Dominguinhos morre aos 72 anos em hospital de São Paulo

    Autor Mensagem
    renatocaster
    Moderador
    # jul/13


    Músico lutava havia seis anos contra um câncer de pulmão.
    Ele havia sido transferido para a capital paulista em 13 de janeiro.

    O músico Dominguinhos morreu nesta terça-feira (23), aos 72 anos, no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo. Ele lutava havia seis anos contra um câncer de pulmão. De acordo com o hospital, o músico morreu às 18h em decorrência de complicações infecciosas e cardíacas.

    Ao longo do tratamento, ele desenvolveu insuficiência ventricular, arritmia cardíaca e diabetes. Dominguinhos foi transferido para a capital paulista em 13 de janeiro. Antes, esteve internado por um mês em um hospital no Recife. A filha do músico, Liv Moraes, confirmou nesta segunda-feira (22) que o cantor havia voltado para a Unidade de Terapia Intensiva (UTI) porque o estado de saúde dele tinha piorado.

    Considerado o sanfoneiro mais importante do país e herdeiro artístico de Luiz Gonzaga (1912-1989), José Domingos de Morais nasceu em Garanhuns, no agreste de Pernambuco. Conheceu Luiz Gonzaga com 8 anos. Aos 13 anos, morando no Rio, ganhou a primeira sanfona do Rei do Baião, que três anos mais tarde o consagrou como herdeiro artístico.

    Instrumentista, cantor e compositor, Dominguinhos ganhou em 2002 o Grammy Latino com o “CD Chegando de Mansinho”. Ao longo da carreira, fez parcerias de sucesso com músicos como Gilberto Gil, Chico Buarque, Anastácia e Djavan.

    Ainda criança, Dominguinhos tocava triângulo com seus irmãos no trio “Os três pinguins”. Quando ele tinha 8 anos, foi “descoberto” por Gonzagão ao participar de um show em Garanhuns. A “benção” lhe foi dada pelo rei do baião quanto tinha 16 anos.

    RIP Dominguinhos, grande ícone da música nordestina!

    renatocaster
    Moderador
    # jul/13
    · votar




    Pão Quente
    Veterano
    # jul/13
    · votar


    Descance em paz

    mvrasseli
    Veterano
    # jul/13
    · votar


    Uma grande perda da música brasileira, merece o nosso respeito como artista. Agora temos que organizar um tributo Dominguinhos.

    Rednef2
    Veterano
    # jul/13
    · votar


    Uma grande perda pra musica brasileira!!

    Vá em Paz!!

    cafe_com_leite
    Veterano
    # jul/13
    · votar


    Mais uma grande perda, o cara era fera de mais na sanfona, sem dúvida um grande músico.

    Descanse em paz

    renatocaster
    Moderador
    # jul/13
    · votar


    cafe_com_leite

    o cara era fera de mais na sanfona

    Era um virtuose, tocava muito!!!

    tchedovollosky
    Veterano
    # jul/13
    · votar


    Grande perda tivemos hoje, descanse em paz.

    cafe_com_leite
    Veterano
    # jul/13
    · votar


    renatocaster
    Era um virtuose, tocava muito!!!
    Confesso que não conhecia muito a respeito, mas há algumas semanas atrás assisti um show dele, o cara arrebentava, de fato um virtuose mesmo. E olha que ele não gostava de ensaiar hahaha

    Victorblues
    Veterano
    # jul/13
    · votar


    A música brasileiro perdeu um dos últimos gênios do acordeon nordestino. RIP

    Adler3x3
    Veterano
    # jul/13
    · votar


    Não vejo como uma grande perda.
    Não saiu prematuramente do cenário musical.
    Viveu , tocou, tocou e tocou.
    Um grande músico.
    O que temos que fazer é manter a memória, revisar o trabalho dele e aprender.

    renatocaster
    Moderador
    # jul/13
    · votar


    Adler3x3

    O que temos que fazer é manter a memória, revisar o trabalho dele e aprender.

    Falou tudo, +1!

    Calime
    Veterano
    # jul/13
    · votar


    Grande mestre, seguidor e profundo conhecedor do trabalho do tambem saudoso mestre Gonzagão. Cada vez mais volto minha atenção pra cultura genuinamente brasileira, e nessa área com certeza ele é ícone.

    Vai fazer mta falta na terra de Restart e Naldo.

    Calime
    Veterano
    # jul/13 · Editado por: Calime
    · votar


    Dois mestres (nesse vídeo ele toca com o Sivuca), tocando uma música que pra mim é na verdade um hino na música brasileira. Qui nem jiló!



    A jam session "lá do outro lado" deve tá danada de boa.

    gpeddino
    Veterano
    # jul/13
    · votar


    "Traga-me um copo d'água, tenho sede
    E essa sede pode me matar
    Minha garganta pede um pouco d'água
    E os meus olhos pedem o teu olhar

    A planta pede chuva quando quer brotar
    O céu logo escurece quando vai chover
    Meu coração só pede o teu amor
    Se não me deres posso até morrer"

    Arimoxinga
    Veterano
    # jul/13
    · votar


    se encontrou com o único mal irremediável...(fonte> alto da compadecida hehehe)

    Descanse em paz!

    buddy guy
    Veterano
    # jul/13 · Editado por: buddy guy
    · votar


    Grande perca.Vai fazer muita falta !!

    R.I.P. Dominguinhos




    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # jul/13
    · votar


    Infelizmente esse grande músico se foi...
    R.I.P

    Julia Hardy
    Veterano
    # jul/13
    · votar




    buddy guy
    Veterano
    # jul/13
    · votar


    http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=gOJ9J9H9Gck#at= 25

    Lelo Mig
    Membro
    # jul/13
    · votar


    renatocaster

    Grande músico, grande artista e pelo jeito, boa gente também, porque nunca vi/ouvi alguém falar mal dele...

    Concordo com o Adler3x3... tocou, tocou e tocou, durante décadas.

    Com certeza deixa legado, não só para sanfoneiros, mas audição obrigatória a qualquer músico que queira se aventurar no uso de escalas nordestinas com bom gosto e criatividade.

    renatocaster
    Moderador
    # jul/13
    · votar


    Lelo Mig

    Verdade, eu também concordei com o Adler3x3. Ele nos deixa uma "herança musical" riquíssima, e que com certeza não merece ser esquecida e pelo contrário, tem de ser bastante aproveitada.

    Confesso que não sou um grande fã de música nordestina, mas sempre quando eu ouvia/assistia o Dominguinhos tocando, eu tinha que parar e prestar atenção. Era de ficar de queixo caído mesmo!

    buddy guy
    Veterano
    # jul/13 · Editado por: buddy guy
    · votar


    renatocaster

    Renatão,quem dera todo o músico de sucesso,tivesse tido a humildade e a camaradagem que teve o finado Gonzaga,em apresentar novos músicos,como Gonzaga apresentou Dominguinhos. Se assim fosse,dentro do geral,o Brasil não estaria ficando "tão pobre" musicalmente,como hoje em dia !!

    EDIT Neste video aqui,o já saudoso Dominguinhos,fala como foi a História !!!



    Julia Hardy
    Veterano
    # jul/13
    · votar


    Isso é um artista de verdade. Dedicou a vida à música. De verdade. Não o barulho que se passa por música. Não entrou na hipocrisia(acreditou eu)de tocar só pelo cachê pra "pagar as contas".

    É um artista que merece ser celebrado e estudado. A obra dele é vasta e rica.



    renatocaster
    Moderador
    # jul/13
    · votar


    Julia Hardy

    Boa, Luciano Magno toca horrores!

    Mais do mestre...



    Lelo Mig
    Membro
    # jul/13
    · votar


    Julia Hardy

    Isso é um artista de verdade. Dedicou a vida à música.

    Há um programa gravado na TV Cultura, com Dominguinhos já com 60 e poucos anos contando sua estória.

    Numa das passagens, mostra Dominguinhos num show, onde a banda pára de tocar e Dominguinhos faz um improviso "solo" de um tema nordestino muito bonito, tradicional e triste.

    Ele começa a chorar copiosamente enquanto toca, cerra os olhos, continua tocando como se estivesse em transe e chora, chora muito.

    Quando assisti, fiquei muito emocionado e ao mesmo tempo feliz. Feliz porque me fiz a seguinte pergunta:

    "Como pode um músico experiente e "rodado", com mais de 60 anos, ainda se emocionar tanto com uma música?"

    Esse é o poder da música e a resposta a minha pergunta, com certeza Dominguinhos tinha.

    Uma coisa ficou clara... se a música não lhe emociona mais, vá fazer outra coisa!

    mvrasseli
    Veterano
    # jul/13
    · votar


    Ninguém se animou em organizar um tributo?

    Chespirito
    Veterano
    # jul/13
    · votar


    Mais uma grande perda p/ a música brasileira! :(

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Dominguinhos morre aos 72 anos em hospital de São Paulo