Duvida sobre gravação

    Autor Mensagem
    Gretel
    Veterano
    # dez/13


    É o seguinte, eu canto e toco atabaque, e componho algumas letras. Quero gravar as musicas com arranjo e tudo, e para isso baixei o programa audacity. Consigo gravar tudo certinho nele, porém preciso de ajuda, pq se eu gravo e toco atabaque ao mesmo tempo, o som não fica bom, pq o atabaque fica muito mais alto que a voz.
    Se eu tento gravar só o atabaque, eu fico perdida, não consigo fazer as "viradas" repiques no momento certo, dai a musica fica atravessada qd eu coloco a voz. E se faço ao contrário eu saio do ritmo qd estou cantando, e nem noto, ai se eu tento tocar o atabaque em cima atravessa tudo de novo.
    Socorro! alguém tem alguma dica do que eu posso fazer para conseguir gravar algo decente?

    bob973
    Membro
    # dez/13
    · votar


    primeiro vc grava cantando.depois tocando.qndo vc grava,ele separa as faixas.ai vc regula o volume que vc quer mais alto.

    espero ter ajudado

    Gretel
    Veterano
    # dez/13
    · votar


    bob973 eu ja tentei fazer assim, só que ai não consigo manter o ritmo certo, tem alguma dica pra manter o ritmo?

    makumbator
    Moderador
    # dez/13
    · votar


    Gretel

    Grave uma "guia" com você cantando e tocando o atabaque (não importa o som embolar um pouco, pois essa base será jogava fora no final). Então em outra pista comece a gravar os instrumentos separados, seguindo a base guia já registrada. Se mais de um instrumento já inicia no começo da música, faça uma contagem em voz alta nessa guia, para servir de referência da entrada das pistas posteriores.

    No fim elimine a guia e regule as pistas individuais para ter o melhor balanço entre os instrumentos.

    overlappingcircles
    Veterano
    # dez/13
    · votar


    Gretel
    usa um metronomo. tem aplicativo de celular, metronomo online ( http://www.cifraclub.com.br/metronomo/ )e o bom velho metronomo tradicional: metronomo

    Gretel
    Veterano
    # dez/13
    · votar


    makumbator Nossa que dica de mestre!!! vou tentar fazer isso agora mesmo!!! Obrigada!

    Gretel
    Veterano
    # dez/13
    · votar


    makumbator Deu pra ver que vai dar certo assim, só que preciso adquirir fones de ouvido, pq qd eu toco o atabaque o som dele fica mais alto que a gravação do pc rssrsrs mais muito obrigada!!!!!!!

    El_Cabong
    Veterano
    # dez/13
    · votar


    Gretel
    tem alguma dica pra manter o ritmo?

    Metrônomo.

    El_Cabong
    Veterano
    # dez/13 · Editado por: El_Cabong
    · votar


    Gretel
    A primeira coisa que se grava num arranjo é a percussão, ou bateria, ou no teu caso o atabaque. para dar o ritmo da música.

    Liga o metrônomo na velocidade da música e grava só o atabaque (mentaliza a letra da música mas não canta para não te perder)
    Aí depois grava instrumento por instrumento, e por último o vocal, tudo isto seguindo o atabaque já gravado primeiramente.

    Por último faz a mixagem, acertando o volume de cada um dos instrumentos e vocais em cada pista separada, e monitorando o resultado.

    makumbator
    Moderador
    # dez/13 · Editado por: makumbator
    · votar


    El_Cabong

    Metrônomo também funciona na maioria dos casos (assim como a combinação de guia + metrônomo), mas é importante ressaltar que nem toda a música se presta a ser feita de maneira metronômica.

    Se a música dela for um lance mais folclórico e rústico (ou com muito rubato e liberdade de tempo, como em recitativos), o uso de metrônomo pode engessar a tirar a naturalidade da execução. Aí nesse caso uma guia sem metrônomo seria mais indicada. Mas varia de caso a caso, obviamente.

    El_Cabong
    Veterano
    # dez/13
    · votar


    makumbator
    Pois é !! Tem estas exceções aí !!
    Tem também músicas folclóricas que aceleram no meio, ...

    Gretel
    Veterano
    # dez/13
    · votar


    El_Cabong e
    makumbator muito obrigada ajudaram muito, não é fácil fazer isso não rsrsrs!!!
    O que o
    makumbator disse procede, tem alguns intervalos que são mais rápidos q outros, estou me virando! mais muito obrigada mesmo assim! :)
    Melhorou bastante com as dicas de vocês!

    makumbator
    Moderador
    # dez/13
    · votar


    Gretel
    muito obrigada ajudaram muito, não é fácil fazer isso não rsrsrs!!!

    Beleza! Realmente não é fácil fazer!

    El_Cabong
    Veterano
    # dez/13 · Editado por: El_Cabong
    · votar


    Gretel
    ... tem alguns intervalos que são mais rápidos q outros

    Uma coisa que pode acontecer numa música é o emprego das Quiálteras.

    Aí, nestes casos parece que o ritmo da música muda,
    Só que não ! He He

    Quiálteras não fogem do metrônomo !!

    makumbator
    Moderador
    # dez/13 · Editado por: makumbator
    · votar


    El_Cabong
    Uma coisa que pode acontecer numa música é o emprego das Quiálteras.

    Mas acho que nem é disso que ela se refere. Eu entendi que a música que ela quer gravar é de andamento livre e constantemente flutuante, e portanto inadequado ao uso de metrônomo rígido, independente de se ter quiálteras ou não (ou qualquer outra figura).

    Algo como isso:

    http://www.youtube.com/watch?v=chYcLRW7RLo

    http://www.youtube.com/watch?v=9eV63iMSm00

    pelo menos foi o que compreendi das postagens dela.

    Jube
    Veterano
    # dez/13
    · votar


    Grava do jeito que der para ter um guia como disseram, depois usa o guia como metronomo, coloca um fone como "retorno". Assim você ouve sua música pelo fone para não se perder.

    Outra coisa seria colocar sua composição em midi, usa um programa de notação musical pra isso, porque nesses programas você pode inclusive acertar o tempo no meio do andamento do seu som. Quando você acabar, pode usar seu midi como retorno e descer a lenha. No Audacity eu não tenho certeza, mas no Reaper, quando você exporta uma trilha midi, ele pega inclusive o andamento do seu som, alterando o tempo de acordo com a sua escrita na partitura, isso é muito bom, da para você deixar o midi no mute e só escutar o metronomo.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Duvida sobre gravação