Opinião, e comentários pra mi ajudar na minha pesq

    Autor Mensagem
    yield
    Veterano
    # jun/04 · Editado por: yield


    Vo entrega nessa quarta-feira uma pesquisa lá na faculdade sobre a influencia dos meios de comunicaçao no gosto musical das pessoas. Preciso tirar 7 pra passar, mais tá dificil, tinha 4 meses de prazo e eu deixei pra fazer essa porra na ultima hora. Alguem ai por gentileza fala alguma coisa inteligente pra eu botar nesse texto que eu to achando uma merda. Aí vai o troço :

    Através dos resultados obtidos com a pesquisa, pode-se notar que com um maior conhecimento, não só musical como propunha a hipótese do início, mas sim um conhecimento amplo e geral as pessoas tendem a preferir gêneros musicais mais elaborados como o rock, bossa-nova e clássico. Notou-se que isto está muito ligado ao grau de escolaridade dos entrevistados. Mesmo os que possuíam acesso à meios de comunicação como a internet e TV a cabo, com baixo nível escolar em grande parte preferiram estilos mais simples.

    Este fato mostra que não basta possuir o acesso, é necessário uma cultura ampla para que se consiga apreciar a qualidade. Não foi encontrada nenhuma entre as dez pessoas com mestrado ou doutorado entrevistadas, fãs de axé, pagode ou funk. Já entre aqueles com o primeiro grau incompleto em sua maioria admiravam tais estilos. Isto mostra que o gosto musical não é algo tão subjetivo, mas que se enquadra, em geral, nos padrões sócio-econômicos e culturais de cada um.

    Os meios de comunicação com isso, não tem uma parcela tão elevada na “culpa” pela maioria da população não se divertir e emocionar com uma música do Pink Floyd por exemplo. Eles apenas se aproveitam da ignorância do povo para cada vez vender mais sucessos comerciais e perecíveis, movimentando a monstruosa indústria que se transformou a cultura.

    Soulface
    Veterano
    # jun/04
    · votar


    Tem o ponto de vista tb de q a mídia não apenas empurra essa "músicas" goela abaixo das pessoas só pra faturar. É claro q o objetivo principal é vender, e muito. Mas isso é o objetivo de vida de qualquer um. E pra se conseguir isso, vc tem q agradar essas pessoas q, por falta de cultura, tendem a preferir coisas fáceis de serem assimiladas. Músicas com melodias pobres, letras grudentas, onde o refrão se repete inúmeras vezes... São coisas q prendem a atenção do povo, e fazem com q mesmo sem qrer, a pessoa fique com aquilo na cabeça.
    Vc pode criar uma rádio onde só toque música clássica. Mas é arriscado morrer de fome por falta de audiência.
    A questão é q não se vende um suco de limão pra qm só gosta de laranja. Se essa pessoa não souber q o limão é rico em vitamina C e q isso só faz bem a ela, ela vai preferir a laranja, q é mais doce e fácil de consumir.

    Olive
    Veterano
    # jun/04
    · votar


    yield
    Achei interessante seu texto, vou acrescentar aqui alguns trechos do livro "A MÚSICA COMPÕE O HOMEM, O HOMEM COMPÕE A MÚSICA" (GREGÓRIO J. PEREIRA DE QUEIROZ) para ver se te ajuda um pouco:

    A MÚSICA E O HOMEM

    A música, enquanto arte, tem a capacidade de, por meio da satisfação sensorial, impressionar uma pessoa e fazer com que sua sensibilidadde relaxe e se abra.

    Música axé tem o poder de satisfazer a sensorialidade. Beethoven tem o poder de satisfazer a sensorialidade. Por meio da satisfação, abre-se a sensibilidade humana. Toda música tem esse poder, embora existam grandes diferenças entre os dois tipos de música citados como exemplo em suas respectivas satisfações, que são expressão talvez extrema de uma gama ampla e variada, que se estende a muitas outras direções.

    A música relaxa nossos sensores - não apenas a audição, e sim todos eles - e predispõe nossos sentidos para a comunicação e a troca. Assim, a pessoa se abre à disposição de um conteúdo (emocional) presente no ambiente ou em sua própria interioridade. A música predispõe à comunicação verbal ou não-verbal, de nós para com o exterior e as outras pessoas, ou à comunicação entre as diversas partes de nós mesmos.

    Nenhuma outra arte penetra tão facilmente em nossa sensibilidade.

    Para se estabelecer contato com a literatura, o teatro, a escultura, a poesia, a pintura ou a arquitetura é preciso um esforço, uma disposição e uma atenção, ou nada acontece.

    A música, como arte que envolve ambiente e pessoa por inteiro, envolve a sensibilidade humana e a predispõe para que nos envolvamos com ela (a música). Podemos ouvir música distraídos e esta realmente nos tocar sem nos apercebermos, mas uma poesia e uma pintura não nos sensibilizam se não acionarmos certos sensores em direção a estas artes.

    Quando é preciso um apelo fácil ou mesmo subliminar às pessoas, numa propaganda, por exemplo, não chamam um arquiteto, ou poeta, um pintor. Chamam um músico.

    Algumas formas musicais sensibilizam de um jeito, outras de outro. O tipo de sensibilização que se dá depende da forma e da linguagem da música. Certas formas atuam sobre o ser humano de um jeito, outras de outro.

    Num exemplo simples, de uma música de percussão forte, um batuque puro, temos uma forma e uma linguagem musical que nos afetam de modo diferente de um quarteto de cordas mozartiano. As duas formas musicais afetam a sensibilidade, mas por canais diveferentes. Grosso modo, o batuque estimula o físico, o vigor, o movimento do corpo, enquanto o quarteto de cordas mozartiano estimula a abstração e a compreensão mental.

    Continuando o exemplo, o batuque terá mais condições de transmitir um conteúdo que diga respeito à experiência corporal do que o quarteto de cordas; já este pode gerar modelos que respondam melhor ao funcionamento da mente e do pensamento.

    Naturalmente, a Alemanha produziu e produz mais filósofos du que a África inteira, na direta proporção da quantidade de música voltada para a abstração existente na Alemanha e regiões próximas, enquanto a música ritmicamente forte dos povos africanos se correlaciona com grupos sociais com forte ênfase na atuação física.

    Músicas folclóricas ou populares podem ser concebidas como retrato da harmonia presente na vida, algumas vezes, com mais fedelidade do que composições da chamada música erudita, na medida em que as peças eruditas possam ser belas e agradáveis mas não dêem testemunho da harmonia e da verdade.

    A arte verdadeira não tem por finalidade agradar as pessoas, mas utiliza-se da relação sensorial, no mais verdadeiro e significativo o que transmitir, e quanto mais simpaticamente afetar a sensorialidade humana, maior será a arte.

    Explorar a sensação agradável da música em si é a marca de diversos tipos de música. Mesmo no campo erudito, a sensação musical é a referência para boa parte dos compositores. A sensação agradável ou desagradável em si foi e ainda é o padrão orientador de tantos músicos, que procuram fazer dela o valor de suas obras.

    Músicos assim não são experimentadores de uma linguagem para explorar a verdade ou o novo que ela possa vir a dizer. São músicos cujas pretensões se encerram em acariciar ou chocar seus ouvintes, isto é, que trabalham na faixa estreita da sensorialidade musical, estando aquém da bisca do conteúdo musical.

    No campo popular, talvez nem seja necessário apresentar a questão. São muitos e bem conhecidos os exemplos de música que é embalagem para estimular a receptividade do público ao próprio músico. Uma música que ajuda a imagem do "músico" a entrar em nosso imaginário. Pode-se dizer que na música comercial, o poder de sensibilização da música está a serviço de facilitar a receptividade do público à imagem do próprio artista.

    Mesmo na música erudita, os pavarottis, domingos, marsalis e vanessas mae, em sua face comercial, têm boa parte da música que produzem consumida em nome de suas imagens, e não do valor da música em si.

    Música quando é arte também nos acaricia e abre a sensibilidade. Mas neste caso, pela sensibilidade aberta entramos em contato com aquilo que, numa tentativa de definição ampla e genérica, poderia ser chamado de sensação de harmonia ou de verdade presente no todo maior e na vida humana. Neste caso, os afloramentes e sensibilizações podem ter um efeito especialmente enriquecedor para a alma humana.

    Atrás do impacto relaxante de toda música, vem um conteúdo se abrigar em nosso interior. A partir do reconhecimento deste fato, podemos começar a escolher a música a ser ouvida, seja sua qualidade, sejam as condições em que recebemos seu impacto relaxante.

    Esta poderia ser uma primeira lição para se compreender como a música compõe o homem.

    Akan
    Veterano
    # jun/04
    · votar


    yield


    toda vez, veio, que quero falar contigo no msn tu não respondes e se não quizeres mais falar comigo, deixa escrito aqui,assim tiro teu nome da minha lista!


    Valeu!!!

    Claudio Natureza
    Veterano
    # jun/04
    · votar


    Segundo o texto postado pelo Olive, vc vai tirar zero.

    ainda mais se vc disser que o rock é música mais elaborada! de onde vc tirou isso?

    As pessoas se identificam com aquilo que está em seu contexto, se ouvem rock desde pequenininho, vão gostar de rock (a maioria), se ouvem samba desde pequenininho, vão gostar de samba (na sua maioria)

    essa de que as pessoas curtem essa ou aquela música pela escolaridade é muito relativa, pois, quem disse que uma composição de Paulinho da Viola é menos elaborada do que um som do Led?

    a questão é que o homem é produto do meio, e se vc pega um adolescente de classe média que estudou inglês desde que aprendeu a falar e oferece a esse cara a mtv e influências de um meio onde se ouve rock, ele vai se identificar, mas, se dentro de casa e no meio onde tal cara vive vc só tem música clássica, a tendência é ele gostar.

    No meu humilde ponto de vista, acho que a música que é eleita e "saboreada" pelas pessoas tem a ver com o meio, com as exceções que fogem a regra.

    se só rola funk na favela, e depois ensaio de escola de samba, como um morador daquele local vai ter acesso a música clássica? e como vai gostar de rock? se na sua casa, na sua rua, no seu baile, na sua alma, o que rola é outra coisa?

    yield
    Veterano
    # jun/04
    · votar


    Akan

    Naum viaja velho, pow já botei até aqui no forum uma vez que tu e mais uns tres são os camarada daqui que eu mais considero gente boa.

    No MSN acontece que muitas vezes eu saio lá de casa e deixo o computador ligado pegando musica e esqueço de fecha o messenger. Não tira da lista não, vamo fazer umas musica ainda em parceria hehehe

    flw veioo

    flpmartin321
    Veterano
    # jun/04
    · votar


    yield
    tah fazendo que curso????????

    yield
    Veterano
    # jun/04
    · votar


    flpmartin321

    jornalismo

    flpmartin321
    Veterano
    # jun/04
    · votar


    massa ... to fazendo publicidade... os dois tem a ver neh... comunicação...

    Akan
    Veterano
    # jun/04
    · votar


    yield

    Falou veio, não tinha pensado que o msn pode ficar aberto sem ter vc por perto...


    Também ti considero, veio, e tenho interesse, sim, de fazer umas parcerias de musica... tenho interesse em sempre falar sobre musica contigo, justamente, pelo motivo de tu ser fã de Nirvana, isso só, já pra mim, é um grande motivo, mesmo que possa fazer outros tipos de musica, sei q o grunge é muito importante pra ti e com certeza esse é o motivo de nos falarmos, pois temos muitas ideias parecidas


    Escrivi aquilo lá em cima por considerar a sua opinião muito e e por ti considerar... valeu a resposta!!!!

    Akan
    Veterano
    # jun/04
    · votar


    yield


    Putz, veio, hoje fui falar contigo e era teu irmão q fica acessando com teu nick, por isso que outras vezes quando eu estava a falar contigo ou ia falar, ele desligava do nada!

    FDG
    Veterano
    # jun/04
    · votar


    Na verdade você pode encontrar música de qualidade no Brasil,mas o que o povo gosta é de algo que possa se mexer,dançar,se chacoalhar,por isso o povo brasileiro em geral gosta de um axé,funk carioca e pagode (não se pode dizer samba pois existe qualidade no samba),e essas musicas fazem sucesso por certos fatores:Rosto bonito,corpo bonito,influência nas gravadoras,jabá,enfim,tudo isso está relacionado de um jeito ou de outro (e não é só nas musicas brasileiras que se encontra o jabá,existem sim bandas de rock ou musicos americanos ou de qualquer país que seja,que fazem isso).
    Essas musicas do povo,encontram na sua maioria musicas curtas,que tem entre tres a quatro minutos,pra não enjoar o povo,sempre letras iguais,sem nenhum fundamento literário,inspiraç~]ao históricas,silabas métricas,enfim,são as famosas letras melosas,e um ritmo já muito "manjado",ainda mais as vezes parecendo que o vocalista foi qualquer um encontrado na rua,pois não tem fundamento vocal nenhum para tal.
    Mas em meio de tudo isso surge algo de qualidade no cenário nacional,por exemplo são os dois cantores que surgiram no programa Raul Gil,Rinaldo e Liriel.

    enfim,quis escrever algo que não tem meu gosto envolvido no meio

    torn_curtain
    Veterano
    # jul/04
    · votar


    creio q tem alguns erros ali cara, pq o nivel escolar nao tem nada a ver com o gosto musical, a unica coisa q o nivel escolar completo proporciona é o CONTATO com a musica em outros estilos

    a questao dsa internet ajuda muito, pois com o acesso e jah existindo o contato com a musica o individuo abrange seu conhecimento muito mais

    rola o tempo todo de eu falar uma banda boa pra um amigo meu, ele baixa uma musica e uma semana depois ele está me apresentando bandas que ele descobriu a partir da banda indicada por mim

    isso indica o gosto eh subjetivo sim

    mas tenho que concordar com que ele se enquadra em questoes socio-economicas, mas é simplesmente pelo fato de que a pessoa vive em um meio e ouve a musica desse meio

    e nao por um fato de que ela prefere algo mais simples e sim por que eh aquilo que lhe foi ensinado como bom e certo

    yield
    Veterano
    # jul/04
    · votar


    Akan

    ahuhuehaehuuehahuehauea, poiseh ele mi falo hj. Mais ele não fica acessando com o meu nick naum so eu que esqueço já conectado, se ele descobre a minha senha eu to fudido, eu uso a mesma senha pra tudo.

    torn_curtain

    A questão da escolaridade não foi uma opinião minha, isso foi uma pesquisa que eu fiz pra faculdade (paper) que é a coisa mais chata que eu já fiz na vida. Entrevistei 100 pessoas (não pessoalmente é logico, com um questionario), e nenhuma com curso superior indicou pagode, funk, axé como o estilo preferido.

    Claudio Natureza
    Veterano
    # jul/04
    · votar


    isso também depende do momento, quando o pagode era moda, os riquinhos com "escolaridade" te responderiam de outra forma, pois viviam no pagode azarando mulher e escutavam direto esse tipo de música, a mesma coisa com o funk carioca, hoje ninguém diz que balançava a bundinha...rs

    Akan
    Veterano
    # jul/04
    · votar


    Claudio Natureza


    rock ( em geral) é a musica mais elaborada consumida em massa e se vc não gosta é outra questão... se vc pega o heavy-melodico, o gotic-metal eles têm uma influencia brutal da musica classica/erudita, até os cantores têm que estudar lirico pra cantar esse estilo de rock.


    Vc falou na elaboração de uma musica de Paulinho da Viola e comparou com Led, nada haver...o Led vem da escola setentista que é muito densa quanto as influencias classicas europeias com seus temas medievais, lendas, sem contar nas entrelinhas que ficam de forma secreta dispostas nas letras, e ainda tendo a voz singular, bem colocada, potente, rara e envolvente do Plant.

    Claudio Natureza
    Veterano
    # jul/04
    · votar


    e vc sabe de onde o Paulinho da Viola vem? da Escolade Samba Portela, vc já ouviu falar? tem tanta tradição quanto a velha escola do blues do Mississipi onde o Led se inspirou, o Paulinho da Viola vem de uma tradição do choro brasileiro, uma música altamente complexa e elaborada.

    Não é que eu não goste de Led, que na certa eu ouvia antes de vc nascer, estou falando que nossa música também é elaborada, não falei de gosto pessoal.

    Eu não troco um disco do Led por nenhum do Paulinho da viola, pois minha formação foi toda no rock, desde 1976!

    eu apenas emiti uma opinião sobre qualidade do trabalho, capacidade do músico, o que o Paulinho da Viola tem de sobra, além de ser um cara supermaneiro, humilde (eu o conheço pessoalmente).

    agora essa histirinha de lenda medieval, fala sério, isso é coisa de viagem de cogumelo.

    FDG
    Veterano
    # jul/04
    · votar


    Akan
    rock ( em geral) é a musica mais elaborada consumida em massa e se vc não gosta é outra questão... se vc pega o heavy-melodico, o gotic-metal eles têm uma influencia brutal da musica classica/erudita, até os cantores têm que estudar lirico pra cantar esse estilo de rock.

    dizendo isso está sub-entendido q a musica mais elaborada eh a erudita

    Akan
    Veterano
    # jul/04
    · votar


    FDG

    com certeza!!! a musica mais que chega perto da mais elaborada( erudita ) é o rock(incluo o heavy e os metais que citei)

    lombreiro
    Veterano
    # jul/04
    · votar


    é só o seginte:quem gosta de músicas mais trabalhadas,com certeza é pq tem mais cultura!não quer dizer q tenha q morar num apartamento de luxo em são paulo!já conheci uns caras fudidos q gostavam de matal!agora eles procuravam informações sobre esse estilo,ou seja,eles gostam de obter cultura!como tbm tem playboy q só gosta de pagode,forró e sertanejo e diz q rock é coisa de doido!!ou seja,eles tem condições de ganhar cultura mais preferem ficar estacionado no q é mais fácil de se ter,no q é de massa!ou seja,eles gostam mesmo é de detestar ganhar cultura!

    yield
    Veterano
    # jul/04
    · votar


    é só o seginte:quem gosta de músicas mais trabalhadas,com certeza é pq tem mais cultura!não quer dizer q tenha q morar num apartamento de luxo em são paulo!já conheci uns caras fudidos q gostavam de matal!agora eles procuravam informações sobre esse estilo,ou seja,eles gostam de obter cultura!como tbm tem playboy q só gosta de pagode,forró e sertanejo e diz q rock é coisa de doido!!ou seja,eles tem condições de ganhar cultura mais preferem ficar estacionado no q é mais fácil de se ter,no q é de massa!ou seja,eles gostam mesmo é de detestar ganhar cultura! (2)

    Claudio Natureza
    Veterano
    # jul/04
    · votar


    então fica combinado, cultura é o que eu gosto, o que eu não gosto é música de segunda.

    yield
    Veterano
    # dez/04
    · votar


    Tava olhando os meus topicos enviados e achei esse aqui que eu nem lembrava mais e resolvi ressucita-lo pra comentar a opinião do Natureza.

    e vc sabe de onde o Paulinho da Viola vem? da Escolade Samba Portela, vc já ouviu falar? tem tanta tradição quanto a velha escola do blues do Mississipi onde o Led se inspirou, o Paulinho da Viola vem de uma tradição do choro brasileiro, uma música altamente complexa e elaborada.

    Paulinho da Viola, pelo menos pra mim, entra no que se convenciono chama (novamente pelo menos pra mim) de boa musica. Eu concordo em parte com o que tu flw ali, mas acho q o meio onde a pessoa foi criada não interfere totalmente no gosto musical. Se uma pessoa nascer e se criar ouvindo funk e tiver um conhecimento razoavel, ao descobrir outros estilos ela deixará de ouvir funk (quando digo funk, to mi referindo a tati quebra barraco, mc serginho, bonde do tigrao e cia) mais facilmente do que um analfabeto. O oposto já é meio complicado, alguem deixar de ouvir Led ao descobrir a eguinha pocotó

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Opinião, e comentários pra mi ajudar na minha pesq