito aberto, que eu considero até meio "alegre".

Eu esperava que com a prática o "amor ao instrumento" fosse se desenvolvendo, mas isso não aconteceu. Ao mesmo tempo tenho ficado desanimado porque planejo misturar o som dele com batidas eletrônicas, o que exige mais investimentos com equipamentos muito caros.

Ando pensando em desistir, mas eu fico pensando: desistir agora, depois de tudo? Depois de tanto tempo? Como posso? E todo o dinheiro que gastei, e todo o tempo que perdi?

E se eu fosse desistir, iria buscar algum instrumento que eu gostasse. Ando pensando no violino ou no teclado... Mas daí é começar tudo de novo, é jogar fora todo meu dinheiro e tempo para começar do zero com outras coisas...!

Bom, sei que a questão é complicada mas queria conselhos de vocês. O que vocês acham dessa história toda? Persistir ou desistir deste instrumento enquanto a tragédia não é tão grande?

Eu prefiro não dizer o nome do instrumento porque como ele é raro, qualquer busca no google com as palavras certas poderia apontar este meu post aqui e não quero que as pessoas que acompanham minha carreira saibam que estou inseguro quanto a isso.

Obrigado!

JJJ
Veterano
# jun/14 · Editado por: JJJ
· votar


Quanto ao investimento em teoria e prática musical: o que você aprendeu (seja que instrumento for) não se perde. Praticamente tudo pode ser "reutilizado" no aprendizado de outro instrumento.

Quanto ao instrumento em si, fácil: venda. Continuar insistindo em algo que não está sendo do seu agrado é perder mais. Estanque isso agora e parta pra outra.

Ah... e não seja tão rude consigo mesmo! A gente toma decisões erradas de vez em quando. Persistir no erro só pra não dar o braço a torcer é sofrer dobrado...

Boa sorte!

Lelo Mig
Membro
# jun/14
· votar


El Seyd

Tirando o que nosso amigo JJJ já disse, incluo apenas a seguinte opinião:

Me parece, por seu texto, que você escolheu um instrumento por impulso, sem conhecê-lo melhor e mais profundamente antes desta escolha. Entendo, que talvez até pelo fato dele ser raro.

No entanto, se escolher outro instrumento, procure ter algum contato com ele antes. Fazer aulas sem comprar, usando o do professor, ou "brincando" com o instrumento de algum conhecido. Atenção, para não repetir o mesmo erro.

cafe_com_leite
Veterano
# jun/14
· votar


Bom, tu deve já ter as manhas do instrumento. Eu não venderia e nem pararia de tocar não, mesmo que não praticasse com tanto afinco. Partiria pra aprender outras coisas e num futuro (quem sabe) aplicar este instrumento exótico com os outros que você se dedicou a aprender. Poderia sair algo legal disso.

El Seyd
Membro Novato
# jun/14
· votar


JJJ: Valeu pelas dicas. Realmente vendendo o instrumento eu recupero parte da grana gasta, mas será mesmo que o conhecimento adquirido pode ser aplicado em qualquer outro instrumento? Não sei, vejo que a música indiana é tão diferente...

Lelo Mig: Sim, fui bastante impulsivo. Eu cheguei a ouvir o instrumento antes, conversei com o meu professor sobre os meus planos e tudo mais... mas infelizmente naquele momento eu não pensei direito. Além disso, só pude ver que o instrumento não era o que eu pensava que era quando já estava nos primeiros meses de aula, mesmo assim decidi prosseguir e a situação foi se prolongando...

cafe_com_leite: Sim, um pouco das manhas já peguei, mas falta muita coisa ainda, porque como pratico pouco, estou devagar. Se eu pudesse, realmente não o venderia, mas aí eu teria um prejuízo pois sabe-se lá quando eu voltaria a tocá-lo... Na real, no fundo ainda tenho esperanças de descobrir coisas boas com ele...

Lord-g
Veterano
# jun/14
· votar


El Seyd
Que instrumento é ?
Por acaso é uma Sítara?

rhoadsvsvai
Veterano
# jun/14
· votar


El Seyd
acho que você ta esperando da musica uma coisa que não existe em nenhuma area.

uma coisa é o prazer de tocar,de fazer uma pintura,de dominar um assunto, de vencer um jogo de videogame,ou uma partida de algum esporte.

outra coisa são as horas de pratica pra se atingir qualquer um desses objetivos,não importa o tópico,seja musica seja o que for. a pratica mecânica que te leva ao domínio técnica, é chata ,será chata, se sempre é chata.

logico que é possível consolidar pratica com prazer.mas em geral por si só exercícios musicais, praticas de técnica, teoria,são coisas chatas.

as pessoas gostam de se enganar,falando que adoram estudar musica, que adoram estudar medicina,que adoram estudar direito,mas isso em geral são coisas que elas mesmas colocam na sua cabeça,praticar ou estudar alguma coisa sempre é chato.

agora tirar proveito do resultado que vc consegue praticando... ai é muiiito legal.

Alex guitar man
Veterano
# jun/14
· votar


Lord-g

Acho que todos aqui pensaram uma vez ou outra que é Sítara rsrs

cafe_com_leite
Veterano
# jun/14
· votar


Eu pensei naquela panela que tu bate pra tirar umas notas. Esqueci o nome, mas também acho que não é da India aquele troço.

GuitarristaDoNickEstranho
Veterano
# jun/14
· votar


Alex guitar man
Acho que todos aqui pensaram uma vez ou outra que é Sítara rsrs


Eu pensei, mas acho que esta não seja tão rara quanto o autor do tópico sugeriu.

Pensei também ser uma Tambura:
http://trinityinstruments.ca/images/P/Tambura.jpg

Ou um Santur, mas acho que este não é indiano
http://4.bp.blogspot.com/-2zjwdsUwmpg/TnqZuMu3oRI/AAAAAAAAAIs/9rJ7ZmjN -9A/s1600/DSC00015.JPG

El Seyd
Membro Novato
# jun/14 · Editado por: El Seyd
· votar


Não, caras, não é o sitar indiano

El Seyd
Membro Novato
# jun/14
· votar


outra coisa são as horas de pratica pra se atingir qualquer um desses objetivos,não importa o tópico,seja musica seja o que for. a pratica mecânica que te leva ao domínio técnica, é chata ,será chata, se sempre é chata.


Você tocou num ponto interessante, rhoadsvsvai. Realmente, por um tempo achei que não necessariamente eu não gostava do instrumento, mas somente não gostava dos exercícios. Mas notei que eu estava errado quando comecei a tentar ouvir discos de músicos que tocavam meu instrumento e achava chato. Me dá vergonha assumir isso, mas é a verdade.

Acho que se você toca violino, com certeza gosta de ouvir músicas com violino. Não é assim que tem que ser?

Mas por outro lado, eu sei que eu sempre gostei apenas de música eletrônica e desde o início minha intenção com o instrumento era misturar o som dele com o eletrônico, portanto acho até aceitável que eu não goste de ouvir aqueles indianos tocando horas e horas aquelas músicas suuuper leeeentas cheias de ooooinnnss, dóooins e bleeeeeeinnnsss

Às vezes penso que não preciso gostar dele, preciso aprender apenas a extrair o melhor e o necessário para compor as minhas músicas, e para dar um "up" nas minhas apresentações...

Ah é complicado de eu entender minha relação com esse instrumento. Difícil!

rhoadsvsvai
Veterano
# jun/14
· votar


El Seyd
se é esse o caso vc tem q ver a diferença.

vc não gosto do instrumento, do timbre dele? ou você não gosta do tipo de musica em que ele é tipicamente usado?são coisas diferentes.

trazendo pra guitarra, você não precisa gostar de jimi hendrix,van halen e steve vai pra gostar de guitarra. você pode simplesmente gostar de tirar coisas malucas com pedais de efeitos como o the edge.

Calime
Veterano
# jun/14
· votar


El Seyd

Vou mostrar o instrumento, mas sem dizer o nome, realmente tenho medo de que este tópico surja em buscas no google

Pq o medo? Eu sei o nome dele.

Lelo Mig
Membro
# jun/14 · Editado por: Lelo Mig
· votar


Removi...

rhoadsvsvai
Veterano
# jun/14 · Editado por: rhoadsvsvai
· votar


Lelo Mig
esse do primeiro video me lembro uma guitarra slide.consigo imaginar altos blues com ele hahah

MMI
Veterano
# jun/14
· votar


Galera,

Deixa o cara. Ele já mostrou o instrumento, é algo super restrito aqui no Brasil. Ele não quer se comprometer, não é para escrever o nome no tópico. Beleza, deixa assim.

El Seyd

Esses instrumentos indianos são muito doidos mesmo. Tenho um amigo indiano que toca sitar, acho bem legal. Mas é restrito, um tipo de som que não encaixa com tudo mesmo.

Eu também acho que não é perdido o tempo que usou nisso. Se está sem tesão, deixa quieto que se tornar obrigação não tem sentido nenhum. Se sua praia é música eletrônica, tocar teclado se encaixa bem. Se for dominando bem a música de maneira geral, mais tarde você vai encaixando o instrumento indiano, quem sabe role um tesão. Mas se torturar porque tem que estudar o instrumento sem nenhum tesão, não vale a pena, deixa disso.

MMI
Veterano
# jun/14
· votar


Lelo Mig
rhoadsvsvai

Po, maldade com o cara... Tira o nome do negócio aí para não indexar no google, o cara pediu...

El Seyd
Membro Novato
# jun/14
· votar


Pôxa, já escreveram o nome do instrumento... agora tá indexado pra sempre no google...

MMI
Veterano
# jun/14 · Editado por: MMI
· votar


El Seyd

Pede na central de ajuda para a moderação apagar definitivamente o tópico. Isso se lhe for conveniente, é com você.

Lelo Mig
Membro
# jun/14
· votar


MMI

Não precisa...já removi.

El Seyd
Membro Novato
# jun/14
· votar


Obrigado, Lelo.

GuitarristaDoNickEstranho
Veterano
# jun/14
· votar


El Seyd

Bem, naquela imagem que você postou tem o nome do instrumento.

Bem exótico por sinal. Sequer tinha ouvido falar dele antes.

Alex guitar man
Veterano
# jun/14
· votar


El Seyd

Va com fé cara, se te agrada, va com coração, não importa o quanto seja dificil!

Não sei porque você não quer citar o nome dele, mas exclua sua publicação com a foto dele, pois la mostra o nome ok? e pra evitar problemas feche o topico de pois ok? qualquer coisa peça ajuda da moderação :)

El Seyd
Membro Novato
# jun/14
· votar


vc não gosto do instrumento, do timbre dele? ou você não gosta do tipo de musica em que ele é tipicamente usado?são coisas diferentes.

rhoadsvsvai, não gosto do tipo de música em que ele é tipicamente usado, que está impregnado da energia e da cultura da Índia. Como disseram aí, é um som que realmente não combina com qualquer coisa, com qualquer situação.

Por isso eu pretendo fazer algo diferente com ele, colocar efeitos, misturar com batidas eletrônicas, acho que pode ficar legal.

Eu não queria ficar preso no estigma da música indiana. O instrumento é indiano, mas quero tocar música que não necessariamente tenha características indianas, gostaria de tirar qualquer música dele. Claro, mantendo a personalidade do instrumento, porque se não fosse assim de nada valeria eu ter gastado minha grana com essa raridade, mas fugindo sempre que possível do que é "tradicional".

Com essa pouca conversa neste tópico estou meio que pendendo a persistir no instrumento. Primeiro, porque sinto que com exceção do teclado, posso sentir essa mesma dificuldade com qualquer outro.

Segundo, porque percebo que ainda existem possibilidades para mim.

Já tive essa vontade de desistir antes e na época eu me convenci a permanecer nos estudos porque decidi ver o instrumento como um investimento de longo prazo.

Nada que eu conquistasse com ele seria para agora, apenas para daqui há alguns anos, depois de muita prática.

E com uns bons anos de prática, dominando o instrumento, ideias novas surgiriam e eu saberia extrair dele o tipo de som e melodia que eu gosto... Será? rsrsrs

GuitarristaDoNickEstranho
Veterano
# jun/14
· votar


El Seyd
Putz, velho! Tô vendo aqui uns vídeos desse treco. Muito louco!

Tem um que um cara toca aqui, nem sei como consegue... O cara com 5km de unhas na mão esquerda... hehehe

Pow, cara... O som é muito legal velho, eu curti demais. Apesar de achar que é um negócio bem mais específico e incomum, o som é muito agradável de ouvir.

Enfim, eu defendo a ideia de que a gente deve fazer o que nos deixa feliz. Se tocar e aprender mais nesse instrumento não o deixa feliz, parte pra outra. Vai ser melhor do que gastar mais tempo e dinheiro em algo que você não tá afim.

De qualquer forma, pense direitinho. Boa sorte na decisão.

Ramsay
Veterano
# jun/14 · Editado por: Ramsay
· votar


Ok, atendendo a pedidos de colegas do fórum, e por respeito ao usuário, editei o meu post, e omiti o nome do instrumento musical.

Jube
Veterano
# jun/14
· votar


El Seyd
Ah velho, não entendi essa vergonha de colocar o nome aqui pq o google vai deixar lá, eu nem sei quem você é e de onde você é, não tem motivo para ter vergonha não.

Eu acho que se você não ta feliz, deixa quieto e pega outra coisa pra tocar ou fazer, mas é como já falaram, em tudo tem que ter muita disciplina pra ir pra frente.

rhoadsvsvai
Veterano
# jun/14
· votar


Ramsay
ele não ta com vergonha, ele não quer ser identificação.são coisas diferentes,seria legal respeitar a vontade do colega e editar isso.

Ramsay
Veterano
# jun/14
· votar


rhoadsvsvai

Identificação de que, dele ou do instrumento??

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Quis ser diferente e escolhi um instrumento exótico para estudar, mas agora penso em desistir. Prec