Trabalhar em uma gravadora?

    Autor Mensagem
    Brunoo_Ssantos
    Membro Novato
    # jan/14


    Pessoal, uma de minhas vontades profissionais é trabalhar em gravadoras, ou qualquer estúdio mais simples, editando músicas, mixando e masterizando.

    Que área da música tenho que estudar para poder trabalhar com isso?

    (Uma vontade também seria aprender a fazer músicas eletrônicas e usar todos aqueles aparelhos)

    Lelo Mig
    Membro
    # jan/14
    · votar


    Brunoo_Ssantos

    Se você não têm experiência alguma com o meio e equipamentos terá de seguir o processo normal, como em qualquer outra área profissional.

    - Fazer cursos de técnico de som, operador de áudio, cursos de mixagem e masterização e etc.

    - Em São Paulo existem várias escolas no ramo, algumas boas e sérias. Pesquise na NET, se informe bem, visite os locais, fale com ex alunos e etc, se cerque de todas as informações, esses cursos não são baratos e não vale a pena fazer "meia boca"

    - Faça contato com gente do ramo, arrume trampo, mesmo de bico, num studio, nem que seja prá tirar pó dos equipos. Estando num curso, já aumentará a possibilidade de conhecer gente da área.

    - Paciência, foco e determinação. Têm de ralar, ninguém colocará um Zé Mané cabaço prá mixar um álbum, ou gravar uma banda, então, tem que começar de baixo, se enturmar e aprender muito.

    - Não há outro caminho...

    fernando tecladista
    Veterano
    # jan/14
    · votar


    só completando acima

    entendo que também você vai ter que ter um home studio em casa
    e com tempo de curso começar a fazer suas próprias gravações, gravar sua banda, seus amigos, porque curso em sí te dá um ano de teoria, depois você precisa por em pratica
    e se eu tivesse um estúdio a primeira coisa que eu gostaria seria de ouvir alguma coisa que você fez

    outra coisa é se informar sobre o que é estudio em si
    tem muita gente gravando trabalho em home estudio, ou algum estúdio pequeno

    pesquisa no google algo como: estudio de gravação
    aparece alguns e você vai ver que boa parte dele foi montado em uma casa, onde o quarto virou a sala A o outro quarto a sala B o 3º quarto a sala de mixagem e não é estudio fulera não, mas é bem enxuto em termos de estrutura de funcionarios, e quem mixa, gerencia, controla, produz é o próprio dono

    Jabijirous
    Veterano
    # jan/14
    · votar


    Pode investir em um curso superior

    http://www.cbm-musica.org.br/musica-e-tecnologia.html

    Brunoo_Ssantos
    Membro Novato
    # fev/14
    · votar


    Gente, obrigado pelas dicas, farei estes cursos.Mas existe alguma faculdade que seja só disso(mixagem e masterização) ou não?

    E outra, preciso necessariamente saber tocar outros instrumentos além de teclado?

    JeGuitar
    Veterano
    # fev/14 · Editado por: JeGuitar
    · votar


    Brunoo_Ssantos

    Faculdade não, só os cursos técnicos mesmo.

    E não existe essa de "precisar necessariamente" tocar algo. Tem gente que só toca teclado, gente que só toca guitarra, gente que toca de tudo, gente que não sabe tocar nada. Isso não é pre requisito pra nada, mas sempre quanto mais souber, melhor, claro.

    Brunoo_Ssantos
    Membro Novato
    # fev/14
    · votar


    Ah sim, entendi. Eu estava pensando em gravar umas músicas de uns amigos enquanto eu aprendo, vou tentar fazer isso com um computador, apenas

    JeGuitar
    Veterano
    # fev/14
    · votar


    Brunoo_Ssantos
    1 computador, 1 interface usb e 1 microfone de mercado livre vc já pode gravar musica que ganhe até premio grammy, basta conhecimento e criatividade.

    Luiz_RibeiroSP
    Veterano
    # fev/14
    · votar


    Brunoo_Ssantos
    Vi que tem 16 anos, recomendo fazer um curso técnico que seja útil na carreira que pretende seguir. Informatica, ADM, eletronica... nunca vi vaga de emprego para estagiário em produção musical, por isso um curso tradicional vai de dar emprego e com o que ganhar constrói seu sonho. Quando tiver o estúdio qualquer um desses cursos que citei vai te quebrar um galho muito grande.
    Agora é ralar, trabalhe duro e daqui 10 anos vai colher os resultados.

    renatoff
    Veterano
    # fev/14
    · votar


    aproveitando o topico...

    tenho 15 anos... nunca fiz cursos... mas minha experiencia n é pequena... mexo com sintetizadores de varios tipos, efeitos, mixagem, gravaçao, microfonaçao, composiçao, etc...
    aprendi td xeretando e vendo tutoriais na net..

    sera q msm sem ter curso e sem nunca ter trabalhado na area, mas com esse conhecimento, eu consigo trabalhar num estudio?

    Brunoo_Ssantos
    Membro Novato
    # fev/14
    · votar


    Então gente, faço técnico de informática, termino esse ano...depois vou fazer uma facul...mas esses cursos são técnicos ou são online?

    Ticoty
    Veterano
    # fev/14
    · votar


    Bruno, tu estuda em algum Instituto Federal?

    Brunoo_Ssantos
    Membro Novato
    # fev/14
    · votar


    Tenho 16 anos e faço técnico de informática nas redes Centro Paula Souza.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Trabalhar em uma gravadora?