A gravadora vai levar em conta a melodia ou o instrumental também?

Autor Mensagem
Brunoo_Ssantos
Membro Novato
# dez/13


Olá pessoal, meu amigo vai pros EUA levar umas demos minha e dele, em três gravadoras(2 em NY e uma em Mississipi), e eu vou gravar as demos.
Queria saber se eles vão levar em conta a melodia apenas, porquê se for, só gravo uma base de piano e a minha voz(a música é meio eletrônica e pop).

Me disseram que eles contam só a melodia pois instrumental é fácil criar, já melodia não...então, o que acham?

WilliamJunior
Membro
# dez/13
· votar


acho que é bom gravas os 2

MMI
Veterano
# dez/13
· votar


Qual é o plano?

Você quer mandar uma demo para ver se você os contrata, paga pelos serviços deles, usar uma estrutura para eles te gravarem, produzirem, distribuírem, com você gastando uma boa grana, investindo na sua carreira? Ou você espera que os caras se encantem com sua demo, resolvam lhe contratar e custear tudo?

Brunoo_Ssantos
Membro Novato
# dez/13
· votar


O mais em conta haha

Lelo Mig
Membro
# dez/13
· votar


Brunoo_Ssantos

Fala o nome das gravadoras..........

Pelo nome delas já consigo te adiantar se sua demo chega na mão da recepcionista ou se não passa nem pela do porteiro.

JJJ
Veterano
# dez/13
· votar


MMI
Ou você espera que os caras se encantem com sua demo, resolvam lhe contratar e custear tudo?

É... parece que o sonho dele é esse.

Brunoo_Ssantos

Cara, quem sou eu pra te desanimar? Se é seu sonho, corre atrás! Mas pense o seguinte: os Estados Unidos tem uma cacetada de gente talentosa e que também quer ser "descoberta" por uma gravadora (se bem que isso já foi mais forte no passado, quando as gravadoras ditavam 100% o que acontecia na música). É muito improvável (bota muito nisso) que, mesmo que alguém goste de suas músicas, eles venham a fazer qualquer tipo de "proposta" séria. Primeiro porque, como já disse, eles já tem muita gente talentosa lá mesmo do lado deles. Segundo, porque você, provavelmente, canta em português... e eles não dão muita pelota pra qualquer coisa que não seja inglês (ok, há um espacinho para "latinos" em geral, mas destes, 99% é língua espanhola). Portanto, a chance disso funcionar é, quando muito, pequena.

Porém, mais uma vez: se é seu sonho, vai fundo, e boa sorte!

MMI
Veterano
# dez/13
· votar


Brunoo_Ssantos

O mais em conta haha

Resposta errada, não existe isso. pelo menos, muito, mas muito difícil.

Ou você gasta os tubos aqui, faz uma gravação e produção realmente impressionante e diferente de tudo que eles jamais imaginaram, daí tem chance de ser contratado e não contratar. Ou você grava qualquer coisa na demo, mas contrata os serviços deles para gravar, produzir e lançar, gastando os tubos também, mas nesse caso a demo só serve para mostrar que existe um material e que você vai pagar para eles.

Mesmo assim tem chance da sua demo parar no lixo da recepção.

Lelo Mig
Membro
# dez/13
· votar


MMI

"Mesmo assim tem chance da sua demo parar no lixo da recepção"

Numa estatística otimista, uns 150% de chances de ir pro lixo, dependendo do selo/gravadora.

JJJ
Veterano
# dez/13
· votar


MMI
Lelo Mig

Se ele conseguir alguma coisa, está autorizado a colocar uma foto da cópia do contrato com um belo "Chupa FCC!" em anexo! kkkkkkkkkkkkkkkkkk

Brunoo_Ssantos
Membro Novato
# dez/13
· votar


huahauhau bom gente, a minha música é mais synthpop, gravando uma demo só com piano, acho que eles não vão ver mesmo...vocês tem alguma sugestão pra mim?(Como gravar por aqui e tentar divulgar)



PS: Mesmo sem mandar para a gravadora, como posso divulgar minha música nos EUA?

Brunoo_Ssantos
Membro Novato
# dez/13
· votar


Pessoal, só me digam que eu não vou estar perdendo uma GRANDE CHANCE se eu não mandar pra gravadora

Lelo Mig
Membro
# dez/13 · Editado por: Lelo Mig
· votar


Brunoo_Ssantos

Cara, você não têm nada a perder mandando..........então desencana. Tenha esperança sadia mas não conte com milagres.

De resto, muita divulgação, muitos contatos, muito Youtube e etc.

Se tiver trabalho bom e bem direcionado atrairá seguidores e etc... Isso sim faz muita diferença.

Mas é preciso planejamento e foco! Não adianta um compositor de Trilha Sonora divulgar seu trabalho para o público de Forró e depois reclamar que ninguém gosta de seu som.

Estilo X?? Público Alvo X!

Boa sorte e muito trabalho, tudo vai dar certo!

JeGuitar
Veterano
# dez/13
· votar


Brunoo_Ssantos

começa com video no youtube cara, até justin bieber começou assim e olha como está agora! hahaha

JJJ
Veterano
# dez/13
· votar


Brunoo_Ssantos
PS: Mesmo sem mandar para a gravadora, como posso divulgar minha música nos EUA?

Conhece um troço chamado YouTube? Começa colocando lá... Faz um vídeo bacana, bem produzido, com bom som (talvez tenha que gastar uma graninha com isso). Mostre pra quem puder, coloque aqui no fórum apropriado...

Brunoo_Ssantos
Membro Novato
# dez/13
· votar


Bom, é uma boa então.Mas é necessário mesmo ser vídeo? Não pode ser apenas o som, existem muitos sites como BandCamp, por exemplo.Posso colocar um video com a letra no YouTube, mas é necessário ser uma apresentação ao vivo ou um clipe?

BrotherCrow
Membro Novato
# dez/13
· votar


Brunoo_Ssantos
Divulga primeiro no YouTube. Quando tiver um feedback legal, manda o link pra alguma gravadora. Se eles virem que você já é bem aceito nesse patamar de "artista independente", a chance de o teu som chegar a alguém que realmente tem poder de decisão é maior do que se você mandar uma faixa isolada que ninguém ouviu ainda.

Ah, e se for cantar em inglês, capricha na gramática e na pronúncia! Senão o Jack Endino vai te zoar hehehe.

JeGuitar
Veterano
# dez/13
· votar


Brunoo_Ssantos

cara, primeiro de tudo tem que ter segurança, e vc parece mais perdido que puta no dia dos pais.

segundo, não precisa ser ao vivo nem clipe, mas algo com qualidade tem mais chances de chamar atenção do um video feito pelo moviemaker com letra na tela, não concorda?

terceiro, posta aqui pra gente que eu to curioso pra ouvir sua música

Lelo Mig
Membro
# dez/13 · Editado por: Lelo Mig
· votar


Brunoo_Ssantos

Cara, vou te ensinar um macete ok?

Não procure pelo em ovo!

Você não vai postar no Youtube porque ele é de vídeo ou de áudio ou do escambau........vai postar no Youtube, simplesmente, porque hoje ele é o mais popular! Então tem que fazer algo que tenha um apelo visual e sonoro, atrativo, para o Youtube.

Aí, você posta o mesmo material no Band Camp, no Band Aid, no Band Josta e etc.

Amanhã, o Youtube, não será o mais popular........e você, como todo mundo, vai trair o Youtube e migrar para a nova sensação da bagaça! Lembra do Orkut? e depois Facebook? é a mesma coisa!

Cara, não estou zuando.......quem procura sucesso, trilha o caminho do sucesso do publico a que se destina. Quem anda na margem.....é alternativo, underground, etc.


Mas, para tentar o sucesso cara, te garanto que é outro caminho!

Vai na fé!

BrotherCrow
Membro Novato
# dez/13
· votar


Brunoo_Ssantos
Sites como o BandCamp e o Soundcloud, na minha opinião, têm um problema: eles atingem principalmente o pessoal que também é músico. O YouTube chega ao público em geral, e isso faz uma puta diferença.

Adler3x3
Veterano
# dez/13 · Editado por: Adler3x3
· votar


Brunoo_SSantos
Com toda sinceridade acho que não vai rolar não.
Pelo que ouvi das suas demos no soundcloud não vai dar certo.
Não que esteja ruim, mas a o canto esta desafinado.
E você tem que amadurecer musicalmente em muitos outros pontos.
A começar por reconhecer que canta desafinado.
Tem que ter aulas de canto e estudar e praticar mais.
Desafinado não dá para fazer nada muito menos fazer qualquer divulgação.
É muita ousadia colocar uma música na net toda desafinada e ainda querer promoção.
Sonhar sim, mas divulgar um material sem o mínimo cuidado e polidez não leva a nada, muito pelo contrário só prejudica.
Se as demos estão sendo feitas da mesmo forma não vai dar em nada, pois ninguém consegue ouvir uma música inteira desafinada.
Logo no primeiro compasso já desliga o player.
Não sei como é a de do seu amigo.

Hoje o mundo esta globalizado, esta de levar demos nas gravadoras já era.
Até pode tentar, mas duvido que consiga algum resultado.

Uma opção é a CD Baby, que é uma gravadora para músicos independentes que faz tudo, gravação, distribuição, e coloca nas mais diversas mídias do mundo.
Mas é você que vai tocar, gravar etc., num home estúdio ou até em um estúdio profissional.
E você segundo o seu perfil é de menor, e vai ter que ter um representante maior de idade.
Mas isto é ainda um sonho prematuro, primeiro você tem que melhorar em todos os sentidos.
Compor, cantar afinado , tocar , arranjos , gravar enfim todo o processo de produção musical.
Ainda não é a hora de fazer isto, e você não esta preparado.
Sonhos são sonhos.

http://pt.members.cdbaby.com/Default.aspx

Brunoo_Ssantos
Membro Novato
# dez/13
· votar


Adler3x3

Então cara, essa conta era usada por uma outra pessoa que eu também estava divulgando as músicas...eu ainda não tenho DEMOs gravadas, mas eu posso até gravar alguma coisa pra colocar aqui.Eu to editando minha voz com o Sound Forge e gravando uns sons com o FL Studio...mas eu to meio perdido um pouco com isso...o problema é que não sei onde estudar pois as pessoas que eu conheço que são maduras musicalmente só gostam de rock e não podem me ajudar com eletrônica...


JeGuitar

Não que eu esteja inseguro, isso eu estou...mas estou perdido quanto a COMO estudar e COMO começar, pois aula de música custa caro e eu não sei nem como pesquisar sobre isso na internet para poder aprender a compor meus instrumentais

Adler3x3
Veterano
# dez/13
· votar


Brunoo_Ssantos

Tem que estudar.
Ler bons livros e usar bons métodos.
Tem que começar tudo de novo.
Quais os instrumentos que você toca?
Aqui no fórum tem bastante material mas esta esparso, não esta organizado de uma forma coerente , pois trata-se de um fórum, onde se obtém algumas dicas aqui e ali.
A maioria dos músicos é auto didata, mas estudar sempre é bom.
Mas tem que começar de alguma forma.
O melhor é a teoria musical e a prática de algum instrumento com um bom método para iniciantes.
Uma DAW com o FL é na verdade um grande instrumento, mas para poder compor e fazer arranjos de músicas completas tem que estudar.
Você precisa buscar orientação de um músico experiente.

Brunoo_Ssantos
Membro Novato
# dez/13
· votar


Adler3x3


Então, pretendo fazer minhas músicas um pouco estilo Owl City...com sintetizadores, teclados e uma percussão aqui e ali.Mas é fogo aprender sintetizador por ai, pela net não achei muita coisa.Acho o FL Studio bem rico e consigo fazer sons legais com ele, mas fico meio perdido na hora de fazê-los e criar riff.O problema é que não sei muito de teoria musical...mas consigo fazer uns instrumentais não tão ruins.

---------------------------------------------------------------------- --------------------------------


A música que está no SoundCloud é a do meu amigo que vai mandar como demo pros EUA...

Adler3x3
Veterano
# dez/13
· votar


Brunoo_Ssantos

E a banda Downstar de quem é?

Pesquise no fórum sobre indicações de livros e métodos.
Composição, Harmonia, Teoria Musical em Geral, Percussão e Bateria etc...
E monte e organize um plano de estudos.

Rednef2
Veterano
# dez/13 · Editado por: Rednef2
· votar


Mas você quer ganha muita grana com carreira de musico?

cara, isso é quase uma utopia hoje em dia.

Mesmo usando o youtube e tendo bons seguidores por lá, o máximo que vai receber é um contrato de endorser que quando acabar vão pedir os instrumentos de volta.


Melhor desencanar.
Arruma um trampo paralelo pra se sustentar.
E usa a musica/banda como "pelada de fim de semana".

Mas nunca se sabe né? vai que numa dessas tua banda fecha contrato.
Lembra do Raimundos? então, era só uma "banda de zoeira" da galera lá.
E em 2001 ja tinham vendido 3 milhoes de albuns.

Brunoo_Ssantos
Membro Novato
# dez/13
· votar


Adler3x3

Então, DownStar é o nome usado pelo meu amigo que vai mandar as Demos.
Muito obrigado pela indicação, vou pesquisar e começar a estudar!

Rednef2

Não é bem ganhar grana, é que eu curto mesmo, eu quero arrumar um outro emprego, mas quero fazer músicas por arte mesmo, mas quero divulgar o máximo que eu puder as músicas que eu fiz.

Brunoo_Ssantos
Membro Novato
# dez/13
· votar


O cara do Owl City por exemplo, diz que ficava com insônia e fazia músicas, então ficou famoso, de certa forma.Mas as músicas deles são profissionais, afinal, eu tenho 16 anos, Justin Bieber começou a fazer sucesso com essa idade.É porquê ele mora nos EUA que ele teve mais oportunidade?

BrotherCrow
Membro Novato
# dez/13
· votar


Brunoo_Ssantos
Cara, o Justin Bieber fez sucesso porque tem uma boa imagem, é um vocalista adequado pro estilo, tem músicas grudentas e principalmente TRABALHOU PRA CARAMBA. É fácil subestimar o que a gente não gosta (eu mesmo não escuto as músicas dele nem amarrado), mas ele tem mérito.

Brunoo_Ssantos
Membro Novato
# dez/13
· votar


Entendo...mas mesmo se eu tivesse, eu não teria muita oportunidade aqui, teria?

BrotherCrow
Membro Novato
# dez/13 · Editado por: BrotherCrow
· votar


Brunoo_Ssantos
Oportunidade pra você é o quê? Ser tão famoso quanto o Justin Bieber? Porque se for assim, isso não acontece o tempo todo nem nos EUA, é exceção. É um fenômeno que estoura quando tudo se alinha e tudo dá certo. É só assistir qualquer programa de talentos que você vê o nível monstruoso das pessoas que estão correndo atrás.

O Silvio Santos agora está com um quadro onde ele faz competição só entre artistas que já foram premiados em outros programas, tipo Fama, Ídolos, etc. Todos os caras sem exceção são profissionais de alto nível. Alguns ganharam contratos com gravadoras quando venceram nos programas de TV. Mas todos estão batendo cabeça e botando a cara pra tapa por qualquer mil reais.

No exterior, então, nem se fala. Talvez lá você tivesse menos oportunidade ainda, porque a profissionalização dos trampos musicais é absurda. Se o Nirvana que é o Nirvana teve a primeira mixagem do In Utero recusada porque não se enquadrava nos padrões do mercado (mesmo eles já sendo uma banda consagrada e mesmo a mixagem tendo sido feita pelo Steve Albini, que também já tinha uma boa reputação), imagina o que um artista iniciante tem que fazer pra agradar uma gravadora!

Agora, se a oportunidade que você busca passa pelo caminho de investir em composição, performance e produção, fazer concessões para o que é aceito pelo público, trabalhar muito e começar por baixo subindo aos poucos, existe oportunidade sim. Tenho amigos que fazem sertanejo universitário, não estão na grande mídia mas conseguem shows e vivem disso. O que não rola é gravar uma música no quarto, e achar que a gravadora vai te descobrir e fazer todo o resto do trabalho.

Vou dar o meu exemplo: eu tinha um canal do Youtube onde eu postava covers e algumas músicas próprias. Não era nada superproduzido: eram vídeos de eu tocando violão e gaita de boca e cantando na frente da câmera. Consegui um número razoável de visualizações, e foi pelo meu canal que me convidaram pra tocar em barzinhos e até umas sessõezinhas de estúdio. Não sendo megalomaníaco, tem muita coisa gratificante nesse mundo da música.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a A gravadora vai levar em conta a melodia ou o instrumental também?