Qualidade vs Divulgação

    Autor Mensagem
    Ismah
    Veterano
    # out/13


    Galera, eu pessoalmente curto meu rock antigo, alguns jazz de 1900~1920, blues da década de 30~50... E por aí vai.

    Mas me pergunto como pode que algumas bandas e artistas que não trazem nada de novo, (ultimamente só vejo mais do mesmo) estouram nas paradas de sucesso...

    Sou do sul, trabalho em banda de baile (pop do sul para os demais, bailão para nós daqui). E me pergunto se realmente o que falta para algumas bandas é marketing (de fato 90% das músicas desse gênero, são mais do mesmo também, mas tem suas raras exceções e é essas a que me refiro).

    Até onde o marketing supera a qualidade ?


    Seguem os vídeos de bandas aqui do sul.

    Indústria Musical

    Dionatã Severo (tá mais pra sertanejo esse)

    Champion

    Banda Passarela

    Casper
    Veterano
    # out/13
    · votar


    Caro Ismah:

    Esses quatro exemplos são de bandas populares
    no sul ?
    Pergunto porque nunca ouvi nenhuma,
    nem pretendo ouvir nada do tipo.

    Ismah
    Veterano
    # out/13
    · votar


    Esses quatro exemplos são de bandas populares
    no sul ?


    São quatro níveis (e músicas desconhecidas no nível Brasil), mas todas com sucesso nas rádios locais (esse gênero que comanda as festas nestes lados de cá)

    Led Zé
    Veterano
    # out/13
    · votar


    Ismah
    São quatro níveis (e músicas desconhecidas no nível Brasil), mas todas com sucesso nas rádios locais (esse gênero que comanda as festas nestes lados de cá)
    Vou me lembrar de nunca passar perto de Bom Princípio- RS. Vixe...

    Ismah
    Veterano
    # out/13
    · votar


    Led Zé
    Medo de perguntar mas... pq?

    Led Zé
    Veterano
    # out/13
    · votar


    Ismah
    AHAha. Só zuando, cara. Se essas são as coisas que tocam por aí eu quero distância heheheheh. Principalmente do "Dionatã" Severo kkkkkk! Sei que o interior do RS tem várias lolitas lindas mas não tem mulher no mundo que me faça ficar numa festa se esse sujeito estiver tocando hehehe! Que bregão ducaraio!!!

    Ismah
    Veterano
    # out/13
    · votar


    Led Zé

    Pelo seu nick vc gosta de Led Zeppelin, o que me faz supor que goste de rock clássico. Como crítica, me pareceu um pouco centrado. Não é questão de gostar ou não, mas sim de comparação...

    Meu questionamento é além disso... Quero dizer, essas músicas seguem o mesmo teor dos sucessos da mídia brasileira atual, porque algumas coisas (no meu ponto de vista técnico principalmente) sem pé nem cabeça, como o Camaro Amarelo (ok, já saiu do top), Vó, to estourado e demais...

    PS Ao meu gosto uma letra com uma lógica mínima, falando de N tema é boa. De qualquer forma a música brega em agrada.

    OBS São quatro níveis de bandas em questão estrutura, capacitação dos músicos, tempo de estrada etc...

    Para exemplificar, Champion é uma banda formada por professores, e músicos com mais de 30 anos de carreira. Indústria é uma das bandas com maior capital investido em estrutura física, se não me engano com duas carretas palco. Passarela é uma das bandas com shows de quinta à terça, batendo mais de um por dia.

    claudiobassist
    Membro Novato
    # out/13
    · votar


    Ismah
    Sem dúvida nos dias atuais o marketing supera a qualidade, você como trabalha com isso deve conhecer melhor do que eu, tendo como exemplo as "bandinhas" como chamamos por aqui, ou banda de baile como você chama. As bandas começam do nada, tocam um bailezinho aqui outro lá, até conseguirem um contato em uma rádio ou algo assim, aí é um estouro, toca todo dia nas rádios,mesmo sem ter muita qualidade, basta um refrão daqueles que ficam na cabeça (algumas nem isso tem), essa da banda Passarela mesmo já enjoei de ouvir (contra a minha vontade é claro).

    Led Zé
    Não só em Bom Princípio, mas em praticamente toda a extensão do RS praticamente só se ouve isso nas ruas, se você sair nas ruas aqui na região da serra gaúcha no domingo entre 10:30 e 14:00 (horário do churrasco) é quase impossível não presenciar uns tiozão bêbado assando um churrasco com o porta-malas do carro aberto tocando essas coisas. Mas apesar de tudo essas bandas (que me corrija o Ismah se eu estiver errado) ganham muita grana.

    Ismah
    Veterano
    # out/13 · Editado por: Ismah
    · votar


    claudiobassist


    bandinhas seria as bandas tradicionais germânicas, à exemplo, Choppão e K'nnecus, voltadas mais para o lado instrumental.

    Não só em Bom Princípio, mas em praticamente toda a extensão do RS

    Salva a região do centro do estado "para lá" (fronteira), onde ainda a música gaúcha predomina.

    ganham muita grana.

    Nem todas. Tem bandas que realmente não se valorizem (vide a que trabalho), e tocam 6hs à preço de custo ou menor até.

    Entretanto, e saindo um pouco do RS, a banda (sim, todas as bandas assinam "banda" antes do nome) San Francisco (de Cunha Porã/SC) cobra humildes 38mil, para um show com uma das três estruturas completas de som e luz (3,6milhões investidos), num sábado de noite (momento de maior audiência), se for dobradinha (duas bandas fazendo show de 2hs45, cada. E assim tocando em mais de um local na mesma noite) parece que é 25mil por show.

    EDIT: Correm boatos, que o vocalista (Joel Carlo) recebeu proposta de 10mil/mês para cantar lá.

    Led Zé
    Veterano
    # out/13
    · votar


    Ismah
    Cara, a verdade é que , tirando algumas raras exceções , tudo cópia uma da outra, cada uma dentro do seu estilo . O Dionatã tá lá querendo ser o próximo Gustavo Lima, aí tem outra duplinha querendo lançar a próxima música com carro ( já tem doblô, camaro, fusca , fiorino, Land rover) e por aí vai. Tudo a mesma porcariada . A diferença entre ficar famoso e viver de show local não é a qualidade ou talento. Pode ser grana investida ( aí a divulgação é apenas um dos fatores ), pode ser sorte, pode ser estar no local certo na hora certa, e vários motivos. Uma coisa eu garanto: não é qualidade que diferencia um do outro.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Qualidade vs Divulgação