Projeto Colaborações - Mixes e Comentários!

Autor Mensagem
f14gomes
Membro
# ago/15
· votar


Ficou muito boa mesmo!!

Parabéns aos participantes e ao JJJ principalmente pela organização e pela Mix que ficou muito boa na minha avaliação.
(2)

Fiquei muito feliz de fazer parte de algo tão bacana !!

JJJ
Veterano
# ago/15 · Editado por: JJJ
· votar


Valeu a todos! O mérito é de todos, senão não saia nada...

EduJazz

Cara, o SoundCloud tá cheio de nhem-nhem-nhem na hora que eu pensei em liberar o download. Periga até eles "sumirem" com a música, mesmo sendo declaradamente um cover e, obviamente, sem fim lucrativo...

Tem métodos "alternativos" pra quem quiser baixar, mesmo sem o download liberado... É uma merda isso, mas é melhor do que arriscar deles tirarem.

RafaelBernatto
Veterano
# ago/15
· votar


JJJ

Você podia upar o mp3 em 320kbps em outro canto.. 4shared, box, por exemplo..

JJJ
Veterano
# jul/16 · Editado por: JJJ
· votar


MAIS UMA PRA LISTA:

Brown Sugar (Rolling Stones)

https://dl.dropboxusercontent.com/u/17467098/BrownSugar_Master_vFinal4 .wav

Ficha Técnica (se faltou alguém, berre!!!):

Guitarras: EduJazz e JJJ
Baixo: EduJazz
Bateria: EduJazz e marcelosz
Percussão: marcelosz
Voz: JJJ
Backing vocals: EduJazz
Gaita: Brother Crow
Órgão: marcelosz
Mix e master: marcelosz

EduJazz
Veterano
# jul/16
· votar


o/

tito lemos
Veterano
# jul/16
· votar


GALERA DA BROWN SUGAR:

Belo trampo! Essa galera merece mais uma medalhinha abaixo do nick! Parabéns!

JJJ
Veterano
# jul/16
· votar


led123_del321
A track da guitarra base, a que você tocou... como foi gravada?

Cara, desculpa, não tinha visto sua pergunta. Pior que agora já não lembro mais! hehehe

Mas muito provavelmente foi uma Strato, direto no Amplitube.

JJJ
Veterano
# jul/16 · Editado por: JJJ
· votar


Mais uma...

*** Limelight - Rush ***

https://soundcloud.com/bandasemnome/cover-limelight

Guitarras base: EduJazz
Baixo: makumbator
Voz: tito lemos
Bateria, Synth, Guitarra solo, mix: JJJ

EduJazz
Veterano
# jul/16
· votar


Pra mim o melhor trabalho que já saiu desse projeto. Muito orgulho de ter prestado essa homenagem ao Rush com grandes músicos.

JJJ
tito lemos
makumbator

Acho que seria interessante falarmos, nesse tópico, sobre o processo de gravação e mixagem, o que acham? Penso ser um assunto que interessa, e que incentiva o pessoal a aprender e, em última análise, pode até atrair novos membros pras collabs!

Meu processo de gravação foi bastante simples. Usei os equipamentos com os quais consigo bons resultados mais rapidamente, minhas "bolas de segurança", até pra acelerar o processo. Foram eles:

1) Guitarra distorcida :

Guitarra Dunamiz Dz59 (captadores PAF Fullertone) -> amplificador Pedrone Pegasus 18+ (modo Jcm 800, ganho baixo e Master no talo) -> Loadbox Pedrone -> Reaper, via interface Tascam. No Reaper, simulei gabinetes com o Two Notes Wall of sound III, usando um IR de um cab Suhr 4x12, microfonado por um Akg 421 e um Neumann U87. Tem também um reverb, provavelmente Glaceverb.

O JJJ mexeu bastante na track, até pq mandei sem compressão e EQ. Seria legal ele falar sobre o que fez.

2) Guitarra Clean :

Guitarra Fernandes Strato (caps cerâmicos originais) -> amplificador Pedrone Overdone Special --> Loadbox Pedrone -> Reaper. No Reaper usei simulação de gabinete do wall of sound III, usando um IR de um cab Two Rock 2x12, microfonado por um Sm 57 e um Ribbon Royer. No Reaper usei também reverb, compressor e chorus do amplitube 4.

3) violão:

Junto com a guitarra clean tem um violãozinho. Usei um Taylor 512ce -> Reaper. No Reaper, usei Impulse Responses de um violão Taylor. Sim, existe e funciona bem.

É isso!

JJJ
Veterano
# jul/16 · Editado por: JJJ
· votar


Bom... por ora, vou me restringir à parte mais complexa (pra mim): a bateria. Depois podemos discorrer sobre outros aspectos.

Como já disse antes: não sou baterista... E já disse também que os bateristas deste fórum parecem meio ETs... acho que, nesses anos todos, nunca travei um diálogo com um deles. Vivem no seu mundo particular. Quando fiz o tópico, convidei, de modo geral, a todos pra que participassem. Temos gente cantando (pouca ainda, mas temos), guitarristas, baixistas, tecladistas (infelizmente rareando, também...). Mas bateristas, acho que nunca, nenhum.

Então... fazer o quê, né? Paciência... Temos que nos virar com o que temos!

Como eu fiz? Eu tenho uma batera eletrônica "de chão" (uma shelter std90). Em geral, quando quero criar uma linha de batera, toco nela e gravo, via MIDI, na DAW (no meu caso, uso Sonar). Como instrumento virtual, usei o Beatstation, da Toon Track (a mesma do ezDrummer), com um drumset "natural" que eu costumo usar.

Apesar de não ser baterista, eu tenho um pouco de conhecimento da coisa e sei o que devo fazer, embora a execução deixe (muito) a desejar. Justamente por essa deficiência na execução, eu sou obrigado a pegar o resultado gravado na DAW e mexer, acertando erros, melhorando viradas, acrescentando ou removendo alguma coisa. Quando é uma música tocada por um baterista terráqueo, nem é tão difícil; uma ou duas horas de computador e pronto. Mas, nesse caso específico, estamos falando de Neil Peart... Aí lascou, né? kkkkkkkkkk

Precisei de muuuuuuuuuuito tempo, até deixar a batera o mais redonda possível. Depois disso, passei por um plugin de "channel strip" (acho que foi o ProChannel do Sonar, preset "drum bus", com algumas customizadas) e um teco de reverb (usei o Blue Analog - ou algo assim - da Nomad Factory).

tito lemos
Veterano
# jul/16
· votar


Eu não tenho muito o que comentar quanto a equipamentos e processos, usei um microfone condensador Behringer C1 e um pop filter genérico. Entreguei o vocal completamente dry.

Só pra constar, minha adorável esposa pilotou a DAW (Reaper) durante o processo.

makumbator
Veterano
# jul/16
· votar


O que eu tenho pra comentar do baixo:

Minha ideia inicial nem era emular totalmente o timbre do Geddy Lee (que tem uma boa dose de drive, sem ser extremo como o do Lemmy), mas acabou indo nessa linha por conta de vários fatores:

1. O baixo com uma pitada de drive "corta" a mix bem, melhor que o instrumento totalmente limpo.

2. Tem momentos na música (como em boa parte da discografia do Rush) em que o baixo segura a base harmônica sozinho, e nesses pontos é muito melhor ter algum drive pra preencher e dar mais riqueza ao som

Então eu gravei o baixo em linha (mas com dois sinais sendo captados ao mesmo tempo). O sinal do baixo foi para um pré da Hartke que tem a saída limpa (réplica da entrada) e a saída de pré (esse sim com drive).

Tendo os dois sinais juntos é fácil mesclar pra obter um som ao mesmo tempo com drive mas articulado e com peso do grave do baixo limpo. Por isso é melhor gravar o sinal também totalmente limpo pra manter o peso do grave (pois o sinal distorcido além de comprimir corta bastante da faixa mais grave).

Outra possíbilidade é fazer o blend direto no pré (como esse da Harke permite) e mandar um só sinal, mas o problema disso é que depois eu não teria liberdade de dosar o quanto de sinal limpo e com drive, e ficaria engessado na configuração feita no momento de gravar.

JJJ
Veterano
# jul/16
· votar


tito lemos
Só pra constar, minha adorável esposa pilotou a DAW (Reaper) durante o processo.

Quer que eu dê os créditos na ficha técnica? hehehe

strinbergshredder
Veterano
# jul/16
· votar


tito lemos
Só pra constar, minha adorável esposa pilotou a DAW (Reaper) durante o processo.

Que beleza cara! Provérbios 31:10 total hein! hahahaha

Ao grupo da Limelight

Que trabalho ESPETACULAR que vocês fizeram!! Todos vocês estão de parabéns!

led123_del321
Veterano
# jul/16
· votar


JJJ

*** Limelight - Rush ***

A melhor de todas até agora!

Parabéns a todos!

JJJ

Eu tenho uma batera eletrônica

E eu achando que você tinha editado tudo heheh... Então, se você tocou isso aí, você é baterista porra! Como é que "não tem baterista"?

JJJ
Veterano
# jul/16 · Editado por: JJJ
· votar


led123_del321
E eu achando que você tinha editado tudo heheh... Então, se você tocou isso aí, você é baterista porra! Como é que "não tem baterista"?

Não, cara... se você ouvisse o take do jeito que saiu da bateria, cru, você ia entender! kkkk

Tive que editar um monte...

strinbergshredder

valeu, bro!

makumbator
Veterano
# jul/16
· votar


JJJ
Não, cara... se você ouvisse o take do jeito que saiu da bateria, cru, você ia entender! kkkk

Tive que editar um monte...


Hahhaha! Mas acho que você pode se chamar de baterista, pois tem um monte de "cantor" incapaz de dar uma nota sequer afinada ou no tempo e que também fazem uso das edições!

JJJ
Veterano
# jul/16
· votar


makumbator

Mas eu não chamo esses de cantores... rs

Renato F
Veterano
# jul/16
· votar


JJJ
EduJazz
tito lemos
makumbator
Parabéns, galera! Super bem feito. Deveriam ter tido mais atenção com o solo. Então minha nota é 9,9999! rsrs

tito lemos
Veterano
# jul/16
· votar


JJJ

Eu sou cantor, JJJ? kkkkkkkkkkkkk

led123_del321
Veterano
# jul/16
· votar


tito lemos


Eu sou cantor, JJJ?


JJJ

Mas eu não chamo esses de cantores.

hahahah

JJJ
Veterano
# jul/16 · Editado por: JJJ
· votar


tito lemos

Pô, se liga no que o makumba apontou:
incapaz de dar uma nota sequer afinada ou no tempo e que também fazem uso das edições!
Não é seu caso. Eu só consertei uns poucos pedaços... Coisa que faço comigo mesmo (e que fazem quase todos hoje em dia!).

JJJ
Veterano
# jul/16 · Editado por: JJJ
· votar


Renato F

Mais atenção no sentido de ter ficado ruim ou no sentido de não ser igual ao original?

Se foi por ser diferente, foi intencional. Parecido, mas diferente.

Se foi por ruindade... bom... aí não há o que fazer, a não ser gravar outro solo...

Wade
Membro Novato
# jul/16
· votar


Muito foda a Limelight. Como fã incondicional do Rush, fiquei bem feliz.

tito lemos
Veterano
# jul/16
· votar


JJJ

Eu sei cara, eu só quis brincar com o tema exposto! Rsrsrs

JJJ
Veterano
# 13/jul/17 14:46
· votar


*** UP ***

Todas as músicas felizmente ainda "no ar"!
Vamos ver se anima pra fazer mais, cambada de preguiçosos!
__________________________________________

I Saw Her Standing There - The Beatles

https://soundcloud.com/bandasemnome/mix-i-saw-her-standing-there-1

JJJ - Violão, Voz e Mix
makumbator - Baixo
JeGuitar - Bateria
bob973 - Guitarra
kiki - Backing Vocal
__________________________________________

Pet Sematary - Ramones

https://soundcloud.com/bandasemnome/mix-pet-sematary-fcc

guitarluiz - Guitarra
JJJ - Bateria, Teclado e Mix
kiki - Baixo
tito lemos - Vocal
__________________________________________

Breathe - Pink Floyd

https://soundcloud.com/bandasemnome/mix-breathe-fcc

tito lemos - vocal
pliscki - teclados
makumbator - baixo
JotaEmidio - guitarra
JJJ - bateria, backings e mix
EduJazz - slide da intro
__________________________________________

Stormbringer - Deep Purple

https://soundcloud.com/bandasemnome/mix-stormbringer-fcc

pliscki - Synth e Órgão
EduJazz - Guitarras Base/Solo/Slide
JJJ - Bateria, Baixo, Vocal, Mix
__________________________________________

Paranoid - Black Sabbath

https://soundcloud.com/renanmittermayer/black-sabbath-paranoid-wvocal- new-mix

Reemayer - Bateria, baixo, guitarras, mix
gpeddino - Vocal
__________________________________________

Long Live Rock 'n' Roll - Rainbow

https://soundcloud.com/renanmittermayer/rainbow-long-live-rock-n-roll- wvocal-and-organ

Reemayer - Guitarra, Baixo, Bateria, Mix
JJJ - Vocal
makumbator - Órgão
__________________________________________

Wonderwall - Oasis

https://soundcloud.com/bandasemnome/versao-wonderwall

alansetubal - Voz e Violão
JJJ - Percussão, Strings, Backing e Mix
Samuel Fernandes - Baixos
__________________________________________

Born To Be Wild - Steppenwolf

https://soundcloud.com/take8/born-to-be-wild-jjj-reemayer-master

Vocal = JJJ
Guitarra e Mix do instrumental = Reemayer
Órgão = pliscki
Baixo e Bateria = makumbator
Mix da voz e Masterização = led123_del321
__________________________________________

Living Loving Maid - Led Zeppelin

https://soundcloud.com/bandasemnome/living-loving-iii

JJJ - Guitarra base, Bateria midi, Backings e Mix
f14gomes - Baixo, Guitarra solo e Backings
EduJazz - Guitarra base e solo e Backings
tito lemos - Vocal e Backings
__________________________________________

Brown Sugar (Rolling Stones)

https://dl.dropboxusercontent.com/u/17467098/BrownSugar_Master_vFinal4 .wav

Guitarras: EduJazz e JJJ
Baixo: EduJazz
Bateria: EduJazz e marcelosz
Percussão: marcelosz
Voz: JJJ
Backing vocals: EduJazz
Gaita: Brother Crow
Órgão: marcelosz
Mix e master: marcelosz
__________________________________________

Limelight (Rush)

https://soundcloud.com/bandasemnome/cover-limelight

Guitarras base: EduJazz
Baixo: makumbator
Voz: tito lemos
Bateria, Synth, Guitarra solo, mix: JJJ
__________________________________________

Adler3x3
Veterano
# 13/jul/17 15:55
· votar


Parabéns a todos os participantes.

JJJ
Ficou muito boa a mix...

Buja
Veterano
# 13/jul/17 16:12
· votar


JJJ
Vamos ver se anima pra fazer mais, cambada de preguiçosos!


E como se faz pra jogar sugestões e marcar os "ensaios"??

JJJ
Veterano
# 13/jul/17 17:27
· votar


Adler3x3

Valeu, mas de qual estás falando, nobre colega?

Buja

Regras, dúvidas, combinação de novas músicas, etc e tal, no Posto Ipiranga:

http://forum.cifraclub.com.br/forum/9/312131/

Mas, sinteticamente: alguém faz uma guia (90% das vezes é bateria e mais alguma coisa) com um tempo determinado (bpm) e o resto vai por cima.

Beto Guitar Player
Veterano
# 08/ago/17 09:10
· votar


Não rola de upar todas as músicas em algum servidor qualquer pra baixar todas de uma vez? É incrível saber como existem tantos músicos de qualidade por aqui. Parabéns a todos!

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Projeto Colaborações - Mixes e Comentários!