A depressão me segue - O tédio de tirar música

Autor Mensagem
Ramsay
Veterano
# jan/14
· votar


guitarluiz

Cara, uma pessoa pra tocar um instrumento musical, seja qual for, tem 2 opções:

1) Não tem "ouvido de nascença" e treina exaustivamente pra tocar músicas só por partitura, seja pra piano, vilolino, e até guitarra.

2) Tem ouvido de nascença (que é um dom) e se ouve uma música no rádio e está com um violão, imediatamente reproduz os sons dessa música.

Qual é o seu caso? porque se for a opção 1, dá desânimo mesmo.

guitarluiz
Veterano
# jan/14
· votar


Ramsay
A primeira

Eu evolui até bem, eu não conseguia ter ritmo nenhum na mão direita.

E coordenação motora era péssima e melhorou um pouco

makumbator
Moderador
# jan/14
· votar


Ramsay

E tem muita gente que faz ambos. Eu toco de ouvido e toco lendo. Não vejo sentido em querer só desenvolver um dos lados (seja a leitura ou a percepção) em detrimento do outro. E na verdade não é nada demais.

Ramsay
Veterano
# jan/14 · Editado por: Ramsay
· votar


makumbator

Se vc toca de ouvido é porque tem "aquele algo a mais" e tocar lendo é só um adendo, tipo algo a mais à sua capacidade.

Agora, se a pessoa não consegue tirar um simples solo de ouvido, então é melhor desistir e fazer outra coisa.

Ou então, ela pode tentar ir em frente e trilhar o caminho das pedras!!
E é por isso que dá desânimo, simples assim...

guitarluiz
Veterano
# jan/14
· votar


Ramsay
Isso vem com o tempo .. uns 6 meses pra cá estou conseguindo tirar bastante coisa cara!

isso devido a ficar tocando e fazer escalas.. dái você memoriza os sons e pega as formas que alguns guitarristas tocam ..

makumbator
Moderador
# jan/14
· votar


Ramsay

Então, não sei se ao menos uma boa parte do que se chama de "ouvido" não é na verdade treinado e ensinado.

No fim as coisas se misturam (a inclinação para tocar acaba incentivando para estudar mais, o que se reflete em uma maior habilidade e percepção auditiva da pessoa).

Mas realmente tem gente sem a mínima inclinação para a música, sem contar aqueles casos clínicos mesmo (como quem sofre de amusia ou outras condições neurológicas que impedem o entendimento e absorção musical).

Ramsay
Veterano
# jan/14
· votar


makumbator

Eu acho que não é nem é questão de inclinação, mas, sim de um dom que nasce com a pessoa ou não.
Por exemplo, minha mãe estudou piano por 7 anos (não tem ouvido) e toca por partitura.
Agora, se vc tirar a partitura dela, ela não sabe tocar nada, nem o Bife.

Mas, se você juntar a capacidade musical da pessoa (Ouvido) a teoria (saber ler música por partitura) a coisa fica ainda melhor, sem bem que Satrianni, Steve Vai, Ed Van Halen e Malmestein não sabem ler música e mesmo assim fazem o que fazem na mais alta qualidade, devido a terem "Ouvido", que felizmente eu também tenho!!

rhoadsvsvai
Veterano
# jan/14
· votar


guitarluiz
cara vou contar uma historia .

eu tava afim de uma mina , ela é guitarrista numa banda cover de certa banda que não é muito tecnica e é bem tranquilo de tocar , eu ouço o som dessa banda de vez em nunca(não é ruim,só não faz meu genero).O guitarrista solo da banda cover dela saiu e ela me chamou pra fazer teste , as musicas pro meu nivel eram facilimas ,mas como eu nunca escutei o som da banda com frequencia eu simplesmente não conseguia assimilar , ai no dia do teste foi uma desgraça eu esquescia as partes da musica , ficava procurando vizualmente em que casa o baixo tava tocando pra lembrar que parte da musica era qual ,enfim um desastre.

se vc quer tirar uma musica , vc tem que ouvir ela com frequencia ,não dianta tirar uma musica que vc pouco ouve que vc não vai memorizar nunca.

Ramsay
Veterano
# jan/14
· votar


rhoadsvsvai

Isso que aconteceu com vc é normal, porque é um evento desconhecido (para o qual vc não treinou) e daí a possibilidade da coisa dar errado é muito grande.

JeGuitar
Veterano
# jan/14
· votar


rhoadsvsvai
Ramsay

Moro na europa e uns malucos montaram uma dupla sertaneja aqui, estavam precisando de gente pra tocar na banda e falavam que pagariam bem ($$$$)

Eu tava de bobeira aqui e me enfiei nessa. Só que como eu não conhecia nada de sertanejo, ouvi umas 2 ou 3 vezes cada música e tirei elas. Eu não ouvi mais porque realmente não gosto estilo e não iria ficar em casa ouvindo a musica a toa, né.

Então, cheguei no estudio e não lembrava nada! Não sabia qual musica era qual e tinha que pedir pra eles começarem sem mim pra eu ver se lembrava qual era.

Resumo da história, abri o cifraclub pelo celular e fiquei tocando olhando as cifras por ali hahaha

É ruim tocar algo que não estamos acostumados a ouvir mesmo, falta muita referência e acabamos não memorizando, é normal!

vintagentleman
Veterano
# fev/14
· votar


Ramsay

Só uma coisa: o Vai é Doutor em música e ainda muito jovem conseguiu emprego na banda de ninguém menos que Frank Zappa transcrevendo os complexos solos dele para partitura com perfeição incrível. Já o Satriani foi professor dele e é um dos docentes guitarristas mais competentes do mundo e ele domina tudo de teoria também.

Ramsay
Veterano
# fev/14
· votar


vintagentleman

Eu sei disso, mas, se tanto o Steve Vai, como o professor dele, Satrianni, não tivessem ouvido musical que é um dom de nascença, do tipo que ou a pessoa tem ou não tem, eles nunca teriam chegado onde chegaram, concorda??

vintagentleman
Veterano
# fev/14
· votar


Ramsay

Ih cara, esses dois aí estão em outro nível de desenvolvimento da raça humana... aliás, acho que são alienígenas... eles sabem tudo de guitarra, todas as técnicas, tudo perfeito sempre. Ouço os dois faz uns vinte e cinco anos e até hoje eles me impressionam... Esses dias ainda eu estava ouvindo uma versão de Sleepwalker do Satriani... Nossa... Que feeling... Que viagem ...

TG Aoshi
Veterano
# fev/14
· votar


Ramsay
Por falta de conhecimento, por engano, orgulho ou seja lá qual for o motivo, você tá misturando conceitos e criando uma barreira totalmente desnecessária a si mesmo.

Ouvido se treina, ponto final.

O que você tá confundindo como "dom de nascença" é o "ouvido absoluto", que em outras palavras é a capacidade de "sentir" (reconhecer) as notas. Além disso, a questão dele ser uma habilidade inata ou não é assunto extremamente controverso.

O que mais se aproxima do que realmente seria o "ouvido musical" que você diz, é o "ouvido relativo". Você começa aprendendo a reconhecer intervalos mais simples, acordes maiores, menores e por aí vai... Com muito estudo, prática e experiência dá até pra "ouvir" uma partitura sem instrumento nenhum, só com uma nota de referência.

Nota que a diferença entre os dois é que com o "ouvido absoluto" se reconhece notas (ou classes de frequências), enquanto que com o relativo o foco é reconhecer qualidades (do tipo, aquilo lá é um acorde diminuto, aquele trecho tá em tonalidade menor, aquele é um lá bemol maior, etc...).

Me perdoa aqui a severidade, mas se você quer acreditar que só existem dois extremos, que essa habilidade é uma questão inata, ninguém vai te impedir de fazer isso e até aí eu não vejo nada de tão errado. Agora se for pra ficar disseminando esse tipo de coisa porque é algo que você acredita cegamente, ou porque você tomou como verdade, é melhor rever os conceitos. Esse tipo de ideia só serve pra estimular a má formação de músicos.

Die Kunst der Fuge
Veterano
# fev/14
· votar


TG Aoshi

Muito obrigado.

TG Aoshi
Veterano
# fev/14
· votar


Die Kunst der Fuge
huashaus, não sei o que dizer
=]

makumbator
Moderador
# fev/14
· votar


TG Aoshi

Diga:

"De nada!"

TG Aoshi
Veterano
# fev/14
· votar


makumbator
Diga:

"De nada!"


"De nada!"

=D

=B

Greenwood
Veterano
# fev/14
· votar


guitarluiz
eu mesmo prefiro criar do que tirar coisas muito complexas, prefiro só ouvir.
É uma fase ou o que?


Você pediu e teve que ouvir (ler) um monte de besteiras aqui. Muita mesmo!!!
Acredito que seja uma fase: a fase de vc começar a COMPOR!!!
Cover é um saco!!! Faça a SUA música...

Aos demais que vão citar o Steve Vai e o Mozart e outros caras que eu não admiro (aproveitem e citem também o Jordan Rudess), saibam que não precisam gastar seus dedos, pois eu não vou voltar pra este tópico.

guitarluiz

De novo: passe a COMPOR! Toque a SUA música!!!
Boa sorte e um forte abraço!!!

vintagentleman
Veterano
# fev/14
· votar


Greenwood

É companheiro... como é fácil não respeitar a opinião alheia.
Como é fácil dizer que os outros só escrevem besteiras.
Como é facil dizer que não são dignos de sua admiração nomes como Steve Vai e Mozart (!!!).
Como é fácil dizer para um menino preguiçoso que evidentemente precisa estudar que ele deve partir para composição já.
Deixa eu adivinhar... brasileiro né? Do Brasil né? Meu conterrâneo? Do lugar que está gastando 10 bilhões para fazer estádios inúteis em curto prazo e não tem hospitais, estradas e escolas decentes?
Desculpe-me cara. Vou tentar respeitar sua opinião, mas penso diferente. Acho que esse tipo de conselho seu leva ao que mais vemos hoje no Brasil: produção de música muito ruim.
Para mim, boas obras dependem de planejamento e investimentos de longo prazo e muito esforço pessoal. Trabalho mesmo. Jeitinho é coisa de brasileiro...

guitarluiz
Veterano
# fev/14
· votar


Greenwood
Já estou fazendo isso, 6 músicas já!

Jube
Veterano
# fev/14
· votar


Não acredito em "nascer com ouvido" isso é uma bela desculpa.
acho que um conjunto de acontecimentos na vida da pessoa, acabem moldando gostos e inclinações a gostar de algo e consequentemente ter facilidade, principalmente na infância.
Disciplina é outra coisa importante, geralmente quem toca bem, faz outras coisas bem também.
Afinal, os asiaticos são mestres na disciplina, a tia que faz o pastel nasceu com dom de ouvido absoluto, capacidade motora de fazer piruetas com o pastel, falar 3 idiomas e artesanato.

SeeYouLaterAlligator
Veterano
# fev/14
· votar


Jube

Afinal, os asiaticos são mestres na disciplina, a tia que faz o pastel nasceu com dom de ouvido absoluto, capacidade motora de fazer piruetas com o pastel, falar 3 idiomas e artesanato.

Hahahahaha

guitarluiz

Meu caro, no começo é chato porque você ainda não pegou se familiarizou com intervalos, campo harmônico, etc.
Um exemplo:
Vamos supor que você tenha que tirar as seguintes 3 músicas:
1) A F#m D E
2) G Em C D
3) Eb Cm Ab Bb

Com inexperiência, você vai decorar "na marra" acorde por acorde. Já entendendo alguma teoria, você vai simplesmente decorar o "sentido" dessas músicas, que é sempre o mesmo. Só a tonalidade muda.
Você pode simplesmente decorar os tons e saber que trata-se de uma sequência "I VI IV V".

A esmagadora maioria das músicas baseia-se em conceitos simples e até "clichês". Com o tempo você vai pegar essas manhas naturalmente, tanto na teoria quanto no ouvido. Quando vem aquela dominante (V) você já sabe que rola colocar a 7ª no acorde porque ele está preparando pra voltar pra tônica (I).
Agora, a magia da música está nas exceções... por isso trata-se de um mundo inesgotável.

Síntese:
Uma analogia boa seria decorar um texto. Imagine que você tenha que decorar um parágrafo de um texto qualquer. Você vai decorar palavra por palavra ou vai decorar o sentido do texto?
É muito mais fácil lembrar do sentido, pois as palavras fluirão naturalmente. Ninguém vai escrever um texto com palavras aleatórias ao léu. Com música é a mesma coisa. No fundo, encontra-se um sentido em tudo.

Caso esteja muito difícil, é porque o texto está em um idioma que você ainda não aprendeu. Se eu pedir para você decorar uma frase de 3 palavras em japonês para me escrever depois, será o inferno caso você não fale japonês, pois terá que decorar cada traçado e reproduzi-los sem sentido nenhum. Para alguém que fala japonês, será infinitamente mais fácil.

Acho que é por aí...

guitarluiz
Veterano
# fev/14
· votar


SeeYouLaterAlligator
Veterano

Comecei ontem a estudar campo harmonico maior.. ainda não cheguei nesse I, V, IV e tal...

Lelo Mig
Membro
# fev/14 · Editado por: Lelo Mig
· votar


guitarluiz

Percebi neste tópico, o que é muito comum, ver nas pessoas em geral, mundo afora: A tendência a generalizar e a polarizar, como se tudo tivesse apenas 2 lados e não houvessem dezenas de pontos numa escala muito grande.

Então, fica sempre essa coisa de "dom" ou "talento natural", coisa de gênio, e/ou disciplina e dedicação.

Dizem que quem têm talento natural inato, pega qualquer instrumento e sai tocando qualquer coisa ou dizem que quem têm foco, disciplina e perseverança é capaz de tocar tanto quanto um "mestre", só por que assim o deseja.

Ambos os conceitos são errados e simplistas.

Na música, ou onde quer que seja, existem centenas de fatores que influem...

Se pegarmos dois caras, igualmente dedicados, ainda assim um será melhor, e porque?

Ouve melhor? Seu cérebro responde mais rápido? Assimila melhor as teorias? Têm maior percepção sonora? Têm melhor coordenação motora? É fisicamente mais apto? Gosta mais que o outro? Têm maior poder de concentração? etc, etc, etc...........

Tudo influi em maior ou menor grau, até questões genéticas estão envolvidas.......

- O discurso do "talento inato" é o discurso dos que só os outros são capazes.

- O discurso do "qualquer um pode", desde que tenha disciplina e foco, é o discurso dos leitores de livrinho de "auto ajuda" e "motivação".

O grande segredo é descobrir até onde você pode ir sem deixar de ser um grande prazer.

Música, prá mim, é prazer. Se começa a ficar chato ou exigir uma dedicação que não estou disposto a dar.......vou fazer outra coisa, como caminhar ou vagabundear.

Pense no que você quer e no que está disposto a doar para tal.

Sempre haverá quem acha que sua dedicação é pouca.
Sempre haverá quem acha que sua dedicação é muita.

Você acha o que?


Obs: Quando você faz uma pergunta desse tipo e neguinho vêm aqui e responde:

- Você precisa estudar X ou treinar Y.

É porque não entendeu poha nenhuma de sua indagação!

guitarluiz
Veterano
# fev/14
· votar


Você acha o que?

Que eu preciso estudar teoria, to batendo sempre na mesma tecla de querer tirar música e não aprendi tudo que deveria- Você precisa estudar X ou treinar Y.

É porque não entendeu poha nenhuma de sua indagação!

Nunca entendem, a maioria das pessoas só querem ficar falando de que pedal é melhor que o outro... quando descobrirem que pouco importa chegarão onde estou.


alguém me recomenda o que tenho que estudar?

Acabei campo harmonico maior hoje. mas não entendi muito no que vai me ajudar a tirar música..

Led Zé
Veterano
# fev/14
· votar


guitarluiz
Vou dar a real já que ninguém deu:
Meu , não é por nada não mas tu tá com preguiça! Típico da sua idade! Já ouvi gravação sua e você precisa MUITO de treino, conhecimento musical, timing e mais uma pá de coisa antes de começar a compor algo bom. "Ah, mas Kurt Cobain fez ". Velho, como guitarrista eu o considero medíocre. Tanto que no final chamaram o Pat pra dar um suporte já que ele não dava muita conta ao vivo e o negócio melhorou muito. O sucesso do Nirvana vai MUITO além da guitarra. Eram as letras, a atitude, o visual, o momento, enfim...
Aprender música boa dá bagagem, experiência e inspiração. Você aprende ( e muita vezes se surpreende ) com a maneira de pensar dos grandes músicos.

Deixa de moleza e vai treinar.

Ismah
Veterano
# fev/14
· votar


Creio que quando se começa a entender como funciona a música, ela se torna fácil... Pessoalmente não toco Pink Floyd nem me atrai/agrada ouvir.

Penso que decorar é natural, de tanto vc tocar acaba memorizando... E seja lá para o que for...

guitarluiz
Veterano
# fev/14
· votar


Led Zé
Membro

Com treino você diz o que?

Se for pra treinar velocidade eu to fora!

To estudando teoria pra ver se melhoro..

Led Zé
Veterano
# fev/14
· votar


guitarluiz
Não é velocidade, cara...É tocar no tempo, acertar os bends, os vibratos, a pegada, entender a estrutura da música, trabalhar um bom timbre, etc. Claro que se você resolver tocar uma do Van Halen vai ter que desenvolver velocidade mas não esse o foco . Estude a canção como um todo. Por exemplo: comfortably numb é uma música que tem um solo bacana demais e não é rápido mas vai tocar com a mesma pegada do Gilmour pra vê se é fácil...Não é mesmo!

Teoria é importante mas não vai melhorar sua pegada. Ninguém aprende guitarra lendo apenas. Tem que tocar, não adianta. E querer compor sem intimidade com o instrumento é furada.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a A depressão me segue - O tédio de tirar música